1. Home
  2. Revista
  3. Sala de Jantar
  4. Mesa para Sala de Jantar: Confira +93 Modelos, Formas e Acabamentos

Mesa para Sala de Jantar: Confira +93 Modelos, Formas e Acabamentos

A mesa para sala de jantar não é somente um elemento de decoração, mas um dos móveis fundamentais para tornar esse espaço mais funcional e para reunir os amigos e familiares em momentos especiais. E quando pensamos em mesa de jantar é preciso buscar ambientes ecléticos e práticos para comportar de forma confortável todos os membros da família e convidados. 

O conceito de sala de jantar vem mudando nos últimos tempos devido aos novos tipos de apartamentos com salas integradas à cozinha, sendo que muitas vezes a mesa de jantar em ambientes integrados tem a função de dividir o ambiente da cozinha com a sala decorada

E pensando nisso, separamos especialmente para você algumas ideias de decoração com mesa para sala de jantar dos mais variados estilos, materiais e formatos, trazendo dicas como escolher a melhor mesa para sala de janta. Confira!

mesa para sala de jantar decorada com cadeiras diferentes Foto Últimas Decoração
1. Quer um toque descontraído na sua decoração? Então, invista em cadeiras diferentes para a sua mesa para sala de jantar – Foto: Últimas Decoração

Veja também:

Qual a melhor mesa para sala de jantar?

Provavelmente você já parou para se perguntar: qual a melhor mesa para sala de jantar? Então, para escolher a melhor mesa para sala de jantar é importante pensar no ambiente de forma harmoniosa com os demais móveis da sala de jantar como buffet, aparador ou mesmo uma mesa de canto para sala de jantar, pois dessa maneira você conseguirá integrar toda a decoração do entorno. 

O formato de uma mesa redonda para sala de jantar, por exemplo, é ideal para ambientes pequenos, além disso, a mesa redonda para sala de jantar também proporciona sensação de aconchego e acolhimento ao espaço. Já em salas compridas é mais interessante investir na mesa retangular para acomodar as cadeiras ao redor, pois com essa disposição dos móveis, a circulação das pessoas não ficará prejudicada.

mesa para sala de jantar com canto alemão Foto Apartment Therapy
2. Invista na mesa redonda para sala de jantar pequena – Foto: Apartment Therapy

Outra dica importante para escolher a melhor mesa para sala de jantar é ficar atento ao tamanho do cômodo, pois com a vida moderna precisamos de maior praticidade nas decorações, principalmente quando o assunto são apartamentos pequenos, por isso, é preciso escolher modelos de mesa para sala de jantar pequena que vão atender suas necessidades, mas que também vão garantir um charme especial na decoração. 

Sendo que devemos lembrar que com a falta de espaço muitas vezes a mesa para sala de jantar pequena é usada para outros fins como escrivaninha para tarefas escolares ou até mesmo de escritório, então é preciso atenção na hora de escolher a mesa de jantar para sala pequena, pois além de um espaço confortável para servir suas refeições e convidar amigos para uma reunião descontraída em casa, você também pode precisar desse móvel para outros fins.

Mesa para sala de jantar pequena
3. Mesa de sala de jantar pequena para espaços versáteis

Já em salas de jantar maiores o conjunto de mesa para sala de jantar com um maior número de cadeiras se adequa muito bem com outros objetos decorativos e móveis, tais como tapetes, cristaleira, aparadores uma mesa de canto para sala de jantar e quem sabe até mesmo uma poltrona caso tenha espaço. Lembrando que o conjunto de mesa para sala de jantar pode ter vários formatos desde uma mesa redonda para sala de jantar, até mesmo uma oval, quadrada ou retangular, por isso, escolha as mesas e cadeiras para sala de jantar conforme o formato do seu ambiente. 

Em relação a quantidade de cadeiras também é preciso determinar conforme a dimensão da mesa e o espaço que sobrará para colocá-las. Quando você escolher o jogo de cadeiras para mesa de jantar lembre-se de harmonizar o padrão e as cores do assento e do encosto com outros elementos da decoração caso você queira algo mais clássico, ou ainda pode investir em uma decoração mais moderna optando por mesas e cadeiras para sala de jantar onde as cadeiras são coloridas ou cada uma com o seu próprio design.

decoração simples com mesas de madeira para sala de jantar Foto Apartment Therapy
4. Decoração simples com mesas de madeira para sala de jantar com cadeiras brancas – Foto Apartment Therapy

Qual o melhor formato de mesa para sala de jantar?

Como você sabe, no mercado você encontrará diferentes formatos de mesa para sala de jantar, e isso pode influenciar muito na funcionalidade do seu ambiente. Como falamos anteriormente a melhor mesa de jantar para sala pequena são as com formato redondo, pois ela permite um maior número de assentos no ambiente sem comprometer a circulação do espaço, porém nada te impede de usar uma mesa de jantar para sala pequena quadrada ou retangular caso caiba no seu ambiente. 

No entanto, a mesa para sala de jantar quadrada ajuda a aproveitar melhor os espaços desperdiçados nos cantos do ambiente, por isso, em uma sala de jantar ampla, por exemplo, é ideal utilizar modelos de mesa quadrada para sala de jantar porque esse formato de móvel ocupa mais espaço do que as mesas redondas e retangulares e assim você terá um melhor aproveitamento de espaço.

decoração simples com mesa para sala de jantar pequena com cadeiras verdes Foto Pinterest
5. Escolha a mesa para sala de jantar conforme o formato e tamanho do seu ambiente – Foto: Pinterest

Uma dica legal para você que quer investir em mesas quadradas é buscar por modelos que tenham um tampo giratório no centro para que assim você coloque travessas, fruteiras e até mesmo bandejas com alimentos e todos possam se servir com muito mais facilidade bastando apenas girar o tampo. 

Por fim, a mesa retangular para sala de jantar também é um modelo bem popular, mas ela fica melhor em salas de jantar que sejam mais longas, seja ela ampla ou pequena. Portanto, se você tem uma sala de jantar mais comprida, com certeza a mesa para sala de jantar retangular será uma opção bem interessante para o seu ambiente.

mesa para sala de jantar decorada com cadeiras coloridas Foto Decoração e Arte
6. Mesa para sala de jantar decorada com cadeiras coloridas – Foto: Decoração e Arte

Acabamentos mais utilizados para mesa de jantar

A mesa para sala de jantar pode ser feita em diversos tamanhos, estilos, cores e materiais, no entanto, os materiais de mesa para sala de jantar mais comuns são a madeira, alumínio, vidro, granito, policarbonato e ferro e claro que cada um trará características únicas para a decoração de sala de jantar

A mesa para sala de jantar com tampo de vidro, por exemplo, é uma excelente opção para quem está em busca de mesa para sala de jantar pequena, pois o vidro ajuda a proporcionar sensação de amplitude no ambiente compacto, afinal de contas, ele reduz a percepção de volume.

Invista em uma mesa para sala de jantar com tampo de vidor e base de inox
7. Invista em uma mesa para sala de jantar com tampo de vidor e base de inox. Fonte: Pinterest

Já as mesas de madeira para sala de jantar garantem maior sensação de acolhimento ao espaço, além de mesas de madeira para sala de jantar ser um dos modelos mais usados primeiramente por conta da durabilidade do móvel e segundo devido o material se harmonizar facilmente em diferentes estilos de decoração, desde uma sala super rústica, até mesmo moderna, clássica ou industrial.

Porém, também devemos lembrar que além das tradicionais mesas de vidro e mesas de madeira para sala de jantar também temos modelos onde o tampo é feito de granito ou mármore, que também são modelos de mesas para sala de jantar muito duráveis e que vão deixar a sua decoração com um toque super especial. 

mesa de madeira para sala de jantar com cadeiras modernas Foto Futurist Architecture
8. Mesa de madeira para sala de jantar decorada com cadeiras modernas – Foto: Futurist Architecture

Como posicionar a mesa na sala de jantar? 

Outra dúvida muito frequente em relação a mesa de jantar é: como posicionar a mesa na sala de jantar? Pois bem, primeiramente é preciso pensar no modelo de mesa escolhida, tamanho da sala e também nos demais móveis do ambiente. 

Mas, por via de regra, quando você estiver pensando em como posicionar a mesa na sala de jantar lembre-se que para ter uma circulação agradável pelo ambiente as mesas e cadeiras para sala de jantar devem ficar no mínimo a 60 cm dos demais móveis ou mesmo paredes.

mmesas de madeira para sala de jantar ampla decorada com estante de nichos planejada Foto Pinterest
9. Mesas de madeira para sala de jantar ampla decorada com estante de nichos planejada – Foto Pinterest

Mesa para sala de jantar retrátil

A mesa para sala de jantar retrátil com certeza é um dos modelos mais utilizados por quem procura por uma solução prática de mesa para sala de jantar pequena, pois ela consegue atender a necessidade básica que é um espaço para sentar e servir refeições, porém, tudo isso sem comprometer a circulação do ambiente. 

Sendo que uma das principais vantagens da mesa de jantar retrátil é que ela não ocupa muito espaço, pois pode ser guardara após o uso e sempre que for necessário, pode ser colocada novamente no espaço para maior funcionalidade do ambiente.

Assista o vídeo para conferir mais dicas sobre conjunto de mesa para sala de jantar

Confira +72 modelos de mesa para sala de jantar

 mesa para sala de jantar em granito bege
10. A mesa para sala de jantar em granito bege é usada em vários estilos de decoração
mesa para sala de jantar de madeira com vidro
11. Mesa para sala de jantar com peça em madeira e tampo de vidro
mesa para sala de jantar com granito e madeira
12. Mesa para sala de jantar com tampo em granito e pés de madeira
mesa para sala de jantar quadrada
13. Mesa de jantar quadrada é perfeita para ambientes grandes
Mesa para sala de jantar redonda
14. Mesa para sala de jantar redonda e cadeiras com detalhes em madeira
mesa para sala de jantar oval
15. Mesa para sala de jantar oval facilita a circulação de pessoas pelo ambiente
Mesa para sala de jantar triangular
16. Mesa para sala de jantar triangular é ideal para ambientes pequenos
Mesa em estilo colonial
17. Mesa de jantar em estilo colonial
mesa para sala de jantar moderna
18. Mesa de jantar moderna
Mesa para sala de jantar XV
19. Mesa de Jantar em estilo Luiz XV
Mesa para sala de jantar fazenda
20. As mesas de madeira para sala de jantar garantem um ambiente charmoso e sofisticado
Mesa compacta para sala de jantar
21. Mesa para sala de jantar compacta.
mesa para sala de jantar com acessibillidade
22. Mesa de jantar com acessibilidade transforma o ambiente mais convidativo e acolhedor
mesa para sala de jantar com cadeiras amarelas
23. Mesa de jantar com cadeiras amarelas para espaços pequenos
mesa para sala de jantar dobrável
24. Mesa para sala de jantar suspensa e dobrável
mesa para sala de jantar com extensível
25. Mesa para sala de jantar com extensível garante praticidade e funcionalidade para o seu dia a dia
mesa para sala de jantar com prato giratório
26. Mesa para sala de jantar com prato giratório proporciona mais conforto e praticidade na hora de servir as refeições
mesa para sala de jantar japonês
27. Mesa para sala de jantar estilo japonês
mesa para sala de jantar inglês
28. Mesa para sala de jantar estilo inglês
Mesa para sala de jantar marchetaria
29. Mesa para sala de jantar com diferentes tons de madeira
Mesa para sala de jantar amarela e pendente preto
30. Modelo de mesa para sala de jantar divide cozinha integrada da sala. Fonte: Move Móvel
Mesa para sala de jantar branca com cadeiras marrom
31. Lustre pendente valoriza a decoração e a mesa para sala de jantar. Projeto: Maria Eduarda Moscone Nogueira
Mesa para sala de jantar branca com vasinho de flores
32. Mesa para sala de jantar quadrada e cadeiras em estilo moderno. Projeto: Carol Tasiro
Mesa para sala de jantar branca
33. Decoração com mesa para sala de jantar. Fonte: Pinterest
Mesa para sala de jantar com cadeiras brancas
34. Mesa para sala de jantar quadrada em madeira é ideal para ambientes amplos. Projeto: Monica Barcelos
Mesa preta na sala de jantar
35. Mesa para sala de jantar na cor preta. Fonte: Caroline Guerra