1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Processo de reforma: a norma da ABNT é aliada

Processo de reforma: a norma da ABNT é aliada

A palavra roteiro consiste em algo planejado e que deve seguir o padrão em cada etapa. É assim que definimos a NBR 16.280, norma que regulamenta o processo de reforma em edificações. Em 2014, foi concebida pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, como recurso para o gerenciamento dos requisitos de uma obra. Pesadelo para alguns, por tornar a situação mais burocrática, o intuito é para o bem, pois aborda desde o condômino que financia a obra e o profissional que executa o projeto aprovado por documentação.

Processo de reforma: algumas dicas

 

processo de reforma

Imagem aqui.

Vale lembrar que pequenos reparos como uma simples pintura, ou até mesmo a substituição do forro de gesso, não precisam de recolhimento de ART, documento oficial do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Somente em intervenções estruturais, alteração em tubulações de gás ou qualquer ação que possa por em risco a integridade do edifício, deve ser executada por engenheiro ou arquiteto.  Com a apresentação de um projeto, execução por profissionais habilitados e supervisão dos mesmos, com todo o processo de reforma registrado na emissão da ART.

 

processo de reforma area externa piscina

Projeto por Marília Veiga

 

A ABD apoia a necessidade de se valer da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica para todo projeto que contemple intervenções estruturais. Mas precisamos salientar que o Designer de Interiores, com cursos oficialmente estabelecidos pelo Ministério da Educação e pelo Código Brasileiro de Ocupação, é competente e habilitado a projetar, planejar e executar reformas de edificações.

 

11461-area-externa-residencia-condominio-village-porto-da-lagoa-mantovani-e-rita-viva-decora

Projeto por  Mantovani e Rita

 

É papel do Designer de Interiores realizar intervenções projetuais na área interna das edificações, que incluem sugestão de acabamentos e revestimentos, remanejamento de pontos elétricos, instalação de divisórias, marcenaria e mobiliário em geral, entre outros serviços e indicações. A ABD oferece aos seus associados um modelo de Plano de Reforma, elaborado segundo os requisitos determinados pela NBR 16.280, que poderá ajudar a garantir a qualidade da reforma e a segurança dos envolvidos na obra.

 

 

 

Texto escrito por  Renata Amaral, presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores

Renata  amaral

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

3d-floor Piso de Porcelanato Liquido Epoxi ou 3D

Porcelanato Líquido 3D: Tipos, Como Fazer, Cuidados +50 Modelos

Drywall de nichos com coleção

Drywall: Conheça a Técnica e Confira Vantagens e Desvantagens

revestimento 3d sala de jantar com vasos suculenta casacor2016 105084

Revestimento 3D: 71 Modelos de Ambientes Incríveis

sala de estar e de jantar conjugada com piso laminado

54 Modelos de Piso Laminado: Dicas, Inspirações, Vantagens e Mais

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz