1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. O Que São Porcelanatos Grandes Formatos e Como Usar

O Que São Porcelanatos Grandes Formatos e Como Usar

Por que esses porcelanatos são chamados de grandes formatos? Alguns chamam esse tipo de revestimento de grandes formatos, outros falam lastras, mas as duas formas são corretas, e podem ser consideradas sinônimas quando se trata de revestimentos. Eles são chamados assim devido ao tamanho das peças. 

Elas variam de 90x90cm podendo chegar até 180x320cm. São peças de revestimentos em tamanhos bem amplos e que fazem toda diferença nos ambientes onde são utilizadas.

Diferentes formatos, acabamentos e tamanhos de porcelanato podem se combinar
1. Diferentes formatos, acabamentos e tamanhos de porcelanato podem se combinar. Foto: Archtrends Portobello, projeto Patricia Pomerantzaff

Diferença entre porcelanatos grandes e comuns

Os porcelanatos comuns têm tamanhos variados, mas que geralmente, um de seus lados não ultrapassam medidas acima de 100cm. Entre os principais tamanhos de porcelanato encontrados, as principais medidas são: 4,5×4,5cm, 6,5x23cm, 15,5×15,5cm, 30x35cm, 15x60cm, 60x60cm, 80x80cm, 20x90cm, 30x90cm, 90x90cm, 20x120cm, 30x120cm, 60x120cm, 120x120cm, 90x180cm (chamada na Portobello como “petit lastra”) e 120x270cm (dimensão de lastra). 

Quanto maior a peça, mais bonito e impactante é o efeito que ela dá ao ambiente. Veja a seguir quais são as vantagens dos grandes formatos. 

120x120cm, Araxa, Portobello, mais praticidade na limpeza
2. 120x120cm, Araxa, Portobello, mais praticidade na limpeza. Foto: Archtrends Portobello, projeto Portobello S.A

Vantagens dos porcelanatos grandes formatos

As principais empresas fabricantes de revestimentos como o porcelanato estão sempre inovando, e dentro desse nicho dos grandes formatos, há uma possibilidade muito grande de inovação e criação, pois elas podem replicar a beleza de vários tipos de materiais da natureza nos porcelanatos, se inspirando em: madeiras, pedras, rochas, cimento, concreto, metal, entre outros. 

Dessa forma, ao invés de pagar um valor muito alto em um mármore, por exemplo, você pode ter um porcelanato de grande formato que é praticamente idêntico a uma peça desse material. Essa é apenas uma das vantagens. Veja abaixo mais vantagens em utilizar esse tipo de revestimento: 

Ambiente Biancogres, Calacata, 120X120cm
3. Ambiente Biancogres, Calacata, 120X120cm. Foto: Biancogres

Amplitude

Os grandes formatos dão um efeito de amplitude aos ambientes, como eles necessitam de menos espaço entre uma peça e outra, e com isso o rejunte quase não aparece, os espaços com esse revestimento dão uma ideia de maior amplidão.

Economia de rejunte

Devido ao espaço mínimo entre as peças, a economia de rejunte é grande.

Estética

Com as superfícies bem alinhadas, essa imagem de como se o piso fosse uma peça única, dá mais sofisticação e beleza, mais elegância e minimalismo aos espaços, até valoriza mais o imóvel. 

Diversidade de utilização

Com esse tipo de material é possível criar produtos personalizados. Vários projetos estão utilizando os porcelanatos de grandes formatos em mobiliário, como: bancadas de cozinhas e banheiros, ilha, painéis para TV, cabeceiras de cama e até mesmo como mesa de centro ou mesa de jantar. 

Bancada em grande formato Statuario Lux, Ceusa
4. Bancada em grande formato Statuario Lux, Ceusa. Foto: Revestindoacasa

Alta resistência a manchas

Esse material tem uma resistência a manchas e riscos muito boa, e esse também é um dos motivos de sua utilização como mobiliário. 

Facilidade de manutenção

Com menos rejunte, elas evitam os desgastes e as sujidades associados a ele, assim, melhoram a higienização do local. E por serem peças grandes, também facilitam a sua limpeza. 

Baixa absorção de água

Também facilita a limpeza, pois não há grande dilatação, e assim não necessita de espaçamento grande entre as peças. 

Facilidade na instalação

Com os profissionais bem treinados para a instalação desse material, o tempo para instalar é menor. 

Biancogres, Gioia, 120x120cm
5. Biancogres, Gioia, 120x120cm. Foto: Biancogres
Viva Decora Profissionais

Como utilizar esse tipo de porcelanato?

Como mencionado, esse tipo de revestimento pode ser utilizado em qualquer ambiente, escolhendo a sua textura correta conforme a necessidade de cada cômodo, de cada área da casa ou do comércio que será utilizado. 

Para banheiros podem ser utilizados tanto no piso quanto nas paredes. Em salas e quartos dão a elegância ao ambiente, mesmo que o ambiente não seja grande, a utilização desses grandes formatos fazem isso, dão a ideia de um cômodo maior, mais espaçoso. 

Também podem ser utilizados em fachadas, paredes externas, dando um ar de modernidade muito bonito. Além de mobiliários como: cabeceira de cama, mesa de centro ou de jantar, bancada de banheiro, cozinhas, ilhas.  

Rejunte imperceptível, ambiente Biancogres, Studio Beige, 90x90cm
6. Rejunte imperceptível, ambiente Biancogres, Studio Beige, 90x90cm. Foto: Biancogres

Escolha o melhor porcelanato para sua obra ou reforma

Para essa escolha, uma ajuda de um especialista é muito importante. Você deve saber qual tipo de textura irá utilizar nos ambientes, se será um natural (fosco), polido, acetinado, ou para área externa (antiderrapante). Um polido não é bom ser usado em áreas que são mais úmidas ou recebem mais água, como banheiro ou perto da piscina. 

Fachada toda em grande formato. Inox 130x320cm, Bremen 120X120cm, Frisado liso, Ceusa
7. Fachada toda em grande formato. Inox 130x320cm, Bremen 120X120cm, Frisado liso, Ceusa. Foto: Revestindoacasa

Outra questão, é saber escolher o tamanho correto, para dar uma harmonia ao ambiente. Se o revestimento vai ser no formato quadrado, ou como se fossem peças de madeira, retangular e comprido. Lembrando que o estilo de madeira dá mais aconchego ao ambiente. E um estilo de mármore dá uma ideia de mais frescor.  

Todas essas característica você pode ver com o seu arquiteto ou engenheiro, ou até mesmo com um especialista nas lojas especialistas em acabamento, como na ABC da Construção, onde você encontra  uma infinidade de opções desse tipo de revestimento.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Material de Construção: Insumos Que Não Podem Faltar na Sua Obra

Limpeza da Caixa de Gordura: Vantagens, Como Fazer e Cuidados Essenciais

Revestimento em Pedra: Tipos Mais Utilizados + 18 Ideias Para Se Inspirar

Cores para Área Externa: Conheça as Tendências +25 Inspirações

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz