1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Apartamento Contemporâneo: Relato de Projeto Apto 43 por Natália Salla

Apartamento Contemporâneo: Relato de Projeto Apto 43 por Natália Salla

O Apto 43 faz parte da história de um casal jovem em busca do seu primeiro lar, onde o projeto desenvolvido pelo escritório Natália Salla Arquitetura e Interiores aliou funcionalidade e estética para transformar os 64m² em espaços adequados à rotina do casal.

Com espaços integrados e conceito contemporâneo, o projeto mistura tendências com elementos de design atemporal, equilibrados sobre uma base de tonalidade cinza – o Cinza Nevoeiro, da Tintas Suvinil – que foi escolhida à dedo pela arquiteta.

apto 43 sala de estar poltrona

1. A sala de estar do Apto 43 traz detalhes em cimento queimado, suavizados por tons quentes do piso e dos tapetes.

apto 43 sala de estar sofa cozinha

2. O piso da cozinha delimita os ambientes. O destaque vai para a prateleira decorativa com livros próximos ao teto.

O corredor principal, que dá acesso aos quartos do apartamento, foi pintado de Fiorde Tropical, também da Tintas Suvinil, em busca de uma cor que trouxesse serenidade e tranquilidade para a casa, fundamentais para equilibrar a rotina corrida vivida pelos moradores na cidade de São Paulo.

A sala, integrada com a varanda, traz a percepção de um espaço amplo e confortável, ampliando o ambiente social que serve para receber os amigos do casal aos finais de semana. A personalidade do casal se expressa através da preferência pelos materiais naturais como o Cimento Queimado, da Ibratin, e o piso em madeira Cumaru, da Assoalhos Morumbi, além dos objetos decorativos trazidos de viagens, com destaque especial para o Mapa Mundi, desenhado à mão pelo artista Biel Siqueira, onde os moradores interagem com a arte, marcando os locais pelos quais já estiveram.

apto 43 sala de estar frente

3. A disposição dos móveis é harmoniosa . O corredor, pintado em tom de azul, quebra a monotonia.

apto 43 sala de jantar mesa e mapa

4. A sala de jantar minimalista tem cadeiras diferentes entre si. O mapa mundi na parede relembra as viagens feitas pelo casal.

Outra paixão do casal que teve espaço garantido no projeto são os vinhos e bebidas, que ficam no terraço do apartamento, com duas poltronas confortáveis que servem como suporte para esses momentos. Uma com design atemporal e outra com design moderno, trazendo diversidade e personalidade ao ambiente.

apto 43 terraço poltrona

5. Poltrona moderna e poltrona clássica que deixam a varanda do Apto 43 mais descolada.

apto 43 terraco armarios

6. A composição de armários tornou a varanda funcional.

A cozinha ganhou uma quantidade considerável de armários com a retirada da parede que a dividia com a sala, possibilitando a organização adequada e a integração com os outros ambientes. A base monocromática de cinza e preto ganhou movimento através do revestimento Seventies Mix Portland, da Portobello. A lavanderia fica escondida pelos armários e pela continuidade da bancada, que recebeu um tanque esculpido em granito preto São Gabriel, praticamente imperceptível.

apto 43 cozinha armários cinza

7. A cozinha traz a versatilidade dos tons cinzentos, com bancada branca delimitando os ambientes.

O banheiro social foi transformado em um Lavabo e ganhou um roupeiro espaçoso no lugar do box. Tons de branco, preto e amarelo concebem o projeto desse ambiente, que tem um conceito alegre e descolado para se destacar da base cinza que prevalece no apartamento. Itens decorativos em concreto, como a saboneteira da Traço Objetos, ganham destaque sobre a cuba esculpida em pedra e reflete a característica dos outros ambientes trabalhados em tonalidades cinzas e com textura de cimento queimado, trazendo unidade ao apartamento.

apto 43 lavabo amarelo

8. O banheiro traz o amarelo como ponto de cor e elementos interessantes, como a saboneteira em concreto.

O primeiro quarto tem como função principal servir de Home Office, uma vez que os moradores trabalham em casa com frequência e precisavam de um espaço adequado para as funções profissionais. Por esse motivo, recebeu uma bancada espaçosa que ocupa toda a parede e permite que as atividades sejam realizadas adequadamente. O Home Office recebeu também um bicama, projetado sob medida, para receber os familiares e amigos, servindo também como quarto de visitas. O papel de parede tem como função aumentar a percepção visual do espaço, através do desenho geométrico tridimensional que cria essa sensação visual.

apto 43 home office quarto

9. O home office com bicama é ambiente de trabalho e recebe hóspedes.

O quarto do casal carrega elementos mais clean e suaves, essenciais à ambientes de descanso para repor as energias. Os quadros de Mandalas desenhados à mão pela Amandalas.pmp equilibram o ambiente e estão relacionados à personalidade do casal.

O espelho, aplicado em todas as portas do guarda roupas, aumenta significativamente o ambiente, gerando uma sensação de conforto. O quadro geométrico da Urbanarts, as almofadas estampadas em preto e branco da Cosi Home e a manta em maxi-tricot da Dtricot geram movimento na decoração através da mistura de texturas.

apto 43 quarto casal cama

10. O quarto traz elementos que se destacam, como a colcha tendência e os quadros nas paredes.

O banheiro da suíte ganhou personalidade através dos metais em Gold Matte da Deca, mantendo todos os revestimentos existentes e trocando apenas o porcelanato de uma das paredes do box por uma pastilha em madre pérola da Portobello, que deixou o nicho e a bancada de granito preto São Gabriel mais leves e delicados.

apto 43 banheiro suite

11. O banheiro do Apto 43 ganhou detalhes na cor dourada, que dão mais destaque e elegância para o ambiente.

Espaços com história e personalidade resumem o conceito desse apartamento, que está em constante transformação pelos moradores, que vão trazendo peças de viagens, comprando um item diferente que escolhem juntos ou que ganham de amigos e familiares. Significado e personalidade caminham juntos e se fortalecem com o passar do tempo.

*Fotos do projeto por Mariana Orsi

Natália Salla é Arquiteta e Urbanista pós graduada em Concepção e Gestão de Projetos e acredita que Arquitetura e Interiores é a materialização do sonho de cada pessoa expressando sua individualidade através da arte.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Detalhe da decoração afetiva Murilo Grilo

Apartamento com Decoração Afetiva – Projeto por Murilo Grilo

Poltrona moderna para sala de estar

Valor ao Design: Apartamento Projetado por MAB3 Arquitetura

Carolina Ouro - Morumbi (6)

320 m² de Pura Harmonia, por Carolina Ouro

06_Jantar IMG_1617-2

Cobertura para Unir a Família, por Antonio Armando de Araújo

Deixe um comentário

2 Comentários em "Apartamento Contemporâneo: Relato de Projeto Apto 43 por Natália Salla"

wpDiscuz