1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Conheça 7 Tipos de Flores na Varanda para Decorar sua Casa

Conheça 7 Tipos de Flores na Varanda para Decorar sua Casa

Quem não sonha em ter um cantinho mais colorido e fresco para um contato mais próximo com a natureza em casa, não é mesmo? As flores podem ajudar a trazer sensação de conforto e relaxamento ao nosso lar, além disso, elas também ajudam na renovação do ar. E uma ótima ideia para trazer esse espaço com bastante cor para dentro de nossa casa é usando flores na varanda.

No entanto temos que lembrar que é necessário saber escolher as espécies certas de flores ao optar por uma decoração de varanda com flores, pois cada tipo de flor exige um tipo de cuidado específico, além disso, também é necessário observar se bate bastante ou pouco sol na varanda, se tem pouco ou muito vento, se é uma varanda totalmente fechada ou ela é aberta e assim por diante. 

E se você está pensando em investir em flores na varanda, mas tem dúvidas de quais tipos de flores escolher não se preocupe. Separamos neste post 7 tipos de flores para varanda que são ótimas espécies para você cultivar em casa e ter uma varanda ainda mais bonita e colorida. Confira!

Decoração com flores na varanda pequena com jardim vertical Foto MdeMulher
1. Decoração com flores na varanda pequena com jardim vertical – Foto: MdeMulher

7 tipos de flores na varanda para cultivar em casa

Quer saber quais são os tipos de flores para varanda são fáceis de cultivar em casa? Então, confira nossa lista a seguir. 

1. Gerânio

Os gerânios são tipos de flores para varanda de fácil cultivo. Essas flores na varanda vão garantir um visual colorido lindo para a sua decoração, além disso, também vão trazer um aroma bem gostoso para esse cantinho da sua casa. 

Gerânios são flores coloridas que podem ser encontradas em cores como roxo, vermelho, rosa e branco, e precisam ser cultivadas em uma varanda que tenha bastante sol, além disso, na decoração com flores na varanda com gerânios é importante manter o solo sempre úmido, porém bem drenado.

Flores para varanda com gerânio vermelho Foto Gardening Know How
2. Flores para varanda com gerânio vermelho – Foto: Gardening Know How

2. Azaleia

Uma das grandes vantagens de usar a azaleia como flores na varanda é que ela é um tipo de flor que floresce até mesmo durante o inverno. 

A azaleia pode ser encontrada em tons de rosa, vermelha e branca e precisa ficar em um espaço sem muito vento, mas que tenha sol e bastante claridade, além disso tudo, lembre que a azaleia é um dos tipos de flores para varanda que não precisa de muita água.

Azaleia para decoração com flores na varanda Foto Isangela Araújo
3. Azaleia para decoração com flores na varanda – Foto: Isangela Araújo

3. Orquídeas

Você vai encontrar várias espécies de orquídeas na natureza de tamanhos, cores e formas diferentes, e elas são excelentes tipos de flores na varanda para decoração, pois são fáceis de cuidar e podem florescer até três vezes durante o ano. 

Uma dica para quem deseja usar orquídeas como flores na varanda é deixá-las tomando um pouco de sol durante o período da manhã, já no período da tarde deixe as flores em um espaço com luminosidade indireta. Quanto a rega das orquídeas é importante ter atenção, nos meses mais frios regue a flor apenas uma vez na semana, já em períodos mais quentes você poderá regar as orquídeas duas vezes por semana. 

 Flores na varanda decorada com orquídeas Foto A Lavoura
4. Flores na varanda decorada com orquídeas – Foto: A Lavoura

4. Lavanda

Se você tem uma varanda aberta em casa o indicado é apostar nas lavandas como flores na varanda, principalmente se esse espaço contar com bastante vento.

A lavanda é uma flor muito perfumada e floresce o ano todo e para cuidar dessa flor não é nada difícil. Além de bastante vento, a lavanda também gosta de bastante sol e de uma terra bem drenada. Quanto a rega pode ser feita a cada três dias ou uma vez por semana caso o ambiente tenha bastante umidade no ar.

Lavanda são flores para varanda bem perfumadas Foto Revista Jardins
5. Lavanda são flores para varanda bem perfumadas – Foto: Revista Jardins

5. Petúnia

Para sacadas e varandas com bastante sol a petúnia é um excelente tipo de flor, principalmente se você quer trazer bastante cor a esse espaço, pois é um tipo de flor encontrada em várias cores como roxa, vermelha, branca, lilás, rosa, amarela e até mesmo mescladas. 

Para usar as petúnias como flores na varanda é importante lembrar que elas precisam de bastante sol, mas em regiões de muito calor, prefira deixá-las em meia sombra, além disso, a petúnia precisa de rega entre 2 e 3 vezes na semana, e no verão  a rega pode ser diária, visto que a flor gosta de bastante umidade.  

Ideia de decoração com petúnia para flores na varanda Foto Flor de Cerejeira
6. Ideia de decoração com petúnia para flores na varanda – Foto: Flor de Cerejeira

6. Ametista

Mais um dos tipos de flores na varanda que floresce durante todo o ano, a ametista é muito perfumada e conta com uma tonalidade de roxo com fundo azulado que dá um visual lindo para a decoração. 

A ametista é um tipo de planta que gosta de bastante luminosidade, de um clima ameno e de umidade, logo, deve ficar na varanda a meia sombra e não deve ficar a sol pleno, pois isso pode queimar suas folhas e flores.

Ametista para decoração com flores para varanda Foto Revista Jardins
7. Ametista para decoração com flores para varanda – Foto: Revista Jardins

7. Bromélia 

A bromélia são flores lindas e de fácil cultivo, além disso, são ótimas opções de plantas para quem está querendo usar flores na varanda, pois se adaptam com facilidade e diferentes espaços.

É importante lembrar que as bromélias podem ser encontradas de vários tipos, por isso, algumas preferem mais luminosidade do que outras, como as bromélias com folhas mais avermelhadas ou acinzentadas que preferem bastante sol, já as bromélias com folhas mais verdes e macias gostam de ficar na sombra. Quanto à rega, as bromélias gostam de solo úmido, mas não encharcado

Bromélia como flores para varanda decorada Foto Unsplash
8. Bromélia como flores para varanda decorada – Foto: Unsplash

Viu como tem vários tipos de flores na varanda para você usar para compor seu espaço de descanso em casa? Agora, basta você escolher qual a espécie melhor se adapta ao seu tipo de varanda e aproveitar para criar seu cantinho de natureza em casa. 

Decoração simples e delicada com flores na varanda Foto Westwing
9. Decoração simples e delicada com flores na varanda – Foto: Westwing

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

Descubra como plantar cebola em casa. Fonte: Pixabay

Como Plantar Cebola: 4 Maneiras de Cultivar, Características e Benefícios

A palmeira veitchia traz um toque tropical para a decoração do jardim. Fonte: Central das Plantas

Palmeira Veitchia: Dicas de Cultivo, Mudas e Como Usá-la no Paisagismo

Samambaia Americana: Dicas de Cultivo e Como Usar na Decoração

Dinheiro em Penca: Aprenda Como Cuidar da Planta da Prosperidade

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz