1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Jardim de Suculentas: Tipos, Como Cultivar, +67 Ideias Lindas

Jardim de Suculentas: Tipos, Como Cultivar, +67 Ideias Lindas

O jardim de suculentas é tendência na decoração e sua presença pode transformar o ambiente da sua casa ou estabelecimento comercial. Seja estrutura em lindo jardins verticais, compondo belos arranjos em vasos, formando bordaduras ou forrando o solo do seu quintal não importa, as suculentas chegaram para ficar.

Pequenas no tamanho, mas grandiosas na resistência, a composição de um jardim de suculentas encanta os olhos de quem vê, seja por meio da mistura de cores, texturas ou pela combinação com outras espécies. Confira agora dicas, informações e inúmeros ambientes que receberam de braços abertos a presença do jardim de suculentas.

O jardim de suculentas forma um arranjo lindo

1. O jardim de suculentas forma um arranjo lindo. Fonte: Pinterest

Suculentas: Traga mais verde para o seu ambiente

As suculentas são lindas, fofas, charmosas, gordinhas…logo é impossível não se apaixonar por elas. Sua estrutura folicular exige poucas regas e a maioria das espécies crescem pouco, ficando pequeninas mesmo depois de “adultas”.

Na natureza é possível encontrar as mais lindas flores de suculentas com formas, texturas e cores distintas. Segundo especialistas mais de 60 espécies já foram registradas e em meio a essa diversidade exuberante, separamos abaixo 5 tipos de suculentas que você pode facilmente cultivar dentro de casa.

Conheça 5 tipos de suculentas para cultivar em casa

1. Echeveria ou Rosa de Pedra

A Echeveria é uma planta herbácea suculenta com folhas carnosas dispostas em formato gráfico que se assemelham a uma rosa tradicional, daí o nome popular Rosa de Pedra. Sua coloração é exótica, podendo ser encontrada nas cores verde azulada e também em tons mais escuros, com toques castanhos. Seu crescimento é relativamente rápido e seu tamanho pode variar de 5cm a 20cm.

Echeveria é um tipo de suculenta

2. Echeveria é um tipo de suculenta. Fonte: Pinterest

2. Rabo-de-Burro

O Rabo-de-Burro, também conhecido como dedinho-de-moça é uma suculenta nativa do México. Sua folhas são bem carnosas e apresentam um formato inusitado o que torna esse planta muita diferenciada quando comparada a outras espécies de suculentas. Sua estrutura folicular pendente chama atenção, o que torna o seu cultivo em vasos suspensos e altos a grande atração da casa. Sua flores podem variar entre tons de verde e amarelo, e são sempre muito pontiagudas.

Rabo de Burro pertence a família das suculentas

3. Rabo de Burro pertence a família das suculentas. Fonte: Pinterest

3. Rosa Negra

O Zwartkop popularmente conhecido como Rosa Negra é uma suculenta com estrutura folicular similar a uma rosa. Essa suculenta adora ficar sob sol pleno, por isso seu crescimento é rápido quando cultivada em jardins e quintais aos ar livre. No inverno, a rosa negra produz flores amarelas que criam um belo e encantador contraste com suas folhas escuras.

Rosa negra é um tipo de suculenta existente na natureza

4. Rosa negra é um tipo de suculenta existente na natureza. Fonte: Pinterest

4. Zebra

A zebra é uma suculenta com folhas em tom verde-escuro pontiagudas, com listras brancas. Seu crescimento, ao contrário da Rosa de Pedra é mais lento. Esse suculenta apesar de gostar do sol, não deve ficar expostas diretamente ao sol na época de verão. Sua estrutura folicular é bem resistente, podendo suportar períodos de seca intenso, contudo, o excesso de água pode matá-la. Para a propagação da espécie basta destacara suas mudas novas e replantá-las em outro ambiente.

Cacto Zebra é um tipo de suculenta

5. Cacto Zebra é um tipo de suculenta. Fonte: Pinterest

5. Colar de Pérolas

O colar de pérolas é uma suculenta que pode ser cultivada de forma rasteira ou como pendente, igual a espécie de rabo-de-burro. Sua folhas são de cor verde e podem assumir um tom bem mais claro durante a época do verão, uma vez que sua estrutura folicular fica diretamente exposta ao sol pleno.

Colar de Pérolas é um tipo de suculenta

6. Colar de Pérolas é um tipo de suculenta. Fonte: Pinterest

Jardim de suculentas no chão

As suculentas quando cultivadas em vasos são fáceis de cuidar, uma vez que a drenagem do recipiente quando bem estruturada propicia condições ideias para que a plantinha se desensolva de forma saudável e bela. No entanto, na possibilidade de criar lindas bordaduras e forrações no solo o jardim de suculentas no chão dá um show a parte.

O jardim de suculentas no chão deve ser cultivado principalmente em solos onde a necessidade de conservação de água é um ponto a ser levado em consideração.  No entanto, se atente quanto a preparação do solo, pois o mesmo deve apresentar uma boa taxa de drenagem, para garantir a beleza e a saúde das suculentas. Isso porque, raízes de suculentas que ficam sem acúmulos de água seguramente irão apodrecer.

É possível formar lindas forrações com o jardim de suculentas

7. É possível formar lindas forrações com o jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Jardim de suculentas e pedras

Durante a execução de um projeto paisagístico você pode reunir elementos vegetais e elementos não-vegetais Seja para decorar vasos, estruturar caminhos, ou complementar a forração do solo, as pedras podem exercer um papel interessante nessa composição. Em um jardim de suculentas e pedras, por exemplo, dependendo da cor das pedras decorativas utilizada, as flores das suculentas podem se destacar ainda mais no jardim.  

A pedra dolomita branca é muito utilizada para forração de jardins. Isso acontece, pois sua estrutura robusta e sua tonalidade branca realça toda e qualquer planta que faça parte da sua composição paisagística. Na imagem abaixo, observe como as flores das suculentas se destacaram ainda mais com a presença das pedras brancas.

Jardim de suculentas e pedras brancas realçam a cor de cada flor

8. Jardim de suculentas e pedras dolomitas brancas realçam a cor de cada flor. Fonte: Pinterest

 Jardim de cactos e suculentas

O jardim de cactos e suculentas tem um lugar especial no coração daqueles que gostam de praticidade no dia a dia. Isso porque, tanto o cultivo das suculentas como o cultivo dos cactos não exigem muitos cuidados. No entanto, é necessário que o solo esteja bem preparado para que a drenagem seja feita da melhor forma possível.

A versatilidade é tão grande que é possível criar um jardim de suculentas e cactos nos lugares mais inusitados. Na imagem abaixo, pequenas mudas de cactos e suculentas foram plantadas no espaço vazado do tronco de madeira.

Jardim de cactos e suculentas cultivadas em troncos de madeira

9. Jardim de cactos e suculentas cultivadas em troncos de madeira. Fonte: Pinterest

Mini jardim de suculentas

Para aqueles que não dispõem de muito tempo ou espaço para cultivar um canteiro de flores, o mini jardim de suculentas se torna uma excelente opção de decoração para sua casa, pois as flores suculentas são duráveis e não exigem muita manutenção, basta expor seu mini jardim de suculentas por algumas horas durante o dia e regar em dias alternados durante a semana.

O vaso redondo de resina foi utilizado como suporte para o mini jardim de suculentas

10. O vaso redondo de resina foi utilizado como suporte para o mini jardim de suculentas. Fonte: Aliexpress

O mini jardim de suculentas pode ser utilizado na decoração de quarto, banheiro, sala de estar, sala de jantar, cozinha, varanda e até em estabelecimentos comerciais sobre a mesa de trabalho. Na composição dos arranjos os potes de vidro podem trazer um charme a parte, por isso use e abuse da vidraçaria esquecida dentro de casa.

Os potes de vidro podem ser utilizados para montar um lindo mini jardim de suculentas

11. Os potes de vidro podem ser utilizados para montar um lindo mini jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Jardim vertical de suculentas

Com os imóveis cada vez menores, fica até difícil pensar na possibilidade de cultivar flores dentro de casa., não é mesmo? No entanto, com o passar do tempo novas propostas de decoração natural passaram a ser incorporados no mercado e o jardim vertical é um exemplo disso.

O jardim vertical de suculentas, por exemplo, além de sua estrutura se adaptar as diferentes medidas do seu cômodo é composto por mudinhas mais resistentes e que não exigem de tantos cuidados. Logo, uma coisa é certa, os jardins verticais chegaram para ficar. E caso você queira incluir essa belezinha dentro da sua casa ou estabelecimento comercial saiba que com muita criatividade e pouco dinheiro é possível criar lindas e engenhosas peças para compor seu jardim vertical.

Monte um jardim vertical com suculentas utilizando um pallet de madeira

12. Monte um jardim vertical com suculentas utilizando um pallet de madeira. Fonte: Consumo Social

Confira 6 ideias geniais para montar seu jardim vertical de suculentas com pouco dinheiro

  • Estruture seu jardim vertical de suculentas com auxílio de uma sapateira de plástico;
  • As latas de alumínio esquecidas pela casa podem compor um lindo jardim vertical;
  • Reaproveite garrafas de plástico e tocos de madeira e estruture seu jardim vertical;
  • Tubos de PVC podem servir de suporte para suas plantas e compor um lindo jardim vertical;
  • A estrutura de um palete de madeira pode servir de base para o seu jardim vertical
  • Galochas coloridas presas na parede de madeira podem compor um lindo e criativo jardim vertical de suculentas.
Jardim de suculentas estruturado em uma sapateira de plástico

13. Jardim de suculentas estruturado em uma sapateira de plástico. Fonte: Catraca Livre

Como fazer um jardim de suculentas

Ter um jardim de suculentas em casa é a escolha certa, principalmente para aquelas pessoas esquecidas, pois suas estruturas foliculares são bem resistentes, precisam de pouca água e poucos cuidados no dia a dia. Então, que tal reservar um cantinho especial na sua casa e aprender agora mesmo como fazer um jardim de suculentas lindo? Confira abaixo um tutorial simples de como como fazer mudas de suculentas em casa.

Como fazer mudas de suculentas

  1. Separe folhas de suculentas em perfeito estado;
  2. Reserve um recipiente e misture 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedras pequenas;
  3. Coloque sutilmente as folhas das suculentas selecionadas sobre a mistura da terra e não molhe na primeira semana;
  4. Leve o recipiente até um local arejado e iluminado, onde o mesmo ficará pelas próximas semanas;
  5. Nas semanas seguintes, molhe de 1 a 2 vezes por semana as folhas com conta gotas;
  6. Continue regando sutilmente as folhas da suculenta, até perceber pequenas raízes brotando da folha antiga;
  7. Por fim, é só continuar cuidando e quando a estrutura folicular estiver maior replantá-la em um vaso maior.
Como fazer um jardim de suculentas

14. Como fazer um jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Como cuidar de um jardim de suculentas

Mesmo que o jardim de suculentas não necessite de grandes cuidados, devemos estar atentos quanto as necessidades básicas das plantinhas, as quais estamos cultivando. Isso porque, grande parte das pessoas pensam que pelo fato das suculentas não necessitarem de muitos cuidados, podem deixá-la de lado. Mas não é bem assim, pois se esquecermos de regar ou expor as mudinhas a luz natural ao menos uma vez por semanas, elas irão morrer.

Aqui, vai uma orientação valiosa. As suculentas da família roxa ou laranja melhor se adaptam aos  ambientes externos, enquanto as suculentas da família verde melhor se desenvolvem em ambientes internos.

Confira 5 dicas de como cuidar de um jardim de suculentas

  • Procure preencher o vaso com solo que apresente boa taxa de drenagem;
  • Retire qualquer folhinha seca para que a suculenta cresça de forma saudável;
  • Evite deixar sua suculenta exposta diariamente ao sol pleno para que suas folhas não sequem ou queimem;
  • Troque o composto do solo ao menos uma vez por ano, pois essa ação ajuda no crescimento das suculentas;
Como cuidar de um jardim de suculentas

15. Como cuidar de um jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Confira +52 ideias para jardim de suculentas

Tela aramada ajuda a sustentar o jardim vertical de suculentas

16. Tela aramada ajuda a sustentar o jardim de suculentas vertical. Fonte: Pinterest

Jardim de suculentas mescla cores e texturas

17. Jardim de suculentas mescla cores e texturas. Fonte: Pinterest

O vaso de barro faz parte da composição do jardim de suculentas

18. O vaso de barro faz parte da composição do jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Vasos suspenso com diversos tipos de suculentas

19. Vasos suspenso com diversos tipos de suculentas. Fonte: Pinterest

Utilize letras decorativas para compor um lindo jardim de suculentas

20. Utilize letras decorativas para compor um lindo jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Banheiro branco com gabinete marrom e jardim de suculentas

21. Banheiro branco com gabinete marrom e jardim de suculentas. Fonte Projeto por Bianchi & Lima Arquitetura

Arranjo apaixonante feito com suculentas

22. Arranjo apaixonante feito com suculentas. Fonte: Etsy

Vaso delicado com diferentes flores de suculentas

23. Vaso delicado com diferentes flores de suculentas. Fonte: Pinterest

Vaso de barro com flor de suculenta

24. Vaso de barro com flor de suculenta. Fonte: Terral

Jardim vertical de suculentas traz frescor ao ambiente

25. Jardim de suculentas vertical traz frescor ao ambiente. Fonte: Pinterest

Jardim de suculentas encanta a decoração desse ambiente

26. Jardim de suculentas encanta a decoração desse ambiente. Fonte: Pinterest

O vaso branco realça as cores das suculentas

27. O vaso branco realça as cores do jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Arranjo de suculentas complementam o espaço vazado da letra M

28. Arranjo de suculentas complementam o espaço vazado da letra M. Fonte: Pinterest

Mini jardim de suculentas para decorar os ambientes internos de casa

29. Mini jardim de suculentas para decorar os ambientes internos de casa. Projeto por Bianchi & Lima Arquitetura

Vasos de barro com jardim de suculentas

30. Vasos de barro com jardim de suculentas. Projeto por Buji Decoração Reuso

Vasos de concreto com jardim de suculentas

31. Vasos de concreto com jardim de suculentas. Projeto por Zark Studio Lab

Mini tutorial sobre como montar um jardim vertical de suculentas

32. Mini tutorial sobre como montar um jardim de suculentas vertical. Fonte: Pinterest

Arranjo especial formado pela composição de diferentes flores de suculentas

33. Arranjo especial formado pela composição de diferentes flores de suculentas. Fonte: Pinterest

Passo a passo simples de como montar um jardim vertical de suculentas

34. Passo a passo simples de como montar um jardim de suculentas vertical. Fonte: Pinterest

O jardim de suculentas foi fixado em uma moldura com tom azul tiffany

35. O jardim de suculentas foi fixado em uma moldura com tom azul tiffany. Fonte: Rolling Greens

O jardim de suculentas forma a composição de dois quadros no ambientes

36. O jardim de suculentas forma a composição de dois quadros no ambientes. Fonte: Etsy

Jardim de suculentas e pedras

37. Jardim de suculentas e pedras. Fonte: Pinterest

Jardim de suculentas montado sobre a estrutura metálica de uma cadeira

38. Jardim de suculentas montado sobre a estrutura metálica de uma cadeira. Fonte: Blog Yourgreatfinds

Diferentes tipos de flores de suculentas

39. Diferentes tipos de flores de suculentas. Fonte: Southern Living

O casco da tartaruga recebeu uma jardim de suculentas especial

40. O casco da tartaruga recebeu uma jardim de suculentas especial. Fonte: Pinterest

O jardim de suculentas complementa a estrutura da palavra LOVE

41. O jardim de suculentas complementa a estrutura da palavra LOVE. Fonte: Etsy

O jardim de suculentas e pedras encanta a decoração do ambiente

42. O jardim de suculentas e pedras encanta a decoração do ambiente. Fonte Pinterst

Utilize troncos de madeira como base para seu jardim de suculentas

43. Utilize troncos de madeira como base para seu jardim de suculentas. Fonte: 1001 Ideias

Reaproveite a estrutura de vaso quebrado e monte um mini Jardim de suculentas

44. Reaproveite a estrutura de vaso quebrado e monte um mini jardim de suculentas. Fonte: Sítio das Suculentas

Mini jardim de suculentas montadas em potes de vidro

45. Mini jardim de suculentas montadas em potes de vidro. Fonte: Pinterest

O jardim de suculentas no chão forrou a base da árvore

46. O jardim de suculentas no chão forrou a base da árvore. Fonte: Pinterest

Reaproveite um pote de vidro para fazer um terrário e um mini jardim de suculentas

47. Reaproveite um pote de vidro para fazer um terrário e um mini jardim de suculentas. Fonte: Leart Verde

Conjunto de bule e xícaras foram um lindo arranjo de suculentas

48. Conjunto de bule e xícaras foram um lindo arranjo de suculentas. Fonte: Pinterest

Forme um lindo jardim de suculentas com um pedaço de madeira

49. Forme um lindo jardim de suculentas com um pedaço de madeira. Fonte: Claudia Regina La Calle

Forme um lindo jardim de suculentas no seu quintal

50. Forme um lindo jardim de suculentas no seu quintal. Fonte: Revista Metropole

Jardim de suculenta montada em um suporte artesanal

51. Jardim de suculentas montada em um suporte artesanal. Fonte: Vanderlei Paisagista

Jardim de suculentas montado em vaso de fibra de coco

52. Jardim de suculentas montado em vaso de fibra de coco. Fonte: Meu Dedo Verde

Suporte criativos para formar um lindo jardim de suculentas

53. Suporte criativos para formar um lindo jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Tubos de PVC foram utilizados para compor esse arranjo de suculentas

54. Tubos de PVC foram utilizados para compor esse arranjo de suculentas. Fonte: Pinterest

Arranjo de suculentas compõe o espaço vazado desse quadro

55. Arranjo de suculentas compõe o espaço vazado desse quadro. Fonte: Meu Dedo Verde

Suculentas formam um lindo arranjo de coração

56. Suculentas formam um lindo arranjo de coração. Fonte: Pinterest

Suporte criativo para suculentas

57. Suporte criativo para o jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Blocos de cimento foram utilizados para estruturar o jardim de suculentas

58. Blocos de cimento foram utilizados para estruturar o jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

A técnica de kokedama permite criar lindos arranjos

59. A técnica de kokedama permite criar lindos arranjos. Fonte: Pinterest

Mini jardim de suculentas foi montado em caixas de madeira

60. Mini jardim de suculentas foi montado em caixas de madeira. Fonte: Sgplants

Mini jardim de suculentas montadas em potes de vidro

61. Mini jardim de suculentas montadas em potes de vidro. Fonte: Pinterest

Mini jardim de suculentas para presentear amigos e familiares

62. Mini jardim de suculentas para presentear amigos e familiares. Fonte: Jardim de Barro

O jardim de suculentas no chão forrou a base da árvore

63. O jardim de suculentas no chão forrou a base da árvore. Fonte: Pinterest

Reaproveite peças de porcelana e monta um lindo jardim de suculentas

64. Reaproveite peças de porcelana e monta um lindo jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Reaproveite um pote de vidro para fazer um terrário e um mini jardim de suculentas

65. Reaproveite um pote de vidro para fazer um terrário e um mini jardim de suculentas. Fonte: Leart Verde

Reutilize vasos de casa para montar um mini jardim de suculentas

66. Reutilize vasos de casa para montar um mini jardim de suculentas. Fonte: Essência da Terra

Utilize meia casca de coco seco para montar seu mini jardim de suculentas

67. Utilize meia casca de coco seco para montar seu mini jardim de suculentas. Fonte: Pinterest

Confira também:

cymbidium - detalhe de cymbidium - Mein Schöner Garten

Cymbidium: +40 Ideias Para Cultivar Essa Linda Orquídea

Traga cor para os ambientes incluindo mini vasos com flores de gérbera

Gérbera: Descubra Tudo Sobre Essa Flor Silvestre Encantadora

palmeira fênix - jardim com palmeiras  - Plant Clearance

Palmeira Fênix: +42 Lindos Modelos e Dicas Incríveis Para Cultivo

lamarcon-mini-orquídeas-para-decoracao

Mini Orquídea: +48 Fotos, Como Cuidar e Lista de Espécies para Cultivar

Deixe um comentário

1 Comentário em "Jardim de Suculentas: Tipos, Como Cultivar, +67 Ideias Lindas"

[…] Vertical Artificial: +62 Projetos Encantadores Para Se Inspirar Jardim de Suculentas: Tipos, Como Cultivar, +67 Ideias Lindas Petúnia: Significado, Tipos, Como Cultivar +65 Fotos Bambu da Sorte: Prosperidade e Boas Energias […]

wpDiscuz