1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Escada de Vidro: +58 Projetos Imponentes Para se Apaixonar

Escada de Vidro: +58 Projetos Imponentes Para se Apaixonar

Sofisticada, moderna e imponente, a escada de vidro tem a capacidade de transformar o ambiente, deixando-o totalmente valorizado e diferente. Sua estrutura versátil e clean combina facilmente com diversos estilos de decoração. No mercado, ela pode ser encontrada em formatos e tamanhos distintos, tornando muitas vezes o processo de escolha um pouco difícil.

Nessa direção, se você está precisando de uma ajuda para escolher o modelo de escada de vidro ideal para o seu projeto, atente-se as dicas compartilhadas nos próximos tópicos. Nesse post, separei informações e inúmeros projetos decorativos com escada de vidro. Confira e se inspire!

Crie um lindo jardim de inverno debaixo da sua escada de vidro
1. Crie um lindo jardim de inverno debaixo da sua escada de vidro. Fonte: Duran Vidros

Escada de vidro: Moderna, sofisticada e segura

Se você está a procura de uma decoração única e versátil, a escada de vidro é a escolha certa. Conquistando cada vez mais espaço nos projetos de construção civil, sua beleza e segurança encanta e chama a atenção de todos os ocupantes do ambiente. Podendo ser encontrada em diferentes formatos e tamanhos, a dica aqui é escolher a escada de vidro que mais se adapta ao tamanho disponível do seu cômodo.

Vantagens de usar escada de vidro

  • Visual estético acolhedor: o vidro além de trazer leveza e sofisticação ao espaço, sua presença combina facilmente com diversos estilos de decoração;
  • Resistência: a escolha certa do vidro deixa a escada muito resistente, tornando-se uma opção bastante duradoura;
  • Atemporal: o vidro é tendência e sua estrutura não é afetada com o passar do tempo;
  • Traz leveza para a decoração do ambiente: traz leveza ao espaço, tornando-se ideal para aqueles que não querem incluir mais informação na decoração.
Modelo de escada de vidro laminado temperado
2. Modelo de escada de vidro laminado temperado. Fonte: Viminas

Apesar das vantagens mencionadas acima é importante salientar também algumas desvantagens associadas ao uso da escada de vidro. Em meio as desvantagens identificadas está a rotina de limpeza e a superfície escorregadia.

Diferentes formatos de escada de vidro

  • Escada em formato de “U”: ideal para espaços amplos, sua estrutura pode ser projetada entre paredes ou no meio da casa.
  • Escada reta: modelo mais comum encontrado nos projetos. Aqui, os degraus seguem uma única direção e funcionam muito bem em ambientes pequenos e médios. 
  • Escada caracol: modelo ideal para quem quer economizar espaço, uma vez que a estrutura dessa escada é mais compacta.
Integre a escada de vidro com o jardim de inverno
3. Integre a escada de vidro com o jardim de inverno. Fonte: P.K.O do Brasil

Qual o tipo de vidro usar?

Quando se fala em escada de vidro a segurança vem sempre em primeiro lugar. Por esse motivo, é extremamente importante escolher com cuidado o vidro que será utilizado na estrutura da sua escada.

Nessa direção, antes de realizar a compra de qualquer estrutura, busque um profissional qualificado para fazer o seu projeto, mas já adianto que segundo especialistas da área, a escada de vidro temperado é sempre a escolha mais segura.

Nessa escada de vidro temperado os degraus são conectados uns com outros
4. Nessa escada de vidro temperado os degraus são conectados uns com outros. Fonte: AFJ Arquitetura

Escada de vidro com inox

Para aqueles que desejam trazer sofisticação e beleza para o ambiente deve apostar na escada de vidro com inox. Afinal, os dois materiais funcionam muito bem juntos, podendo inclusive ser utilizado de diferentes formas. Em alguns projetos o inox pode servir de base da escada de vidro, enquanto em outros projetos o inox pode compor a corrimão da escada de vidro. 

Agora, e quando encontramos um projeto onde ambas as situações acontecem? Pois é, no projeto decorativo abaixo, a escada de vidro caracol recebeu acabamento especial com inox. Aqui, o inox foi utilizado tanto na estrutura de sustentação (torre central) da escada de vidro, quanto no guarda corpo e corrimão. 

Modelo de escada de vidro com inox em formato caracol
5. Modelo de escada de vidro com inox em formato caracol. Fonte: Archiexpo

Escada de madeira com vidro

Trazendo ares rústicos ao ambiente, a escada de madeira com vidro pode ser a aposta certa para aqueles que desejam unir beleza e imponência no espaço. O vidro apesar de ser uma proposta contemporânea, sua estrutura translúcida fica clean no ambiente e traz destaque para os degraus amadeirados. 

No projeto decorativo abaixo, a escada de madeira ganhou um toque especial por conta do guarda corpo de vidro. Aqui, o mix entre vidro e madeira além de harmônicos, proporcionaram a integração entre diferentes cômodos da casa.

A escada de madeira com vidro vira elementos central de projeto
6. A escada de madeira com vidro vira elementos central de projeto. Fonte: Vidrado

Escada de vidro com LED

Moderna, futurista e divertida, a escada de vidro com LED torna-se o ponto principal de destaque na decoração de um ambiente. Afinal, não tem como passar por uma escada de vidro com LED sem apreciar sua bela e descontraída estrutura, não é verdade? 

O cansaço de subir e descer os degraus acaba sendo deixado de lado, uma vez que sua estrutura nos leva para um universo lúdico e mágica colorido, tornando prazerosa a passagem pela sua estrutura. Aqui, as fitas de LED tem a função de realçar ainda mais cada degrau da escada e podem representar uma ou mais cores.

Invista em uma escada de vidro com LED, pois o resultado é incrível
7. Invista em uma escada de vidro com LED, pois o resultado é incrível. Fonte: Orange House Yunus Özkazanç

Escada com corrimão de vidro

O corrimão tem como principal função oferecer conforto e segurança para quem irá descer ou subir os degraus da escada. Por esse motivo, sua estrutura deve ser fixada por um profissional especializado para que sua base seja compatível com o modelo da escada. 

Em lojas e departamentos é possível encontrar diversos modelos de corrimão para escada e dentre as versões mais clássicas está o corrimão de madeira e o corrimão de inox. No entanto, com o passar do tempo a escada com corrimão de vidro foi ganhando cada vez mais espaço e hoje no Brasil, é possível encontrá-lo em diferentes projetos. 

Mas, afinal, será que a escada com corrimão de vidro é seguro? Sim. Desde que, sua estrutura seja feita com base nas normas de segurança NBR 9077 e 9050. Sendo assim, além da estética é importante levar em consideração a forma como o corrimão será fixado.

Escada com corrimão de vidro e iluminação pontual nos degraus
8. Escada com corrimão de vidro e iluminação pontual nos degraus. Projeto por Rosana Pintor

No mercado o corrimão pode assumir diferentes acabamentos e em se tratando de projetos residenciais, caso o corrimão seja integrado ao guardo corpo como na imagem acima, moradores juntamente com os seus projetistas chegam a assumir a responsabilidade. Contudo, em projetos comerciais, essa opção não é permitida dados os requisitos técnicas da NBR.

Guarda corpo de vidro

Escadas, terraços, mezaninos, passarelas, piscinas ou qualquer outro espaço que possa apresentar riscos de acidentes onde pessoas ou animais podem acabar caindo no andar inferior devem estar devidamente protegidos e sinalizados, não é verdade? Logo, é extremamente necessário fazer uso do guarda corpo nesses ambientes, afinal, é por meio da sua estrutura que adultos, crianças e animais podem se proteger quanto a possíveis quedas e acidentes graves.

No entanto, por mais que o guarda corpo tenha como principal função trazer mais segurança para os ocupantes do ambiente, ele também acaba se tornando parte da decoração. No mercado é possível encontrar diferentes modelos de guarda corpo e dentre as versões mais procuradas nos últimos anos está o guarda corpo de vidro. 

Guarda corpo de vidro escada imponente
9. Guarda corpo de vidro escada imponente. Projeto por Bianka Mugnatto

O guarda corpo de vidro torna-se uma excelente opção para aqueles que desejam trazer leveza e modernidade para dentro de casa. Sua estrutura é versátil combinando com vários estilos do ambiente, podendo inclusive ser misturado com ferro, inox, alumínio e madeira.

Assista o vídeo com mais dicas para escolher a escada de vidro para a sua sala

Confira +49 projetos com escada de vidro

A escada de vidro delicada foi posicionada rente a parede
10. A escada de vidro delicada foi posicionada rente a parede. Fonte: Pinterest
A escada de vidro segue o contorno do aquário central
11. A escada de vidro segue o contorno do aquário central. Fonte: Pinterest
A escada de vidro segue o contorno do elevador
12. A escada de vidro segue o contorno do elevador. Fonte: Pinterest
A escada de vidro traz sofisticação para a sala de estar
13. A escada de vidro traz sofisticação para a sala de estar. Fonte: Pinterest
A escada de madeira com vidro se integra perfeitamente com a decoração da sala de estar
14. A escada de madeira com vidro se integra perfeitamente com a decoração da sala de estar. Projeto por A1 Arquitetura
Cada degrau da escada de vidro com LED pode ter uma cor diferenciada
15. Cada degrau da escada de vidro com LED pode ter uma cor diferenciada. Fonte: Vidro e Cia
Escada de vidro com estrutura flutuante
16. Escada de vidro com estrutura flutuante. Fonte: Homedit
Escada com corrimão de vidro temperado
17. Escada com corrimão de vidro temperado. Fonte: Pinterest
Escada de vidro com estrutura de inox
18. Escada de vidro com estrutura de inox. Fonte: Pinterest
Escada com iluminação especial e guarda corpo de vidro
19. Escada com iluminação especial e guarda corpo de vidro. Fonte: Revista Viva Decora
Escada de madeira com guarda corpo de vidro
20. Escada de madeira com guarda corpo de vidro. Fonte: Pitnerest
Escada de madeira com vidro traz aconchego para a decoração da casa
21. Escada de madeira com vidro traz aconchego para a decoração da casa. Fonte: Pinterest
Escada de madeira com vidro
22. Escada de madeira com vidro. Fonte: Pinterest
Crie um lindo jardim debaixo da escada de vidro com estrutura de inox
23. Crie um lindo jardim debaixo da escada de vidro com estrutura de inox. Fonte: ConstruindoDecor
Escada de vidro com LED cria uma decoração lúdica e descontraída
24. Escada de vidro com LED cria uma decoração lúdica e descontraída. Fonte: Casa Itália
Escada de vidro em formato caracol auxilia construções pequenas
25. Escada de vidro em formato caracol auxilia construções pequenas. Fonte: Serrelheria Artística
Escada de vidro fixada com estrutura de aço inox
26. Escada de vidro fixada com estrutura de aço inox. Fonte: Pinterest
Escada de vidro flutuante em formato U
27. Escada de vidro flutuante em formato U. Fonte: Gazeta do Povo
Escada em formato U com guarda corpo de vidro
28. Escada em formato U com guarda corpo de vidro. Projeto por Mariana Borges e Thaysa Godoy
Escada externa com guarda corpo de vidro se integra ao jardim
29. Escada externa com guarda corpo de vidro se integra ao jardim. Fonte: Homify
Escada flutuante branca com corrimão de vidro
30. Escada flutuante branca com corrimão de vidro. Projeto por Espaço do Traço Arquitetura
Escada sofisticada com guarda corpo de vidro
31. Escada sofisticada com guarda corpo de vidro. Projeto por Brunete Fraccaroli
Escada de vidro ousada em formato caracol
32. Escada de vidro ousada em formato caracol. Fonte: Pinterest
Guarda corpo de vidro escada
33. Guarda corpo de vidro escada. Fonte: Pinterest
Invista em uma escada de vidro na sua residência
34. Invista em uma escada de vidro na sua residência. Fonte: PS do Vidro
Jardim vertical fantástico e escada branca com corrimão de vidro
35. Jardim vertical fantástico e escada branca com corrimão de vidro. Fonte: Revista Viva Decora
Modelo de escada de madeira com vidro em formato reto
36. Modelo de escada de madeira com vidro em formato reto. Fonte: Pinterest
Modelo de escada de madeira com vidro lateral
37. Modelo de escada de madeira com vidro lateral. Projeto por Raduan Arquitetura
Modelo de escada de vidro caracol com LED
38. Modelo de escada de vidro caracol com LED. Fonte: Pinterest
Modelo de escada de vidro com inox em formato U
39. Modelo de escada de vidro com inox em formato U. Fonte: PS do Vidro
Modelo de escada de vidro com LED em tom verde
40. Modelo de escada de vidro com LED em tom verde. Fonte: Pinterest
Modelo de guarda corpo de vidro para área externa
41. Modelo de guarda corpo de vidro para área externa. Fonte: Pinterest
O jardim vertical segue a estrutura da escada de vidro caracol
42. O jardim vertical segue a estrutura da escada de vidro caracol. Fonte: Pinterest
Papel de parede neutro e escada de madeira com vidro decoram o ambiente.
43. Papel de parede neutro e escada de madeira com vidro decoram o ambiente. Fonte: Ilha Arquitetura
Parede com revestimento 3D e escada com guarda corpo de vidro
44. Parede com revestimento 3D e escada com guarda corpo de vidro. Fonte: Pinterest
Pequena escada com corrimão de vidro
45. Pequena escada com corrimão de vidro. Fonte: Pinterest
Piso de madeira, escada branca e guarda corpo de vidro se harmonizam com o jardim de inverno
46. Piso de madeira, escada branca e guarda corpo de vidro se harmonizam com o jardim de inverno. Projeto por Carin Cordeiro Gonçalves
Porta de correr ripada e escada reta com guarda corpo de vidro
47. Porta de correr ripada e escada reta com guarda corpo de vidro. Projeto por Leonardo Muller
Projeto encantador de escada de vidro com LED
48. Projeto encantador de escada de vidro com LED. Fonte: Ana Vidro
Sala de estar aconchegante com escada branca e guarda corpo de vidro
49. Sala de estar aconchegante com escada branca e guarda corpo de vidro. Projeto por César Valenccia
Sofá preto com poltronas de veludo azul e escada com guarda corpo de vidro
50. Sofá preto com poltronas de veludo azul e escada com guarda corpo de vidro. Projeto por Érica Salguero
Valorize seu ambiente incluindo uma escada de vidro
51. Valorize seu ambiente incluindo uma escada de vidro. Fonte: Viminas
Visão de outro ponto da escada de vidro temperado flutuante
52. Visão de outro ponto da escada de vidro temperado flutuante. Fonte: Homedit
A escada de vidro nos leva até a área de lazer do imóvel
53. A escada de vidro nos leva até a área de lazer do imóvel. Fonte: London Swimming Pool Company
Escada de vidro imponente encanta a decoração
54. Escada de vidro imponente encanta a decoração. Fonte: Adriana Moreira
 A escada de vidro invade o ambiente com maestria
55. A escada de vidro invade o ambiente com maestria. Fonte: 4D Arquitetura
Escada de vidro com estrutura de inox suporta uma boa quantidade de peso
56. Escada de vidro com estrutura de inox suporta uma boa quantidade de peso. Fonte: Adam Construction Co
Escada de vidro jateado é uma ótima opção para aqueles que não querem um piso transparente
57. Escada de vidro jateado é uma ótima opção para aqueles que não querem um piso transparente. Fonte Arie Wibowo
Escada de vidro com corrimão de aço inox
58. Escada de vidro com corrimão de aço inox. Fonte: Artistil

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também: