1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Palmeira Ráfia: Conheça a Planta e +61 Modelos Lindos

Palmeira Ráfia: Conheça a Planta e +61 Modelos Lindos

Se tratando de plantas grandes e robustas, são poucas as espécies que conseguem sobreviver em ambientes fechados, o que acaba por frustrar aqueles que tem a vontade de montar um pequeno jardim interno com uma vegetação ampla e vasta. No entanto, uma espécie bonita, barata e perfeita para se desenvolver em apartamentos, casas e ambientes fechados em geral é a Rhapis excelsa, mais conhecida pelo nome de palmeira ráfia.

A palmeira ráfia é uma linda planta originária da China que chama a atenção pelos troncos finos, pelas fibras espessas e pelas folhas verdes grandes e suntuosas. O uso mais comum da palmeira ráfia é como adorno para decoração de interiores, sobretudo para compor cômodos e ambientes com grandes espaços como entrada de chácara, já que essa é uma planta que pode chegar a até 4 metros de altura e possui uma inflorescência ramificada que pode ocupar todo um recinto.

palmeira ráfia - palmeira ráfia em cachepot de palha
1. A palmeira ráfia é uma planta ideal para áreas internas. Foto: Homes To Love

A palmeira ráfia também é uma planta muito versátil, podendo ser plantada de diferentes formas sem que perca sua beleza. É por isso que é comum encontrarmos nas lojas de produtos para jardinagem diversos modelos de vaso para palmeira ráfia, que podem ser desde o cachepot de barro simples a peças mais elaboradas e produzidas a partir dos mais variados materiais.

Se você está convencido das maravilhas dessa linda planta e está curioso para saber como cuidar de palmeira ráfia, continue lendo e aprenda não apenas isso, mas também como fazer mudas e como podar palmeira ráfia de modo que ela permaneça linda e perfeita para você! Confira!

Como cuidar de palmeira ráfia?

Saber como cuidar de palmeira ráfia é um atributo que muitos tem, mas sem saber. Afinal, estamos falando de uma planta que não exige muitos cuidados para permanecer na melhor forma possível, o que significa folhas grandes, verdes e saudáveis. Portanto, se você sabe o básico sobre cuidado de plantas em geral, você também sabe como cuidar de palmeira ráfia e por isso pode tê-la em sua casa sem medo.

palmeira ráfia - jardim grande com palmeiras ráfia
2. Cuidar de palmeira ráfia é muito simples. Foto: Pinterest

A rega da palmeira ráfia, por exemplo, é muito simples, apesar de ser diferente a cada tipo de exposição. De modo geral, você pode cuidar da palmeira ráfia mantendo-a em ambiente interno e com uma rotina de rega quinzenal, pois essa é uma planta muito resistente e que aguenta e prefere longos períodos sem água. No entanto, se for o caso de deixá-la em sol constante, o ideal é que ela seja regada constantemente, mas com pouca água, e no inverno apenas uma vez mês – caso contrário, a palmeira ráfia pode morrer por excesso de rega.

Em relação aos adubos, a palmeira ráfia costuma não necessitar de reposição contínua de nutrientes, sendo necessário apenas uma adubagem por ano, a começar a contagem de dias pela data de plantio. Contudo, por mais que a palmeira ráfia seja uma planta resistente, é necessário ficar atento a sua saúde, observando sempre que possível a aparência das folhas e se seu crescimento está normalizado.

Palmeira ráfia com folhas queimadas e outros sinais negativos

Como toda planta, a palmeira ráfia pode vir a sofrer danos e ter a saúde de suas folhas prejudicadas, o que pode ser evitado se as orientações de cuidados acima descritos forem seguidos à risca. Mesmo assim, problemas podem acontecer e alguns sinais típicos costumam indicar quando há algum risco ao desenvolvimento saudável da planta. Se você notar a palmeira ráfia com folhas queimadas, por exemplo, pode ser excesso de sol ou até mesmo de rega.

palmeira ráfia - área externa com muitos palmeiras ráfias
3. Folhas queimadas podem ser sinal de falta de saúde para a palmeira ráfia. Foto: Bambooland

Por isso, se você vir a palmeira ráfia com folhas queimadas, o ideal é que a rotina de cuidados seja revista imediatamente, pois ainda que seja uma planta resistente, se continuar apresentando sinais de maus tratos o único final reservado a ela será a morte. Além disso, se for o caso de uma palmeira ráfia com folhas queimadas e ainda por cima com uma cor muito mais escurecida do que costuma apresentar, isso pode ser sinal de falta de cálcio, sendo necessário um adubamento reforçado, com a ajuda de calcárias.

Como podar palmeira ráfia?

Por ser uma planta que possui um crescimento acelerado e muito superior ao de outras espécies que costumam ficar em ambientes internos, saber como podar palmeira ráfia é mais do que necessário para quem quer tê-la em casa. No entanto, antes de sair podando a planta de qualquer modo, é necessário saber se é realmente necessário usar seus conhecimentos sobre como podar uma palmeira ráfia, pois se não for preciso você pode acabar deixando-a muito pequena e fraca demais para permanecer viva.

palmeira ráfia - palmeira ráfia em área gourmet
4. A palmeira ráfia pode crescer muito. Foto: Decor Fácil

Se a palmeira ráfia estiver não apenas grande, mas também com as folhas manchadas e visivelmente sem saúde, chegou o momento de podá-la. Para isso utilize ferramentas simples, como por exemplo uma tesoura de jardinagem ou um alicate de corte, certificando-se de que estejam limpas e livres de produtos que possam prejudicar a saúde da palmeira ráfia. Se for o caso, realize os cortes com pelo menos cinco centímetros de distância dos troncos, optando sempre pelas folhas que estiverem menos saudáveis.

Como fazer muda de palmeira ráfia?

Por ser uma planta muito bonita e que chama a atenção quando colocada em uma sala de estar ou área gourmet, é comum que muitos queiram saber como fazer muda de palmeira ráfia para plantá-la em outros lugares. Essa é uma informação que, assim como ocorre com o cultivo, muitos já conhecem, mas sem saber, pois se você sabe fazer muda de outras plantas, certamente sabe como fazer muda de palmeira ráfia.

palmeira ráfia - palmeira ráfia grande com muitas folhas
5. É fácil fazer mudas de palmeira ráfia. Foto: Hype Verde

A palmeira ráfia feminina dará frutos de diferentes tamanhos na base da planta, e esses pequenos descendentes devem ser retirados e plantados em outros vasos, mas com muito cuidado, já que estamos falando de um fruto, ou seja, que demanda mais zelo e empenho no que diz respeito ao seu desenvolvimento. Isso significa que os frutos devem ficar longe do sol e permanecerem sempre em vasos com substratos úmidos que garantirão seu crescimento como uma nova planta.

Seguindo esses passos você certamente saberá como fazer muda de palmeira ráfia.

Qual o melhor vaso para palmeira ráfia?

Agora que você já sabe tudo o que é necessário para ter essa linda planta na sua casa, chegou a hora de escolher um vaso para palmeira ráfia que permita a ela um crescimento saudável. Para escolher o melhor vaso para palmeira ráfia o primeiro passo é deixar de lado os modelos que não suportam muito peso ou um desenvolvimento robusto. Por isso, opte sempre por um vaso largo e que também possa ter o fundo revestido com pedriscos e areia, já que esses são os materiais que permitirão a drenagem da planta.

palmeira ráfia - fila de palmeira ráfia em vasos brancos
6. O vaso de palmeira ráfia deve ser grande e resistente. Foto: Decor Fácil

Além disso, um bom vaso para palmeira ráfia é aquele que não aquece demais a raiz da planta, como costuma acontecer com vasos de coloração escura e que por isso absorvem mais calor que o normal. Por fim, um último elemento fundamental que o vaso escolhido para a palmeira ráfia precisa ter é um sistema de drenagem, por isso nunca compre um modelo que não possua furos no fundo. Caso contrário, o solo ficará encharcado e as raízes apodrecerão.

Confira nossa galeria especial com modelos lindos de plantas ráfia

palmeira ráfia - palmeira ráfia em sala com sofá com manta colorida
7. A palmeira ráfia fica muito bem em salas de estar. Foto: Ludimila Matos
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso de vidro quadrado em sala de estar
8. Vasos de vidro são muito utilizados como base para palmeira ráfia. Foto: Viva Decora
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso marrom envernizado
9. Palmeira ráfia ocupa um grande espaço. Foto: Houston Interior Plants
palmeira ráfia - palmeira ráfia grande em sala
10. Uma boa palmeira ráfia possui folhas verdes e grandes. Foto: Decor Fácil
palmeira ráfia - palmeira ráfia com muitas folhas
11. A palmeira ráfia pode ser grande até em vasos. Foto: Seedman
palmeira ráfia - palmeira ráfia em sala clássica
12. Salas clássicas ficam ótimas com a palmeira ráfia. Foto: Decor Fácil
palmeira ráfia - fila de palmeira ráfia em quintal
13. Todo um jardim pode ser feito com palmeira ráfia. Foto: Casa e Festa
palmeira ráfia - palmeira ráfia ao lado de sofá
14. Vasos decorados ficam lindos com palmeira ráfia plantada. Foto: Pintestest
palmeira ráfia - palmeira ráfia em cachepot de barro
15. Os troncos da palmeira ráfia dicam bem em decorações rústicas. Foto: Pinterest
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso branco circular em suporte
16. Vasos com base deixam a palmeira ráfia muito mais moderna. Foto: Classy Life Style
palmeira ráfia - varanda gourmet com vaso verde e palmeira ráfia
17. Áreas gourmet ficam lindas com palmeira ráfia. Foto: Projeto de Italo França
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso de vidro
18. A palmeira ráfia em vaso de vidro chama muito a atenção. Foto: AMC Construtora
palmeira ráfia - palmeira ráfia com muitas folhas
19. A palmeira ráfia pode ficar muito grande. Foto: Decor Fácil
palmeira ráfia - área externa com palmeira ráfia
20. Jardins são lindos com palmeira ráfia. Foto: Flores e Folhagens
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso azul claro
21. Misturar tamanhos de palmeira ráfia é uma ideia interessante. Foto: Decor Fácil
palmeira ráfia - palmeira ráfia com folhas altas em sala de estar
22. Há quem misture a palmeira ráfia com outras espécies de palmeira. Foto: Decor Fácil
palmeira ráfia - sala de estar om palmeira ráfia
23. Todo um espaço da sala pode ser reservado para a palmeira ráfia e outras plantas. Foto: Decor Fácil
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso grande de pedra
24. A palmeira ráfia fica linda em vasos grandes. Foto: Vinícius Correia
palmeira ráfia - palmeira ráfia com vaso dourado
25. Vasos dourados ficam lindos e dão destaques à palmeira ráfia. Foto: Reforma Sem Quebrar
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso marrom
26. A palmeira ráfia dá destaque a qualquer ambiente. Foto: Decor Fácil
palmeira ráfia - palmeira rafia em vaso branco simples
27. O vaso branco é lindo e simples para palmeira ráfia. Foto: Casa Vogue
palmeira ráfia - detalhe de palmeira ráfia
28. As folhas da palmeira ráfia são muito chamativas. Foto: Pinterest
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso marrom
29. Vasos pequenos podem ser utilizados como base para palmeira ráfia desde que sejam resistentes. Foto: Viva Decora
palmeira ráfia - palmeira ráfia ao lado de rack amarela
30. A palmeira ráfia pode ser associada à móveis coloridos. Foto: Decor Fácil
palmeira ráfia - palmeira ráfia em frente de porta
31. A palmeira ráfia pode ficar no hall de entrada. Foto: Vida Verde
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso de vidro com pedras brancas
32. A palmeira ráfia pode ser o elemento principal de todo um cômodo. Foto: Planta Sonya
palmeira ráfia - palmeira ráfia em cachepot cinza
33. A palmeira ráfia vai bem com diferentes modelos de decoração. Foto: Wyer & Co.
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso de vidro grande
34. A palmeira ráfia pode ser facilmente encontrada. Foto: Mercado Livre
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vasos laranjas
35. Vasos coloridos dão ainda mais destaque à palmeira ráfia. Foto: Kwiaty
palmeira ráfia - palmeira ráfia com vaso vermelho
36. O verde da palmeira ráfia contrasta muito bem com um vaso vermelho. Foto: Decor Facil
palmeira ráfia - arranjos grandes de palmeiras ráfias
37. O tamanho que pode atingir uma palmeira ráfia é surpreendente para muitos. Foto: Viva Decora
palmeira ráfia - detalhe de folhas de palmeira ráfia
38. As folhas da palmeira ráfia são lindas e fortes. Foto: Instagram
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso branco diferente
39. Você pode utilizar um vaso com formato diferenciado para a palmeira ráfia. Foto: Pin IMG
palmeira ráfia - palmeira ráfia em cachepot cosi
40. O cachepot para a palmeira ráfia deve ser muito bem escolhida. Foto: Pinterest
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso preto circular
41. A palmeira ráfia fica muito bem com um crescimento saudável. Foto: Minha Vida
palmeira ráfia - modelos de palmeira ráfia
42. O plantio da palmeira ráfia é muito simples. Foto: Casa e Festa
palmeira ráfia - palmeira ráfia simples
43. O vaso de cerâmica fica muito bem com a palmeira ráfia. Foto: Luchtzuiverende
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso branco circular
44. O vaso deve ser muito bem preparado para receber a palmeira ráfia. Foto: Vegetação Urbana Paisagismo
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso branco
45. A palmeira ráfia pode ser clássica com um bom vaso. Foto: Meu Cantinho Verde
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso preto circular simples
46. A palmeira ráfia pode ficar até mesmo em um vaso em formato de tigela. Foto: Botanichka
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso preto
47. A palmeira ráfia precisa de cuidados para crescer bem. Foto: Globalize Your Life
palmeira ráfia - folhas de palmeira ráfia
48. As folhas da palmeira ráfia chamam muito a atenção. Foto: Ig Delas
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso de plastico
49. Uma palmeira ráfia saudável costuma crescer bastante. Foto: UOL Mulher
palmeira ráfia - palmeira ráfias em jardim
50. É fácil, inclusive, montar um jardim com palmeira ráfia. Foto: OLX
palmeira ráfia - palmeira ráfia pronta para plantação
51. A palmeira ráfia também pode ficar em um frande quintal. Foto: Planta Ornamental
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso preto geométrico
52. Uma palmeira ráfia grande exige um bom vaso. Foto: Air Purifier
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso de cobre
53. É possível encontrar vaso para palmeira ráfia feito de cobre. Foto: 1800 Flowers
palmeira ráfia - arranjo pequeno de palmeira ráfia
54. A muda de palmeira ráfia exige cuidados especiais. Foto: Faz Fácil
palmeira ráfia - palmeira ráfia em cachepot de vidro
55. A palmeira ráfia é muito utilizada para preencher espaços vazios. Foto: Mercado Livre
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso grande
56. A palmeira ráfia é utilizada em diferentes cômodos. Foto: ML Paisagismo
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso marrom
57. A palmeira ráfia pode ser o detalhe que falava na sua casa. Foto: Pequena Garden
palmeira ráfia - palmeira ráfia em parede de quintal
58. A palmeira ráfia também é muito utilizada como um tipo de revestimento para parede. Foto: Mundo das Tribos
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso quadrado de vidro
59. Pedriscos são muito necessários em vasos de palmeira ráfia. Foto: Site da Beleza e Moda
palmeira ráfia - jardim com palmeira ráfia
60. Plantar palmeira ráfia direto no solo pode ser um pouco mais difícil. Foto: Sunday Gardener
palmeira ráfia - palmeira ráfia em vaso de pedra em sala de estar
61. A palmeira ráfia fica lindíssima quando alcança seu tamanho máximo. Foto: Instagram

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Cultive lindas orquídeas na sua floreira de parede

Floreira de Parede: +52 Modelos Charmosos Para Incluir na Decoração

A rosa trepadeira encanta a decoração do portão de entrada

Rosa Trepadeira: Cultive a Beleza das Roseiras no Seu Jardim

Helicônia: Como Plantar e Cuidar, +40 Tipos para Decoração 

A orquídea bambu é uma planta muito resistente

Orquídea Bambu: Aprenda Como Plantar e Cuidar em 6 Passos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz