1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Modelo de escada perfeito para a sua casa

Modelo de escada perfeito para a sua casa

O modelo de escada ideal

Há uma infinidade de opções para quem quer escolher o modelo de escada ideal para sua decoração. São diversos materiais disponíveis:  madeira, ferro, concreto, pedra (mármore, granito), vidro e outros materiais. (placa cimentícia, porcelanato etc.) Também é possível decorar o modelo de escada escolhido com graça e bom humor: com estampas, pintura e colagem. O estilo DIY pode tornar qualquer modelo de escada mais bonito. Além de pensar no aspecto decorativo da escada, é fundamental avaliar a segurança do modelo de escada escolhido. Como é cada vez mais comum o uso de escadas sem corrimão, os modelos “caracol” ou “leque” tornam-se perigosos, pois dificultam a subida e descida com equilíbrio. Uma dica: quanto menos inclinada for a escada, mais confortável ela será.

Principais formatos de escada

Reta: modelo de escada que vai do chão ao topo em um único “lance”, ou seja, não faz curva. Se o andar a ser alcançado for muito alto, é possível colocar uma plataforma de descanso, uma área mais larga, sem degraus, para uma pausa. Em L ou U: o modelo de escada em L é igual à escada reta, com uma curva, ou seja, tem mais de um “lance” do chão ao topo. Também pode ter um área de pausa entre os lances.

Modelo de escada em L

Modelo de escada em L, com dois lances

Em curvas: o modelo de escada em curvas inclui o s tipos caracol e leque . Esse modelo de escada é indicado para pequenos espaços.

Tipos de degrau

Independentemente do tipo de degrau que você escolher, toda escada deve ter os degraus  sempre do mesmo tamanho, com  proporção igual entre a altura e  profundidade, por questões de segurança. No geral, a altura ideal para um degrau é de 18cm e a profundidade é de 27cm. Outros aspectos importantes relacionados à escolha do tipo de degrau são a fundação da escada e o tipo de fixação que será necessária. Também é interessante avaliar a  necessidade específica de iluminação do degrau, se houver. Degrau padrão: tem a base reta e a largura igual nas duas pontas. É fixado na parede ou sobre a base da escada. Degrau vazado ou com viga: é preso por vigas de sustentação, com uma abertura no fundo de cada degrau. Degrau flutuante: é fixado diretamente na parede, um degrau independente do outro.

Independentemente do modelo de escada que você escolher, lembre-se que essa decisão exige reflexão, pois exceto o aspecto decorativo (tipo e cor do revestimento), a escada é um item difícil de ser reformado.  Pense bem antes de escolher a sua!

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Silestone em cozinha moderna casaearquitetura

Silestone: Confira +50 Modelos de Pedras para Decorar a Sua Casa

Sala de estar com piso cerâmico claro brilhante Foto de Antonio di Maro

Piso Cerâmico: Conheça os Tipos e Saiba Escolher +50 Modelos

Revestimento de parede externa com pedras naturais

Revestimento de Parede Externa: Saiba Valorizar o Seu Imóvel

piso de madeira no  sala de estar carla cuono 64246

60 Modelos de Piso de Madeira: Tipos, Vantagens e Como Limpar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz