1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Escolha o Porcelanato Ideal Para Área Gourmet

Escolha o Porcelanato Ideal Para Área Gourmet

 A área gourmet é o local de encontro com os amigos, reuniões familiares, festas e pode ser o espaço de descanso da família. Para dar um upgrade neste ambiente, uma ótima dica é começar pelo piso e revestimento, isso faz toda a diferença em qualquer ambiente. Além de dar conforto, colabora para a composição da decoração. 

Descubra como acertar o modelo do porcelanato para área gourmet
1. Descubra como acertar o modelo do porcelanato para área gourmet. Fonte: Morada 31-12 Arquitetura e Interiores, Foto Archtrends Portobello, Edgard Cesar

Os principais detalhes que você tem que ficar atento ao escolher qual o piso correto para essa área são: é uma área externa ou interna, é coberta ou fica exposta ao sol e chuva? É um espaço mais para relaxar ou para cozinhar? É em um apartamento ou é uma área externa de casa? 

Os objetivos da utilização vão definir quais as características do revestimento a ser escolhido. Vai ficar exposto ao sol por muito tempo? Vai ter respingos de gordura e outros alimentos? Vai ter crianças, idosos ou pets neste espaço? 

Combinado a tudo isso, você também deve analisar qual seria o tamanho ideal das peças e quais as cores que vão combinar com a decoração que vai ser utilizada no espaço.

Características do Porcelanato

As principais características do porcelanato para um espaço de recreação ou descanso que devem ser levadas em conta são: segurança, durabilidade, facilidade de manutenção e integração com a decoração. 

Segurança – o piso será aplicado perto de áreas que molham, ou com muita umidade, onde muitas crianças e idosos trafegam, como a beira de piscina, por exemplo? Então ele tem que ser próprio para área externa, com características antiderrapantes, para dar segurança ao ambiente. 

Durabilidade – ele vai ficar exposto ao sol, chuva, vento? Vai ter algum animal pet que fica muito tempo neste espaço? Então a durabilidade e a impermeabilidade desse piso devem ser levadas em conta. 

Manutenção – vai ter muito respingo de gordura e alimentos? O piso deve ter a características de facilidade para ser limpo, lavado e higienizado. Não dando trabalho para sua manutenção, com gasto exagerado de produtos ou tempo na sua limpeza. 

Cor, integração com a decoração – Esse revestimento é para uma beira de piscina, área externa sem cobertura? Então as cores claras não vão ser boas para este ambiente, pois ao bater o sol, vai refletir a luz com muita intensidade, atrapalhando o conforto visual das pessoas no ambiente. Também não pode ser tão escuro, para não absorver tanto a luz e ficar extremamente quente se pisado sem um calçado. 

Pensando em todas essas características, e falando com um especialista da área de acabamentos, você terá ótimas indicações do melhor piso e revestimento para a área gourmet.

 Segurança e durabilidade são algumas das características que devem ser levadas em conta na hora de escolher o porcelanato
2. Segurança e durabilidade são algumas das características que devem ser levadas em conta na hora de escolher o porcelanato. Fonte: Casa Bonita, foto Archtrends Portobello, Daniel Mansur

Tipos de porcelanato para área externa

Entre os tipos de revestimentos que mais eram utilizados nas áreas externas estão os decks de madeira, as pedras, os mármores rústicos e os ladrilhos. Mas esses materiais ou não têm uma boa resistência ou são de dificílima manutenção. Com isso, os porcelanatos surgiram imitando esses pisos, mas com facilidade de manutenção e uma ótima durabilidade. 

Os principais porcelanatos para a área externa são os antiderrapantes, por proporcionar a segurança que o espaço exige. Entre eles estão o porcelanato natural e o externo (antiderrapante).  

Esses tipos de piso para uma área externa são bastante resistentes às intempéries do tempo, são seguros e de fácil manutenção. Além disso, são versáteis, pois existem diversas opções de cores, texturas, desenhos, formatos e tamanhos a serem escolhidos.

Existem diferentes tipos de porcelanatos para área externa no mercado
3. Existem diferentes tipos de porcelanatos para área externa no mercado. Fonte: Nathália Montans, foto Igor Correa, Archtrends Portobello

Mais elementos para área Gourmet

Além de se atentar à escolha do piso e dos revestimentos, que pode e deve ser o primeiro material a ser escolhido, pois a decoração desse espaço pode seguir o estilo estabelecidos para o piso, é importante aproveitar e organizar com assertividade todo o espaço. 

Escolha móveis versáteis, com diversos compartimentos, aparadores, gavetas, apoios, prateleiras, tábuas ou nichos, para acondicionar com organização os utensílios domésticos, de cozinha e os alimentos e refeições. 

Além disso, escolha móveis que sejam resistentes ao tempo, ao sol, chuva, vento e poluição, e ao mesmo tempo que sejam confortáveis para o relaxamento.

Fique atento quanto a escolha dos móveis que irão compor a área gourmet
4. Fique atento quanto a escolha dos móveis que irão compor a área gourmet. Fonte: Casa Hípica, foto Arctrends Portobello, Hr Arc Arquitetura e Interiores

Decoração

Muitos decoradores inspiram toda a decoração que vão realizar no espaço após a escolha do piso e revestimentos. Após isso estabelecido eles desenvolvem todo o restante de como será o ambiente. 

O piso escolhido pode ser um porcelanato que faz a réplica de madeira, de mármore, ladrilho, concreto, pedras, rochas ou até mesmo de metal. 

Lembrando que o revestimento pode ser usado até mesmo nas paredes, o que facilita a manutenção e a não necessidade de repinturas ao longo do tempo.  

Assim, a área gourmet vai ficar muito mais confortável, criativa e no estilo que você deseja. Outra dica é escolher alguns objetos para pendurar nas paredes, como por exemplo, panelinhas decorativas, tábuas, quadros pequenos e divertidos, descolados, com mensagens positivas e alegres. Lembre-se que este espaço deve ser alegre, divertido e também de relaxamento.

Área gourmet funcional, criativa e planejada
5. Área gourmet funcional, criativa e planejada. Fonte: Projeto Melissa Martins
Viva Decora Profissionais

Cores

Como mencionamos, os porcelanatos têm a versatilidade de imitarem materiais e outros pisos que são retirados diretamente da natureza, como pedras, ladrilhos, rochas, mármores, madeira, metais. Dessa forma, você tem quase que uma infinidade de cores, texturas, tons e até mesmo relevos para utilizar na sua área gourmet e deixá-la exatamente como deseja.

O que não falta são opções e variedades, o que fica faltando é a sua criatividade junto a sua equipe de decoradores ou design de interiores.

O que não falta são opções e variedades de porcelanatos no mercado
6. O que não falta são opções e variedades de porcelanatos no mercado. Fonte: Incepa

Porcelanato para área gourmet no lugar certo

Agora que você já entendeu, detalhe por detalhe, como pode utilizar os porcelanatos na área gourmet, tanto em um ambiente exposto quanto em um coberto, você tem que saber qual é o lugar ideal para adquirir os melhores produtos, das melhores marcas, que sabem tudo sobre o assunto, quais são as tendências, além de contar com o melhor atendimento, de especialistas, para deixar a área gourmet digna de uma capa de revista.  

E esse lugar, como a maioria dos arquitetos, decoradores e engenheiros já sabem é na ABC da Construção. Lá você conta com um “estoque infinito”, uma diversidade enorme de produtos e as melhores marcas, além de possuírem a entrega programada. 

Vá agora a uma loja mais próxima de você e escolha o melhor revestimento para sua área gourmet.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Material de Construção: Insumos Que Não Podem Faltar na Sua Obra

Limpeza da Caixa de Gordura: Vantagens, Como Fazer e Cuidados Essenciais

Revestimento em Pedra: Tipos Mais Utilizados + 18 Ideias Para Se Inspirar

Cores para Área Externa: Conheça as Tendências +25 Inspirações

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz