1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Pintura de Parede: Como Pintar uma Parede da sua Residência

Pintura de Parede: Como Pintar uma Parede da sua Residência

Se você está querendo mudar o visual de casa, nada melhor do que uma pintura de parede para variar um pouco o clima de cada ambiente. E se você pretende economizar alguns reais, vale colocar a mão na massa e partir para o faça você mesmo.

Pintura de Parede Como Pintar uma Parede patriciaanastassiadis

Observe Como Pintar uma Parede faz toda diferença na decoração. Projeto por Patricia Anastassiadis

 

Sala, quarto de casal, quarto de bebê e até a varanda, todos os ambientes de casa só tem a ganhar com uma camada de cor. A atenção aos detalhes é o que vai deixar sua pintura super profissional. Perca o medo de pintar você mesmo sua casa com essas dicas que separamos.  Você pode ter certeza que a pintura de parede mudará o ambiente.

Pintura de Parede Como Pintar uma Parede buji-decoracao-reuso

Para quem gosta de cor no quarto, a pintura de parede faz toda diferença

1- Separe seus acessórios

Pintura de Parede Como Pintar uma Parede


Materiais de Como Pintar uma Parede


Antes de pensar em iniciar qualquer pintura de parede, é bom ter todas as ferramentas e acessórios em mão:
– Pincel ou trincha
– Rolinho macio
– Bandeja para dispenser da tinta
– Pedaço de plástico ou madeira para mexer a tinta
– Luvas para não se sujar
– Fita adesiva para proteger as quinas
– Massa corrida, espátula e lixa para deixar a parede lisinha

2 – Calcule bem a quantidade de tinta

Pintura de Parede Como Pintar uma Parede

Como Pintar uma Parede requer atenção, coloque a quantidade de tinta aos poucos

 

Para não gastar dinheiro a mais e ficar com uma quantidade de tinta sem uso em casa ou ainda correr o risco de ficar sem durante a pintura de parede, é bom calcular direitinho quantos litros vão ser necessários. Hoje em dia existem muitos aplicativos que ajudam nesta conta, como Pintar uma Parede requer atenção, antes de sair às compras meça as paredes e superfícies todas a serem pintadas e evite surpresas desagradáveis.

3 – Proteja o que não vai ser pintado

pintura de parede proteção como pintar uma parede

Nos cantos é necessário colocar uma proteção para fazer a pintura da parede

Essa é a dica mais óbvia e também a mais frequentemente deixada de lado. Antes de pensar em abrir a lata de tinta, para fazer a pintura de parede todas as superfícies que você não quer que sujem.

– Para o chão, a melhor cobertura é papelão, como é bem bem mais grosso que jornal, ele não dobra e não sai do lugar com tanta facilidade. Plásticos grandes também podem ser usados, mas como a tinta que cai demora mais para secar, acidentes com sapatos sujos de tinta podem ser mais comuns.

– Rodapés, rodabancas e sancas podem ser protegidas com fita crepe grossa, tenha atenção ao aplicar, use uma régua ou outro acessório para deixar a fita retinha em todos os cantos. Vai pintar a porta, use papel alumínio para proteger as maçanetas.

4 – Prepare a parede

pintura de parede proteção como pintar uma parede lixa

Como pintar uma parede requer profissionalismo, é necessário preparar a parede antes de pintar



Ainda antes de começar a pintar, você ainda deve preparar a parede, esta é a hora de corrigir pequenos defeitos como rachaduras, furos e coisas do tipo. Depois vale dar uma lixada para deixar a superfície lisa, também é importante que toda a área esteja limpa, assim, a tinta vai fixar melhor e durar mais

5 – Mão na massa

Pintura de Parede Como Pintar uma Parede

Como pintar uma parede com tinta rolo

 

Depois de toda esta preparação, finalmente chegou a hora de colocar tinta na parede, o primeiro passo é usar o pincel (ou trincha) as partes de fora da parede, como o teto e o rodapé bem rente à parede áreas protegidas com a fita. Depois com o rolo, sempre em posição vertical, você preenche o interior da área a ser pintada. Faça movimentos em W enquanto cobre toda a superfície. A quantidade de tinta em cada passada também deve ser observada, nada de deixar o rolo pingando, o excesso de tinta pode deixar a parede com um acabamento ruim e você não vai terminar antes por causa disso.

 

6 – Tenha atenção nas pausas e no clima

pintura de parede proteção como pintar uma parede mãos

A pintura de parede pode requerer varias demãos de tinta

Se puder, se programe para fazer a pintura em dias mais secos e quentes, isso faz com que a tinta seque mais rápido e com que o tempo de pausa entre as mãos seja menor. Siga sempre as instruções do fabricante e tenha paciência, passar uma segunda mão sobre uma camada molhada também vai deixar um acabamento mal feito.

7 – Seja criativo

pintura de parede proteção como pintar uma parede stencil

O stencil pode ser uma ótima forma de como pintar uma parede


Está se sentindo seguro em relação à todos os passos anteriores? Então é hora de ir além e usar a pintura da parede como foco da decoração da sua casa. Usar stencil pode ser uma boa ideia, depois que a superfície colorida estiver seca, posicione o molde e pinte novamente com uma cor de destaque, para deixar o stencil sempre no lugar use fita adesiva.

Ah, caso você tenha uma parede de gesso, o mais recomendado é usar tinta própria para esse material ou ainda lixar a parede, selá-la e aplicar massa corrida antes de usar pintar.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Como limpar ferro de passar roupa

Como Limpar Ferro de Passar: Confira e Obtenha a Máxima Eficiência

Como fazr sabão caseiro em barra

Como Fazer Sabão Caseiro: Economize com Produtos Sustentáveis

Guirlanda de natal em feltro com gatinho de rena Foto de Browpicz

Como Fazer Enfeites de Natal: 4 Manuais de DIY Natal +60 Inspirações

decoração rústica com filtro dos sonhos  Foto Coisas da Maria

Filtro dos Sonhos: O Que É, Como Fazer +60 Modelos

Deixe um comentário

1 Comentário em "Pintura de Parede: Como Pintar uma Parede da sua Residência"

antonio p melo

fiz a pintura da minha casa mas depois apareceu algumas bolhas estufadas , porque isso acontece ? se puder me ajudar fico agradecido.

wpDiscuz