1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Planejamento de reforma

Planejamento de reforma

Por Rosemeire Herrera Demarchi, Arquiteta da Respaldo Arquitetura

Vai reformar? Saiba quais cuidados você deve tomar ao embarcar nessa viagem

Tal qual uma viagem, uma reforma pode transformar um sonho em pesadelo. Seja com relação aos gastos não previstos, atrasos, baixa qualidade de serviços, mudanças na legislação ou muitos aborrecimentos que se somam, tirando-nos o prazer de ver concretizado o que tínhamos em mente.

A diferença é que, numa viagem, muitas vezes, os atropelos viram situações pitorescas para serem lembradas com os amigos e, em uma reforma, todos os dias você revive a situação, tropeça no degrau mal calculado, bate o cotovelo no pequenino box do chuveiro ou o joelho na mesinha mal colocada, lembrando do responsável por esse transtorno.

Reforma_Arquitetura_Viva_Decora_Reforma_Planejada

Se você já planejou uma viagem e se lembra das primeiras providências, pode listar algumas como:

  1. Disponibilizar o tempo livre e os recursos necessários;
  2. Compatibilizar os interesses e gostos de todos os membros do grupo (pessoas envolvidas);
  3. Pesquisar em soluções necessárias para o conforto e segurança de todos,
  4. Pedir indicação para os amigos sobre empresas e profissionais que possam lhe assessorar na aquisição do “pacote”.

Repare como essas mesmas providências devem ser tomadas no caso de uma reforma!

Ninguém acorda de manhã, vai ao aeroporto e compra uma passagem sem antes analisar tempo, o custo, os procedimentos e as consequências dessa sua ação. Da mesma forma, planejamento é imprescindível para reformar um imóvel.

Reforma_Arquitetura_Viva_Decora_Reforma_Planejada

Estabelecido o objeto da intervenção, seja residencial ou comercial, uma boa maneira de começar esse planejamento é, listando o que incomoda ou frustra as pessoas nesse local. Os problemas que encontram no dia a dia ou que, fatalmente, encontrarão a médio e a longo prazo, em função de decisões já estabelecidas como o aumento do número de pessoas a acomodar ou o desejo de iniciar um hobby, por exemplo.

Recomenda-se montar essa lista durante alguns dias seguidos, conforme for vivenciando suas atividades, para não deixar esquecida nenhuma necessidade que, lembrada mais tarde, custará caro. Não se preocupe se houver um item ou centenas deles, no andamento do processo haverá oportunidade de analisar a incompatibilidade desses itens, o custo e a viabilidade de cada um, porque aqui o fundamental é saber o que realmente se quer.

Não economize no papel, seja pelo seu baixo custo, comparado ao custo de obras inadequadas, seja pelo tamanho do seu sonho.

A reforma não precisa ser traumática! Com o planejamento adequado, feito fase a fase, por um profissional de interiores a reforma pode ocorrer tranquilamente, chegando exatamente como você quer, sem “dor de cabeça”.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Drywall de nichos com coleção

Drywall: Conheça a Técnica e Confira Vantagens e Desvantagens

revestimento 3d sala de jantar com vasos suculenta casacor2016 105084

Revestimento 3D: 71 Modelos de Ambientes Incríveis

sala de estar e de jantar conjugada com piso laminado

54 Modelos de Piso Laminado: Dicas, Inspirações, Vantagens e Mais

Lavabo com pia de granito cinza Projeto de Kali Arquitetura

51 Modelos de Granito: Conheça os Tipos, Cores e Saiba Como Usá-lo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz