Pinturas de casas sem segredos: passos importantes

Quem quer mudar completamente a cara de um cômodo sabe que pintar uma ou duas paredes de cores diferentes vai fazer com que o ambiente se transforme inteiramente sem a necessidade de grandes reformas. Sempre que possível contrate um profissional com experiência em pinturas de casas para te ajudar nessa tarefa, mas se você quer arregaçar as mangas e pintar suas paredes você mesmo, veja as dicas que separamos para te guiar nesse processo.

Veja como mudar seus ambientes investindo em pinturas de casas

Antes de qualquer coisa, prepare as paredes que vão receber a tinta. Nessa hora você pode lançar mão da massa corrida para que todos os pequenos buracos de pregos e imperfeições sejam cobertos. Depois disso, você deve lixar toda a área deixando-a mais lisa possível, isso vai fazer com que o resultado final da pintura seja o mais perfeito.

A preparação da pintura também é muito importante, principalmente se você vai pintar uma parede com uma cor completamente diferente das paredes do lado. Tire todos os móveis do cômodo e proteja bem o piso com uma lona. Não se esqueça de tirar também os espelhos das tomadas e dos interruptores e de proteger as maçanetas batentes de janela e porta, use papel alumínio ou fita crepe sem economia. tenha em mente que limpar a tinta seca depois vai ser muito mais trabalhoso do que perder algum tempo antes de começar a pintura.

Outra coisa que você precisa ter em mente quando pensar nas pinturas de cassas, é que a  escolha da cores também deve ser feita com cuidado, a quantidade necessária, naturalmente vai depender do tamanho das suas paredes. Meça a área, multiplicando a altura pela largura e pelo número de demãos que você pretende aplicar. Muitas marcas de tinta já indicam na própria lata qual a área que cobre. Lojas de material de construção e algumas de marcas fornecem uma ferramenta para esse cálculo em seu site.

Outra ferramenta interessante é que a mostra como ficará o ambiente com a cor pretendida. Isso pode ser muito útil se você tem dúvidas de como uma cor vai combinar com os móveis e acessórios que você já tem. Tome cuidado pois a cor da tinta da parede pode ficar diferente do que o tom que você viu no catálogo da loja. Por isso antes de fazer uma compra muito grande, a dica é adquirir uma lata pequena como amostra, normalmente elas estão disponíveis na loja em um quarto do galão, assim você pode testar a cor em uma pequena área da sua parede.

As pinturas de casas  propriamente ditas, não tem muito segredo. Deve ser feita sempre no sentido vertical, comece pela parte de cima da parede para que a tinta não respingue na área já pintada. Use pouca tinta por demão e tenha paciência, uma camada deve estar bem seca antes da aplicação da próxima.