1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Tipos de Palmeiras: +65 Plantas Perfeitas para Seus Vasos e Jardins

Tipos de Palmeiras: +65 Plantas Perfeitas para Seus Vasos e Jardins

Você sabia que existem diversos tipos de palmeiras? A palmeira é uma planta que possui mais de 2.000 espécies catalogadas e está presente nos países tropicais. No paisagismo, diversos tipos de palmeiras são usados para valorizar os jardins das residências, parques e vias públicas.

Os tipos de palmeiras com portes diferenciados possibilitam a utilização da planta em áreas internas como sala de estar, varanda e locais externos com jardins pequenos ou grandes. Você pode cultivar os tipos de palmeiras em vasos ou diretamente no chão.

A palmeira não é considerada uma árvore porque não produz madeira. Separamos nesse artigo vários tipos de palmeiras para você plantar e decorar a sua casa. Inspire-se!

Tipos de palmeiras Washingtonia ou saia
1- Os tipos de palmeiras como a Washingtonia são muito utilizadas nos projetos paisagísticos. Fonte: Pinterest

Tipos de palmeiras para vaso: Decore com plantas tropicais

Os tipos de palmeiras para vaso são espécies de plantas com porte médio ou pequeno que tem o seu desenvolvimento bloqueado quando cultivados em espaços restritos como nas jardineiras, vasos, latas ou cachepots.

As espécies Areca Bambu, Fiji, Ráfia e Phoenix são os tipos de palmeiras para vaso que servem para decorar tanto ambientes internos residenciais quanto corporativos. O plantio e manejo dos tipos de palmeiras para vaso é um processo bastante simples e fácil.

Passo a passo de como plantar tipos de palmeiras para vaso

  1. Adquira um vaso de tamanho grande de aproximadamente 60cm de altura;
  2. Deposite no fundo do vaso uma camada de 5cm de pedras ou argila expandida;
  3. Coloque substrato ate o meio do vaso;
  4. Sobre o substrato, coloque a muda de palmeira da sua preferência;
  5. Preencha o vaso com o restante do substrato até o limite de 5cm abaixo da borda do vaso;
  6. Para finalizar, regue a palmeira;

Todos os tipos de palmeiras para vaso necessitam de claridade, por isso deixe o vaso próximo às janelas ou varanda. A rega da palmeira deve ser constante, mas você precisa adubá-la a cada 6 meses para um perfeito desenvolvimento.

Tipos de palmeiras de pequeno porte em vaso na sala
2- Os tipos de palmeiras para vaso podem ser cultivados dentro de ambientes fechados, porém com iluminação externa. Fonte: ConstruindoDecor

Na imagem acima, a palmeira Ráfia foi plantada em um vaso de plástico com tamanho médio para conter o desenvolvimento. O vaso com a planta está depositado dentro de um cachepot de vidro transparente com cascas de pinus e seixos na cor branca.

Tipos de palmeiras para jardins residenciais: Analise as espécies para compor o seu espaço

Se você deseja criar um ambiente tropical na sua casa, existem diversos tipos de palmeiras para jardins residenciais que podem ser plantados em áreas grandes ou pequenas. Antes de adquirir uma muda, verifique o espaço disponível e o porte da planta adulta.

Os tipos de palmeiras de porte pequeno são ideais para jardim de inverno, pequenos canteiros e jardins com área reduzida. Você pode compor o paisagismo combinando os tipos de palmeiras para jardins residenciais com bromélias, agaves e outras plantas de porte menor.

Plante os tipos de palmeiras para jardins residenciais de porte grande distantes de portas e janelas para não atrapalhar a circulação das pessoas.

Conheça os tipos de palmeiras para jardins residenciais

  • Palmeira Leque;
  • Palmeira Azul;
  • Palmeira Laca;
  • Palmeira Garrafa;
  • Palmeira Washingtonia;

Palmeira Leque

A Palmeira Leque é uma planta de tronco único que possui folhas grandes, redondas na tonalidade verde brilhante. Você pode plantar a palmeira Leque em vasos ou diretamente no solo com uma boa drenagem.

Palmeira leque-de-fiji
3- A palmeira leque é uma espécie de pequeno porte que pode atingir até 3 metros de altura. Fonte: Decorando Casa

Palmeira Azul

A palmeira Azul é uma espécie que pode atingir até  25 metros de altura e as suas folhas tem um tom azul acinzentado. É uma planta muito utilizada por paisagistas para compor jardins exuberantes e se tornou um dos tipos de palmeiras ornamentais mais populares no Brasil.

Tipos de palmeiras azul
4- Um dos tipos de palmeiras para jardins residenciais é a palmeira azul devido ao seu aspecto exuberante. Fonte: Pinterest

Palmeira Laca

A palmeira laca é uma planta com grande efeito paisagístico, pois o colorido do seu tronco é um vermelho vivo.  Nos jardins tropicais, a palmeira laca pode ser plantada isoladamente ou em grupos para emoldurar caminhos ou muros.

Renque de palmeiras laca ao longo do caminho
5- A palmeira laca é nativa de países asiáticos. Fonte: O Jardineiro

Palmeira Garrafa

A palmeira Garrafa é uma espécie exótica e escultural de porte pequeno que pode crescer até 6 metros de altura. O tronco tem a forma de uma garrafa acinzentada com uma base dilatada para armazenar água nos períodos de estiagem.

Tipos de palmeiras garrafas tem folhas marcantes
6 – Os tipos de palmeiras para jardins residenciais como a palmeira garrafa confere beleza única ao paisagismo. Fonte: Pinterest

Palmeira Washingtonia

A palmeira Washingtonia é um dos tipos de palmeiras para jardins residenciais muito utilizadas no litoral. Essa espécie é nativa dos desertos da Califórnia, Arizona e Noroeste do México.

Tipos de palmeiras Palmeira Washingtonia para decoração de jardim na frente de residencial
7- Um dos tipos de palmeiras para jardins residenciais com solo arenoso é a palmeira Washingtonia. Fonte: Casa e Construção

Tipos de palmeira para jardim: Invista em um paisagismo exuberante

Nas áreas grandes residenciais ou praças públicas os tipos de palmeiras para jardim podem ser de porte médio ou grande. No paisagismo, os tipos de palmeiras para quintal são sempre uma opção interessante para criar um ambiente harmonioso, bonito e com fácil manutenção.

Veja alguns tipos de palmeira para jardim

  • Palmeira Imperial;
  • Palmeira Rabo-de-Raposa;
  • Palmeira Triângulo;
  • Palmeira Areca;

Palmeira Imperial

A palmeira imperial é uma espécie de grande porte, robusta que pode atingir uma altura de até 40 metros. O seu tronco tem cerca de 60 centímetros e a coroa arredondada tem aproximadamente 20 folhas.

Tipos de palmeiras imperial em espaço público
8- Como todos os tipos de palmeiras, a espécie imperial necessita de pleno sol para o seu desenvolvimento. Fonte: Loja Sementes Caiçara

Palmeira Rabo-de-Raposa

A palmeira Rabo-de- Raposa é uma espécie australiana que pode atingir até 9 metros de altura. Com suas grandes folhas verde-claras, o seu aspecto é plumoso de escova de garrafa.

Tipos de palmeiras rabo de raposa na frente de residencia
9-Um dos tipos de palmeiras para jardim mais procurado por sua beleza e rusticidade é a palmeira Rabo-de-Raposa. Fonte: Casa e Construção

Palmeira Triângulo

A palmeira triângulo é de origem das flores de Madagascar e pode atingir até 15 metros de altura.  Com um crescimento lento, a palmeira triângulo tem como característica as folhas agrupadas em três sessões, formando um triângulo.

Tipos de palmeiras triângulo na decoração de frente de casa
10 – A palmeira triângulo é um dos tipos de palmeiras para jardim que pode ser plantada em conjuntos ou isoladamente. Fonte: Ppow

Palmeira Areca

A palmeira Areca é um dos tipos de palmeiras para jardim mais populares no mundo tanto para decorar ambientes internos e externos. Os troncos múltiplos formam uma touceira que pode atingir 12 metros de altura.

Tipos de Palmeiras Areca
11- A Areca é um dos tipos de palmeiras para jardim que pode ser plantada em vaso e cultivada dentro de casa. Fonte: Total Construção

Tipos de palmeiras de pequeno porte: Cultive em pouco espaço

Se você não tem muito espaço no seu jardim ou mora em apartamento,  cultive tipos de palmeiras de pequeno porte. Essas espécies são ótimas para plantar em vasos decorativos ou em jardins no quintal.

Os tipos de palmeiras de pequeno porte plantados em vasos podem ser colocados em ambientes internos. Os vasos com palmeiras pequenas são de manejo básico, basta apenas regas constantes e adubação semestral.

Confira 3 principais tipos de palmeiras de porte pequeno

  • Palmeira Cascata;
  • Palmeira Rabo-de-peixe;
  • Phoenix (Fênix);

Palmeira Cascata

A palmeira cascata é uma planta de pequeno porte que atinge até 2,5 metros de altura. Os tipos de palmeiras de pequeno porte como a palmeira cascata apresentam troncos finos e forma touceiras arredondadas.

tipos de palmeiras cascata
12- A palmeira cascata é sensível a temperaturas frias. Fonte: Fazenda Terra Bella

Palmeira Rabo-de-peixe

A palmeria Rabo-de-peixe é um dos tipos de palmeiras de porte pequeno cultivadas em regiões de clima ameno. Formada por diversos troncos finos, tem formato arredondado com folhas largas e recortadas.

Palmeira Rabo de peixe
13- Um dos tipos de palmeiras de pequeno porte para criar efeitos paisagísticos é a espécie Rabo-de-Peixe. Fonte: Sei Eventos

Palmeira Fênix

A palmeira Fênix também chamada de Tamareira Anã é uma planta que dificilmente ultrapassa 3 metros de altura.  Com um aspecto exótico, a palmeira Fênix se adapta á vários tipos de clima. Suas flores e frutos são bastante apreciados por pássaros.

Tipos de palmeiras fênix deixa o ambiente mais sofisticado
14- A palmeira fênix é um dos tipos de palmeiras que pode ser plantada em vaso. Fonte: Pinterest

Tipos de palmeiras ornamentais:  Abuse da diversidade de formas e cores

Os tipos de palmeiras ornamentais de grande porte são muito empregados em empreendimentos residenciais e corporativos por sua imponência e apelo visual. No paisagismo, os tipos de palmeiras ornamentais criam cenários tropicais e paradisíacos.

Entre os vários tipos de palmeiras ornamentais, uma das mais cultivadas em ambientes internos, por exemplo, é a Ráfia que se adapta perfeitamente em vasos ou cachepots. Essa planta também tem caules alongados e folhas verdes brilhante em formato palmado.

Um dos tipos de palmeiras ornamentais usadas em áreas urbanas é a palmeira Rabo-de-Raposa. É uma espécie de grande porte de origem australiana que possui um visual imponente, exuberante e escultural.

Tipos de palmeiras rabo de raposa na fachada de residencia
15- A palmeira Rabo-de-Raposa é um dos tipos de palmeiras ornamentais que atinge até 20 metros de altura. Fonte: Planta Sonya

Os vários tipos de palmeiras são as plantas preferidas dos paisagistas para desenvolver projetos simples e sofisticados. As palmeiras decoram ambientes internos e externos com elegância, beleza e baixa manutenção.

Veja +50 tipos de palmeiras

Tipos de palmeiras moinho de vento em frente as samambaias
16- Os tipos de palmeiras decoram os jardins das residências. Fonte: Edu Castello /Editora Globo
Tipos de palmeira Areca
17- Um dos tipos de palmeiras para vaso é a Areca Bambu. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeira azul no jardim
18- Um dos tipos de palmeiras para jardim residencial é a palmeira azul. Fonte: Total Construção
Tipos de palmeiras triângular
19- A palmeira triangular é um dos tipos de palmeiras que levam charme e frescor ao jardim. Fonte: Vazlon Brasil
Tipos de palmeiras Areca Volumosa cultivada em vaso
20- A Areca Bambu é um dos tipos de palmeiras ornamentais para espaços residenciais ou corporativos. Fonte: Total Construção
Tipos de palmeiras palmeira-bambu (Chamaedorea elegans) cultivada em vaso
21- Um dos tipos de palmeiras mais comercializados é a Areca Bambu. Fonte: Revista Natureza
Tipos de palmeiras areca apreciam o sol
22- A Areca é um dos tipos de palmeiras com vários troncos que forma um arbusto. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras Areca na rua
23- Os tipos de palmeiras para jardim podem ser plantados em vasos ou diretamente no solo. Fonte: Casa e Construção
Tipos de palmeiras areca em estacionamento
24- No paisagismo, os tipos de palmeiras para jardim podem ser usados com portes diferentes em um mesmo espaço. Fonte: Viveiro de Mudas Nativas e Ornamentais Löf
Tipos de palmeiras areca precisam de luminosidade
25- A Areca Bambu é um dos tipos de palmeiras para vaso que se adapta a varandas dos edifícios. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras azul podem atingir até 25 metros de altura
26- A palmeira não é considerada uma árvore, pois o seu caule não é de madeira. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras Camedórea
27- Todos os tipos de palmeiras para vasos em ambientes internos devem ser colocados próximos à janela. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras carpentárias
28- O clima tropical no paisagismo se deve aos vários tipos de palmeiras. Fonte: Fonte: Edu Castello /Editora
Tipos de palmeiras chamaedorea em vaso
29- Todos os tipos de palmeiras em ambientes internos precisam de regas constantes. Fonte: Cultura Mix
Tipos de palmeiras contraste das folhas
30- Os tipos de palmeiras com folhas largas tem um caráter ornamental e escultural. Fonte: PInterest
Tipos de palmeiras de centro
31- Muitos tipos de palmeiras apreciam solo arenoso com boa drenagem. Fonte: Casa e Construção
Tipos de palmeiras de pequeno porte em canteiro
32- Os tipos de palmeiras de porte pequeno como a Fênix pode ser plantado próximo à piscina. Fonte: Casa e Construção
Tipos de palmeiras de pequeno porte
33- Um dos tipos de palmeiras para jardim mais cultivados é a Areca. Fonte: Terracota Jardinagem
Tipos de palmeiras em canteiros
34- Todos os tipos de palmeiras podem ser combinados com plantas de porte pequeno e forrações coloridas. Fonte: Casa e Construção
Tipos de palmeiras em grupos na fachada de casa
35- Os tipos de palmeiras de porte médio e grande são ideais para fachadas de residências. Fonte: Casa e Construção
Tipos de palmeiras Fênix plantada em vaso
36- Os tipos de palmeiras em vasos devem ter boa drenagem para não apodrecer as raízes. Fonte: Pinterest
Tipos de Palmeiras Fênix
37- Os tipos de palmeiras de pequeno porte podem ser plantadas com espaçamento menor. Fonte: Total Construção
Tipos de palmeiras Fuso
38- Os tipos de palmeiras de porte médio são ideias para cultivo em calçadas. Fonte: Ciprest Blogspot
Tipos de palmeiras garrafa
39- Os tipos de palmeiras para jardim como a palmeira garrafa retém água na sua base para os períodos de estiagem. Fonte: Total Construção
Tipos de palmeiras para jardim
40- Os tipos de palmeiras para jardim criam um cenário tropical na área de lazer. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras rabo de raposa muda
41- Os tipos de palmeiras como Rabo-de-Raposa não são indicados para locais frios. Fonte: Safari Garden
Tipos de palmeiras leque
42- A palmeira leque é um dos tipos de palmeiras de pequeno porte com folhas largas e formato arredondado. Fonte: Flores e Folhagens
Tipos de palmeiras leque no jardim
43- Os tipos de palmeiras de pequeno porte podem ser cultivados em jardins com área reduzida. Fonte: Horto das Palmeiras
Tipos de palmeiras leque podem atrapalhar a circulação de pessoas dentro do ambiente
44- Todos os tipos de palmeiras transformam os jardins em paisagens incríveis. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras na decoração de interiores
45- Todos os tipos de palmeiras para áreas internas ajudam a preencher espaços dentro do ambiente. Fonte: Dicas Decorativas
Tipos de palmeiras para decorar área externa
46- Os tipos de palmeiras para vaso podem compor um jardim externo. Fonte: Casa e Construção
Tipos de palmeiras para decorar jardim
47- Os tipos de palmeiras para jardins residenciais podem ter cores, formatos e portes diferentes. Fonte: Rosas de Jardim
Tipos de palmeiras para vaso
48- A Areca Bambu é um dos tipos de palmeiras para humanizar espaços corporativos. Fonte: Casa.umcomo.com.br
Tipos de palmeiras rabo de raposa
49- Os tipos de palmeiras para jardim plantados ao lado dos caminhos tornam o ambiente agradável. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras rabo-de-peixe
50- Os tipos de palmeiras para jardim ornamentam a fachada de imóveis em estilo moderno. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras ráfia decora o quarto
51- Os tipos de palmeiras de pequeno porte em vasos podem decorar vários cômodos da casa. Fonte: Frateli Planejados
Tipos de palmeiras Ráfia em canteiro
52- A ráfia é um dos tipos de palmeiras de pequeno porte que pode ser plantada em vaso ou diretamente no chão. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras ráfia na decoração de sala de jantar
53- Um dos tipos de palmeiras ornamentais mais versáteis é a Areca Bambu. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras ráfia na decoração de sala
54- A ráfia é um dos tipos de palmeiras ornamentais que você pode adquirir por hastes. Fonte: Frateli Planejados
Tipos de palmeiras ráfia no quarto
55- Um dos tipos de palmeiras mais fáceis de cultivar é a Areca. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras para decorar frente de casa
56- Os tipos de palmeiras de grande porte precisam de um bom espaçamento na hora do plantio. Fonte: Casa e Construção
Tipos de palmeiras ráfia separa o ambiente
57- Os tipos de palmeiras para vaso podem decorar os ambientes de vários estilos. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras ráfis
58- Os tipos de palmeiras para vaso como a ráfia são facilmente encontradas no mercado. Fonte: Entenda Antes
Tipos de palmeiras real
59- Os tipos de palmeiras para vaso têm o seu desenvolvimento freado de acordo com o tamanho do recipiente. Fonte: Canoas Garden Center
Tipos de palmeiras real na fachada de casa
60- Os tipos de palmeiras para jardins residenciais possuem raízes que não destroem as calçadas. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras real para plantar
61- Os tipos de palmeiras comercializados em Gardens ou feiras devem ser replantados em solos com boa drenagem. Fonte: Canoas Garden Center
Tipos de palmeiras Tamareira das Canárias
62- Os tipos de palmeiras para jardim possuem um aspecto escultural. Fonte: Edu Castello /Editora Globo
Tipos de palmeiras Tamareira em área grande
63- Os tipos de palmeiras como as Tamareiras são uma ótima opção para canteiros pequenos. Fonte: Safari Garden
Tipos de palmeiras triângulo na decoração de shopping center
64- Os tipos de palmeiras de porte médio podem ser plantados em vasos. Fonte: Pinterest
Tipos de palmeiras variadas compõem o projeto da área externa
65- Os tipos de palmeiras plantadas próximas as piscinas não tem raízes agressivas. Fonte: Pinterest

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

floreira-capa

Floreira: +80 Modelos para Usar na Sua Decoração 

1c60b263199a3a9ebb1425b2394f2716

Flor Mosquitinho: +54 Arranjos Lindos Com Essa Delicada Planta

como-cuidar-de-orquidea

Como Cuidar de Orquídea: 7 Dicas Para Um Manejo Perfeito

plantas-de-sombra-para-casa-com-cactos-foto-followthecolours

Plantas de Sombra: Conheça 17 Plantas Ornamentais e Dicas de Como Cuidar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz