1. Home
  2. Revista
  3. Cozinha
  4. Ilha com Cooktop: Confira as Vantagens +10 Ideias para se Inspirar

Ilha com Cooktop: Confira as Vantagens +10 Ideias para se Inspirar

A cozinha é um dos cômodos mais movimentados da casa, por isso, precisa ser planejada para se tornar confortável e funcional no dia a dia. Uma forma de fazer isso é investir em uma ilha com cooktop.

A ilha com cooktop garante uma área de trabalho maior. Para quem ama receber visitas em casa, ela também proporciona praticidade e conforto para socializar. 

E se você pensa em ter uma ilha para cozinha com cooktop e está em busca de referências para o seu projeto, basta continuar acompanhando nosso post. 

Você vai conferir projetos lindos de Mari Milani + Arquitetas, Daniela Funari Arquitetura, Mandril Arquitetura, Pitaco Arquitetura, Julia Oliveira – Jota Arquitetura, Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura, Camila Palladino Arquitetura e mais!

Afinal, quais são as vantagens da ilha com cooktop? 

A ilha de cozinha com cooktop tem inúmeras vantagens, especialmente em cozinhas modernas. Confira as principais neste tópico! 

Melhor aproveitamento do espaço

1. A ilha com cooktop é perfeita para quem quer aproveitar melhor cada pedacinho da cozinha – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Erika Urbino

Uma ilha com cooktop é uma solução inteligente para otimizar o espaço. Especialmente em cozinhas de conceito aberto, pois ela permite aproveitar melhor a área de preparo e armazenamento de alimentos. 

Design moderno e atraente

2. Ilha com cooktop + bancada marmorizada + eletrodomésticos em inox nesta cozinha moderna – Projeto: Daniela Funari Arquitetura | Foto: Sambacine

Incorporar um cooktop à ilha confere ao ambiente um visual contemporâneo. Como ponto central, a ilha se destaca, contribuindo para elevar o design da cozinha completa e moderna

Você pode escolher o estilo da ilha para que combine exatamente com o que você gosta, tornando a cozinha um espaço bem pessoal. Madeira, granito, quartzo e porcelanato são muito utilizados. 

O porcelanato é uma escolha versátil e sofisticada para ilhas com cooktop, oferecendo uma ampla gama de estilos, do clássico ao contemporâneo. 

Com sua alta durabilidade, resistência a manchas e fácil manutenção, se destaca como um material ideal para áreas de grande uso como a cozinha. 

Além disso, esse tipo de revestimento pode ser aplicado não apenas na ilha, mas também em pisos, paredes e bancadas

Facilidade na socialização

3. Ilha com cooktop é ideal para quem curte cozinhar sem se isolar dos demais – Projeto: Mandril Arquitetura | Foto: Mariana Orsi @marianaorsifotografia

Uma das grandes vantagens da ilha com cooktop é a facilidade de interação com familiares e convidados enquanto se cozinha. Esse layout promove um ambiente mais acolhedor e inclusivo, ideal para quem adora cozinhar sem se isolar dos demais.

Versatilidade no dia a dia 

4. Cozinha moderna e minimalista com detalhes em concreto, madeira e ilha com cooktop e assentos elegantes – Projeto: Mandril Arquitetura | Foto: Fotógrafo Mariana Orsi @marianaorsifotografia

Além de ser um local para cozinhar, a ilha pode servir diversos propósitos: desde um espaço adicional para refeições rápidas até um bar ou uma estação de trabalho extra. 

Iluminação focada

5. Ilha com cooktop marmorizada + móveis planejados + luminárias pendentes – Projeto: Leonice Alves

Viva Decora Profissionais
A possibilidade de instalar iluminação específica perto da ilha melhora a visibilidade durante o preparo dos alimentos. Luminárias pendentes ou spots direcionáveis são opções elegantes que complementam a iluminação geral da cozinha.

Essa também é uma solução bacana para realçar a beleza da ilha e criar uma atmosfera ainda mais convidativa e aconchegante, como a gente pode conferir no projeto da arquiteta Leonice Alves

Facilidade no preparo de pratos

6. Ilha com cooktop centraliza as atividades culinárias – Projeto: Daniela Funari Arquitetura | Foto: Mariana Camargo

A ilha com cooktop é prática para preparar comida porque centraliza as atividades culinárias, permitindo a interação com outras pessoas enquanto você cozinha. Ela também otimiza o espaço, integrando áreas de preparo e cozimento em um único local. 

Isso facilita o acesso a ingredientes e utensílios, tornando o processo de preparação de alimentos mais eficiente. Além disso, a configuração aberta da ilha melhora a circulação, evitando aglomerações e tornando a experiência culinária mais dinâmica.

Quais são os modelos de ilha com cooktop?

Agora que você conhece as vantagens de se ter uma ilha com cooktop para sua cozinha, é preciso definir qual modelo se encaixa no seu ambiente. Confira os principais tipos e saiba como escolher o mais adequado para o seu lar!

Ilha com cooktop 

7. Cozinha planejada grande decorada com ilha com cooktop – Projeto: Pitaco Arquitetura | Foto: Felco

A ilha com cooktop se adapta bem tanto em cozinhas pequenas quanto grandes. Em espaços menores, ela é compacta e prática, ajudando a economizar espaço. 

Para quem gosta de cozinhar e tem mais espaço, uma ilha maior oferece bastante área para preparar as refeições. Em suma, é uma opção versátil para qualquer cozinha. 

Ilha com cooktop e pia

8. Decoração com bancada em tons amadeirados + cozinha com pia e cooktop – Foto: Fernanda Marchette Arquitetura

A ilha de cozinha com pia e cooktop é perfeita para quem quer uma cozinha funcional e dinâmica. Com ela, você ganha uma bancada gourmet completa para suas atividades na cozinha. 

No entanto, é preciso lembrar que a ilha de cozinha com pia e cooktop é adequada para cozinhas grandes, pois ela costuma ter uma dimensão bem maior. Mas, isso não é uma regra. 

Ilha com cooktop e bancada

9. Ilha com cooktop + bancada + cadeiras azul royal – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: Dam Mol

Para quem deseja um espaço gourmet, a ilha com cooktop e bancada é ótima, pois combina área de preparo e espaço para refeições com banquetas. 

Outra boa escolha é a ilha com cooktop e mesa, especialmente útil em cozinhas integradas à sala de jantar, facilitando o convívio. 

Em cozinhas grandes, é possível unir cooktop, mesa e bancada na mesma ilha, oferecendo mais funcionalidade e lugares para se sentar, tornando o ambiente ainda mais versátil e convidativo.

Como funciona a instalação da ilha com cooktop?

10. Ilha com cooktop em uma cozinha pequena, mas prática para o dia a dia – Projeto: Camila Palladino Arquitetura | Foto: Samantha Martins / MM Foto e Filmagem

A ilha de cozinha com cooktop é o sonho de muita gente, pois, como pode conferir, você ganha uma cozinha moderna, prática e funcional. No entanto, é preciso ter atenção a alguns pontos antes de investir nesse tipo de projeto. 

Primeiramente, lembre-se que, ao fazer a instalação do cooktop na ilha de cozinha, você deve ter um ponto de gás, caso seja um cooktop a gás, ou um ponto de energia, caso seja um cooktop elétrico

Outro ponto a ser levado em consideração é a instalação de uma coifa para evitar que o cheiro e a fumaça dos alimentos se espalhem pela casa toda.

Para isso, será necessário ter um duto de ventilação. Toda a estrutura da cozinha deve ser avaliada para receber esses elementos. 

Assim, vale a pena consultar um profissional especializado para ter certeza de que está fazendo as escolhas certas para o seu ambiente. 

E aí, gostou de saber mais sobre a ilha com cooktop? Agora que sabe mais sobre o assunto, conheça a Viva Decora Shop, a melhor loja para você construir ou reformar a cozinha de seus sonhos!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Altura de Bancada de Cozinha: +10 Ideias para o Seu Projeto

Balcão de Cozinha: Confira +11 Modelos Para Incluir no Seu Projeto

Cozinha Branca: Saiba Como Decorar +20 Modelos Inspiradores

Pia de Granito: +20 Ideias para Sua Pia de Cozinha e Banheiro

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz