1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Lustre: +100 Inspirações de Lustres e Pendentes para Iluminar sua Casa

Lustre: +100 Inspirações de Lustres e Pendentes para Iluminar sua Casa

Você sabia que a iluminação é um dos fatores mais importantes na decoração? E que é imprescindível escolher um lustre adequado e que contribua com o estilo do ambiente?

Graças à grande variedade de modelos de lustres, você pode escolher um modelo diferente para cada cômodo. É só usar sua criatividade para decorar e iluminar sua casa! 

Mas para você fazer a escolha certa, confira nossas dicas e inspirações lindas de ambientes com os mais variados modelos de lustres

Sala de jantar com lustre cobre redondo
1. Sala de jantar com lustre cobre redondo – Via: Pinterest

Como escolher os lustres e pendentes? 

O primeiro passo é conhecer seu espaço e já ter em mente o estilo de decoração do ambiente. O lustre de teto é um dos toques finais da decoração, então compre apenas quando tiver os móveis e as cores definidos. Desta forma, você garante a harmonia em todos os detalhes.  

O tamanho do lustre deve ser proporcional ao espaço. Portanto, no caso de um quarto pequeno, o lustre pequeno e simples é a melhor opção para complementar essa decoração. Por outro lado, numa sala grande e espaçosa, seria preciso mais de um lustre de teto grande para deixar o ambiente bem iluminado. Percebe a diferença? 

Abaixo, como se trata de uma sala pequena, apenas um lustre branco (combinando com o estilo clean e elegante do cômodo integrado) foi o bastante para iluminar o local.  

Decore a sala de jantar com um lustre adequado para o ambiente
2. Decore a sala de jantar com um lustre adequado para o ambiente – Via: Casa Abril

Quanto às cores, priorize a paleta de cores usada na decoração, sem ousar demais na escolha. Por exemplo: um ambiente industrial, com elementos em tons de rosa e metalizados, fica ainda mais lindo com lustre cobre para destacar a combinação de cores. 

Na dúvida, aposte nos lustres e pendentes neutros. Não tem erro!

Embora muitos considerem o preto como algo neutro, tenha cuidado ao escolher um lustre preto para decorar seu ambiente. Como se trata de uma cor sóbria e forte, ela pode destoar de um ambiente clean e elegante. Então use o lustre preto apenas quando outros móveis tiverem essa cor, como feito no exemplo abaixo. 

O lustre preto é a melhor opção para ambientes com móveis da mesma cor
3. O lustre preto é a melhor opção para ambientes com móveis da mesma cor – Via: Pinterest

Para você entender melhor sobre como combinar o estilo da decoração com o lustre, veja abaixo os diferentes modelos de lustres e pendentes e escolha o que você mais se identifica: 

Modelos de Lustres e pendentes 

Lustre grande, pequeno, retrô, candelabro… Variedade não falta quando o assunto é lustre de teto. Conheça os tipos e pegue as melhores dicas sobre o assunto. 

Lustre candelabro 

O lustre candelabro costumava ser a principal alternativa para decorar ambientes com muito requinte e luxo – especialmente o lustre de cristal. 

Com o tempo, o lustre candelabro passou a ser feito de outros materiais, como acrílico e madeira. Agora, você pode usá-lo tanto em ambientes modernos, quanto nos mais românticos e com ares retrô – você escolhe! 

Como o lustre candelabro costuma ser maior do que os outros, principalmente os modelos de lustre de cristal, o ideal é que você o deixe em destaque na decoração.

Sala de estar com lustre candelabro
4. Sala de estar com lustre candelabro – Via: Pinterest

Mas no caso do seu ambiente ser simples, então prefira investir nos modelos de lustre simples, que “conversam” melhor com o restante da decoração e são lindos. 

Lustre aramado 

O lustre aramado é uma das opções de lustres modernos que estão fazendo toda diferença na decoração. Portanto, se você não gosta dos modelos clássicos e quer inovar com o lustre industrial, aposte no aramado!

O lustre aramado geralmente possui as cores: cobre, rose gold, preto, dourado e prata. Mas, dependendo da loja, você também encontra em outras cores mais vibrantes para combinar com a sua decoração. 

Aposte nos lustres aramados para ter uma decoração industrial e moderna
5. Aposte nos lustres aramados para ter uma decoração industrial e moderna – Via: Pinterest

Para garantir que comprou um lustre industrial para decorar sua casa, aposte no lustre rosé gold, lustre cobre ou no lustre preto. Eles destacam ainda mais o estilo industrial, principalmente combinados com móveis de madeira e ferro. 

Mesmo se você não curtir o lustre industrial, e quiser apostar no aramado, é só usar elementos na sua decoração que sejam no estilo da sua preferência. Abaixo, você pode notar que a mesa da cozinha está alegre e moderna com o lustre rose gold aramado. 

Lustre aramado rose gold para mesa de cozinha moderna
6. Lustre aramado rose gold para mesa de cozinha moderna – Via: Pinterest

Lustre retrô 

O lustre retrô é caracterizado pelo formato que lembra luminárias antigas, com cores vibrantes e detalhes únicos – geralmente geométricos.

Você pode considerar que qualquer lustre diferente, com design moderno e criativo, é um lustre retrô. É só combinar a cor do lustre com a sua décor. 

Além disso, vale lembrar que o lustre retrô não costuma ser feito de um tamanho muito grande. Talvez você tenha que usar mais de um para iluminar o ambiente por completo.

 O lustre cobre pode ser uma ótima opção de lustre retrô
7. O lustre cobre pode ser uma ótima opção de lustre retrô – Via: Pinterest

Lustre rústico 

Quem ama a decoração de madeira, super aconchegante, pode apostar no lustre rústico sem medo!

Assim como qualquer móvel do estilo, o lustre rústico costuma ser feito de madeira, nos formatos mais variados. O melhor lugar para apostar no lustre rústico é em varandas gourmet e jardins

Use o lustre de madeira para decorar varandas e ambientes rústicos
8. Use o lustre de madeira para decorar varandas e ambientes rústicos – Via: Casa de Valentina

Lustre quadrado X Lustre redondo: Qual escolher? 

Para escolher entre o lustre quadrado e o lustre redondo, você precisa avaliar sua decoração.

É interessante que o lustre quadrado, por exemplo, esteja próximo de móveis que tenham formatos parecidos, como acima da mesa de jantar quadrada. Repare abaixo como o ambiente fica simétrico e visualmente agradável. 

Lustre quadrado para sala de jantar
9. Lustre quadrado para sala de jantar – Via: Pinterest

Já o lustre redondo é mais prático para usar na decoração da sala e qualquer outro ambiente da sua preferência. É só usar a sua criatividade! 

Aposte no lustre redondo para salas modernas
10. Aposte no lustre redondo para salas modernas – Via: Design Center

Onde colocar o lustre? 

O lustre, também conhecido como pendente, é necessário em todos os ambientes da casa. O que determinará a escolha para local é o tamanho do cômodo e o estilo da decoração. 

Pense que ambientes pequenos podem ter apenas um lustre pequeno no centro do ambiente, que a iluminação será o bastante para você ficar no lugar. Já ambientes maiores, como uma sala de jantar, precisam de um lustre para mesa de jantar grande e, às vezes, até mais de um para iluminar o local e deixá-lo ainda mais agradável. 

O ideal é sempre posicionar o lustre pendente no centro do ambiente, principalmente ao escolher o lustre para quarto ou o lustre para sala pequena. Porém, se for um ambiente maior, coloque mais de um modelo (igual ou diferente) para ajudar na iluminação. 

Lustre para sala pequena e colorida
11. Lustre para sala pequena e colorida – Via: Dara Harper

Confira abaixo sobre como escolher o melhor lustre pendente para cada ambiente de casa: 

Lustre para quarto de casal

O lustre para quarto de casal precisa ser adequado ao ambiente. Mas o ideal é que você opte pelos modelos de lustre simples, que não interferem demais na decoração e no clima aconchegante que o quarto de casal precisa ter. 

Além disso, tenha cuidado com o tamanho do lustre para quarto de casal que você escolher. Ele não pode ser muito baixo, pois pode atrapalhar a circulação do quarto. 

Lustre para quarto de casal cinza e rosa super moderno
12. Lustre para quarto de casal cinza e rosa super moderno – Via: Pinterest

O ideal é colocar o lustre para quarto de casal no centro do quarto, porém, se você gostar da ideia de adicionar pendentes ao lado da cama – para dar um charme a mais na decoração – prefira o modelo simples no centro (para iluminar bastante) e capriche nos lustres pendentes ao lado da cabeceira. 

Lustre para quarto de bebê e infantil

Você escolheu uma temática para o quarto de bebê? Então é interessante comprar um lustre para quarto de bebê e quarto infantil que tenha o mesmo estilo. 

O quarto no tema jardim encantado pode ter um lindo lustre para quarto de bebê com flores e borboletas, ou estampar nuvens no tecido, que é bem delicado. Já o tema circo pode contar com o lustre para quarto de bebê colorido e divertido. 

Lustre para quarto de bebê em formato de balão
13. Lustre para quarto de bebê em formato de balão – Via: Mama

Apenas evite escolher um lustre infantil grande e chamativo demais. Lembre-se que o lustre infantil é um complemento da decoração, então tudo que for exagerado deve ficar de fora dos seus planos.

Como nem todo mundo gosta de investir em lustres e pendentes decorativos, é possível encontrar um lustre infantil colorido e sem muitos detalhes para harmonizar com a sua decoração. Repare abaixo que o charme do lustre simples para quarto de bebê é a cor na parte interna. Vibrante e chamativa na medida certa, como o restante do quarto. 

Lustre para quarto de bebê colorido com parede de tijolinho
14. Lustre para quarto de bebê colorido com parede de tijolinho – Via: Arquitrecos

Lustre para sala de jantar e sala de estar

De todos os ambientes da casa, o lustre para sala de jantar e sala de estar é o mais importante. Isso acontece porque a sala é o ambiente mais receptivo e precisa ter uma decoração em plena harmonia. 

Porém, mesmo que você tenha uma sala integrada, o lustre pendente deve ser diferente para cada uma das salas. 

Lustre para sala de jantar moderna e diferente
15. Lustre para sala de jantar moderna e diferente – via: Euroo Mobiliário de luxo

Na sala de estar, use lustres modernos bem no centro da sala, geralmente, na mesma direção que o centro de mesa. Se o espaço for apertado, então pense em um lustre para sala pequena que seja adequado para o ambiente. 

Para complementar, use spots e sancas de gesso, como feito na foto abaixo. Repare que o lustre para sala pequena fica no centro do ambiente, em destaque, enquanto a sanca ajuda a deixar a sala bem iluminada. 

Lustres para sala de estar estilo retrô
16. Lustres para sala de estar estilo retrô – Via: Pinterest

E como a mesa é o destaque da sala de jantar, você precisa comprar um lustre para mesa de jantar. 

Ao escolher, é interessante já ter a sua mesa para comprar um lustre para mesa de jantar adequado. Uma mesa redonda, por maior que seja, fica melhor com apenas um lustre acima dela. É mais proporcional.

Já uma mesa retangular e comprida fica melhor com dois ou até três lustres modernos em cima – vale colocar o mesmo modelos ou fazer uma combinação diferenciada. É a melhor forma de iluminar a mesa por completo. 

Sala de jantar com lustre moderno
17. Sala de jantar com lustre moderno – Via: Pinterest

Lustre para cozinha 

Outro lugar que precisa estar sempre bem iluminado para você realizar as tarefas do dia a dia é a cozinha. Por conta disso, tenha um cuidado a mais para escolher o lustre para cozinha. 

É claro que a beleza do lustre para cozinha é importante, mas dependendo do local que você pretende colocá-lo, a prioridade é a iluminação. 

Lustre para cozinha moderna e diferenciada
18. Lustre para cozinha moderna e diferenciada – Via: Pinterest

Muitos modelos de lustres e pendentes, por mais bonitos que sejam, não iluminam o ambiente tanto quanto deveriam e por isso acaba sendo importante complementar a iluminação com spots e luminárias de led. 

No caso do lustre para cozinha, existem alguns cantinhos que ficam ainda mais bonitos e você pode escolher o modelo que quiser, como no balcão e acima da mesa da cozinha. 

Use lustres e pendentes para iluminar sua cozinha moderna
19. Use lustres e pendentes para iluminar sua cozinha moderna – Via: These Blonde Walls

No exemplo acima, como a cozinha é ampla e iluminada por uma janela, o lustre de cozinha grande e dourado acabou sendo uma ótima opção para decorar o balcão. Além disso, a altura do teto permite que o lustre grande não atrapalhe a visão de quem está no balcão. Então pense nisso ao escolher o lustre de cozinha da sua casa! 

Dica: o lustre rosé gold é uma excelente opção para você decorar a cozinha de forma alegre e linda! 

Lustre para banheiro

O lustre para banheiro ou lavabo costuma ser pequeno e bem chamativo, para ajudar na decoração do local. É claro que você não precisa usar um lustre de cristal para decorar seu banheiro moderno, mas existem opções coloridas e diferenciadas de lustres modernos que ajudam a deixar sua decoração sensacional. 

Uma opção muito boa de lustre para banheiro é o lustre aramado. Você encontra de diferentes tamanhos e combinações para decorar seu banheiro, como você pode ver abaixo, fica muito bonito e diferente.

Lustre para banheiro moderno
20. Lustre para banheiro moderno – Via: Casa e Jardim

Lustre para escada

Sobrados e lofts podem investir tranquilamente no lustre para escada, é uma opção que ajuda muito na decoração do ambiente. 

É interessante usar até mais de um lustre para escada, em diferentes tamanhos, para complementar a decoração, como feito na imagem abaixo. 

Lustre redondo e grande para escada
21. Lustre redondo e grande para escada – Via: Decor e Salteado

Além disso, se for um espaço amplo, vale a pena comprar um lustre grande para ser proporcional a escada. Note que, se fosse um lustre pequeno na foto acima, o efeito não seria o mesmo no ambiente. 

Dica: Renove Lustres antigos

Para quem gosta de restaurar peças vintage, que tal investir em lustres antigos? Dependendo do material, você pode transformar os lustres antigos em modelos atuais e perfeitos para decorar sua casa. 

O modelo mais fácil de restaurar é o lustre de madeira, pois você só precisa lixar o material e pintar de uma cor nova ou passar mais verniz para deixá-lo como novo. Porém, com os produtos certos, você também consegue restaurar os lustres antigos de ferro para deixar sua decoração ainda mais bonita e moderna, no estilo industrial.

Lustres antigos na cozinha moderna
22. Lustres antigos na cozinha moderna – Via: Pinterest

Confira mais inspirações de lustre para decorar e iluminar sua casa!

Sala com lustre tipo industrial
23. Sala com lustre tipo industrial – Via: Pinterest
Banheiro com lustre aramado
24. Banheiro com lustre aramado – Via: Pinterest
Lustre de cozinha metálico e moderno com bancada
25. Lustre de cozinha metálico e moderno com bancada – Via: Revista VD
Decoração em tons neutros com lustre para quarto de bebê
26. Decoração em tons neutros com lustre para quarto de bebê – Via: Espaço do Traço
Lustre para sala de jantar
27. Lustre para sala de jantar – Via: Diy Kitchen Modelides
Lustre antigo e luxuoso para sala de jantar
28. Lustre antigo e luxuoso para sala de jantar – Via: Casa Vogue
Lustre antigo para banheiro rústico
29. Lustre antigo para banheiro rústico – Via: Pinterest
Sala de jantar com lustres antigos e pequenos
30. Sala de jantar com lustres antigos e pequenos – Via: Pinterest
Lustre azul para sala de jantar
31. Lustre azul para sala de jantar – Via: Codecorar
Lustre candelabro na sala de jantar
32. Lustre candelabro na sala de jantar – Via: Pinterest
Lustre cobre para mesa de jantar
33. Lustre cobre para mesa de jantar – Via: Luz Design
Lustre para mesa de jantar
34. Lustre para mesa de jantar – Via: Pinterest
Lustre de cristal para sala de jantar
35. Lustre de cristal para sala de jantar – Via: Pinterest
Lustre de cristal para sala luxuosa
36. Lustre de cristal para sala luxuosa – Via: Pinterest
Lustre candelabro para mesa de jantar
37. Lustre candelabro para mesa de jantar – Via: Pinterest
Lustre de teto grande para destacar a área de jantar
38. Lustre de teto grande para destacar a área de jantar – Via: Pinterest
Lustre dourado para decorar sala de estar em festas comemorativas
39. Lustre dourado para decorar sala de estar em festas comemorativas – via: Gabriela Brauns Decor
Lustre de cozinha dourado de ferro
40. Lustre de cozinha dourado de ferro – via: Reomodeling Tips
Lustres e pendentes para casas modernas
41. Lustres e pendentes para casas modernas – via: Berfunt
Lustre rose gold para decorações modernas
42. Lustre rose gold para decorações modernas – Via: Pinterest