1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Obras de Oscar Niemeyer na cidade de São Paulo

Obras de Oscar Niemeyer na cidade de São Paulo

É indiscutível que Oscar Niemeyer é um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, com reconhecimento a nível mundial e importantes obras no exterior, como por exemplo, o prédio sede da ONU (Organização das Nações Unidas) na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Na cidade de São Paulo as obras de Oscar Niemeyer preenchem o centro antigo da cidade (região da Luz, República e Sé), mas também outros pontos como o Memorial na Barra Funda e o Sambódromo. Você conhece todas as obras do arquiteto na capital paulista? Confira!
obras de Oscar Niemeyer em São Paulo

Edificio Montreal

O Edifício residencial Montreal está localizado na esquina das Avenida Ipiranga e Cásper Libero, bairro da Luz, centro de São Paulo e foi a primeira obra do arquiteto na terra da garoa em 1950, mas inaugurado em 1954. Foi também a primeira vez que Niemeyer utilizou a brise horizontal com o objetivo de proteger os apartamentos da incidência solar. Esse conceito apareceria depois em outras obras de Oscar Niemeyer, como por exemplo o Copan (também localizado em São Paulo) e o Edifício Niemeyer (em Belo Horizonte, Minas Gerais).
A fachada do edíficio se altera quando vista pela Rua dos Andradas, mudando sua relação como entorno urbano. Esta obra de Oscar Niemeyer também possui em seu Hall de entrada (localizado no subsolo) três grandes painéis com mosaicos executados pelo artista modernista Di Cavalcanti.

Obras de Oscar Niemeyer - Edificio Montreal
Obras de Oscar Niemeyer - Edificio Montreal
obras-de-oscar-niemeyer_edicio-montreal-3

Copan

Um dos mais famosos edifícios da cidade de São Paulo, o Copan também localizado no centro (Avenida Ipiranga, Praça da República) foi projetado em 1951 e se tornou o principal cartão postal da cidade. O prédio sintetiza o objetivo de Niemeyer enquanto arquiteto: A curva, que o faria famoso em suas construções. Ou como ele mesmo disse em 1998 “não é o ângulo reto que atrai, nem a linha reta, dura, inflexível… O que me atrai é uma curva livre e sensual”. Em uma livre tradução poética, a curva poderia simbolizar a liberdade e sensualidade típicas do povo brasileiro.
O edifício possui 1160 apartamentos e é considerado o maior edifício residencial da América Latina. Mescla ainda uma área comercial que ocupa 3 dos 35 andares, possuindo 72 lojas e um cinema, que já se transformou em igreja, mas que hoje inativo. Sem dúvida, uma das obras de Oscar Niemeyer mais famosas e icônicas da cidade.
Obras de Oscar Niemeyer - Copan

Complexo Arquitetônico do Parque do Ibirapuera

Criado para comemorar os 400 anos da cidade de São Paulo, o parque conta com 5 obras de Oscar Niemeyer: o Pavilhão da Bienal (antes conhecido como Cicilio Matarazzo), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Afro Brasil, a Oca (Palácio das Exposições), a Grande Marquise do Ibirapuera (onde encontra-se o Museu de Arte Moderna) e o também icônico Auditório do Ibirapuera. Uma curiosidade é que, embora o parque tenha sido concebido na década de 1950, o auditório só teve sua construção iniciada em 2002, sendo concluída em 2005. Do projeto original pensado por Niemeyer, apenas a praça de acesso que separa a Oca (e que seria a entrada principal do parque) não foi executada.

Obras de Oscar Niemeyer - Parque do Ibirapuera
Obras de Oscar Niemeyer - Parque do Ibirapuera
Obras de Oscar Niemeyer - Parque do Ibirapuera

Obras de Oscar Niemeyer - Parque do Ibirapuera

Edifício Triângulo

Também localizado no centro da cidade de São Paulo, o Edifício Triângulo está localizada na Rua José Bonifácio, próximo à Praça da Sé e foi inaugurado em 1955.
O projeto inicial previa uma construção ao estilo Manhattan com brises horizontais, tal como o Copan e o Montreal; mas devido às legislação da prefeitura, o projeto foi alterado, tendo seus andares superiores com recuo lateral e sua edificação exposta à incidência direta do sol. A entrada principal possui, tal como outras obras de Oscar Niemeyer, uma obra de Di Cavalcanti: um painel de pastilhas que já sofreu com a passagem do tempo ainda sem restauração.

Obras de Oscar Niemeyer - Edifício Triângulo

As obras de Oscar Niemeyer preenchem o centro e a alma
da cidade de São Paulo.

Que conhecer mais sobre arquitetos famosos? Então, confira esse post sobre Lina Bo Bardi 

Edifício e Galeria Califórnia

A galeria projetada em 1955, também no centro de São Paulo (na República), interliga as ruas Barão de Itapetininga e Don José de Barros e ganhou fama de ser um dos prédios mais charmosos da cidade de São Paulo. A arquitetura conta com pilastras em V, marca das obras de Oscar Niemeyer, que se tornaria moda na década de 50.
O prédio, que encontra-se em ruínas, conserva ainda um jardim suspenso desenhado por Di Cavalcanti e possui em seu saguão um painel de Cândido Portinari com cerca de 120 metros quadrados também danificado. A conservação, que deveria acontecer em 2009, ainda não possui data prevista.

Obras de Oscar Niemeyer - Edificio e Galeria Califórnia
Obras de Oscar Niemeyer - Edificio e Galeria Califórnia

Edifício Eiffel

Localizado na Praça da República, o Edifício Eiffel foi projetado em 1953 mas teve sua inauguração apenas em 1956 com uma grande novidade para a época: os apartamentos duplex. O prédio mescla o residencial com o comercial e encontra-se no roteiro arquitetônico da cidade de São Paulo, idealizado pelo Museu da Casa Brasileira.

Obras de Oscar Niemeyer - Edifício Eiffel
Obras de Oscar Niemeyer - Edifício Eiffel

Memorial da América Latina

Na Zona Oeste de São Paulo, próximo à estação de metrô Palmeiras-Barra Funda, fica o Memorial da América Latina, um centro cultural e polítivo inaugurado em 1989. A construção ocupa um terreno de mais de 84 mil metros quadrados e teve seu projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
O complexo conta com um centro de documentação da arte popular latino-americada e uma biblioteca com mais de 30 mil volumes. O espaço promove também exposições, espetáculos culturais, palestras, exibição de filmes, debates e mais recentemente festivais gastronômicos, sendo grande parte dessa programação gratuita.

Obras de Oscar Niemeyer - Memorial da América Latina


Obras de Oscar Niemeyer - Memorial da América Latina
Obras de Oscar Niemeyer - Memorial da América Latina

Sambódromo do Anhembi

Projetado em 1990, talvez o sambódromo de São Paulo seja uma das obras de Oscar Niemeyer com menos reconhecimento de sua autoria. Foi desenvolvido a partir do conceito do sambódromo carioca: uma passarela com arquibancadas em forma de arco à sua volta. A construção conta ainda com um piso de concreto estrutural que impede alagamentos e possui capacidade para cerca de 30 000 pessoas. Além dos desfiles das escolas de Sampa, ocorrem também no local os desfiles da Independência em 7 de setembro.

Obras de Oscar Niemeyer - Sambódromo do Anhembi

Veja mais obras de Oscar Niemeyer clicando aqui.

Veja também:

+ Arquitetura de Brasília, história, pilares e grandes nomes
+ Arquitetos famosos e desconhecidos e seus belos projetos.
+ Incentivando jovens talentos da decoração e arquitetura

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Decoração neon com luminária em formato de flamingo Foto de Você Precisa Decor

50 Inspirações de Decoração Neon para Festas e Casa

decoração moderna para quarto em tons de cinza e rosa Foto Pinterest

Outubro Rosa: Entenda a Causa e Vista sua Casa

cozinha moderna decorada nas cores cinza e rosa IdeiasDecor

Cores que Serão Tendência em 2019 para a Decoração

Decoração floral em quarto de casal

6 Dicas para Você deixar a Decoração Floral com a Sua Cara

Deixe um comentário

1 Comentário em "Obras de Oscar Niemeyer na cidade de São Paulo"

[…] Em 1999, o novo teatro do Parque do Ibirapuera, entre outras obras suas na cidade de São Paulo; […]

wpDiscuz