1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Mostra do MAM SP Apresenta Projeto de Lina Bo Bardi para Reforma do Museu

Mostra do MAM SP Apresenta Projeto de Lina Bo Bardi para Reforma do Museu

Lina Bo Bardi e o MAM no Parque: mostra fica aberta ao público até 28 de janeiro de 2024 – Foto: Divulgação

Celebrando seus 75 anos, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta uma exposição que destaca a reforma feita por Lina Bo Bardi no início dos anos 1980 e seu impacto.

Com curadoria de Gabriela Gotoda e Pedro Nery, a mostra, intitulada “Lina Bo Bardi e o MAM no Parque”, está em exibição na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida e vai seguir aberta ao público até 28 de janeiro de 2024.

Enquanto a equipe do museu fazia uma avaliação sobre a catalogação e do recondicionamento dos materiais de arquitetura do acervo, foi localizado um desenho de Lina Bo Bardi entre os documentos.

O achado fez com que o MAM retomasse a pesquisa sobre a reforma que Lina propôs e entregou ao museu há 40 anos. Na mostra, esse desenho está ao lado de outros materiais que foram reunidos, como planta, fotos de maquete e outros documentos.

Lina Bo Bardi e o MAM no Parque: Gabriela Gotoda e Pedro Nery são os curadores da exposição – Foto: MAM SP

“O museu decidiu incorpor o desenho ao acervo, junto às demais obras em papel da sua coleção. Com isso, além de promover a pesquisa em torno da arquitetura de museus e, especialmente, da arte moderna, buscamos compreender melhor o trabalho e a herança deixada por Lina que, com o êxito da sua marca museográfica, transformou o MAM num espaço contínuo com o Parque Ibirapuera”, afirmam Gabriela Gotoda e Pedro Nery no texto curatorial.

Sobre o MAM SP

Ao longo de sua história, o MAM se estabeleceu em diversos espaços. Em seus primeiros anos, o museu esteve no edifício dos Diários Associados na Rua Sete de Abril, na região central de São Paulo, em um espaço adaptado pelo arquiteto Vilanova Artigas.

Depois, o MAM ocupou uma parte do Pavilhão Matarazzo a partir de meados dos anos 1950, época em que a Bienal de SP ainda era um evento do museu.

Após a doação de seu acervo à USP, o museu passou por um período de reorganização e reabriu em 1969 em uma nova sede: o espaço instalado sob a marquise do Parque Ibirapuera, onde está até hoje.

O local integra o conjunto arquitetônico do Parque desde a sua fundação em 1954. Após abrigar o Museu de Cera até, pelo menos, o ano seguinte, recebeu a exposição Bahia no Ibirapuera, de Lina Bo Bardi e Martim Gonçalves, em 1959 e, depois, foi usado por quase uma década como depósito da Bienal.

A partir da concessão para uso do edifício atribuída pela prefeitura em 1968, o MAM convidou Giancarlo Palanti para reformar o pavilhão que se tornaria a sede do museu.

Mas, foi apenas com a reforma projetada por Lina Bo Bardi (com colaboração de André Vainer e Marcelo Ferraz) em 1982, que o museu executou a fachada de vidro que transformou a sua relação com o Parque Ibirapuera.

O MAM SP conta com salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante, além de uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca do museu.

Serviço:

  • Período expositivo: até 28 de janeiro de 2024
  • Endereço: Museu de Arte Moderna de São Paulo (Biblioteca Paulo Mendes de Almeida) – Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n.º — Portões 1 e 3) Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30) Ingressos: R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser
  • Acesso para pessoas com deficiência
  • Mais informações: https://mam.org.br/ 

*Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de São Paulo, com identificação; amigos e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Projeto: LP+A | Coworking revestido com o revestimento Confete WH NAT 100x100cm

Ceusa Está Presente na 37ª Edição da CASACOR SP

Decoração Escandinava: Conheça o Estilo e 8 Dicas Para Fazer no Seu Lar

Microapartamentos: O Que São, Vantagens e Dicas Para Fazer Um Bom Projeto

Cantinho do Café: +10 Ideias Criativas Para Você Montar o seu Espaço

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36