1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Dicas e Ideias Sobre Teto de Gesso

Dicas e Ideias Sobre Teto de Gesso

Você está construindo a sua casa, mas está em dúvida de qual tipo de forro escolher para fazer a sua cobertura? Saiba que o teto de gesso é uma ótima opção, tanto pelo design quanto pela sua qualidade.

Para que conheça mais sobre o teto de gesso e escolha qual o melhor estilo para compor com a decoração da sua casa, preparamos um guia completo sobre esse tipo de forro. Confira!

teto de gesso para sala de estar decorada em tons neutros Foto Pinosy

1. Decoração em tons neutros com teto de gesso para sala de estar – Foto: Pinosy

Vantagens e desvantagens do teto de gesso

Apesar do teto de gesso ser considerado uma boa ideia para você usar como forro da sua casa, esse tipo de cobertura possui diversas vantagens e desvantagens, assim como qualquer outra.

Para que você saiba mais sobre o assunto e conheça um pouco mais o forro de gesso, separamos todos os benefícios e malefícios que esse tipo de forro pode proporcionar para a sua residência. Confira!

Vantagens do teto de gesso

  • Esconde todos os fios e cabos da sua casa;
  • É considerado um bom isolante térmico;
  • Os seus diferentes designs combinam com qualquer tipo de decoração;
  • O visual é bastante bonito, pois é totalmente liso e é capaz de esconder diversas imperfeições, seja da parede ou do próprio teto;
  • Combina com qualquer tipo de iluminação.

Desvantagens do teto de gesso

  • Possui um custo alto, principalmente quando comparado ao forro de PVC;
  • O prazo para fazer a sua instalação e manutenção é considerado longo;
  • É possível que ocorra o aparecimento de goteiras, e por isso, é necessário fazer a sua manutenção regularmente;
  • É preciso que seja pintado e que tenha acabamentos com massa corrida, o que torna esse tipo de forro ainda mais caro.

Modelos de teto de gesso

Há diversos tipos de teto de gesso, com modelos para todos os gostos e estilos de decoração. Por isso, não é à toa que ele é considerado o queridinho dos profissionais de arquitetura.

Para escolher o que melhor se adeque ao visual da sua casa, é preciso que você os conheça bem. Por isso, separamos todos eles e explicamos direitinho como todos funcionam. Aproveite!

Teto de gesso rebaixado

O rebaixamento de gesso é capaz de esconder tubulações ou qualquer outra imperfeição que esteja aparecendo na cobertura, mantendo a uniformidade e a beleza do lugar.

Sem falar que com o teto de gesso rebaixado, é possível fazer pontos de luz, rasgos longos, e diversos outros estilos de decoração tornando o ambiente esteticamente agradável e acolhedor.

teto de gesso para quarto com móveis planejados Foto Aaron Guide

2. Teto de gesso para quarto decorado com móveis planejados – Foto: Aaron Guide

Teto de gesso removível

As aplicações do forro de gesso removível são indicadas para ambientes comerciais, como escritórios de trabalho, hospitais, clubes, sendo o ideal para qualquer espaço que seja considerado muito seco ou úmido.

Além desse tipo de gesso proporcionar bastante beleza ao lugar, ele compõe perfeitamente com qualquer tipo de decoração, propicia uma temperatura agradável e possibilita a remoção de parte da sua estrutura.

teto de gesso removível Foto Atelier de Gesso Sorocaba

3. O teto de gesso removível é muito utilizado em espaços comerciais – Foto: Atelier de Gesso Sorocaba

Sanca de gesso

As sancas de gesso são um tipo de forro que combina com qualquer cômodo da sua casa, e que consegue valorizar os mais diversos tipos de decoração, proporcionando sofisticação e sensação de aconchego e acolhimento.

Esse tipo de teto de gesso possui um baixo valor, sendo o ideal para quem gosta de realizar projetos que tenham um ótimo custo-benefício.

decoração para sala com sanca de gesso Foto Larissa Minatti

4. A sanca de gesso pode ser utilizada em diversos ambientes da casa – Foto: Larissa Minatti

Dicas para usar o teto de gesso

Há diversas métodos para usar o teto de gesso, pois há diferentes modelos desse tipo de forro. Por isso eles combinam de forma harmônica com qualquer espaço e cômoda da casa.

Separamos algumas dicas para você usar na decoração da sua residência. Seguindo os nosso conselhos, não tenha dúvidas de que a sua casa ficará bastante moderna e sofisticada. Então, aproveite as nossas indicações!

Você gosta de estilos de forros diferentes? Escolha um teto de gesso curvilíneo!

O teto curvilíneo propicia um ar de modernidade ao ambiente, e pode ser usado em quartos de casal ou de criança, ou até mesmo nas salas. Esse design é considerado clássico e por isso compõe perfeitamente com visuais sofisticados.

Uma boa dica é combinar o estilo clean e arrojado do ambiente com o uso do teto de gesso curvilíneo, pois o cômodo fica ainda mais elegante. Aposte também em colocar uma cortina que possua os mesmo tons de cor da decoração do local.

decoração de quarto com teto de gesso curvilíneo Foto Aaron Guide

5. Decoração para quarto com teto de gesso curvilíneo – Foto: Aaron Guide

Aposte no teto de gesso com desenhos de flores e molduras!

Existem diversos tipos de modelos de tetos de gesso, podendo ser desde os mais simples até os mais trabalhados. Por isso, é possível ver forros de gesso uniformes e lisos, e outros que se destacam por seus clássicos desenhos.

Caso prefira um ambiente minimalista, opte pelo forro uniforme. Mas se quiser um teto que chame bastante atenção, aposte em desenhos de flores ou na composição de molduras, pois a decoração da sua casa ficará ainda mais luxuosa.

Quarto de casal com teto de gesso baixo Foto Bender Arquitetura

6. Quarto de casal com teto de gesso baixo – Foto: Bender Arquitetura

Realce o teto de gesso através da instalação de LED.

Sabemos que a iluminação adequada da casa é bastante importante para deixar o espaço aconchegante, e que ela é capaz de valorizar a decoração do lugar, como os móveis e objetos que compõem o ambiente.

Além disso, essa iluminação embutida proporciona um ar de modernidade já que não é comum ver a sua utilização nas casas, sendo também uma forma de iluminar o ambiente bastante discreta e fina.

teto de gesso com iluminação de led Foto Pinterest

7. Invista em um teto de gesso com iluminação de LED – Foto: Pinterest

Para um visual mais arrojado, aposte no teto de gesso com longos rasgos

O efeito no ambiente proporcionado pelos rasgos no teto de gesso, que assumem diferentes formatos é algo surpreendente, pois torna o lugar moderno e sofisticado, sem falar que esse design lembra uma arquitetura futurista.

Caso opte por fazer uma composição desse tipo de teto com mix de cores preto e branco, o visual ficará ainda mais luxuoso, com uma decoração bastante harmônica e equilibrada.

Além de todos esses aspectos positivos, é válido salientar que esse estilo de teto de gesso possui um valor menor do que os demais, fazendo com que ele chame ainda mais atenção pelo custo-benefício.

decoração arrojada para cozinha moderna com teto de gesso Foto Carniato Blog

8. O teto de gesso com rasgos trouxe ainda mais modernidade para a decoração da cozinha – Foto: Carniato Blog

Combine o teto de gesso com diferentes luminárias. A harmonização ficará perfeita!

São diversas as vantagens do teto de gesso, mas a principal delas é que esse tipo de forro consegue combinar de forma harmônica com qualquer tipo de decoração, principalmente com as luminárias, que podem ser embutidas ou pendentes.

Então, escolha a luminária que melhor se adeque à decoração da sua residência, e faça a sua composição com o modelo do teto de gesso. Assim, o visual do ambiente ficará ainda mais valorizado.

sala de jantar decorada com teto de gesso e luminária pendente Foto Home Diseños & Decoración Ideas

9. Sala de jantar decorada com teto de gesso e luminária pendente – Foto: Home Diseños & Decoración Ideas

Parceiro de Conteúdo: Total Construção

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

revestimento para piscina - piscina com cascata simples - Pinterest

Revestimento Para Piscina: +43 Modelos Inspiradores e Dicas Incríveis

pedra-mineira-para-piscina-pedras-prudente

Pedra Mineira: +42 Inspirações Lindas para Piscina e Revestimento

A porta de correr que separa os ambientes apresenta ferragens camufladas

Encante-se Com as Possibilidades de Inserir Uma Porta de Correr

reforma de cozinha toda branca planejada  Foto Decoração e Projetos

Reforma de Cozinha: Saiba Como Planejar Todas as Etapas

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz