1. Home
  2. Revista
  3. Modelos de casa
  4. 10 dicas para deixar sua kitnet maior

10 dicas para deixar sua kitnet maior

Kitnet é uma adaptação da palavra kitchenett, de origem inglesa, e quer dizer “pequena cozinha”. Também conhecido como quitinete, conjugado, JK ou simplesmente kit, este tipo de apartamento costuma ser a primeira moradia de muita gente, estudantes longe de casa, solteiros e até casais.

E não se engane, para conseguir aproveitar com inteligência cada espacinho disponível, decoração não é luxo, é necessidade, mas não precisa se preocupar, isso não quer dizer que vai ser preciso gastar muito. Separar as áreas de uma kitnet de acordo com as suas funções, costuma ser o modo mais inteligente e barato de decorar e organizar um apartamento deste tamanho.

Veja as dicas que separamos para quem deseja deixar seus poucos metros quadrados com sensação de mansão.

1- Vai planejar? Comece pela cama
Sim! Sua cama é o que vai ditar como você vai aproveitar os espaços na sua kit, mesmo que não exista a divisão clara do quarto, é a cama que determina onde fica este ambiente. Procure deixa-la o quanto mais longe da porta e da cozinha que conseguir, manter a cama próxima à janela, pode ser uma boa ideia.

tapete kit
42477-quarto-loft-mulher-moderna-isabela-bethonico-viva-decora

2- Aposte nos móveis multiuso
Com pouco espaço é preciso ser estratégico, procure móveis que possam desenvolver mais de uma função. Uma cama bau, por exemplo, ajuda a contornar a falta de espaço para guardar roupa de cama e acessórios grandes como malas, por exemplo. Pufes com espaço de armazenamento também são uma mão na roda para guardar acessórios que precisam estar à mão.
kit06 kit_bau

3- Use acessórios para ganhar um pouco de privacidade
Se você quer dividir o espaço da sua kit entre sala e quarto, por exemplo, pode lançar mão de acessórios como cortinas ou ainda estantes. As peças vazadas vão deixar a luz passar caso apenas um dos lados tenha uma janela disponível. Para separar o ambiente da cozinha, por exemplo, você também pode usar móveis como carrinhos e bancadas, além de acessórios como tapetes.
kit09 kit2

4- Use os espaços da parede
Aproveite toda a área da parede para armazenar e pendurar o que você puder. Prateleiras, armários e até ganchos vão ser seus melhores amigos. Mesmo em uma kit alugada, o investimento na recuperação da parede na entrega do imóvel, vai valer a pena.
kitnet2

quitenete

5 – Móveis fáceis de combinar
Na hora de decorar sua kit, considere que você está arrumando apenas um ambiente. Desta forma fica mais fácil combinar os móveis e acessórios usados no apartamento todo. Procure seguir o mesmo estilo para a maioria das peças e dificilmente você vai errar.
kit igual
kit espaço

6 – Organização é lei
Em espaço pequeno não tem choro! Manter tudo organizado sempre é lei! No caso das kitnets, que não possuem parede, a obrigação dobra. Nada de deixar louça suja na pia da cozinha, ela vai ser vista do sofá e da cama. Considere também, se possível investir em armários com portas ao invés de araras ou prateleiras, a sensação de organização vai compensar.

kit3

kit04

7 – Considere suas necessidades de verdade
Antes de sair comprando todos os móveis, pare e pense de verdade em todas as suas necessidades e atividades dentro de casa. Se você não recebe muitos amigos e sempre come no sofá, mas estuda e trabalha em casa, pode substituir uma mesa de jantar ou bancada de refeições por uma mesa que sirva de home office.
kitnet1

8 – Deixe espaço para a luz natural
Esta é uma dica básica e serve basicamente para apartamentos de qualquer tamanho, mas se torna ainda mais necessária quando falamos de kitnets. A luz natural é importante para deixar o ambiente mais claro e por consequência mais agradável. Procure não deixar que móveis grandes atrapalhem a distribuição da luz pela casa.
kit_estante

9 – Cores claras, espelhos e continuidade
Estes truques são básicos e sempre usados quando o assunto é aumentar a sensação de espaço em ambientes pequenos. Cores claras nas paredes e nos móveis deixam qualquer kit maior, espelhos grandes nas paredes duplicam a sensação de espaço e a continuidade do visual, conquistado com a mesma cor nas paredes e o mesmo piso em todos os ambientes garantem uma sensação de mansão na menor das kitnets.

68492-sala-de-estar-doc-capote-valente-cilene-monteiro-lupi-viva-decora

cama kitnet

10 – Aproveite cada cantinho
Use todos os espaços que conseguir aproveitar. Encostar a cama na parede ao invés de deixar espaço para um criado mudo vai garantir bons centímetros a mais para acomodar os seus outros móveis, por exemplo.

estante_kit
2508-sala-de-jantar-projeto-i-sartori-design-sartori-design-viva-decora

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Casa na árvore com escada circulando a árvore

Casa na Árvore: +35 Modelos Para Você Se Inspirar!

decoração apartamento pequeno com cores claras

Apartamento Pequeno: Acerte no Tipo de Decoração do Imóvel

Studio com visual neutro e quadro em destaque

5 Dicas Infalíveis Para Decorar o Seu Studio

Luminária de madeira ao lado de poltrona preta Projeto de Arca Loja Conceito

Luminária de Madeira: Tutorial com 9 Passos +59 Inspirações Lindas

Deixe um comentário

3 Comentários em "10 dicas para deixar sua kitnet maior"

[…] post original Um kitnet para chamar de seu veio do Loucos por […]

Luciene

Eu amei todas a dicas relacionadas a decoração de kit nets

[…] 10 dicas para deixar sua kitnet maior […]

wpDiscuz