1. Home
  2. Revista
  3. Sala de Jantar
  4. Dicas sobre o uso de lustres

Dicas sobre o uso de lustres

Texto escrito por Marcelo Bastos, Arquiteto da Marcelo Bastos Arquitetura

Para deixar a sua casa mais completa, bem decorada com elegância e requinte, nada melhor do que usar lustres ou pendentes.

Modernos, grandes, pequenos, clássicos, simples, vazados. Não importa o modelo e o tamanho, essas peças tem o poder de trazer graça ao ambiente, além de produzirem uma marcante.

Viva_Decora_Dicas_sobre_o_uso_de_lustres

Imagem daqui

Em geral, a diferença entre estas peças (lustres e pendentes) é que o lustre possui mais lâmpadas, postas em suas ramificações (extremidades), o que resulta em uma iluminação abrangente. Os pendentes, possuem menos lâmpadas com uma iluminação mais direta (focada).

Na hora de escolher, o principal cuidado é verificar as dimensões do lustre, de modo a encaixar no espaço onde será instalado e evitar que ambientes pequenos fiquem com  lustres grandes, o que ocasiona a sensação de diminuição do espaço. Outra dica é evitar que esse item contenha muitas peças plásticas e o soquete de plástico. E por fim, observe o peso e o sistema de fixação.

Como os lustres são peças de iluminação elaboradas, com muitos detalhes, é melhor utilizá-los  nas salas de estar, jantar e halls. Na sala de estar e nos halls, os pendentes também são ótimos para serem colocados sobre mesas laterais ou nos cantos das paredes.

Viva_Decora_Dicas_sobre_o_uso_de_lustresImagem daqui

Na sala de jantar, procure por um modelo no mesmo formato da mesa,ou seja, se ela for redonda, ilumine-a com uma peça redonda. A distância recomendada entre o lustre e a mesa é de 75 a 95 cm, lembrando que quando ficam mais próximos da mesa criam um ambiente mais intimista.

Utilizar espelhos posicionados estrategicamente de modo que reflita seu lustre, garante um maior destaque a ele.

Nos quartos, prefira os lustres que irão deixar o ambiente à meia luz, trazendo mais aconchego, ou pendentes sobre mesinhas e criados mudos.

Viva_Decora_Dicas_sobre_o_uso_de_lustresImagem daqui

Para a cozinha, evite a utilização dos lustres com muitos detalhes, pois a gordura proveniente dos alimentos rapidamente irá impregnar nele, tornando-o sujo, dificultando a limpeza e conservação. Neste ambiente prefira os pendentes lisos. Já para a área de serviço, a recomendação é não utilizar este tipo de peça, pois eles podem atrapalhar a rotina no dia a dia.

Lembre-se sempre de levar em conta a função dos ambientes para que a decoração não tire a praticidade dos espaços.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

modelo sofisticado de mesa redonda dourada para sala de estar

Mesa Redonda: +65 Lindos Modelos e Dicas de Como Usá-los na Decoração

mesa de madeira varanda com vaso conceicao barbosa 13287

Mesa de Madeira: Veja Tudo Sobre e +50 Modelos Lindos

Seguindo o estilo industrial invista em uma mesa para sala de janta com tampo de vidro e cadeiras pretas

Mesa para Sala de Jantar: Confira +77 Modelos, Formas e Acabamentos

decoracao-sala-de-jantar-mesa-de-jantar-de-vidro-quadrada-tampo-em-vidro-lfrezende-67958-proportional-height_cover_medium

Mesa de Jantar de Vidro: +63 Modelos Lindos para sua Decoração

Deixe um comentário

3 Comentários em "Dicas sobre o uso de lustres"

Clenio

Ótimas dicas. Estou decorando meu apartamento e ficou muito legal as iluminações conforme as dicas.

Gláucia

Foi excelente as dicas dadas.
Irei para um novo apartamento e farei um ambiente mais moderno.

cristiane lopes cordeiro

Amei as dicas para residencia. Gostaria de sugestão de um lustre grande para recepção de edifício comercial, embora tenhamos espaço….o pé de direito não é alto.

wpDiscuz