1. Home
  2. Revista
  3. Sala
  4. Espelho na Sala: +10 Ideias de Decoração para Sala de Estar e Jantar

Espelho na Sala: +10 Ideias de Decoração para Sala de Estar e Jantar

Os espelhos trazem muito mais elegância, modernidade e charme para a decoração, além de contribuírem para ampliar visualmente os espaços. E entre tantas formas de se usar esse elemento na decoração, uma das que mais faz sucesso é o espelho na sala.

Se procura por inspiração para usar esse elemento na sua sala, veio ao lugar certo! Preparamos um post especial com dicas e projetos lindíssimos de Thaís de Araújo, Fabiano Ravaglia, Cacau Ribeiro, Natália Zambenedetti, Daniela Funari Arquitetura, Fenda Arquitetura, Dbale Arquitetura e Mari Milani + Arquitetas!

O que considerar na hora de escolher o espelho na sala?

1. Espelhos na sala trazem mais elegância e modernidade ao ambiente – Projeto: Daniela Funari Arquitetura | Foto: Celina Germeer

É possível elaborar uma decoração com espelho na sala de estar e de jantar. Mas, vale se atentar a alguns pontos antes de escolher esse objeto. Confira!

Finalidade de uso

2. Você pode usar o espelho na sala como um elemento para ampliar o ambiente – Projeto: Fenda Arquitetura | Foto: Gisele Rampazzo

A primeira coisa que você deve pensar ao buscar por modelos de espelho na sala é definir de que forma esse objeto pode ser usado. Ou seja, se ele vai ser apenas decorativo ou se vai servir como um objeto curinga para ampliar o cômodo. 

Formato do espelho

3. Espelhos redondos na sala suavizam o ambiente com suas linhas curvas – Projeto: Dbale Arquitetura | Foto: Sidney Doll

Saiba que o formato do espelho na sala também influencia o décor. Descubra os principais tipos para fazer as melhores combinações:

  • espelhos redondos: suavizam ambientes com suas linhas curvas e são ideais para criar pontos focais acolhedores em salas e corredores. Você pode posicionar acima de móveis;
  • espelhos retangulares: proporcionam uma sensação de ordem e formalidade. Funcionam bem em banheiros e vestiários porque oferecem um reflexo amplo; 
  • espelhos orgânicos (irregulares ou fluidos): adicionam um elemento artístico e dinâmico. São perfeitos para estilos contemporâneos ou ecléticos. 

Moldura

4. Molduras finas e discretas complementam um décor minimalista e moderno – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Erika Urbino

Existem diversos modelos de espelhos com diferentes tipos de molduras para tornar a decoração sala ainda mais atraente. Por exemplo:

  • para uma decoração retrô ou jovem e descontraída, você pode optar por espelhos com molduras coloridas;
  • espelhos com molduras em arabescos se encaixam bem em ambientes clássicos e sofisticados;
  • para uma sala minimalista, vale a pena usar espelhos com molduras finas em cores neutras e discretas.
5. Consulte um arquiteto ou decorador para ajudar na escolha e posicionamento ideal dos espelhos na sua – Projeto: Daniela Funari Arquitetura | Foto: Julia Novoa

Viva Decora Profissionais
Além disso, molduras de madeira podem variar o acabamento para se adequar a estilos rústicos, clássicos, industriais ou minimalistas. Espelhos sem moldura, como os bisotados, são versáteis e se adaptam bem a salas sofisticadas e modernas, dependendo de seu design e acabamento.

Mais de um espelho na sala

6. Espelhos com formas orgânicas são perfeitos para completar um décor moderno e dinâmico – Projeto: Fenda Arquitetura | Foto: Gisele Rampazzo

Usar vários espelhos na sala pode ampliar e iluminar o espaço, mas é importante não exagerar. Se for usar mais de um, escolha um espelho principal como foco, posicione-o em uma parede estratégica para refletir luz natural ou um elemento interessante. Depois, adicione outros espelhos menores em pontos que complementem a decoração, evitando alinhá-los diretamente uns com os outros.

Você pode variar os tamanhos e formatos para criar interesse visual também. Mas, melhor escolher molduras simples para não sobrecarregar o ambiente. É importante manter um equilíbrio para que os espelhos não dominem o espaço.

Como fazer a decoração com espelho na sala de jantar?

7. É importante decidir se o espelho na sala é apenas decorativo ou se vai ampliar o espaço – Projeto: Natália Zambenedetti | Foto: Fabio Jr Severo

Na decoração de salas de jantar, é comum posicionar espelhos na parede acima de buffets e aparadores. Contudo, para salas mais amplas, uma abordagem contemporânea envolve colocar um espelho grande apoiado diretamente no chão. 

8. Canto alemão + sala de jantar espelhada – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Erika Urbino

Embora o uso de grandes espelhos seja uma opção atraente, a decoração tradicional com espelhos na parede continua sendo válida. De qualquer forma, é importante escolher um modelo que complemente o estilo do cômodo.   

Além disso, posicionar o espelho de modo que reflita elementos estéticos, como uma parede bem decorada ou um revestimento diferenciado, pode melhorar a iluminação do ambiente e adicionar um toque de sofisticação à decoração.

Como fazer a decoração com espelho na sala de estar?

9. O espelho na sala posicionado atrás do sofá e da mesa de jantar faz o espaço parecer maior – Projeto: Fabiano Ravaglia | Foto: Denilson Machado, do MCA Estúdio/CASACOR

 Ao utilizar espelhos na sala de estar, as considerações são similares às da sala de jantar: escolha um espelho que complemente o estilo do ambiente. Também é importante decidir se o espelho será usado apenas como um elemento decorativo ou para ampliar o espaço. 

10. O espelho redondo próximo à mesa de jantar deixou o espaço jovial, dando amplitude ao apartamento – Projeto: Cacau Ribeiro | Foto: Denilson Machado/CASACOR

Quanto à posição da peça, é comum colocá-la na parede acima de um aparador. Outras opções incluem instalar atrás do sofá ou optar por um espelho de chão grande que não interfira na circulação do espaço.

E para garantir que a decoração com espelhos em sua sala seja não apenas bonita, mas também funcional, considerar a ajuda de um arquiteto ou decorador pode fazer toda a diferença. 

Afinal, esses profissionais podem oferecer insights valiosos sobre o posicionamento ideal dos espelhos e a escolha dos modelos que melhor se encaixam em seu espaço. 

É hora de transformar sua sala com elegância e sofisticação. Visite a Viva Decora Shop e encontre tudo o que você precisa para reformar, construir e decorar a casa dos seus sonhos.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Mesa de Jantar Pequena: 10 Modelos e Dicas Para Escolher a Melhor para o Seu Espaço

Sofá Vermelho: Cores Que Combinam Com a Peça +10 Modelos Lindos

Sofá Chaise: Tipos, Dicas para Escolher e +10 Modelos Confortáveis para Conferir

Poltrona Para Sala Pequena: Conheça 7 Dicas para Acertar na Escolha da Peça

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36