1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Escada Externa: +49 Ideias Para Deixar Seu Ambiente Completo

Escada Externa: +49 Ideias Para Deixar Seu Ambiente Completo

Em qualquer imóvel, alguns itens são mais necessários que outros para que a casa fique de acordo com a necessidade dos moradores, que são os mais afetados pelas escolhas feitas no projeto. Um exemplo disso é a escada externa, que a depender do modelo de casa, pode ser mais do que necessária para que tudo seja confortável e, o mais importante, evite qualquer risco.

Uma boa escarda deve cumprir com a função de servir como plataformas de um piso a outro, algo que existe aos montes se estivermos falando de sobrados e casas geminadas altas. Além disso, a escada externa pode ser o elemento que oferecerá à fachada da casa um aspecto completo e diferenciado, que seja interessante tanto para moradores, quanto para os eventuais visitantes.

escada externa - escada de concreto branco
1. A escada externa pode ser um item essencial. Foto: Decor Fácil

Justamente por isso, há uma série de modelos de escadas externas no mercado, as quais existem justamente para atender diferentes demandas. Exemplos disso são a escada de ferro externa, a escada de madeira externa, a escada caracol externa, as escadas externas de concreto e assim por diante, além de acessórios próprios para esse tipo de produto, como o revestimento de parede e escada externa e, é claro, o corrimão para escada externa.

Se ler todos esse nomes e modelos de escadas externas te deixou confuso, fique calmo! Continue lendo e confira uma série de informações importantes sobre escada externa, com dicas de uso e orientações sobre os principais tipos do mercado. Aproveite e dê uma olhada em nossa galeria, pois temos lindos modelos de escadas externas que com certeza lhe servirão de referência para o projeto de casa.

A escada de ferro externa

Quando pensamos em escada externa, um dos modelos mais populares e aquele que geralmente nos vêm à cabeça é a escada de ferro externa, que de fato é muito querida no mundo da reforma e construção. Isso pode ser explicado por muitos motivos, já que diferente de alguns modelos de escada externa, a escada de ferro externa é um excelente exemplo de item que reúne funcionalidade à estética.

escada externa - escada de metal preto
2. A escada externa de ferro é um modelo rústico. Foto: Keep Decor

Para qualquer decoração, a escada externa de ferro é mais do que interessante, oferecendo ao imóvel um aspecto rústico e super válido. Com a escada externa de ferro você pode elaborar uma série de combinações usando item típicos da área, como um bonito jardim vertical e até mesmo um pergolado no mesmo material. Ou seja, falar de escada de ferro é falar de muitas vantagens para você e sua casa.

A escada de madeira externa

A escada de madeira externa também não fica atrás quando o assunto é popularidade e qualidade. Quantas não foram as vezes em que você viu uma bonita escada externa de madeira numa casa? Aposto que muitas! Pois é, isso ocorre sobretudo pelo fato de a escada feita de piso de madeira externa ser barata e resistente, algo que chama muito a atenção dos moradores e de quem está por trás do projeto.

escada externa - escada de madeira no jardim
3. Muito popular, a escada externa de madeira possui muitas vantagens. Projeto de Roberto Migotto

Além disso, a escada externa de madeira é perfeita para quem busca uma decoração mais clássica e robusta. A depender da madeira escolhida, você terá uma escada externa que chamará a atenção pela suntuosidade e, por sua vez, o luxo. É por isso que a escada externa de madeira é vista com frequência em casas de veraneio e de praia, além de mansões que usam uma decoração com móveis rústicos.

As escadas externas de concreto

Ainda sobre modelos que definem-se pelo material utilizado, temos as escadas externas de concreto, que podem ser definidas como a alternativa mais simples dentre as citadas. De modo geral, as escadas externas de concreto podem ser feitas muito facilmente, oferecendo ao morador mais praticidade durante a obra, algo valiosíssimo para qualquer elemento a ser inserido numa reforma.

escada externa - escada com iluminação
4. A escada externa de concreto é um modelo mais simples. Foto: Freshome

Em termos decorativos, a escada externa de concreto também não fica atrás. Com a possibilidade de garantir um efeito mais simples e, por assim dizer, mais sóbrio ao ambiente, a escada externa de concreto ainda chama a atenção pela variedade. Muitas cores podem ser utilizadas na escada externa de concreto, tendo em vista a simplicidade do material de construção. Ou seja, se você quer ousar na escada externa, optar pelo mais simples é o que te dará isso.

A escada caracol externa

Não é necessário conhecer muito sobre o mundo da decoração para saber que a escada caracol externa representa em muitos sentidos o modelo de escada externa mais querido pelos brasileiros. Não apenas é comum encontrar casas que fazem uso das propriedades da escada caracol externa, como também que aproveitam todo seu apelo visual para usá-la como elemento decorativo.

escada externa - escada caracol de metal preto
5. A escada externa no formato caracol é de longe o modelo mais popular. Projeto de Ângela Zinelli

A escada externa em caracol, inclusive, é um dos modelos mais funcionais do mercado, tendo em vista a sua principal vantagem: a otimização de espaço. Devido o formato inteligente e que faz uso da altura para crescer, esse tipo de escada externa muito dificilmente ocupa um grande espaço na área, fazendo com que seja perfeita para áreas com jardim ou quintais mais simples.

Afinal, qual revestimento para escada externa usar?

Agora que você já sabe tudo sobre os principais tipos de revestimento para escada externa, chegou a hora de escolher aquele que melhor se aplica a sua necessidade. De modo geral, recomendamos que você opte por um revestimento para escada externa que atenda suas demandas tanto no lado funcional, quanto no decorativo, tendo em vista que áreas externas também necessitam de uma atenção no que diz respeito ao aspecto visual.

escada externa - escada de madeira e concreto
6. Existem muitas opções de revestimento para escada externa. Foto: Decor Fácil

Dito isso, opte pela escada externa de madeira apenas se ela te oferecer as mesmas vantagens decorativas que as oferecidas em termos funcionais. Ou seja, sua casa terá uma decoração mais clássica e ao mesmo tempo necessita de um modelo de escada externa barata? Então a escada externa de madeira é para você. Usando esse raciocínio você consegue chegar à opção mais vantajosa para a sua casa, sem qualquer risco de erros. Mas se preferir algo bem sofisticado, aposte na escada com detalhes em porcelanatos.

Mas lembre-se de combinar o revestimento com o tipo de portas e janelas da sua casa, assim o ambiente fica mais agradável e bem decorado!

Como escolher o melhor corrimão para escada externa?

Algo também importante e que tudo tem a ver com o assunto é qual corrimão para escada externa usar, uma vez que a segurança é parte fundamental de qualquer elemento da sua reforma. No mercado é possível encontrar uma série de modelos de corrimão para escada externa, que inclusive variam tanto em termos funcionais, como a ergonomia etc, quanto em decorativos, que podem estar desde o material até a cor escolhida.

Dica: que tal apostar em elementos decorativos na sua escada externa, como vasos de plantas? Fica ainda mais agradável!

escada externa - espaço comercial com escada e corrimão de ferro
7. O corrimão deve combinar com a escada externa. Projeto de Bender Arquitetura

A escolha do seu corrimão, no entanto, vai depender totalmente da escada externa pela qual você optou. Em alguns casos, o corrimão para escada externa mais indicado pode ser o bom e velho tubular, enquanto em outros pode ser o chato, geralmente feito em metal. A dica, portanto, é ir à loja de corrimão ciente da escolha de escada externa que você fez, garantindo assim muito mais chances de uma compra acertada.

Outra dica é manter a escada externa sempre limpa com os produtos de limpeza certos.

Gostou das dicas? Então confira nossa galeria com lindos modelos de escadas externas

escada externa - escada de madeira com corrimão
8. Existem muitos modelos de escada externa no mercado. Foto: Pinterest
escada externa - escada com revestimento escuro e porta pivotante
9. A escada externa deve combinar com o restante da decoração. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - escada de madeira e arandelas metálicas escuras
10. A escada externa pode estar em muitos níveis da casa. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - escada preta de contrato
11. A fachada de casa deve ter uma escada externa interessante. Projeto de Farinazzo Arquitetura
escada externa - parede com ripas de madeira e escada em alvenaria
12. Os níveis da escada externa são importantes. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - estrutura de madeira escura e escada cinza claro
13. A escada externa pode mudar toda a fachada da casa. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - escada externa de mármore
14. Casas modernas devem ter escada externa tão moderna quanto. Projeto de Aquiles Nicolas Kilaris
escada externa - escada branca com mármore
15. O mármore também é muito interessante como revestimento para escada externa. Projeto de Cláudia Breias
escada externa - escada caracol preta
16. A escada externa de caracol é interessante por otimizar espaços. Projeto de Decone
escada externa - escada em balanço de madeira e piso de pedra clara
17. A escada externa pode ser apenas um detalhe. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - fachada com escada de pedra
18. A escada externa é interessante por ter elementos decorativos e funcionais. Projeto de Olegário de Sá & Gilberto Cioni
escada externa - escada preta curva
19. A escada externa chama a atenção no ambiente. Projeto de Demax Designs
escada externa - escada com corrimão branca
20. A escada externa pode ser delicada. Foto: Casa e Construção
escada externa - escada de mármore com luzes
21. A escada externa pode ser interessante se tiver muitos detalhes. Foto: Instagram
escada externa - escada de madeira crua e vasos metálicos fosco
22. A escada externa de madeira é rústica. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - luminárias de piso e escada de madeira escura
23. O estilo da casa faz toda a diferença na escolha da escada externa. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - escada em jardim
24. A escada externa pode ter degraus separados. Foto: Archdaily
escada externa - escada de pedra rústica
25. Escada externa de pedra é ainda mais interessante. Foto: Pinterest
escada externa - escada de pedra em jardim
26. Associar a escada externa a um lindo jardim é um ideia inteligente. Foto: Whole Home Kover
escada externa - escada de alvenaria e piso de pedra cinza claro
27. A escada externa deixa tudo mais completo. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - escada em casa com plantas
28. A escada externa deve combinar até com elementos internos. Projeto: MarchettiBonetti+
escada externa - escada externa de alvenaria e arbustos verdes
29. Uma boa escada escada externa deve ser chamativa. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - escada com rampa
30. Esta casa moderna ficou completa com a escada externa. Foto: Instagram
escada externa - fachada moderna com vegetação viva e pergolado
31. A escada externa pode estar associada ao caminho do jardim. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - guarda corpo de vidro comum e escada em alvenaria
32. A escada externa deve combinar com o deck, se for o caso. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - casa com escada de madeira
33. A escada externa pode ter elementos curvos, mesmo não sendo caracol. Projeto de Olegário de Sá & Gilberto Cioni
escada externa - parede com tacos de madeira e escada em alvenaria
34. A grama escolhida deve combinar com a escada externa. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - escada de concreto
35. Os degraus desta escada externa chamam muito a atenção. Foto: Instagram
escada externa - janela grande para entrada de luz
36. A escada externa pode ter elementos contrastivos. Projeto de Leonice Alves
escada externa - área externa com escada de pedras
37. Escolha uma escada externa que seja funcional e decorativa. Projeto de Daniela Lopes
escada externa - escada com iluminação de orientação
38. Iluminar sua escada externa é sempre uma boa opção. Projeto de Paola Simoni
escada externa - fachada com madeira
39. A escada externa pode ter mais de um revestimento. Projeto de Paula Corrêa Pereira
escada externa - escada com acabamento em mármore
40. Escolher uma escada externa antiderrapante é a opção mais segura. Projeto de Luciana Wehba
escada externa - escada metálica preta e almofadas listradas
41. A escada externa caracol pode ter muitos tamanhos. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - escada de mármore iluminada
42. Você pode usar fita LED para iluminar sua escada externa. Foto: Pinterest
escada externa - escada branca em jardim
43. A escada externa fica muito melhor quando decorada. Foto: Instagram
escada externa - escada com revestimento cinza e parede marrom
44. A escada externa pode ser muito simples. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - escada metálica preta e parede de tijolinho comum
45. As plantas podem estar no corrimão da escada externa. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - escada de pedra
46. A escada externa com degraus separados é muito moderna. Projeto de Rodrigo Oliveira
escada externa - escada de cimento queimado com iluminação amarela
47. Esta escada externa é moderna e possui elementos rústicos. Foto: Revista Viva Decora.
escada externa - piscina com jardim e escada
48. A escada externa pode fazer parte do paisagismo. Projeto de Bender Arquitetura
escada externa - escada branca com plantas
49. Sua escada externa pode ter nichos de plantas. Foto: Instagram

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Tijolo de Vidro

Tijolo de Vidro: +83 Ideias e Dicas de Como Usar na Decoração

Descubra a importância da decoração para o marketing na área da saúde

Importância da Decoração Para o Marketing na Área da Saúde

Revestimento de seixo natural na lareira - Via: Decor Salteado

Seixo: O Que É, Para Que Serve e +54 Ideias para Decorar com Pedras

Os modelos de portas com roldanas conferem ao ambiente beleza e conforto

Modelos de Portas: +110 Ideias de Porta de Madeira, Correr e Vidro

Deixe um comentário

1 Comentário em "Escada Externa: +49 Ideias Para Deixar Seu Ambiente Completo"

[…] Escada Externa: +49 Ideias Para Deixar Seu Ambiente Completo Parede de Pedra: +51 Exemplos Lindos e Dicas Para Fazer Uma Parede de Cimento Queimado: +70 Ambientes Incríveis e Como Fazer Cerâmica Para Parede: Confira Todos os Modelos e +43 Referências […]

wpDiscuz