1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Material de Construção: Insumos Que Não Podem Faltar na Sua Obra

Material de Construção: Insumos Que Não Podem Faltar na Sua Obra

Vai construir ou reformar? Saiba que é essencial entender a funcionalidade dos materiais de construção que podem ser usados na obra. Afinal, esses insumos serão responsáveis por oferecer segurança e higiene, além de conforto térmico e acústico para o seu espaço.

Se deseja conhecer de perto os possíveis materiais de construção que podem fazer parte da sua obra, saiba que veio ao lugar certo! Neste post, você vai encontrar informações valiosas sobre cada produto e suas funcionalidades, tornando a etapa de construir ou reformar muito mais tranquila. 

Ao final, a gente te conta o que é essencial considerar na hora de escolher uma boa loja de material de construção. Vamos lá?

Entenda o que são materiais de construção

Material de construção: essenciais para estruturas diversas, variam de recursos naturais a produtos industriais como cimento e tintas – Foto: Shutterstock

Materiais de construção são os itens usados para construir e reformar casas, apartamentos, igrejas, hospitais, lojas, estradas, pontes e outras estruturas.

Esses insumos podem ser obtidos diretamente na natureza, como água, madeira, areia e pedra, ou obtidos a partir de processos industriais, como cimento, tintas, telhas, pisos, revestimentos e tubulações.

Conheça os principais tipos de materiais de construção 

 

Para te ajudar a compreender um pouco mais sobre o assunto, fizemos um resumo sobre os materiais de construção mais utilizados. Acompanhe!

Cimento 

Material de construção: cimento, inventado em 1824 por Joseph Aspdin, é vital na construção para concreto, blocos e argamassa – Foto: Votoran

O cimento foi inventado em 1824 por Joseph Aspdin, um construtor britânico que patenteou o processo de fabricação desse insumo na cidade de Portland, nos EUA. 

No entanto, materiais similares têm sido adotados na construção desde a antiguidade. Os romanos, por exemplo, usavam uma substância chamada “opus caementicium”, que era uma espécie de concreto feito de cal, areia e pedra triturada.

O cimento é um dos materiais mais importantes na construção civil. Ele é utilizado para fazer concreto e blocos de concreto, que são essenciais para fundações e estruturas. 

Além disso, a argamassa, que é feita de cimento, é usada para assentar blocos de cimento, blocos de concreto e para revestir paredes e pisos.

Areia

Material de construção: areia, fragmentada de rochas, é essencial para concreto e argamassa, com granulometrias fina a grossa – Foto: Shutterstock

A areia é um agregado miúdo muito usado com o cimento para a fabricação de concreto e argamassa. 

Resultante da fragmentação de rochas como basalto, calcário, granito, sílica, quartzo e gnaisse, a areia apresenta diferentes granulometrias sendo classificadas em três categorias: areia fina, areia média e areia grossa.

Pedra brita

Material de construção: pedra brita é misturada com cimento e areia para formar concreto – Foto: Viva Decora Shop

Ao contrário da areia, a pedra brita é um agregado mais graúdo, resultante também da fragmentação de rochas como granito, basalto, calcário e gnaisse. 

A granulometria da pedra brita pode ser classificada de 0 até 5. Na construção civil, o insumo é misturado ao cimento, areia e água para a formação do concreto.

Madeira

Material de construção: madeira é aproveitada de diversas formas – Foto: Shutterstock

Viva Decora Profissionais
A madeira é aproveitada de diferentes formas na construção ou reforma. Tábuas e sarrafos de madeira, por exemplo, auxiliam na criação das formas de concreto. Já no telhado, esse insumo pode se fazer presente no formato de ripas e vigas.

Concreto

Material de construção: concreto é uma mistura de cimento, areia, pedra brita e água – Foto: Shutterstock

O concreto é o resultado da mistura de cimento, areia, pedra brita, água e aditivos. Vale destacar que o insumo pode ser feito tanto no canteiro de obras como comprado pronto no mercado. 

O concreto é um material muito versátil. Serve tanto para a construção de calçadas quanto para a edificação de grandes monumentos. Com ele, é viável a fabricação de blocos de concreto, que se caracterizam por terem formato retangular e dois grandes buracos.

Cal

Elemento utilizado em grande escala pela construção civil, a cal é resultado da extração e fragmentação de pedras calcárias e magnésicas. 

Na obra, pode ser aproveitada na fabricação de argamassas, misturas asfálticas, pinturas, produções de isolante térmicos, dentre outras.

Argamassa

Material de construção: argamassa é uma mistura homogênea de cimento, areia e água, usada em assentamento e revestimento – Foto: Quartzolit

argamassa é uma mistura homogênea composta por areia, água e cimento. Presente em quase todas as etapas de uma construção, pode ser preparada no canteiro da obra ou comprada pronta. 

Na obra, o insumo é utilizado no acabamento de paredes e assentamentos de pisos. E dentre as diversas opções do mercado, podemos destacar a argamassa para porcelanato, que faz sucesso entre os profissionais de construção. 

Tijolo

Material de construção: tijolo, bloco retangular de argila ou outros materiais, é fundamental para construir paredes e estruturas – Foto: Shutterstock

O tijolo é um bloco retangular comum em construções que pode ser feito de vários materiais. Aqui estão alguns tipos de tijolo que você pode encontrar para comprar:

  • tijolo de vidro: o tijolo de vidro é muito usado para construir paredes e divisórias que permitem a entrada de luz natural;
  • tijolo ecológico: o tijolo ecológico é resultado da mistura de argila, cimento e água. Sua fabricação dispensa a necessidade de queima em fornos;
  • tijolo vazado: o tijolo vazado permite criar uma parede ou divisória diferenciada no imóvel;
  • tijolo cerâmico: o tijolo cerâmico é feito de argila e aproveitado na construção de churrasqueiras e muros.

Gesso

O gesso serve para revestimento, para abaixar o teto e até para construir divisórias. Se você tem problemas com fios aparentes em um imóvel, por exemplo, o forro de gesso pode ajudar a esconder.

E se você quer mudar um espaço rapidamente e sem gastar muito, a placa de gesso é uma boa escolha. Mas, se a ideia é abusar da criatividade, a sanca de gesso ou a placa de gesso 3D podem ser opções melhores.

Impermeabilizante

Material de construção: impermeabilizante cria camada protetora contra umidade, fungos e infiltrações – Foto: Vedacit

O impermeabilizante é um tipo de produto responsável por formar uma camada protetora que inibe a presença de fungos, mofos e umidade, além de evitar infiltrações, minimizar o desgaste da pintura no cômodo e assegurar a integridade da estrutura.

Telhas

Material de construção: telhas são elementos de cobertura que protegem e proporcionam conforto térmico – Foto: Shutterstock

As telhas fazem parte da estrutura de um telhado. Casas, edifícios, espaços comerciais e demais construções podem ser beneficiadas com o material, afinal, ele é responsável pela cobertura, proteção e conforto térmico das construções. 

Tintas

Material de construção: tinta reveste e decora paredes, proporcionando proteção e impermeabilização às superfícies – Foto: Suvinil

As tintas são utilizadas como revestimento e acabamento de paredes. Além de trazer um toque de cor para o ambiente, elas são responsáveis por proporcionar às superfícies proteção e impermeabilização.

Pisos e revestimentos

Porcelanato é um revestimento cerâmico de alta qualidade, usado para pisos e paredes – Foto: Ceusa

Os pisos e revestimentos complementam a decoração do espaço e são peças que ajudam a proteger e impermeabilizar diversas superfícies do ambiente. 

Material hidráulico

Material de construção: material hidráulico inclui tubulações e conexões, essenciais para sistemas de água e esgoto – Foto: Amanco Wavin

Todo imóvel precisa de um sistema de distribuição de água e esgoto, né? Por isso, você precisa se atentar quanto ao material hidráulico que vai compor seu ambiente. 

Torneiras, tubulações, ralos e grelhas, aquecedores e filtros são alguns exemplos desse tipo de material.

Materiais elétricos

Material de construção: material elétrico abrange fios, cabos e dispositivos para distribuição segura de energia em edificações – Foto: Shutterstock

O que mais temos dentro de casa são aparelhos eletrônicos que necessitam estar ligados a uma fiação para funcionarem de forma segura.  

Fios, cabos, tomadas, interruptores, disjuntores, lâmpadas e extensões são alguns exemplos de materiais elétricos que permitem a transmissão da energia elétrica da rua para dentro do imóvel.

Como comprar materiais de construção?

Material de construção: invista em materiais de qualidade para evitar problemas futuros – Foto: Shutterstock

É essencial investir em materiais de construção de alta qualidade. Itens mais baratos parecem mais atraentes no início, no entanto, podem causar vários problemas a longo prazo, como trincas, rachaduras e infiltrações na sua obra. 

A quantidade de material de construção de que você precisa ser avaliada também. A ideia é que não falte e nem que sobre muito. Confira, a seguir, algumas dicas simples para calcular a quantidade certa de material são:

  • medir corretamente: use uma fita métrica para medir o espaço. Anote as medidas de comprimento, largura e altura;
  • consultar um profissional: se a obra for grande, é recomendável pedir ajuda a um engenheiro ou arquiteto. Eles podem te dizer exatamente quanto material você vai precisar; 
  • usar calculadoras online: existem sites que ajudam a calcular a quantidade de material para diferentes tipos de obra. Basta digitar as medidas do seu espaço;
  • considerar uma margem de erro: é sempre bom comprar um pouco a mais do que o calculado, para caso aconteça imprevistos. Mas, cuidado para não exagerar e acabar com muito material sobrando.

Outro ponto importante a ser destacado é com relação a quantidade necessária de cada material. Se atente ao tamanho da área para que não ocorra a falta e nem o desperdício de materiais de construção durante a realização da obra.

Como armazenar corretamente o material de construção?

Entenda que cada insumo comprado dentro de uma loja de material de construção requer um cuidado específico de transporte e armazenamento. Contudo, existem algumas boas práticas que podem assegurar a durabilidade dos itens. Confira: 

  • ler atentamente as recomendações do fabricante na embalagem do material de construção antes de utilizá-lo;
  • comprar e usar produtos somente dentro do prazo de validade determinado;
  • evitar a exposição direta de sol e chuva sobre os materiais de construção;
  • caso não seja possível usar um lugar coberto, recomenda-se cobrir todos os materiais de construção com lona plástica;
  • procure manter o canteiro de obras sempre organizado, pois isso agiliza as etapas de construção e evita possíveis acidentes de trabalho.

Como escolher uma boa loja de material de construção?

Escolher a loja de material de construção certa é essencial para garantir o sucesso da sua obra. Aqui estão algumas dicas simples e eficientes para te ajudar nessa escolha:

  • variedade de produtos: busque uma loja que ofereça uma ampla gama de materiais de qualidade para todas as etapas da construção;
  • bom atendimento: uma boa loja de material de construção deve ter um atendimento atencioso e especializado, pronto para tirar suas dúvidas e te orientar na escolha dos produtos adequados;
  • entrega rápida: opte por lojas que ofereçam uma entrega pontual e confiável, assim, você evita atrasos na obra;
  • reputação da loja de material de construção: pesquise sobre a reputação do estabelecimento. Para isso, leia as avaliações de outros clientes, isso pode dar uma boa ideia da qualidade dos produtos e serviços;
  • política de troca: verifique a política de troca e devolução para o caso de necessitar retornar materiais;
  • serviço pós-venda: um bom serviço pós-venda pode fazer toda a diferença, especialmente se você tiver problemas ou dúvidas após a compra.

Gostou das dicas? Se ainda não tem ideia de qual loja escolher, saiba que a Viva Decora Shop é uma excelente opção para a compra de materiais de construção. Confira as melhores marcas para construir e reformar agora!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Porta de Madeira para Sala: Tipos, Como Escolher +13 Ideias para Te Inspirar

Microapartamentos: O Que São, Vantagens e Dicas Para Fazer Um Bom Projeto

Casas de Container: Conheça +10 Inspirações e 7 Dicas para Decorar

Bancada de Porcelanato: Conheça os Principais Tipos e Esclareça as Dúvidas Frequentes

Minimag - MySQL version: 8.0.36