1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Papel de Parede Listrado: Saiba Como Usar +62 Modelos

Papel de Parede Listrado: Saiba Como Usar +62 Modelos

Desde que se tornou algo indispensável em qualquer casa ou apartamento, aos poucos o design de interiores passou a desenvolver novos produtos e técnicas para deixar os imóveis mais bonitos, práticos e do agrado de seus moradores. Uma tendência recente e que rapidamente foi incorporada pelo mundo da decoração, inclusive, é o papel de parede listrado, que chama a atenção por ter tudo o que um bom item decorativo deve ter. 

E se você ficou interessado no papel de parede listrado, mas não sabe qual modelo combina mais com você e sua necessidade, continue lendo e confira uma série de informações importantes sobre os principais tipos do mercado. Aproveite e veja nossa galeria exclusiva repleta de modelos incríveis de papel de parede listrado que selecionados justamente para te inspirar em sua decoração!

decoração de quarto de casal bege com papel de parede listrado horizontal Foto Apartamento 177
1. Decoração de quarto de casal bege com papel de parede listrado horizontal – Foto: Apartamento 177

Vantagens do papel de parede listrado

Uma das grandes vantagens do papel de parede listrado e também de outros modelos está em sua durabilidade, uma vez que se sua aplicação for bem feita ele pode durar por muitos anos, sem a necessidade de reparos. Além disso, o papel de parede listrado chama atenção por ser muito versátil, sendo fácil encontrar uma série de modelos bonitos e interessantes no mercado especializado. 

Não é difícil, por exemplo, encontrar papel de parede listrado azul, papel de parede listrado rosa, papel de parede listrado bege, papel de parede listrado cinza, papel de parede listrado preto e branco, papel de parede listrado na horizontal, na vertical e até mesmo versões super coloridas. Além de também ter modelos que são indicados como revestimentos de parede para áreas específicas, como o papel de parede listrado para cozinha

E para quem está pensando em qual melhor papel de parede para ambientes pequenos, pode apostar em modelos de papel de parede listrado, pois as listras vão ajudar na amplitude visual do espaço, mas escolha no máximo duas paredes para usar o revestimento, se não a decoração pode ficar sobrecarregada, principalmente versões muito coloridas do papel de parede listrado.

decoração para quarto de casal com papel de parede listrado preto e branco Foto Apartment Therapy
2. Decoração para quarto de casal com papel de parede listrado preto e branco – Foto: Apartment Therapy

Papel de parede listrado azul

Um dos modelos mais comuns do mercado é o papel de parede listrado azul, fator este que pode ser aplicada por diferentes motivos. O principal deles é o fato de esta ser uma cor muito versátil, que pode ser utilizada em diferentes cômodos e ambientes da casa. O azul de tonalidade mais clara, por exemplo, é ótimo para quarto de bebê e quarto infantil, oferecendo uma delicadeza muito interessante

Já o papel de parede listrado azul escuro é perfeito para quartos de casal, sala de estar, escritórios e até mesmo para algumas cozinhas ou banheiros mais modernos, sempre lembrando que tonalidades mais escuras se dão melhor se aplicadas em ambientes grandes e que possuem decorações mais modernas e contemporâneas. 

A dica é sempre buscar um modelo de papel de parede listrado azul que se harmonize à decoração existe no ambiente. E se você quer combinar o azul do papel de parede listrado com outras cores sabia que é muito fácil. Aqui cores como cinza, vermelho, rosa e branco vão criar uma combinação perfeita para um espaço bonito e agradável.

cozinha com papel de parede listrado e armários brancos
3. Este é um ótimo exemplo de cozinha moderna que ganha muito com o papel de parede listrado. Projeto de Ana Yoshida

Papel de parede listrado rosa

O papel de parede listrado rosa também é um modelo bem popular, mas seu usado é ainda mais frequente em cômodos infantis ou com estilo feminino, tendo em vista as propriedades sóbrias e delicadas que ele possui.

Um quarto de bebê, por exemplo, se dá muito bem com a presença de um papel de parede listrado rosa, pois assim ele será preenchido de forma inteligente, sem sofrer com uma estética carregada e que pese na decoração. 

quarto de bebê com papel de parede listrado
4. O papel de parede listrado rosa também é muito popular. Projeto de Marel – Grupo Factory

O papel de parede listrado rosa também pode ser muito útil para ambientes neutros, como por exemplo ateliês, clínicas e bibliotecas, já que esses são espaços cujos móveis e itens decorativos são responsáveis por ganhar mais protagonismo na decoração. Com um papel de parede listrado rosa em tonalidade clara, portanto, o espaço fica equilibrado e cada ferramenta ganha seu devido destaque no ambiente, deixando tudo muito mais confortável visualmente. Por isso, vale a pena aprender como colocar papel de parede e caprichar no seu espaço.

Papel de parede listrado bege

Falando em sobriedade, o papel de parede listrado bege é o que melhor oferece essa característica e sem deixar de lado o destaque necessário. O interessante do papel de parede listrado bege é o fato de dele permitir uma série de combinações, oferecendo muitas possibilidades de mistura de cores, disposição espacial de móveis e assim por diante, sempre com uma sobriedade vantajosa a qualquer tipo de cômodo. 

O papel de parede listrado bege é uma ótima opção para salas de estar, já que estamos falando de um modelo que possui a cor moderada e discreta como principal e vantajosa característica, e que ao mesmo tempo é convidativa o bastante para ser o destaque do cômodo. Além disso, o papel de parede listrado bege é o melhor modelo para corredores e ambientes que servem de passagem, pois ele irá decorar o espaço sem sobrecarregar.

papel de parede listrado e cabeceira clara
5. O interessante do papel de parede listrado bege a sobriedade que oferece. Projeto de Andréa Petini

Papel de parede listrado cinza

Também muito sóbrio, o papel de parede listrado cinza é o que há de melhor em termos de possibilidade de associação a outros itens de uma casa. Um uso comum do papel de parede listrado cinza é como revestimento de paredes que possuem móveis embutidos como painéis de TV, racks, escrivaninhas e prateleiras, pois sua tonalidade que caminha entre o quente e frio possui a grande vantagem de ser facilmente harmonizada.

É por isso que salas de estar usam tanto o papel de parede listrado cinza, tendo em vista que esse é o cômoda que mais costuma trabalhar com móveis grande e que podem ser embutidos diretamente na parede. A dica é sempre optar por uma mobília que de alguma forma se destaque no ambiente e tenha um valor contrastivo em relação ao papel de parede, pois, caso contrário, o espaço pode ficar com um aspecto apagado e sem vida.

Além disso, quem gosta de uma decoração mais contemporânea, porém não deixa de lado o papel de parede com certeza um dos mais usados é o papel de parede listrado cinza, pois as linhas retas e a cor sóbria tem tudo a ver com o estilo mais moderno

sala clássica com papel de parede listrado
6. O papel de parede listrado cinza é muito utilizado em associação a móveis embutidos. Projeto de Marel – Grupo Factory

Papel de parede listrado preto e branco

Voltando ao assunto popularidade, é unânime que o papel de parede listrado preto e branco é o modelo de maior destaque em fama e recorrência nas casas brasileiras. Isso pode ser explicado pelo forte apelo visual que o papel de parede listrado preto e branco possui, tendo em vista que esse é um modelo que de fato muito se destaca em um ambiente, seja ele grande ou pequeno, com muitos ou poucos móveis. 

Todo esse apelo estético, no entanto, deve ser utilizado com parcimônia. Pode ser interessante usar o papel de parede listrado preto e branco apenas em meias paredes, divisórias de cômodos ou ainda optar por modelos com listras mais discretas, pois ele pode sobrecarregar a decoração do ambiente. Essas são as formas de oferecer ao espaço um destaque estético, mas sem acabar por carregá-lo visualmente.

sala de jantar com papel de parede listrado
7. O papel de parede listrado preto e branco é o que o modelo mais chamativo. Projeto de Juliana Pippi

Papel de parede listrado horizontal

Para quem pensa na verticalidade como a única opção para papéis de parede listrados, saiba que um dos modelos mais populares do mercado é o papel de parede listrado horizontal, que, diferente do que muitos pensam, possui uma série de propriedades decorativas que se diferem das oferecidas pelos tipos verticais. Um exemplo disso é a sensação de ganho de espaço, algo essencial para a decoração de  ambientes muito estreitos.

Vale ressaltar, no entanto, que como qualquer outro elemento utilizado na decoração de imóveis, o quanto o papel de parede listrado horizontal pode oferecer muito se relaciona com a escolha das cores certas. A dica, portanto, é a de sempre, opte por tonalidades que converse com o espaço e os demais itens que existem no ambiente, e sempre dê prioridade por cores claras na decoração de espaços pequenos. Somente com uma total harmonização o cômodo sairá ganhando com o uso do papel de parede listrado horizontal.

quarto de casal com papel de parede listrado colorido
8. Há ainda o modelo de papel de parede listrado horizontal. Foto: Juliana Pippi

Papel de parede listrado para quarto de bebê

Agora pensando em um cômodo específico, o papel de parede listrado para quarto de bebê é um modelo que se destaca dos demais por reunir tudo o que um item que se fará presente em ambientes do tipo deve ter em termos de equilíbrio visual e estética. Isso é necessário pois um quarto infantil costuma receber uma série de móveis que muitas vezes não são bons elementos quando o assunto é harmonização, como por exemplo o berço e o baú de brinquedos. 

Um bom papel de parede listrado para quarto de bebê, portanto, deve ser o mais equilibrado possível, o que significa sobriedade que ofereça aos móveis uma maior possibilidade de harmonização. No entanto, ao mesmo tempo ele deve ter a delicadeza de fazer do quarto um cômodo que seja lembrado por sua função e por quem nele dorme, ou seja, permitindo uma composição divertida do ponto de vista de uma criança, mas sem perder a delicadeza que deixa o quarto mais aconchegante para as horas de descanso. 

ambiente com marcenaria branca e papel de parede listrado
9. O papel de parede listrado para quarto de bebê deve reunir tudo o que o cômodo pede. Projeto de Nicolle do Vale

Papel de parede listrado colorido

O papel de parede listrado é aquele que chega para ser o grande protagonistas da decoração. Mais comum em quarto infantil, o papel de parede listrado colorido dá ao ambiente uma decoração alegre e divertida, mas é preciso atenção para usá-los em cômodos que já tenham uma decoração mais colorida ou mesmo que sejam muito pequenos.

Nesses casos é mais interessante optar por modelos delicados de papel de parede listrado, com listras mais finas e com tonalidades pastéis. Sua decoração ficará divertida e muito bonita!

papel de parede listrado horizontal colorido para decoração de lavabo Foto Pinterest
10. Lavabo pequeno decorado com papel de parede listrado colorido – Foto: Pinterest

Assista o vídeo com mais dicas de como escolher papel de parede listrado para decoração

Gostou das nossas dicas? Confira nossa galeria com mais modelos de papel de parede listrado

papel de parede listrado vermelho e branco em sala de estar
11. O papel de parede listrado é um item muito utilizado na decoração. Projeto de Anna Maya & Anderson Schussler
quarto infantil com cabeceira estofada e papel de parede listrado
12. Um modelo muito popular de papel de parede listrado é o de cor azul. Projeto de Bordin & Soares
porta retrato e papel de parede listrado
13. Mesmo sendo chamativo, o papel de parede listrado pode ser associado à quadros e molduras. Projeto de Luís Fábio Rezende
quarto chamativo com papel de parede listrado
14. Quartos usam muito o papel de parede listrado. Projeto de Partícia Azoni
quarto clássico de casal com papel de parede listrado
15. Decorações clássicas também podem usar o papel de parede listrado. Projeto de Gabriela Herde
quarto com papel de parede listado em meia parede
16. O papel de parede listrado é muito associado à cômoda da cama. Projeto de Camila Chalon
quarto com papel de parede listrado azul e amarelo
17. Há quem use o papel de parede listrado apenas em uma parte do cômodo. Projeto de LAM Arquitetura & Interiores
quarto com papel de parede listrado marrom
18. Alguns modelos de papel de parede listrado parecem ser um revestimento 3D. Projeto de Teresinha Nigri
quarto de bebê com papel de parede listrado
19. O papel de parede listrado pode ter diferentes cores ao mesmo tempo. Projeto de Beatriz Zamperlini & Mariana Zimmermann
quarto de casal com papel de parede listrado e criado mudo clássico
20. É interessante associar a cor do papel de parede listrado à roupa de cama. Projeto de RBP Arquitetura e Interiores
quarto de casal grande com papel de parede listrado
21. O papel de parede listrado pode ser um respiro moderno em uma decoração clássica. Projeto de Rodriga Fonseca
quarto de hóspedes com papel de parede listrado
22. A distância entre as listras é uma questão para o papel de parede listrado. Projeto de Rodrigo Maia
quarto de solteiro com papel de parede listrado escuro
23. Há ainda modelos de papel de parede listrado totalmente escuros. Projeto de ZaaV Arquitetura
quarto duplo com papel de parede listrado
24. Este modelo de papel de parede listrado é tropical e divertido. Projeto de Korman Arquitetos
quarto infantil com papel de parede listrado
25. Todo um quarto ganha em estética com o papel de parede listrado. Projeto de B+L Arquitetura & Interiores
quarto infantil com sofá cama e papel de parede listrado
26. Este modelo de papel de parede listrado tem uma estética vintage. Projeto de Soraya Mendes
quarto simples com papel de parede listrado
27. O papel de parede listrado deste exemplo combina com a mobília. Projeto de Eduarda Corrêa
quarto simples com papel de parede listrado
28. As cores do papel de parede listrado fazem toda a diferença. Projeto de Paula Inês Sizinando
sala de estar com papel de parede listrado com curvas
29. O papel de parede listrado não precisa ser retilíneo. Projeto de Juliana Cristina
sala de estar com papel de parede listrado e espelho
30. Utilizar o papel de parede listrado em apenas uma parede é interessante. Projeto de Frente e Verso Arquitetura
sala de jantar clássica com papel de parede listrado
31. Neste exemplo, o papel de parede listrado preto e branco preenche de forma interessante a sala de jantar. Projeto de Lúcio Nocito
sala de jantar com mesa redonda e papel de parede listrado
32. As diferentes tonalidades de azul fazem toda a diferença neste papel de parede listrado. Projeto de Paula Inês Sizinando
sala de jantar com papel de parede listrado e espelho grande
33. Este papel de parede listrado amarelo combina muito com os móveis de madeira. Projeto de Isabela Lavenere
sala de jantar com papel de parede listrado simples
34. Se você quer que os móveis tenham destaque, opte por um papel de parede listrado mais sóbrio. Projeto de Conseil Brasil
banheiro clássico e papel de parede listrado
35. As listras podem ser diferentes em alguns tipos de papel de parede listrado. Foto: Andréa Bento
brinquedoteca com parede de escalada e papel de parede listrado
36. Brinquedotecas usam muito o papel de parede listrado. Projeto de Revista Viva Decora.
clinica pediátrica com papel de parede listrado
37. Este modelo de papel de parede listrado brinca com as listras finas. Projeto de Partícia Silveira Zat Leal