1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Relógio de Parede: Saiba Como Decorar +103 Modelos Criativos

Relógio de Parede: Saiba Como Decorar +103 Modelos Criativos

Muito além da sua simples funcionalidade de marcar horas, o relógio de parede traz ao ambiente em que é incorporado um misto de beleza e personalidade. Sejam eles com toque rústico, moderno, contemporâneo, minimalista ou criativo, não importa, o relógio de parede não pode ficar de fora da decoração do seu projeto.

Pensando nisso, se você deseja trazer ainda mais versatilidade, personalidade e sofisticação ao seu cômodo incluindo um relógio de parede, porém ainda está em dúvida sobre os diferentes modelos existentes no mercado, continue a leitura. Neste post, você irá encontrar dicas, tipos e inúmeros espaços com relógio de parede. Inspire-se e escolha o relógio que mais se encaixa no seu ambiente!

Relógio de parede fixado por um cinto
1. Relógio de parede fixado por um cinto. Fonte: DHgate

Relógio de parede: Traga personalidade e funcionalidade ao ambiente

Quer incluir na decoração da sua casa ou escritório um objeto que seja decorativo e funcional ao mesmo tempo? Então, você deve reservar um espaço no seu cômodo para inserir um relógio de parede. Clássicos e democráticos, os relógios de parede podem se harmonizar com diferentes gostos e estilos de decoração, basta soltar a criatividade e escolher o modelo ideal que se encaixa no seu ambiente.

O que levar em consideração antes de comprar um relógio de parede?

  • Local de instalação: defina o local onde o relógio de parede será instalado (cozinha, sala de estar, sala de jantar, quarto…), pois cada cômodo apresenta um estilo diferente e o acessório deve ornar de forma correta;
  • Altura: se atente quanto a altura do relógio de parede, para isso pense em um local que seja fácil de ver as horas e que ao mesmo tempo se mantenha harmônico com a decoração do ambiente;
  • Design do relógio de parede: escolha o modelo de relógio de parede que mais se encaixa no seu projeto;
  • Tamanho do relógio de parede: além do design é importante estar atento ao tamanho do seu relógio de parede, para que o ambiente não fique sobrecarregado.
Elegância e sofisticação ao incluir este relógio de parede na decoração
2. Elegância e sofisticação ao incluir este relógio de parede na decoração. Fonte: Pinterest

Por que investir em um relógio de parede em casa?

  • Dificilmente, você estará atrasado para alguma ocasião;
  • A presença do relógio de parede imprime personalidade na decoração do ambiente;
  • O relógio de parede é um acessório atemporal, ou seja, não sai de moda nunca;
  • Alguns modelos de relógio de parede são valiosos e representam verdadeiros artigos de luxo;
  • Outros modelos de relógio de parede são históricos e podem ser herdados de parentes próximos, carregando assim valor sentimental.
Relógio de parede cuco branco feito em madeira
3. Relógio de parede cuco branco feito em madeira. Fonte: Pinterest

Relógio de parede vintage X  Relógio de parede retrô

Ao contrário do muitos pensam a decoração vintage e a retrô são um pouco diferentes. Mas, afinal, qual a diferença entre elas? Na decoração vintage, tanto os móveis como sofá, poltronas, mesas, cristaleiras, assim como os itens decorativos como quadros, relógio de parede são originais da época. Essas peças são geralmente garimpadas em antiquários ou herdadas de parentes próximos.

Já o estilo retrô, imprimi na decoração uma releitura, principalmente, das décadas de 70 e 80, ou seja, neste caso, tanto os móveis quanto os objetos decorativos presentes no local usados nos dias de hoje são inspirados no design de produtos fabricados em décadas anteriores.

Relógio de parede retrô
4. Relógio de parede retrô. Fonte: Pinterest

No mercado é possível encontrar diferentes modelos de relógio de parede antigo, estilo retrô, que agrada todos os gostos e estilos de decoração. O relógio de parede antigo, estilo vintage, não muda e portanto pode ser usado da mesma forma que eram utilizados em décadas passadas. Alguns modelos homenageiam marcas famosas, enquanto outras modelos apresentam uma estrutura mais robusta, geralmente feito em ferro.

Relógio de parede retrô com dupla face
5. Relógio de parede antigo com dupla face. Fonte: Pinterest

Relógio de parede moderno

O relógio de parede moderno imprimi ainda elegância e sofisticação no ambiente onde é incorporado. Por este motivo, sua escolha deve ser feita com cautela, pois o design do relógio de parede moderno deve ornar da melhor forma possível com a decoração do cômodo, caso contrário a peça ficará sobrando na espaço.

Logo, se você está sentindo falta de um elemento elegante para sua sala de estar, sala de jantar, cozinha deve apostar em um relógio de parede moderno. normalmente, as peças apresentam texturas diferenciais e formatos irregulares e cores fora do comum, como esse relógio de parede abaixo, totalmente preto e curvo.

Relógio de parede feito de concreto e pintado de preto
6. Relógio de parede feito de concreto e pintado de preto. Fonte: Pinterest

Relógio de parede digital

Seguindo a versão dos modelos modernos o relógio de parede digital vem conquistando cada vez mais espaço na decoração de ambientes. O relógio de parede digital tem uma pegada mais descontraída e normalmente é incorporado em um ambiente com decoração alternativa, até mesmo aqueles espaços que seguem o estilo mais eletrônico ou o universo Geek.

No mercado é possível encontrar modelos simples até os mais criativos, igual aqueles relógios de parede digital quadrados que simulam uma bomba. Normalmente essas peças são fixadas na parede da sala de estar ou quarto.

Relógio de parede digital com lâmpada LED
7. Relógio de parede digital com lâmpada LED. Fonte: Pinterest

Relógios de parede digital mais robustos apresentam em seu painel além de marcar as horas, destacam também informações sobre dia, mês, ano e temperatura do local. Esses modelos, geralmente são fixados na parede de academias, clubes e estabelecimentos comerciais.

Relógio de parede digital traz diversas informações em uma única peça
8. Relógio de parede digital traz diversas informações em uma única peça. Fonte: Pinterest

Relógio de parede grande

Antigamente, era comum encontrar nas mais diferentes residências relógio de parede grande com números romanos e estrutura metálica. No entanto, com o passar do tempo, esses mesmos modelos tipicamente retrô foram repaginados, sem perder é claro a sua grandeza.

Nos dias de hoje, é possível encontrar modelos de relógio de parede grande com design minimalista, rústico, moderno e até mesmo lúdico. Na imagem abaixo, por exemplo, os moradores optaram por incluir no quarto das crianças um relógio de parede grande com formato de elefante, ou seja, ao mesmo tempo que a peça marca as horas traz diversão e alegria ao quarto.

Espelho e relógio de parede criativo fixado no quarto das crianças
9. Espelho e relógio de parede criativo fixado no quarto das crianças. Fonte: Pinterest

Vale destacar, que por se tratar de um relógio de parede grande merece uma atenção especial no momento da compra. Logo, antes de adquirir uma relógio de parede grande para sua casa, escritório ou estabelecimento comercial, observe e anote as medidas do espaço onde a peça ficará inserida, para que a  presença do relógio no cômodo não deixe o espaço sufocado.

Relógio de parede para cozinha

Se tem um ambiente na casa que não pode faltar um relógio é a cozinha, não é mesmo? Afinal, é neste espaço que preparamos nossas refeições e as mais diversas receitas, que de uma certa forma necessitam respeitar um tempo apropriado de preparação. Logo, ter um relógio de parede na cozinha por perto se tornou quase que um item indispensável neste espaço.

No mercado é possível encontrar muitos modelos de relógio de parede para cozinha que variam de tamanho, cor, formato e acabamento. Muitos inclusive simulam as famosas obras de arte, como na imagem abaixo, onde os moradores optaram por incluir na cozinha uma relógio que simula a famosa obra dos relógios derretidos de Salvador Dalí.

Cozinha com bancada branca e relógio de parede com design criativo
10. Cozinha com bancada branca e relógio de parede com design criativo. Projeto por Actual Design

Outros modelos inclusive são mais ousados e feitos geralmente com as próprias peças utilizadas na cozinha. Na imagem abaixo, o relógio de parede foi feito totalmente com talheres de mesa, incrível não?

Relógio de parede feito com talheres é uma excelente peça para decorar cozinhas
11. Relógio de parede feito com talheres é uma excelente peça para decorar cozinhas. Fonte: Mclek

Relógio de parede personalizado

A decoração DIY (Faça você mesmo) está cada vez mais em alta. Afinal, não há nada mais prazeroso do que você olhar para uma peça e saber que foi você que confeccionou com muito carinho. Nesta direção, se você deseja trazer ainda mais identidade ao seu cantinho, deve apostar na criação de um relógio de parede personalizado.

Além do apelo por uma decoração mais sustentável, uma vez que você reaproveita inúmeros materiais dispersos pela casa, a decoração DIY te incentiva a soltar a imaginação na hora de elaborar as mais diferentes peças.

Relógio de parede engenhoso feito com peças de engrenagem
12. Relógio de parede diferente feito com peças de engrenagem. Fonte: Pinterest

Aqui, a criatividade não tem limites e as peças podem receber diferentes formas, cores, texturas e tamanhos, variando desde as mais simples até as versões mais complexas. De modelos mais robustos como este relógio de parede feito com engrenagens antigas até as versões mais delicadas como este modelo de relógio de parede feito em feltro.

Relógio de parede feito em feltro
13. Relógio de parede diferente feito em feltro. Fonte: Pinterest

Confira +90 modelos criativos de relógio de parede

Relógio de parede com elementos de costura
14. Relógio de parede com elementos de costura. Fonte: Pinterest
Relógio de parede criativo em formato de nuvem
15. Relógio de parede diferente e criativo em formato de nuvem. Fonte: Pinterest
Relógio de parede criativo fixado na sala de estar
16. Relógio de parede personalizado fixado na sala de estar. Fonte: Pinterest
Relógio de parede feito com material espelhado
17. Relógio de parede feito com material espelhado. Fonte: Pinterest
Relógio de parede com design criativo de bicicleta
18. Relógio de parede com design criativo de bicicleta. Fonte: Pinterest
Relógio de parede feito de ferro com desenho de pássaros
19. Relógio de parede feito de ferro com desenho de pássaros. Fonte: Pinterest
Relógio de parede feito de madeira traz personalidade ao ambiente
20. Relógio de parede feito de madeira traz personalidade ao ambiente. Fonte: Pinterest
Relógio de parede feito em formato de engrenagem
21. Relógio de parede feito em formato de engrenagem. Fonte: Pinterest
Relógio de parede feito em metal com detalhes florais
22. Relógio de parede feito em metal com detalhes florais. Fonte: Pinterest
Relógio de parede moderno fixado acima do móvel de madeira
23. Relógio de parede moderno fixado acima do móvel de madeira. Fonte: HF Urbanismo
Relógio de parede para cozinha em formato de bule
24. Relógio de parede para cozinha em formato de bule. Fonte: Pinterest
Relógio de parede branco nunca sai de moda
25. Relógio de parede branco nunca sai de moda. Fonte: Pinterest
Relógios de parede que marca as horas de diferentes países
26. Relógios que marcam as horas de diferentes países. Fonte: Pinterest
Sala de estar com vários modelos de relógio de parede feitos em madeira
27. Sala de estar com vários modelos de relógio feitos em madeira. Projeto por Rico Mendonça
Sala de jantar com relógio de parede feito com aro de bicicleta
28. Sala de jantar com relógio feito com aro de bicicleta. Fonte: Casa Aberta
Relógio de parede digital com design moderno
29. Relógio digital com design moderno. Fonte: Pinterest
Aqui as bolas de bilhar trazem o charme para o relógio de parede
30. Aqui as bolas de bilhar trazem o charme para o relógio. Fonte: Aptyp_koK
As borboletas se destacam neste relógio de parede
31. As borboletas se destacam neste relógio de vinil. Fonte: Pinterest
As linhas desse relógio de parede somem no revestimento
32. As linhas desse relógio somem no revestimento. Fonte: Baloncici
Cozinha gourmet com relógio de parede delicado e colorido
33. Cozinha gourmet com relógio de parede delicado e colorido. Fonte: Pinterest
Relógio de parede criativo forma a composição do Mapa Mundi
34. Relógio criativo forma a composição do Mapa Mundi. Fonte: Pinterest
Decoração criativa e ousada com relógio de parede
35. Decoração criativa e ousada com relógio de parede. Fonte: Pinterest
Relógio de parede feito com a técnica de decoupage
36. Relógio de parede feito com a técnica de decoupage. Fonte: Pinterest
Relógio de parede feito com peças de dominó
37. Relógio de parede feito com peças de dominó. Fonte: Pinterest
Relógio de parede com design sofisticado
38. Relógio com design sofisticado. Fonte: Pinterest
Esse relógio de parede transmite ainda mais rusticidade no ambiente
39. Esse relógio de parede transmite ainda mais rusticidade no ambiente. Fonte: Leonid and Anna Dedukh
Sala de jantar com relógio de parede gigante
40. Sala de jantar com relógio de parede gigante. Fonte: Decor Assentos
Relógio de parede feito de cristal com formato de pavão
41. Relógio de parede feito de cristal com formato de pavão. Fonte: Pinterest
Relógio de parede criativo feito com bolas de bilhar
42. Relógio de parede criativo feito com bolas de bilhar. Fonte: Pinterest
Quarto de casal com decoração clena e relógio de parede em tom azul
43. Quarto de casal com decoração clena e relógio de parede em tom azul. Fonte: Pinterest
Matemáticos de plantão irão amar este modelo de relógio de parede
44. Matemáticos de plantão irão amar este modelo de relógio de parede. Fonte: Pinterest
O relógio de parede se harmoniza com os outros detalhes fixados
45. O relógio de parede se harmoniza com os outros detalhes fixados. Fonte: Pinterest
O colorido do relógio de parede destaca ainda mais a peça no ambiente
46. O colorido do relógio de parede destaca ainda mais a peça no ambiente. Fonte: Shutterstock
O modelo deste relógio de parede segue o estilo retrô
47. O modelo deste relógio segue o estilo retrô. Fonte: MaxFx
O relógio de aprende com cor forte se destaca na decoração da cozinha
48. O relógio de aprende com cor forte se destaca na decoração da cozinha. Fonte: Shutterstock
O relógio de parede imprime personalidade e elegância nos ambientes
49. O relógio imprime personalidade e elegância nos ambientes. Fonte: Ray49
O relógio de parede remete a asteriscos e estrelas
50. O relógio remete a asteriscos e estrelas. Fonte: Kosit Limsiri
O relógio de parede complementa a decoração da cozinha ampla
51. O relógio de parede complementa a decoração da cozinha ampla. Fonte: Pinterest
Que tal o desenho de um arroba para o seu relógio de parede?
52. Que tal o desenho de um arroba para o seu relógio de parede? Fonte: Pinterest
Relógio de parede com design simples para a cozinha
53. Relógio de parede com design simples para a cozinha. Fonte: Pinterest
Relógio de parede com acabamento feito com rosas brancas
54. Relógio com acabamento feito com rosas brancas. Fonte: Pinterest
Relógio de parede com estilo minimalista
55. Relógio de parede com estilo minimalista. Fonte: SeanPavonePhoto
Relógio de parede com formato de cérebro
56. Relógio de parede com formato de cérebro. Fonte: HF Urbanismo
Relógio de parede com numeral irregular
57. Relógio de parede com numeral irregular. Fonte: Pinterest
Relógio de parede feito com disco de vinil simula um instrumento musical
58. Relógio feito com disco de vinil simula um instrumento musical. Fonte: Pinterest
Relógio de parede clássico com formato de tartaruga
59. Relógio clássico com formato de tartaruga. Fonte: Pinterest
Relógio de parede colorido e criativo
60. Relógio de parede colorido e criativo. Fonte: Rattanapatphoto
Relógio de parede com cor forte também se destaca na decoração do ambiente
61. Relógio de parede com cor forte também se destaca na decoração do ambiente. Fonte: Shutterstock
Relógio de parede com design criativo para os amantes de carros
62. Relógio de parede com design criativo para os amantes de carros. Fonte: Shutterstock
Relógio de parede com design de madeira