1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Material de Construção: Insumos Que Não Podem Faltar na Sua Obra

Material de Construção: Insumos Que Não Podem Faltar na Sua Obra

Vai construir ou reformar uma casa, apartamento, escritório ou estabelecimento comercial? Então, fique atento quanto a funcionalidade de cada material de construção que poderá fazer parte da sua obra. Prezando sempre pela qualidade e durabilidade desses insumos, afinal, esses materiais serão responsáveis por oferecer segurança, higiene, além de conforto térmico e acústico para o seu espaço.

Logo, se você deseja conhecer mais de perto os possíveis materiais de construção que podem fazer parte da sua obra, saiba que você veio ao lugar certo! Neste post, você irá encontrar informações valiosas sobre cada produto, bem como, suas funcionalidades, tornando a etapa de construir ou reformar muito mais tranquila e prazerosa. Confira!

Conheça sobre os diferentes tipos de material de construção que podem fazer parte da sua obra
1. Conheça sobre os diferentes tipos de materiais de construção que podem fazer parte da sua obra. Projeto Aquiles Nicolas Kílaris

Material de construção: insumos utilizados na construção e reforma

Os materiais de construção se tratam basicamente dos insumos utilizados na construção e reforma de casas, apartamentos, igrejas, hospitais, espaços comerciais, estradas, pontes e assim por diante.

Os materiais podem ser obtidos diretamente na natureza como água, madeira, areia e pedra, ou obtidos a partir de processos industriais como cimento, tintas, telhas, pisos, revestimentos e tubulações.

Durante a obra procure escolher material de construção de qualidade
2. Durante a obra procure escolher material de construção de qualidade. Projeto por Olegário de Sá & Gilberto Cioni

Conheça vários tipos de materiais de construção que podem fazer parte da sua obra

Logo, se você em processo de construção ou reforma é importante estar atento quanto aos diferentes tipos de materiais de construção que podem ser encontrados em lojas físicas e departamentos online. Sendo assim, para te auxiliar a compreender um pouco mais sobre esses insumos, separamos abaixo um resumo sobre os principais materiais usados na construção. 

Cimento 

Descoberto em 1824, por Joseph Aspdin em Portland, o cimento se trata de um aglomerante ativo e hidráulico obtido a partir do cozimento de calcários naturais ou artificiais. Dentre os principais insumos existentes o cimento é considerado um dos materiais mais usados na construção civil. A partir do cimento é possível obter o concreto, blocos de concreto, bloco de cimento usados nas fundações e estruturas, bem como a argamassa utilizada na etapa de assentamento dos bloco de cimento, blocos de concreto e revestimentos (parede e piso).

O cimento é um material de construção muito usado em obras e reformas
3. O cimento é um material de construção muito usado em obras e reformas. Fonte: Mapa de Obra

Areia

A areia é um agregado miúdo muito usado com o cimento para a fabricação de concreto e argamassa. Resultante da fragmentação de rochas como basalto, calcário, granito, sílica, quartzo e gnaisse, a areia apresenta diferentes granulometrias sendo assim classificadas em três categorias: areia fina, areia média e areia grossa.

A areia como material de construção pode ser classificada em três categorias: areia fina, areia média e areia grossa
4. A areia como material de construção pode ser classificada em três categorias: areia fina, areia média e areia grossa. Fonte Total Construção

Pedra Brita

Ao contrário da areia, a pedra brita se trata de um agregado mais graúdo, resultante também da fragmentação de rochas como granito, basalto, calcário e gnaisse. A granulometria da pedra brita pode ser classificada de 0 até 5. Na construção civil, a pedra brita é misturada ao cimento, areia e água para a formação do concreto.

A pedra brita é um agregado mais graúdo muito utilizado na construção
5. A pedra brita é um agregado mais graúdo muito utilizado na construção. Fonte: Pinterest

Madeira

A madeira pode ser utilizada de diferentes formas ao longo de uma construção ou reforma. Tábuas e sarrafos de madeira, por exemplo, podem auxiliar na criação das fôrmas de concreto. Já no telhado de uma residência, a madeira pode se fazer presente em formato de ripas e vigas.

Tábuas e sarrafos de madeira podem ser usados em diferentes etapas de uma obr
6. Tábuas e sarrafos de madeira podem ser usados em diferentes etapas de uma obra. Fonte: Pinterest

Concreto

O concreto é basicamente resultado da mistura de cimento, areia, pedra brita, água e aditivos. Vale destacar, que o concreto pode ser feito tanto no canteiro de obras como comprado pronto no mercado. Sua versatilidade é de encher os olhos auxiliando tanto na construção de calçadas, bem como, monumentos de grande porte.

A partir do concreto é possível fabricar inclusive os chamados blocos de concreto que apresenta formato de paralelepídeo e dois furos grandes na vertical.

O concreto é um material de construção resultante da mistura de cimento, areia, pedra brita, água e aditivos
7. O concreto é um material de construção resultante da mistura de cimento, areia, pedra brita, água e aditivos. Fonte: Pinterest

Cal

Elemento consumido em grande escala pela construção civil, a cal é resultado da extração e fragmentação de pedras calcárias e magnesianas. Na obra, a cal é muito usada na fabricação de argamassas, misturas asfálticas, pinturas, produções de isolante térmicos, dentre outras aplicações.

A cal é um material de construção muito usada na fabricação de argamassas
8. A cal é um material de construção muito usada na fabricação de argamassas. Fonte: Mapa da Obra

Aço para construção civil

O aço para construção civil é basicamente uma liga metálica composta principalmente por carbono e ferro, que confere boa resistência mecânica a sua estrutura. O vergalhão é um exemplo de aço para construção civil.

O vergalhão é uma barra de aço, nervurada ou lisa, podendo ser encontrada em diversas espessuras. Na construção, o vergalhão além de dar suporte a colunas e paredes, pode ser usado para reforçar estruturas de concreto. 

O vergalhão é um tipo de aço para construção civil
9. O vergalhão é um tipo de aço para construção civil. Fonte: Pixabay

Argamassa

A argamassa se trata de uma mistura homogênea composta por  areia, água e cimento. Presente em quase todas as etapas de uma construção, ela pode ser preparada tanto no canteiro da obra como comprada pronta. Na obra a argamassa é muito usada no acabamento de paredes e assentamentos de pisos. E dentre as diversas opções do mercado, podemos destacar a argamassa para porcelanato que têm feito cada vez mais sucesso entre as pessoas.

O uso da argamassa para porcelanato tem feito cada vez mais sucesso no mercado
10. O uso da argamassa para porcelanato tem feito cada vez mais sucesso no mercado. Fonte: Escola Engenharia

Tijolo

O tijolo é uma peça em formato de paralelepípedo muito usada na construção civil. A composição do tijolo pode contar com a presença de diferentes materiais. Abaixo, destacamos alguns tipos de tijolo que podem ser encontrados no mercado.

  • Tijolo de vidro: o tijolo de vidro é muito usado para construir paredes e divisórias que permitem a entrada de luz natural;
  • Tijolo ecológico: o tijolo ecológico é resultado da mistura de argila, cimento e água, além disso, sua fabricação dispensa a necessidade de queima em fornos, etapa que os tijolos convencionais acabam sofrendo;
  • Tijolo vazado: o tijolo vazado permite criar uma parede ou divisória diferenciada no imóvel;
  • Tijolo cerâmico: o tijolo cerâmico é feito de argila, e muito usado na construção de churrasqueiras e muros.
O tijolo cerâmico é muito comum na construção civil
11. O tijolo cerâmico é muito comum na construção civil. Fonte: Pinterest

Gesso

Na construção civil, o gesso pode ser usado como revestimento, rebaixamento e até divisória. Caso você queira solucionar problemas dentro de um imóvel com fiação aparente, por exemplo, fazer uso do forro de gesso. Para quem deseja transformar o espaço de forma mais rápida a custo baixo, podem utilizar a placa de gesso. Agora, para aqueles que desejam usar e abusar da criatividade podem optar pelo uso da placa de gesso 3d.

O gesso, placa de gesso ou gesso 3d pode ser usado como revestimento, rebaixamento e até divisória de um ambiente
12. O gesso, placa de gesso ou gesso 3d pode ser usado como revestimento, rebaixamento e até divisória de um ambiente. Fonte: Pinterest

Impermeabilizante

O impermeabilizante é um tipo de produto responsável por formar uma camada protetora que inibe a presença de fungos, mofos e umidade, além de evitar infiltrações, minimizar o desgaste da pintura no cômodo e assegurar a integridade da estrutura. No mercado é possível encontrar impermeabilizante para laje e impermeabilizante para parede.

O impermeabilizante forma uma camada protetora que inibe a presença de fungos, mofos e umidade
13. O impermeabilizante forma uma camada protetora que inibe a presença de fungos, mofos e umidade. Fonte: Pinterest

Telhas

As telhas são peças que fazem parte da estrutura de um telhado. Casas, edifícios, espaços comerciais e demais construções podem ser beneficiadas com a sua presença. Afinal, a telha é responsável pela cobertura, proteção e conforto térmico das construções. 

As telhas fazem parte da estrutura de um telhado
14. As telhas fazem parte da estrutura de um telhado. Fonte: Guia do Construtor

Tintas

As tintas são utilizadas como revestimento e acabamento de paredes. Além de trazer um toque de cor para o ambiente, as tintas são responsáveis por proporcionar as superfícies proteção e impermeabilização.

Traga um toque de cor para o ambiente investindo em tintas
15. Traga um toque de cor para o ambiente investindo em tintas. Fonte: Pinterest

Pisos e revestimentos

Os pisos e revestimentos além de complementar a decoração do espaço, também são peças que ajudam a proteger e impermeabilizar diversas superfícies do ambiente. 

Os pisos e revestimentos complementam a decoração de um ambiente
16. Os pisos e revestimentos complementam a decoração de um ambiente. Fonte: Pinterest

Material hidráulico

Todo imóvel precisa de um sistema de distribuição de água e esgoto, não é mesmo? Pois é! Neste momento você irá precisar se atentar quanto ao material hidráulico que irá compor a seu ambiente. Torneiras, tubulações, ralos e grelhas, aquecedores e filtros são alguns exemplo de material hidráulico.

Canos e tubulações são exemplos de material hidráulico
17. Canos e tubulações são exemplos de material hidráulico. Fonte: Pinterest

Materiais elétricos

Fios, cabos, tomadas, interruptores, disjuntores, lâmpadas, extensões são alguns exemplos de materiais elétricos que permitem a transmissão da energia elétrica da rua para dentro do imóvel. Afinal, o que mais temos dentro de casa são aparelhos eletrônicos que necessitam estar ligados a uma fiação para funcionarem de forma segura, não é verdade?

Fios, cabos, tomadas, interruptores são alguns exemplos de materiais elétricos
18. Fios, cabos, tomadas, interruptores são alguns exemplos de materiais elétricos. Fonte Pinterest

Como comprar material de construção?

Mas, afinal, como comprar material de construção? Se você está planejando construir um imóvel ou reformar algum cômodo da casa, apartamento, escritório ou espaços comercial precisa estar atento quanto a garantia de qualidade e durabilidade dos materiais de construção. Afinal, esses materiais serão responsáveis por oferecer higiene, segurança, além de conforto térmico e acústico para o seu ambiente.

Por esse motivo, deixe de lado os materiais de baixa qualidade, pois apesar de serem atrativos no primeiro momento, já que muitas vezes são os mais baratos, com o passar do tempo podem acabar se transformando em problemas futuros. Trincas, rachaduras e infiltrações são alguns dos prejuízos que sua estrutura pode vir a sofrer caso utilize materiais de construção de baixa qualidade.

Aprenda como comprar material de construção de forma correta
19. Aprenda como comprar material de construção de forma correta. Fonte: Pinterest

Outro ponto importante a ser destacado é com relação a quantidade necessária de cada material. Fique sempre atento ao tamanho da área para que não ocorra a falta e nem o desperdício de materiais de construção durante a realização da obra.

Como armazenar corretamente os insumos comprados em uma loja de material de construção?

Entenda que cada insumo comprado dentro de uma loja de material de construção requer um cuidado específico de transporte e armazenamento. Contudo, existem algumas boas práticas dentro do canteiro de obras que podem ser estendidas para mais de um material de construção. Dentre essas boas práticas podemos destacar:

  • Ler as recomendações do fabricante contidas na embalagem do material de construção, antes de utilizá-lo;
  • Comprar e usar produtos somente dentro do prazo de validade determinado;
  • Evitar a exposição direta de sol e chuva sobre os materiais de construção;
  • Caso não seja possível usar um lugar coberto, recomenda-se cobrir todos os materiais de construção com lona plástica;
  • Procure manter o canteiro de obras sempre organizado, pois isso agiliza as etapas de construção e evita possíveis acidentes de trabalho.
Procure manter os insumos comprados na loja de material de construção organizados
20. Procure manter os insumos comprados na loja de material de construção organizados. Fonte: Pinterest

E aí, gostou do nosso post sobre material de construção? Então, confira agora nosso galeria de fotos com mais alguns materiais que podem fazer parte da sua obra.

Confira +12 fotos com materiais de construção que podem fazer parte da sua obra

O tijolo de vidro pode ser usado de diferentes forma na decoração
21. O tijolo de vidro pode ser usado de diferentes forma na decoração. Fonte: Blog Casa Show
O tijolo ecológico fica linda quando usado na decoração interna
22. O tijolo ecológico fica linda quando usado na decoração interna. Fonte: Hometeka
O tijolo vazado pode ser usado como divisória de ambientes integrados
23. O tijolo vazado pode ser usado como divisória de ambientes integrados. Fonte: Pinterest
O impermeabilizante para laje é um material de construção que evita a entrada de umidade no imóvel
24. O impermeabilizante para laje é um material de construção que evita a entrada de umidade no imóvel. Fonte: Pinterest
O impermeabilizante para laje é um material de construção que forma uma camada protetora contra umidade
25. O impermeabilizante para laje é um material de construção que forma uma camada protetora contra umidade. Fonte: Pinterest
O impermeabilizante de parede é um material de construção que assegura a integridade da estrutura
26. O impermeabilizante de parede é um material de construção que assegura a integridade da estrutura. Fonte: Pinterest
O impermeabilizante de parede é um material de construção que evita a proliferação de fungos
27. O impermeabilizante de parede é um material de construção que evita a proliferação de fungos. Fonte: Pinterest
O forro de gesso é um material de construção que pode ser usados em diferentes espaços da casa
28. O forro de gesso é um material de construção que pode ser usados em diferentes espaços da casa. Fonte: Pinterest
O gesso 3d é um material de construção que agrega valor na decoração
29. O gesso 3d é um material de construção que agrega valor na decoração. Fonte: Pinterest
O bloco de cimento é um tipo de material de construção
30. O bloco de cimento é um tipo de material de construção. Fonte: Pinterest
A decoração desse quarto recebeu um acabamento especial com forro de gesso
31. A decoração desse quarto recebeu um acabamento especial com forro de gesso. Fonte: Guia do Construtor
A argamassa para porcelanato é um material de construção que vem sendo cada vez mais usada pelo público
32. A argamassa para porcelanato é um material de construção que vem sendo cada vez mais usada pelo público. Fonte: Archtrends Portobello

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Fechadura para Porta de Madeira: Conheça os Tipos para sua Casa 

Reserve um espaço na varanda para incluir uma churrasqueira para apartamento

Dicas Para Escolher a Melhor Churrasqueira para Apartamento

As churrasqueiras portáteis podem ser posicionadas na cozinha, no quintal ou até mesmo ser levada em viagens

Conheça os Diferentes Modelos de Churrasqueiras Portáteis

Aprenda como escolher as melhores churrasqueiras elétricas para o seu ambiente

Como Escolher as Melhores Churrasqueiras Elétricas Para Seu Ambiente

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz