1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Escadas caracol são aliadas no projeto de decoração

Escadas caracol são aliadas no projeto de decoração

Amplamente usadas em projetos de arquitetura e decoração, as escadas caracol também podem ser modernas, seguras e acima de tudo confortáveis em seu uso se você seguir alguns critérios básicos durante a sua instalação. O ideal é que a escada seja planejada especialmente para o seu espaço, evite comprar modelos vendidos prontos, a chance que eles se encaixem com perfeição são bem pequenas, causando desconforto e insegurança em quer descer ou subir usando a escada.

O que classifica uma escada como caracol é que seus degraus sejam distribuídos em torno de um eixo central,  esse não é o modelo ideal para a transição entre espaços onde seja necessário carregar muitos volumes, ou que tenha um trânsito de pessoas muito constante, mas pode ser uma boa pedida para os locais onde espaço seja um problema. Segundo especialistas, o diâmetro mínimo para a instalação desse tipo de escada é de 1,20m para ser usada com conforto.

A escada caracol permite a construção de várias opções de modelos, usando diversos materiais como vidro, concreto, madeira e metal. A escolha deve ser feita pelo profissional de design de interiores levando em consideração os hábitos e costumes dos moradores e futuros usuários da escada. Normalmente, de acordo com o estilo do ambiente mais de um material pode ser combinado para compor o modelo final, usando degraus de madeira e corrimão de aço ou degraus de vidro e corrimão de madeira.

Dentro de casa você pode usar o espaço embaixo da escada para instalar um pequeno jardim de inverno ou armários para guardar pequenos objetos, em imóveis pequenos, com opções reduzidas, aproveitar cada espaço disponível pode fazer toda a diferença.

 

Veja como instalar as escadas caracol como aliadas na sua decoração

Você pode apostar na escada caracol como um objeto de decoração no seu ambiente. Você pode pinta-la de uma cor ousada para dar destaque, ou usar cores mais próximas aos acabamentos da sua casa para que a aparência fique mais sóbria e neutra em relação à sua decoração.

De qualquer modo, nunca se descuide da segurança, os corrimões são obrigatórios apenas em escadas instaladas em lugares públicos, dentro de casa essa questão deve ser ponderada pelo profissional e pelo morador, caso você opte pela instalação, anote ai que a altura recomendada é de 90 cm.

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Rodapé embutido na parede

Rodapé de Madeira: Instale para Decorar e Proteger as Suas Paredes

Sala com piso vinílico de madeira e móveis estilo retrô Foto de Duratex Madeira

Piso Vinílico: Sustentabilidade e Beleza para o seu Lar +50 Inspirações

Platibanda  casa luxuosa

Platibanda: +50 Modelos para Você Esconder a Estrutura do Seu Telhado

Quarto de casal com parede cor palha com roupa de cama marrom, branco e azul Foto de GD Home

Cor Palha: 52 Inspirações para Você Mudar o Visual da sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz