1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Faça você mesmo: cortinas estilosas e exclusivas

Faça você mesmo: cortinas estilosas e exclusivas

As cortinas são detalhes muito importantes na casa, afinal, elas cuidam para que nosso sono seja melhor e também deixam os ambientes muito mais agradáveis e aconchegantes. Sem contar que elas também caem muito bem como decoração, atribuindo mais charme a alguns móveis, como armários e cômodas.

Confira os modelos que separamos para você fazer sua própria cortina em casa

Cortina de Pregadores

Pregadores têm várias funções em uma casa, desde segurar as roupas lavadas no varal até preservar embalagens abertas de comida na cozinha.

Essa matéria-prima é fácil e barata de achar. Em qualquer loja de 1,99 de rua, ou no supermercado, você pode adquirir sua futura cortina aos montes.

Prefira os pregadores de madeira, para poder customizá-los com pinturas, gliter, tecidos e texturas, como miçangas, laços etc.
Além deles, você vai precisar de um tecido cortado na altura e largura que sua cortina vai ter. Para usar de base, pode ser um pedaço de arame ou uma viga fina de madeira. Certifique-se de que os pregadores fixem bem o tecido na base. Se precisar, utilize cola quente para garantir a resistência da montagem.

Cortina de Retalhos

Hora de brincar de casinha! Pegue muitos retalhos, ou compre tecidos a seu gosto e recorte-os em tiras quadradas ou retangulares.
Para juntar os pedaços de tecido, você pode costurar uma tira na outra ou colá-las com cola quente. Para fazer as alças na parte de cima, recorte tiras retangulares e finas. Com um alfinete, marque a posição em que as alças vão ser pregadas, depois utilize uma das técnicas de fixação para prender também as alças.

A base pode ser um cano, uma viga circular de madeira, um arame. Se preferir, você pode fixar ganchos na parede do móvel e, em vez de passar a alça pela base, você pendura no gancho.

Cortina de Miçangas

Essa dica tem um quê de mágica, tanto pelo barulho que a cortina faz quando passamos por ela, quanto pelo efeito de prisma que ela tem quando bate algum tipo de luz, como o Sol.

Para essa cortina, vamos precisar de: um pedaço retangular de madeira, ganchos pequenos, linha de pesca e miçangas (tamanhos, cores e estilos ficam a gosto do artesão).

Prenda os ganchos na base de madeira. Caso queira customizar a madeira, pintando ou colando tecidos, faça isso antes de fixar os ganchos.

Depois, recorte linhas de pesca com o mesmo tamanho, que servirão para montar as faixas de miçanga. Depois de finalizar as franjas da cortina, basta pendurá-las nos ganchos da base e pronto!

Separamos outro exemplo, com montagem semelhante ao anterior, porém, com outros materiais. Por exemplo:

Rolhas (poderíamos usar postais, cartas de baralho, dados):

Materiais recicláveis (lembrando que todos podem ser personalizados com pinturas e tecidos):

Recortes e origamis:

Botões:

Opções não faltam. Abra a caixa de ideias e transforme a decoração da sua casa. Tem dicas e exemplos de cortinas para ostra? Mande pra gente!

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

decoração rústica com filtro dos sonhos  Foto Coisas da Maria

Filtro dos Sonhos: O Que É, Como Fazer +60 Modelos

Árvore de natal artesanal com estrutura de madeira e enfeites de natal Foto de Pinterest

80 Modelos de Árvore de Natal Artesanal +Passo a Passos

Tapete de crochê redondo na sala

Tapete de Crochê Redondo: +70 Modelos para Você Decorar

modelo vintage de caixa de MDF decorada  Foto Episcopal Assembly

Caixa de MDF Decorada: Saiba como Pintar, Veja Técnicas +68 Modelos

Deixe um comentário

4 Comentários em "Faça você mesmo: cortinas estilosas e exclusivas"

[…] post original Faça você mesmo: Cortinas Estilosas veio do […]

maria jose melo

legal vou aproveitar melhor minhas realias.

Andréia Gomes

Depois, conte pra gente como ficou! Para receber todas as nossas novidades, assine a nossa newsletter, preenchendo seu nome e e-mail no canto inferior direito da página http://www.vivareal.com.br/loucosporimoveis/

Um abraço 🙂

[…] Faça você mesmo: cortinas estilosas e exclusivas […]

wpDiscuz