1. Home
  2. Revista
  3. Sala de Jantar
  4. Dicas sobre o uso de lustres

Dicas sobre o uso de lustres

Texto escrito por Marcelo Bastos, Arquiteto da Marcelo Bastos Arquitetura

Para deixar a sua casa mais completa, bem decorada com elegância e requinte, nada melhor do que usar lustres ou pendentes.

Modernos, grandes, pequenos, clássicos, simples, vazados. Não importa o modelo e o tamanho, essas peças tem o poder de trazer graça ao ambiente, além de produzirem uma marcante.

Viva_Decora_Dicas_sobre_o_uso_de_lustres

Imagem daqui

Em geral, a diferença entre estas peças (lustres e pendentes) é que o lustre possui mais lâmpadas, postas em suas ramificações (extremidades), o que resulta em uma iluminação abrangente. Os pendentes, possuem menos lâmpadas com uma iluminação mais direta (focada).

Na hora de escolher, o principal cuidado é verificar as dimensões do lustre, de modo a encaixar no espaço onde será instalado e evitar que ambientes pequenos fiquem com  lustres grandes, o que ocasiona a sensação de diminuição do espaço. Outra dica é evitar que esse item contenha muitas peças plásticas e o soquete de plástico. E por fim, observe o peso e o sistema de fixação.

Como os lustres são peças de iluminação elaboradas, com muitos detalhes, é melhor utilizá-los  nas salas de estar, jantar e halls. Na sala de estar e nos halls, os pendentes também são ótimos para serem colocados sobre mesas laterais ou nos cantos das paredes.

Viva_Decora_Dicas_sobre_o_uso_de_lustresImagem daqui

Na sala de jantar, procure por um modelo no mesmo formato da mesa,ou seja, se ela for redonda, ilumine-a com uma peça redonda. A distância recomendada entre o lustre e a mesa é de 75 a 95 cm, lembrando que quando ficam mais próximos da mesa criam um ambiente mais intimista.

Utilizar espelhos posicionados estrategicamente de modo que reflita seu lustre, garante um maior destaque a ele.

Nos quartos, prefira os lustres que irão deixar o ambiente à meia luz, trazendo mais aconchego, ou pendentes sobre mesinhas e criados mudos.

Viva_Decora_Dicas_sobre_o_uso_de_lustresImagem daqui

Para a cozinha, evite a utilização dos lustres com muitos detalhes, pois a gordura proveniente dos alimentos rapidamente irá impregnar nele, tornando-o sujo, dificultando a limpeza e conservação. Neste ambiente prefira os pendentes lisos. Já para a área de serviço, a recomendação é não utilizar este tipo de peça, pois eles podem atrapalhar a rotina no dia a dia.

Lembre-se sempre de levar em conta a função dos ambientes para que a decoração não tire a praticidade dos espaços.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Saiba como arrumar mesa de jantar

Como Montar Uma Mesa de Jantar Requintada? Veja Dicas!

sala de jantar moderna decorada toda branca com grande pendente diferente sobre a mesa Foto Studia 54

Sala de Jantar Moderna: Saiba como Decorar +65 Modelos

mesa para sala de jantar madeira

Mesa para Sala de Jantar: Confira +57 Estilos, Formas e Acabamentos

modelo sofisticado de mesa redonda dourada para sala de estar

65 Modelos de Mesa Redonda e Dicas de Como Usá-las na Décor

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz