1. Home
  2. Revista
  3. Quarto
  4. Dicas Para Criar Um Quarto de Estudante

Dicas Para Criar Um Quarto de Estudante

O quarto de estudante precisa ser apropriado para atender as necessidades de uma rotina crucial. Para criar esse espaço, não é preciso ter muitas exigências, mas sim de total atenção com o que está relacionado ao conforto e a disciplina, já que é um ambiente que influencia diretamente no cotidiano do aluno.

Antes de entrar a fundo em dicas para preparar esse estilo de quarto, vale destacar que a qualidade do sono é fundamental, por isso, a ideia é sempre buscar por elementos que colaboram para uma excelente noite de descanso.

Quarto de estudante com bancada para estudos

1. Quarto de estudante com bancada para estudos. Projeto por Roberta Devisate

Como criar um quarto de estudante?

Há diversos tipos de estudantes, aqueles que estão na escola, no cursinho pré-vestibular ou na faculdade. Independente dessas fases, para elaborar um quarto com características estudantis, é necessário considerar aspectos como: organização, espaço e funcionalidade. São pontos que permanecem direcionando todo e qualquer aluno. 

Siga os próximos passos e entenda como transformar o quarto em um ambiente adequado e produtivo.

Quarto funcional

Como dito, uma das principais características para ter um quarto de estudante é que ele seja funcional. Ou seja, optar por itens versáteis, práticos e que otimizam o espaço.

O quarto de estudante deve ser funcional

2. O quarto de estudante deve ser funcional. Fonte: Pinterest

De forma geral, muitas vezes uma mobília pode exercer mais de uma função, é justamente por essa que você deve optar. O móvel multiuso é uma alternativa para o aproveitamento desse ambiente, de preferência para quem desempenha mais do que o papel de estudante. Além disso, lembre-se que o objetivo é manter um quarto organizado, para isso, as tonalidades neutras e claras são uma aposta valiosa para um ambiente clean.

Estilo diferenciado

Fuja dos padrões! Apesar desse tipo de quarto ser padronizado, você pode estruturá-lo com o seu estilo, ou seja, uma decoração clássica, despojada ou alternativa. O importante é manter peças e objetos de decoração compatíveis com a sua personalidade.

Inclua peças e objetos de decoração compatíveis com a sua personalidade

3. Inclua peças e objetos de decoração compatíveis com a sua personalidade. Fonte: Pinterest

Uma dica para deixar o quarto com um visual atraente e moderno é optar por estampas e cores vibrantes, em detalhes como a cabeceira, almofada, escrivaninha, quadros, entre outros que façam parte do quarto. As tonalidades nesses objetos agregam vida ao espaço e podem influenciar, inclusive, no estímulo aos estudos. Afinal, é mais animador estudar num ambiente reconfortante. 

Mobiliário e acessórios

Os móveis e acessórios devem ser escolhidos a dedo, visto que alguns são indispensáveis para a criação de um ambiente voltado para estudantes. Imagine que a disciplina é um fator fundamental e você precisa de itens que te auxiliam com essa responsabilidade.

Os móveis e acessórios devem ser escolhidos a dedo para o quarto de estudante

4. Os móveis e acessórios devem ser escolhidos a dedo para o quarto de estudante. Fonte: Pinterest

Primeiramente, é necessário saber separar o lugar de realizar cada atividade. Pensando nisso, vale ressaltar que as horas de leituras merecem ser passadas em um cantinho especial. Então, a dica é garantir uma poltrona e uma mesa lateral, onde vai proporcionar o máximo de conforto para colocar em prática essa atividade. 

Use o mesmo móvel para criar uma área de estudo e uma rack organizadora

5. Use o mesmo móvel para criar uma área de estudo e uma rack organizadora. Fonte: Pinterest

Outra possibilidade é unir o útil ao agradável e usar o mesmo móvel para criar uma área de estudo e uma rack organizadora. Além de servir como um espaço para ler e escrever, ajuda na arrumação de livros e objetos pessoais. 

A escrivaninha é uma mobília obrigatória para o quarto de estudante

6. A escrivaninha é uma mobília obrigatória para o quarto de estudante. Fonte: Pinterest

A escrivaninha é uma mobília obrigatória e primordial para quem deseja manter o foco nos estudos. É recomendável, principalmente, por ajudar a “manter a postura” na hora da leitura.

O cabideiro é uma peça muito utilitária no quarto de estudante

7. O cabideiro é uma peça muito utilitária no quarto de estudante. Fonte: Pinterest

O cabideiro é uma peça muito utilitária nesse contexto, é um acessório versátil e necessário para dar assistência no momento de manter o ambiente em ordem, podendo ser parte da decoração. 

Espaço para guardar o material

Último tópico e não menos importante é sobre itens básicos e que todo estudante, de fato, precisa ter: nichos, prateleiras e gaveteiros. Acredite, esses elementos mudam completamente o ambiente e são úteis para diversas funções.

Nichos, gaveteiras e prateleiras devem fazer parte da composição de móveis do quarto de estudante

8. Nichos, gaveteiras e prateleiras devem fazer parte da composição de móveis do quarto de estudante. Fonte: Pinterest

O lado positivo é poder explorar outras cores e formatos através desses acessórios, um simples toque decorativo pode criar um ambiente cativante e benéfico para qualquer pessoa executar os estudos. 

Para o quarto de estudante invista em paredes com tons neutros

9. Para o quarto de estudante invista em paredes com tons neutros. Fonte: Pinterest

Considere que esse dormitório precisa estar sempre em sintonia e equilíbrio, sendo assim, procure construir um quarto que não interfira no seu bem-estar. 

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

quarto-rosa-para-quarto-de-bebe-architectual-digest

Quarto Rosa: Dicas de Como Decorar +80 Inspirações Incríveis 

mesa-de-estudo-madeira-pinterst

Mesa de Estudo: +68 Modelos Ter no Quarto e Focar nos Estudos 

closet-feminino-grande-planejado-muebles

Closet Feminino: Dicas para Organizar, +65 Modelos Inspiradores

cama de solteiro box Foto Rico Mendonça

Cama Box Solteiro: Saiba Como Escolher +43 Modelos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz