1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Piscina Verde: Tipos de Revestimentos e Dicas de Como Tratar a Água

Piscina Verde: Tipos de Revestimentos e Dicas de Como Tratar a Água

Para fugir das tradicionais piscinas com acabamento azul, muitas pessoas passaram a apostar no uso do revestimento para piscina verde. Afinal, mais que um local para se refrescar nos dias quentes, a piscina também tem a função de agregar valor estético à área de lazer.

No mercado existem diversas opções de revestimento para piscina verde. Não à toa que muitos acabam ficando com dúvidas sobre qual revestimento usar na piscina.

Logo, se você está em busca de informações e inspiração para acertar em cheio na escolha do revestimento para piscina verde, fica com a gente! Neste post, vamos compartilhar dicas de como escolher o revestimento ideal, bem como, orientações de como tratar a água da piscina corretamente. Confira!

Deck de madeira, puff branco e azulejo de piscina verde decoram a área externa. Projeto de Catê Poli Paisagismo
1. Deck de madeira, puff branco e azulejo de piscina verde decoram a área externa. Projeto de Catê Poli Paisagismo

Qual o melhor revestimento verde para piscina?

A enorme variedade de opções de revestimento para piscina verde, facilita que a peça seja inserida em diferentes propostas decorativas. No entanto, antes de definir qual acabamento será utilizado é preciso conhecer de perto os diferentes tipos de revestimento para piscina verde.

Confira abaixo algumas das opções de revestimento para piscina verde:

Azulejo

O azulejo é um dos revestimentos mais conhecidos pelo público, pois além de apresentar um ótimo custo benefício, pode ser encontrado em diferentes tamanhos (30X30, 20X20, 15X15 são alguns dos exemplos que podem ser encontrados no mercado), formatos, tons de verde (verde menta, verde água, verde esmeralda, verde piscina…) e acabamentos (fosco, com brilho..). Dessa forma, o azulejo para piscina verde torna-se uma ótima opção para o projeto.

Quanto a fixação do azulejo de piscina verde, caso você não tenha conhecimento prévio sobre como realizar a instalação das peças, é indicado a contratação de um profissional azulejista para que o trabalho seja feito com qualidade.

Pastilha de vidro

A piscina com pastilha verde tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos, já que ela traz um efeito muito bonito para a área de lazer pequena ou grande. Afinal, o tamanho reduzido das pastilhas de vidro facilita a mobilidade do material permitindo sua aplicação em modelos de piscina pequena ou com formatos simétricos como a piscina redonda, retangular, quadrada ou assimétricos.

Vale comentar que a pastilha de vidro para piscina verde também exige aplicação por profissionais especialistas.

Área externa com porta deslizante e piscina pastilha verde. Projeto de Jannini Sagarra Arquitetura
2. Área externa com porta deslizante e piscina pastilha verde. Projeto de Jannini Sagarra Arquitetura

Revestimento cerâmico

O revestimento cerâmico pode apresentar acabamento fosco, esmaltado ou rústico. Já quanto às tonalidades de verde podemos encontrar, por exemplo, os tons de verde piscina, verde musgo e verde esmeralda. No projeto, o revestimento cerâmico é normalmente utilizado em modelos de piscina grande devido ao tamanho das peças cerâmicas vendidas no mercado serem mais amplas.

A piscina verde com revestimento cerâmico são mais duráveis e apresentam um grande custo-benefício. Além disso, uma das grandes vantagens do revestimento cerâmico é a resistência aos produtos químicos e aos raios ultravioletas.

Existem diferentes tipos de revestimentos que podem ser usados na piscina verde. Fonte: Pinterest
3. Existem diferentes tipos de revestimentos que podem ser usados na piscina verde. Fonte: Pinterest

Pastilha de porcelana

A pastilha de porcelana é perfeita para quem busca um toque de sofisticação na piscina verde, pois sua estrutura é extremamente elegante e resistente ao contato com a água. Além disso, a praticidade na limpeza também é um ponto positivo, já que a pastilha de porcelana apresenta fácil higienização.

Revestimento vinílico

O revestimento vinílico para piscina verde também é uma alternativa com ótimo custo-benefício. Para quem não sabe, a piscina de vinil é um tipo de piscina que é construída em alvenaria e posteriormente coberta com um material chamado vinil para piscina. Logo, se a ideia é construir uma piscina verde de vinil, basta escolher um modelo de vinil na cor desejada.

Piscina verde de vinil para área externa. Fonte: Piscinas Fiber
4. Piscina verde de vinil para área externa. Fonte: Piscinas Fiber

Casa com piscina verde: área de lazer valorizada

Agora que você conhece algumas das opções de revestimento para piscina verde, chega o momento de escolher o revestimento que melhor se encaixa no seu projeto. Entenda que não existe um modelo específico, mas sim o que melhor atende às suas expectativas.

No decorrer do projeto alguns fatores podem nortear a escolha do revestimento como o tamanho e formato da piscina. Se a piscina for grande, uma dica é usar azulejo ou revestimento cerâmico. Agora se a piscina for pequena, a dica é usar revestimento vinílico ou até mesmo pastilha de vidro ou pastilha de porcelana, pois são estruturas menores que facilitam a instalação nesses projetos menores.

Modelo de piscina verde esmeralda. Projeto de Olegário de Sá & Gilberto Cioni
5. Modelo de piscina verde esmeralda. Projeto de Olegário de Sá & Gilberto Cioni

O revestimento de uma piscina verde na área de lazer facilmente se conecta com a vegetação e modelos de jardim do terreno, agregando ainda mais valor para o imóvel. A iluminação noturna inclusive pode favorecer e realçar ainda mais a beleza da piscina verde como mostra a imagem abaixo.

A iluminação noturna traz ainda mais beleza para a casa com piscina verde. Projeto de Unlimited Pool
6. A iluminação noturna traz ainda mais beleza para a casa com piscina verde. Projeto de Unlimited Pool

Como limpar a piscina verde da forma correta?

Mais do que acertar na escolha do revestimento para piscina verde é importante estar atento quanto ao tratamento da água da piscina. Afinal, nós queremos apenas que o revestimento seja verde e não que a água da piscina esteja verde por falta de limpeza e higienização, não é mesmo?

Dessa maneira, é importante que você saiba como limpar piscina corretamente. Logo, para te auxiliar nessa etapa separamos abaixo o passo a passo de como realizar a higienização da água da piscina.

  1. Faça a limpeza externa da piscina: use uma vassoura e faça a limpeza da área do deck e entorno da piscina;
  2. Realize a limpeza grossa dentro da piscina: use a peneira acoplada a uma haste e retire sujeiras maiores e sólidas (insetos, galhos, folhas…);
  3. Escove o fundo e todas as laterais da piscina: após a etapa de peneiração realize a escovação de toda a piscina fazendo uso de uma escova metálica acoplada a uma haste. Nesta etapa, procure começar a escoação pelo fundo, uma vez que o fundo possui uma quantidade maior de sujeira que ao serem escovadas deixarão a água mais turva, impedindo a visão do interior da piscina;
  4. Utilize um produto decantador: nesta etapa, o produto decantador (siga as instruções do fabricante) será responsável por solidificar a sujeira mais fina e a levar para o fundo;
  5. Faça a aspiração da piscina: após a decantação da sujeira realize a aspiração da piscina;
  6. Meça os níveis de alcalinidade e corrija o pH: utilize um kit de testes colorímetro e meça primeiro a alcalinidade, seguidamente o pH. Segundo especialistas, os parâmetros ideais para alcalinidade devem estar entre 80 a 120 PPM. Já os níveis de PH precisam estar entre 7,2 a 7,8. Nesta etapa, faça as correções necessárias e após a aplicação dos produtos, aguarde cerca de seis horas;
  7. Após o período mencionado, avalie novamente os níveis de alcalinidade e pH e estando dentro dos valores de referência, a piscina pode ser usada.

Confira mais alguns projetos de piscina verde para sua área de lazer

A espreguiçadeira traz muito conforto para quem deseja aproveitar a piscina verde do imóvel. Fonte: Bittar Arquitetura
7. A espreguiçadeira traz muito conforto para quem deseja aproveitar a piscina verde do imóvel. Fonte: Bittar Arquitetura
A piscina pastilha verde traz um contraste interessante para a área externa. Projeto de Jannini Sagarra Arquitetura
8. A piscina pastilha verde traz um contraste interessante para a área externa. Projeto de Jannini Sagarra Arquitetura
A piscina verde é a grande atração desse imóvel. Fonte: Pinterest
9. A piscina verde é a grande atração desse imóvel. Fonte: Pinterest
A piscina verde e o deck de madeira se destacam nessa área externa. Fonte: Blog Sincenet
10. A piscina verde e o deck de madeira se destacam nessa área externa. Fonte: Blog Sincenet
A piscina verde redonda se encaixa perfeitamente nessa área de lazer. Fonte: Pinterest
11. A piscina verde redonda se encaixa perfeitamente nessa área de lazer. Fonte: Pinterest
A piscina verde se conecta com a paisagem do entorno. Fonte: Pinterest
12. A piscina verde se conecta com a paisagem do entorno. Fonte: Pinterest
A piscina verde se destaca na área de lazer desse imóvel. Fonte: Pinterest
13. A piscina verde se destaca na área de lazer desse imóvel. Fonte: Pinterest
A piscina verde se mistura com as tonalidades da vegetação do jardim. Fonte: Pinterest
14. A piscina verde se mistura com as tonalidades da vegetação do jardim. Fonte: Pinterest
Área de lazer com azulejo para piscina verde. Projeto por Triplex Arquitetura
15. Área de lazer com azulejo para piscina verde. Projeto por Triplex Arquitetura
Área de lazer com piscina verde esmeralda. Projeto de Fernanda Marques
16. Área de lazer com piscina verde esmeralda. Projeto de Fernanda Marques
Área externa com piscina com pastilha verde. Projeto de Studio MK27
17. Área externa com piscina com pastilha verde. Projeto de Studio MK27
As pastilhas da piscina verde fazem parte também do muro da área externa. Projeto de Amorim Reis
18. As pastilhas da piscina verde fazem parte também do muro da área externa. Projeto de Amorim Reis
Casa com piscina verde e deck de madeira. Projeto de CSDA Arquitetura + Decoração
19. Casa com piscina verde e deck de madeira. Projeto de CSDA Arquitetura + Decoração
Casa de campo com piscina verde grande e funda. Projeto de MeyerCortez Arquitetura & Design
20. Casa de campo com piscina verde grande e funda. Projeto de MeyerCortez Arquitetura & Design
Deck de madeira e piscina pastilha verde para área externa. Fonte: Portobello
21. Deck de madeira e piscina pastilha verde para área externa. Fonte: Portobello
Deck de madeira e piscina pastilha verde para área externa. Fonte: Portobello
22. Deck de madeira e piscina pastilha verde para área externa. Fonte: Portobello
Espreguiçadeira de madeira e piscina com azulejo verde. Projeto de Daniel Nunes Paisagismo
23. Espreguiçadeira de madeira e piscina com azulejo verde. Projeto de Daniel Nunes Paisagismo
A iluminação noturna realça o azulejo de piscina verde. Projeto de Di Pace e Di Pace Arquitetura e Interiores
24. A iluminação noturna realça o azulejo de piscina verde. Projeto de Di Pace e Di Pace Arquitetura e Interiores
Espreguiçadeiras de madeira e ombrelone trazem conforto para aqueles que apreciam a piscina pastilha verde. Projeto de WT Studio
25. Espreguiçadeiras de madeira e ombrelone trazem conforto para aqueles que apreciam a piscina pastilha verde. Projeto de WT Studio
Forme diferentes mosaicos na piscina com pastilha verde. Fonte: Pinterest
26. Forme diferentes mosaicos na piscina com pastilha verde. Fonte: Pinterest
Modelo de piscina com pastilha verde e espreguiçadeiras. Projeto de DB Arquitetos
27. Modelo de piscina com pastilha verde e espreguiçadeiras. Projeto de DB Arquitetos
Modelo de piscina verde elevada para área de lazer. Fonte: Pinterest
28. Modelo de piscina verde elevada para área de lazer. Fonte: Pinterest
Modelo de piscina verde em L com prainha e espreguiçadeiras. Projeto por Olegário de Sá & Gilberto Cioni
29. Modelo de piscina verde em L com prainha e espreguiçadeiras. Projeto por Olegário de Sá & Gilberto Cioni
Muro revestido com pedras e piscina com azulejo verde. Projeto de Catê Poli Paisagismo
30. Muro revestido com pedras e piscina com azulejo verde. Projeto de Catê Poli Paisagismo
O azulejo de piscina verde se mistura a vegetação do terreno. Projeto de Olegário de Sá & Gilberto Cioni
31. O azulejo de piscina verde se mistura a vegetação do terreno. Projeto de Olegário de Sá & Gilberto Cioni
O azulejo para piscina em tons de verde e azul deixou esse projeto deslumbrante. Fonte: Pinterest
32. O azulejo para piscina em tons de verde e azul deixou esse projeto deslumbrante. Fonte: Pinterest
O azulejo para piscina em tons de verde e azul deixou esse projeto deslumbrante. Fonte: Pinterest
33. O azulejo para piscina em tons de verde e azul deixou esse projeto deslumbrante. Fonte: Pinterest
O céu é o limite quando pensamos em azulejo para piscina verde. Projeto por Gislene Lopes
34. O céu é o limite quando pensamos em azulejo para piscina verde. Projeto por Gislene Lopes
O móvel em tom vermelho se destaca na área de lazer com revestimento piscina verde. Projeto de Olegário de Sá & Gilberto Cioni
35. O móvel em tom vermelho se destaca na área de lazer com revestimento piscina verde. Projeto de Olegário de Sá & Gilberto Cioni
O revestimento desta piscina verde não passa despercebido na decoração. Fonte: Palimanan
36. O revestimento desta piscina verde não passa despercebido na decoração. Fonte: Palimanan
O revestimento escolhido para o projeto foi o azulejo para piscina verde. Fonte: Andre Luque
37. O revestimento escolhido para o projeto foi o azulejo para piscina verde. Fonte: Andre Luque
O revestimento verde para piscina com borda infinita se mistura com a vegetação. Projeto de Leonardo Muller
38. O revestimento verde para piscina com borda infinita se mistura com a vegetação. Projeto de Leonardo Muller
O revestimento verde para piscina foi a escolha certa para esse projeto. Projeto de Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
39. O revestimento verde para piscina foi a escolha certa para esse projeto. Projeto de Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
O revestimento verde para piscina traz um toque especial para a área de lazer. Fonte: Revista Viva Decora
40. O revestimento verde para piscina traz um toque especial para a área de lazer. Fonte: Revista Viva Decora
Piscina com azulejo verde e jardim vertical decoram a área externa do imóvel. Projeto de André Arquimagens
41. Piscina com azulejo verde e jardim vertical decoram a área externa do imóvel. Projeto de André Arquimagens
Piscina com pastilha verde e redes de descanso. Projeto Olegário de Sá & Gilberto Cioni
42. Piscina com pastilha verde e redes de descanso. Projeto Olegário de Sá & Gilberto Cioni
Piscina verde elevada com deck de madeira e espreguiçadeira. Fonte: Pinterest
43. Piscina verde elevada com deck de madeira e espreguiçadeira. Fonte: Pinterest
Portas de correr de vidro e piscina verde esmeralda decoram a área externa. Projeto de Ricardo Abreu Arquitetos
44. Portas de correr de vidro e piscina verde esmeralda decoram a área externa. Projeto de Ricardo Abreu Arquitetos
Projeto de casa com piscina verde esmeralda. Fonte: Pinterest
45. Projeto de casa com piscina verde esmeralda. Fonte: Pinterest
Resort com piscina verde revestida é puro luxo e sofisticação. Fonte: Jetsetter
46. Resort com piscina verde revestida é puro luxo e sofisticação. Fonte: Jetsetter
Revestimento para piscina verde água com prainha. Fonte: Pinterest
47. Revestimento para piscina verde água com prainha. Fonte: Pinterest
Revestimento piscina verde com toque sofisticado. Projeto de Gisele Taranto
48. Revestimento piscina verde com toque sofisticado. Projeto de Gisele Taranto

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Quintal com Piscina: +64 Ideias Incríveis para Aproveitar Espaço

Chaise Área Externa: Conheça os Modelos, +50 Inspirações Lindas

Modelo de edícula simples com porta de correr de vidro. Fonte: Dcore Você

Edícula Simples: +57 Projetos e Dicas Para Construir Gastando Pouco

Amarílis: Como Cuidar, Tipos e Flores Lindas para Plantar no Jardim

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz