1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. +42 Espécies de Plantas Fáceis de Cuidar Para Ter em Casa

+42 Espécies de Plantas Fáceis de Cuidar Para Ter em Casa

Cultivar plantas em casa, ultrapassa os limites da decoração. Segundo a Nasa, o plantio de determinadas espécies pode melhorar a saúde dos moradores. Isso porque, muitas plantas têm a capacidade de filtrar os poluentes presentes no ar como é o caso do lírio-da-paz, comigo-ninguém-pode, antúrio e espada-de-são-jorge.

Nesse contexto, se você deseja trazer mais verde para sua decoração, porém tem dificuldades de cuidar de plantas, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora preparamos um conteúdo especial repleto de espécies de plantas fáceis de cuidar em casa que exigem pouca manutenção. Confira e se apaixone!

As flores da Primavera decoram a fachada dessa casa
1. As flores da Primavera decoram a fachada dessa casa. Fonte: Pinterest

Conheça 42 espécies de plantas fáceis de cuidar 

Conheça abaixo diversas espécies que podem ser facilmente cultivadas dentro de casa e que são ótimas opções para aqueles que dispõem de pouco tempo ou que não apresentam nenhuma habilidade para jardinagem. 

1. Samambaia

A Samambaia é uma planta ornamental que se adapta facilmente em ambientes internos. No geral esse espécie gosta de locais bem ventilados e iluminados, mas sem sol pleno, pois raios solares podem queimar suas folhas. As regas devem ser frequentes, porém evite deixar o substrato encharcado.

Na varanda, a samambaia foi pendurada nas vigas de madeira do telhado
2. Na varanda, a samambaia foi pendurada nas vigas de madeira do telhado. Fonte: Pixabay

2. Lírio da Paz

As flores brancas e delicadas do Lírio da Paz são muito usadas na decoração de diferentes cômodos da casa como sala de estar, sala de jantar, quartos e banheiros. Considerada uma planta mística, muitos acreditam que essa espécie tem o poder de sugar as energias negativas dos ambientes e das pessoas. Para se manter forte e saudável o Lírio da Paz precisa de luminosidade indireta e regas constantes.

O Lírio da Paz evoca tranquilidade para o ambiente
3. O Lírio da Paz evoca tranquilidade para o ambiente. Fonte: Pinterest

3. Espada-de-São-Jorge

Originária da África, a espada de São Jorge também conhecida como espada de Ogum, é considerada uma planta protetora. A espécie é resistente e pode ser facilmente cultivada em vasos ou canteiros no jardim, em sol pleno ou a meia-sombra. Quanto as regas evite o excesso de água para que o solo não fique encharcado.

A Espada de São Jorge é uma planta bonita e resistente
4. A Espada de São Jorge é uma planta bonita e resistente. Fonte: Pinterest

4. Yuca

Nativa da América Central, a Yuca cresce verticalmente com folhas firmes e rígidas. Essa espécie pode receber luz direta ou indireta, no entanto, recomenda-se em local bem iluminado para o seu completo desenvolvimento. As regas podem ser feitas 1 vez por semana e garantem a hidratação da planta.

A Yuca é uma planta que sempre seduz pela elegância e beleza
5. A Yuca é uma planta que sempre seduz pela elegância e beleza. Fonte: Cristina Braga

5. Fitônia

Apesar da flor bem pequena e delicada, a folhagem da Fitônia se destaca na decoração do ambiente. Suas folhas podem apresentar tons de rosa, avermelhado ou branco. Essa espécie gosta de muita luz, umidade e sol indireto.

A Fitônia desperta atenção por onde passa
6. A Fitônia desperta atenção por onde passa. Fonte: Pinterest

6.Violeta

As Violetas são normalmente cultivadas em vasos e decoram diferentes cantinhos da casa. Essa espécie apresenta flores pequenas e coloridas enquanto as suas folhas são redondas com um verde intenso. Para crescerem de forma saudável elas exigem poucas regas e devem ser cultivadas longe do sol pleno, mas em local com bastante luminosidade.

Violeta é uma das plantas baratas e fáceis de cuidar
7. Violeta é uma das plantas baratas e fáceis de cuidar. Fonte: Pinterest

7. Bambu da Sorte

Segunda a tradição chinesa, o Bambu da Sorte é uma planta que transmite boas vibrações. Essa espécie é muito resistente e demanda pouca luz natural. A rega pode ser feita de duas a três vezes por semana. Além disso, dependendo da forma com o caule é torcido é possível que o Bambu da Sorte assuma diferentes formatos como coração, torre e espiral.

O Bambu da Sorte transmite boas energias segunda a tradição chinesa
8. O Bambu da Sorte transmite boas energias segunda a tradição chinesa. Fonte: Pinterest

8. Agave

Apesar da Agave ser muito cultivada em áreas externas como jardins e canteiros, a planta também pode se desenvolver bem em vasos. Recomenda-se que essa espécie seja plantada em sol pleno e as regas devem ser feitas de forma regular.

A Agave é uma das plantas fáceis de cuidar para jardim
9. A Agave é uma das plantas fáceis de cuidar para jardim. Fonte: Pinterest

9. Tillandsia

Diferente da maioria das plantas, a Tillandsia é uma espécie que vive no ar ou em suportes, ou seja, suas raízes não precisam estar fixadas na terra para se desenvolverem. Essa planta deve ser cultivada sob luz indireta e não demanda de muita água, pois ela tem a capacidade de absorver a umidade do ar.

Tilandsia é uma das plantas bonitas e fáceis de cuidar
10. Tilandsia é uma das plantas bonitas e fáceis de cuidar. Fonte: Selvvva

10. Dracena

Nativa da África, a Dracena também conhecida como pau d’água é perfeita para jardineiros iniciantes. Essa espécie se desenvolve bem dentro de casa, desde que posicionada em local bem iluminado, mas sem sol pleno. As regas podem ser feitas apenas duas vezes na semana, pois o excesso de água pode acabar amarelando ou tirando o brilho das folhas. 

A Dracena é uma planta descomplicada e resistente
11. A Dracena é uma planta descomplicada e resistente. Fonte: Pinterest

11. Cactos e suculentas

Os diferentes tipos de cactos e suculentas podem ser cultivados tanto em jardins, vasos ou compondo os famosos terrários. Essas plantinhas exigem um ambiente com muita luz natural e pouca água.

Os cactos e suculentas são plantas bonitas e fáceis de cuidar
12. Os cactos e suculentas são plantas bonitas e fáceis de cuidar. Fonte: Pinterest

12. Singônio

As folhas marcantes do Singônio gostam de umidade e toleram tanto sol muito forte quanto muita sombra. Seu cultivo é extremamente versátil, visto que a espécie pode ser cultivada em vasos, canteiros ou em forma de trepadeira compondo a decoração de muros e fachadas.

O Singônio é uma planta que pode ser cultivada em vasos, em canteiros ou se transformar em uma trepadeira escalando muros e árvores
13. O Singônio é uma planta que pode ser cultivada em vasos, em canteiros ou se transformar em uma trepadeira escalando muros e árvores. Fonte: Pinterest

13. Antúrio

O Antúrio se desenvolve bem em ambientes internos e iluminados, porém não resiste o sol pleno o dia todo. Seu cultivo pode ser feito tanto em vasos como no jardim. Durante a primavera e verão, recomenda se que a rega seja feita de uma a duas vezes por semana e reduza essa frequência durante o inverno e outono.

O Antúrio é uma das opções de plantas fáceis de cuidar em vasos
14. O Antúrio é uma das opções de plantas fáceis de cuidar em vasos. Fonte: Pinterest

14. Lambari

A planta Lambari gosta de muita água e pode ser regada todos os dias. Seu cultivo é indicado para locais com meia sombra ou luz indireta. A espécie apesar de se adaptar bem em climas quentes, deve ser protegida nos períodos mais frios. 

A Lambari é a planta perfeita para jardineiros inexperientes
15. A Lambari é a planta perfeita para jardineiros inexperientes. Fonte: Pinterest

15. Hibisco

O Hibisco é uma planta extremamente resistente. Isso porque, não são exigentes quanto ao solo e resistem à falta de água. Sua floração se destaca na paisagem e o colorido das flores que surgem no final do inverno ou começo da primavera são encantadoras.

O Hibisco é uma das opções de plantas fáceis de cuidar para jardim
16. O Hibisco é uma das opções de plantas fáceis de cuidar para jardim. Fonte Blog da Plantei

16. Aglaonema

A Aglaonema apresenta textura herbácea e é considerada uma planta de pequeno porte, visto que a altura varia entre 20 e 150 cm. Sua folhagem tropical se desenvolve em locais sombreados e com pouca água. Vale comentar, que suas folhas são tóxicas, portanto mantenha-a longe do alcance de crianças e animais.

A Aglaonema é composta por uma linda folhagem tropical
17. A Aglaonema é composta por uma linda folhagem tropical. Fonte: Pinterest

17. Planta Jade

A Planta Jade pode ser cultivada tanto em ambientes internos dentro de vasos e floreiras como em áreas externas compondo jardins e canteiros. Essa espécie apresenta crescimento rápido, exige pouca rega e uma dose diária de luz natural.

A Planta Jade é uma das opções de plantas fáceis de cuidar em vasos
18. A Planta Jade é uma das opções de plantas fáceis de cuidar em vasos. Fonte: Pinterest

18. Dinheiro em penca

A planta Dinheiro em penca também conhecida como Tostão, é formada por pequenas folhas de três a cinco centímetros. Segundo a cultura popular, acredita-se que o cultivo dessa espécie dentro de casa atrai dinheiro e boa fortuna. Seu cultivo é feito tanto em luz indireta como em sol pleno e as regas podem ocorrer todos os dias, principalmente nos meses quentes.

O Dinheiro-em-penca forma uma linda cascata verde
19. O Dinheiro-em-penca forma uma linda cascata verde. Fonte: Pinterest

19. Pleomele

A Pleomele pode ser cultivada tanto em jardins como em vasos de plantas. Essa espécie tolera baixa luminosidade e também sol direto. Para crescer saudável as regas devem ser feitas de forma regular.

A Pleomele aprecia o calor e a umidade
20. A Pleomele aprecia o calor e a umidade. Fonte: Pinterest

20. Capim do Texas

O Capim do Texas pode ser cultivados em áreas externas compondo maciços, bordaduras ou canteiros. Essa espécie se desenvolve bem em sol pleno, mas também tolera meia-sombra e temperaturas mais frias.

O Capim do Texas se desenvolve muito bem em pleno sol
21. O Capim do Texas se desenvolve muito bem em pleno sol. Fonte: Sítio da Mata

21. Jiboia

A Jiboia pode ser cultivada de forma rasteira no jardim ou pendente em vasos suspensos ou jardim vertical. Essa planta requer pouca luz natural e as regas podem ser feitas ao menos duas vezes por semana. A dica é posicioná-la em locais altos da casa para que assim a cascata de folhas decore o ambiente.

A Jiboia é uma planta tropical e resistente
22. A Jiboia é uma planta tropical e resistente. Fonte: Blog da Plantei

22. Clorofito

O Clorofito é pouco exigente com manutenção e pode ser cultivado em vasos e floreiras. Essa espécie se desenvolve bem em locais com meia-sombra ou sol pleno. As regas devem ser feitas de forma regular, evitando que a terra fique seca.

O clorofito pode ser cultivado a meia-sombra ou sol pleno
23. O Clorofito pode ser cultivado a meia-sombra ou sol pleno. Fonte: Pinterest

23. Bromélia

As Bromélias são resistentes e podem ser cultivadas tanto em maciços no jardim como em vasos. Essa planta tropical aprecia calor e umidade, por essa razão, suas regas devem ser regulares. Além disso, procure plantar as Bromélias em locais com luz indireta, pois os raios solares podem queimar suas folhas.

A Bromélia é uma das plantas bonitas e fáceis de cuidar
24. A Bromélia é uma das plantas bonitas e fáceis de cuidar. Fonte: Pinterest

24. Areca bambu

A Areca-bambu é uma planta bem popular, que apresenta crescimento rápido e apesar de tolerar sol pleno, se desenvolve melhor em locais com meia-sombra ou luz indireta. A irrigação do solo deve ser feita de forma regular e caso o seu cultivo seja feito em ambientes internos evite locais que usem ar-condicionado.

A Areca bambu apresenta rápido crescimento
25. A Areca bambu apresenta rápido crescimento. Fonte: Pinterest

25. Onze-horas

A onze-horas é uma planta muito resistente e seu cultivo pode ser feito tanto em canteiros com em vasos de plantas. Esse espécie gosta de muito sol e tem florescimento o ano inteiro. Quando plantadas em canteiros as regas podem ocorrem de duas a três vezes por semana. Agora quanto plantadas em vasos as regas podem ser menos frequentes. 

A onze-horas é uma das opções de flores fáceis de cuidar plantar e cuidar
26. A onze-horas é uma das opções de flores fáceis de cuidar plantar e cuidar. Fonte: Blog da Plantei

26. Comigo-ninguém-pode

A planta Comigo-ninguém-pode é normalmente indicada para canteiros e maciços sombreados, no entanto, seu cultivo também pode ser feito em vasos. Essa espécie apresenta crescimento lento, gosta de muita luz indireta e umidade. Vale ressaltar, que suas folhas são tóxicas, por isso a planta deve ser colocada longe de animais e crianças.

A planta Comigo ninguém pode apresenta crescimento lento é é muito resistente
27. A planta Comigo ninguém pode apresenta crescimento lento é é muito resistente. Fonte: Área de Mulher

27. Zamioculcas

Originária da África tropical, as Zamioculcas são resistentes e necessitam de poucos cuidados. A planta pode ser cultivada de forma isolada isolada em vasos, em maciços nos canteiros de jardins da área externa, mantidas à meia sombra e até sombra plena. Essa espécie exige poucas regas e não precisa de muita luz para se desenvolver.

A Zamioculcas é uma das opções de plantas fáceis de cuidar em vasos
28. A Zamioculcas é uma das opções de plantas fáceis de cuidar em vasos. Fonte: Pinterest

28. Pata de elefante

A pata de elefante pode ser cultivada tanto em jardins como em vasos e devido sua folhagem diferenciada acaba sendo muito usada na decoração de ambientes. Essa espécie exige poucas regas uma vez que seu tronco tem a capacidade de armazenar água.

A Pata de Elefante suporta longos períodos de estiagem
29. A Pata de Elefante suporta longos períodos de estiagem. Fonte: Pinterest

29. Begônia

A Begônia, em ambientes quentes, pode florescer o ano inteiro. Para o seu crescimento saudável procure posicioná-la em locais com luz indireta e evite excesso de água. Vale destacar que segundo o Feng Shui, a Begônia significa fertilidade, felicidade, cordialidade e delicadeza. 

A begônia é uma das plantas baratas e fáceis de cuidar
30. A begônia é uma das plantas baratas e fáceis de cuidar. Fonte: Cristiana Braga

30. Árvore da felicidade

Segundo a cultura popular a Árvore da Felicidade traz fortuna para o lar, mas apenas se for ganhada. Para se desenvolver, essa espécie precisa de muita luminosidade e umidade, ou seja, procure regar ao menos em três vezes na semana.

A Árvore da Felicidade precisa de muita luminosidade
31. A Árvore da Felicidade precisa de muita luminosidade. Fonte: Pinterest

31. Cróton

É difícil não se apaixonar pela folhagem colorida da Cróton que mescla tons de roxo, amarelo e verde. Essa espécie pode ser cultivada tanto de forma isolada, como cerca viva ou em vasos. Para se desenvolver ela precisa de bastante luz e regas regulares. 

A Cróton é uma planta arbustiva que tem conquistado muitos fãs
32. A Cróton é uma planta arbustiva que tem conquistado muitos fãs. Fonte: Pinterest

32. Aspidistra

Para se desenvolver de forma saudável a Aspidistra não deve receber sol direto, ou seja, seu cultivo deve ser feito em locais com meia-sombra ou sombra. As regas podem ser regulares, porém evite que o solo fique encharcado.

A Aspidistra sobrevive com pouca luz e com pouca umidade
33. A Aspidistra sobrevive com pouca luz e com pouca umidade. Fonte: Pinterest

33. Orquídea

Existem mais de 35 mil tipos de orquídeas na natureza e algumas espécies são bem duráveis e de fácil cultivo. Suas belas trazem trazem um toque delicado ao jardim e aos ambientes internos. Para se desenvolver de forma saudável procure posicioná-la em local iluminado, mas sem sol pleno. As regas podem ser feitas de duas a três vezes por semana.

A Orquídea é uma das flores fáceis de cuidar plantar e cuidar
34. A Orquídea é uma das flores fáceis de cuidar plantar e cuidar. Fonte: Pinterest

34. Aspargo pluma

A plumagem verde proporcionada por essa planta encanta qualquer decoração. Essa espécie pode ser cultivada diretamente no jardim ou em vasos. A planta não exige podas e as regas e não precisam de muita água para sobreviver. Logo, procure molhar o solo ao menos duas vezes na semana.

O Aspargo Pluma é uma das plantas fáceis de cuidar para jardim
35. O Aspargo Pluma é uma das plantas fáceis de cuidar para jardim. Fonte: Odair Plantas

35. Kalanchoe

A Kalanchoe, também conhecida como Flor da Fortuna, pode ser plantada no jardim em forma de maciços ou cultivada em pequenos vasos e floreiras. Essa espécie deve ser plantada em locais que recebam sol pleno ou meia-sombra. As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco.

Kalanchoe ou flor da fortuna é uma das plantas baratas e fáceis de cuidar
36. Kalanchoe ou flor da fortuna é uma das plantas baratas e fáceis de cuidar. Fonte: Pinterest

36. Costela de adão

A Costela de Adão tem conquistado cada vez mais espaço na decoração de ambientes internos. Suas folhas espetaculares podem ser cultivadas em jardins e vasos. Para sobreviver, essa espécie precisa de luz indireta e regas regulares (mantenha o solo sempre úmido).

As folhas da Costela de Adão se destacam na decoração
37. As folhas da Costela de Adão se destacam na decoração. Fonte: Pinterest

37. Palmeira ráfia

A Palmeira Ráfia é perfeita para se desenvolver em apartamentos, casas e ambientes fechados. Originária da China, ela chama a atenção pelos troncos finos e pelas folhas verdes grandes e suntuosas. Essa espécie requer boa iluminação e regas moderadas.

A Palmeira ráfia apesar de apreciar a umidade, ela não tolera o encharcamento
38. A Palmeira ráfia apesar de apreciar a umidade, ela não tolera o encharcamento. Fonte: Pinterest

38. Primavera

A Primavera quando florida não passa despercebida pelo jardim. Seu cultivo pode ser feito como arvoreta ou trepadeira cobrindo muros e pergolados. Essa espécie gosta de receber sol pleno o dia todo e as regas devem ser feitas quando o solo estiver seco.  

A Primavera é uma das flores fáceis de cuidar plantar e cuidar
39. A Primavera é uma das flores fáceis de cuidar plantar e cuidar. Fonte: Jardim Exótico

39. Moreia

A Moreia é uma excelente planta para formar maciços ou bordaduras no jardim. Suas folhagens assim como suas pequenas flores formam lindos desenhos na área externa. Para sobreviver, plante-a sob sol pleno ou meia-sombra e realize regas periódicas.

A Moreia é indicada para formar maciços ou bordaduras
40. A Moreia é indicada para formar maciços ou bordaduras. Fonte: Pinterest

40. Maranta

É difícil não se apaixonar pela riqueza de texturas da Maranta. Perfeita para compor a decoração de ambientes internos como varandas, sala de estar e sala de jantar. A planta se adapta muito bem em locais com pouca luz e quanto as regas procure realizar ao menos uma vez por semana.

A Maranta traz um toque de verde especial ao ambiente
41. A Maranta traz um toque de verde especial ao ambiente. Fonte: Pinterest

41. Chamaedora

A Chamaedora se trata de uma pequena palmeira. Seu cultivo pode ser feito em vasos ou diretamente no jardim. Se adapta muito bem em locais com meia-sombra ou luz indireta. Já as regas devem ser feitas ao menos duas vezes por semana.

A Palmeira Chamaedora cresce muito bem em ambientes internos
42. A Palmeira Chamaedora cresce muito bem em ambientes internos. Fonte: Pinterest

42. Peperômia

As folhas majestosas da Peperômia se destacam na decoração dos ambientes. Essa espécie é extremamente resistente e precisa de pouca luz e água para sobreviver. Para que a planta não pegue sol diretamente recomenda-se cultivá-la em ambientes internos como varanda e terraços.

A Peperômia precisa de pouca água e luz para sobreviver
43. A Peperômia precisa de pouca água e luz para sobreviver. Fonte: Pinterest

Viu, mesmo os jardineiros principiantes podem cultivar diversas plantinhas dentro de casa. Agora que já conheceu diversas espécies de plantas fáceis para cuidar, leia agora mesmo o texto “Floreira de Parede: +52 Modelos Charmosos Para Incluir na Decoração” e descubra qual o melhor modelo para o seu ambiente.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Dicas de flores para decoração de primavera. Fonte: Pexels

Decoração de Primavera: Dicas de Flores para Harmonizar o Ambiente

Aprenda como trazer a natureza para dentro de casa. Fonte: Dabito

7 Dicas Para Trazer a Natureza Para Dentro de Casa

Plantas Aéreas: Conheça os tipos, Como Cuidar e +50 Ideias para Decorar sua Casa

Aprenda dicas e truques de como plantar abacaxi em casa. Foto: MF Magazine MF Rural

Como Plantar Abacaxi: Truques e Dicas Fáceis Para Cultivar em Casa

Deixe um comentário

1 Comentário em "+42 Espécies de Plantas Fáceis de Cuidar Para Ter em Casa"

[…] Fonte: vivadecora Author: Nathalia Inson […]

wpDiscuz