1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Revestimento Externo: +90 Modelos e 6 Dicas Para Acertar em Cheio

Revestimento Externo: +90 Modelos e 6 Dicas Para Acertar em Cheio

O revestimento externo da fachada da casa é o seu “cartão de visitas”. Por essa razão, a escolha do revestimento deve ser feita com atenção para que o material se conecte com a arquitetura, com o projeto luminotécnico e com os demais elementos de decoração do imóvel.

No mercado opções de revestimento externo não faltam. Por isso, se você está construindo ou reformando e, está em dúvidas sobre qual modelo de revestimento externo escolher, atente-se aos próximos tópicos. Se inspire nos projetos e descubra como encontrar o melhor revestimento externo para o seu projeto.

Procure mesclar revestimentos externos na sua fachada. Fonte: Arquiteta Andreza Kaline
1. Procure mesclar revestimentos externos na sua fachada. Fonte: Arquiteta Andreza Kaline

Como acertar na escolha do revestimento externo?

O que levar em conta na hora de escolher o revestimento externo para parede de casas bonitas? De fato, os moradores devem considerar diferentes aspectos, que vão desde a estética até a qualidade e adequação do revestimento. Por isso, separamos abaixo 6 dicas para acertar em cheio na escolha do revestimento externo.

  1. Estética: mais essencial do que ver o material e se encantar pela sua estética é se inspirar e pesquisar fotos de construções onde o revestimento externo foi aplicado para ver se de fato suas expectativas são atendidas.
  2. Resistência a umidade: como o revestimento externo fica exposto às variações do tempo, invista em um revestimento externo resistente e durável sob a ação de chuvas;
  3. Considere a exposição solar: a luz natural intensa e constante também pode desgastar as paredes externas, por isso invista em revestimento externo resistente, que não são danificados tanto pela exposição ao sol;
  4. Mescle estampas e texturas: para uma aparência mais sofisticada e imponente a dica é mesclar tipos de revestimento externo (pedras naturais com madeira, madeira com pintura…);
  5. Foque na praticidade: o revestimento externo escolhido deve  facilitar a manutenção e apresentar fácil limpeza;
  6. Estude a história do local: nós sabemos que a casa deve refletir sua identidade e gosto, contudo, procure analisar o entorno, estude o bairro ou mesmo a cidade onde o imóvel está instalado, para que o revestimento externo da arquitetura também se conecte com um todo.
Revestimento de parede externa feito com pedra bolão. Fonte: Pinterest
2. Revestimento para parede externa feito com pedra bolão. Fonte: Pinterest

Conheça os principais tipos de revestimento externo

O revestimento externo da fachada do imóvel é seu “cartão de visita”. Por essa razão, a escolha do revestimento de parede deve se conectar com a arquitetura, com o projeto luminotécnico e com os demais elementos de decoração. 

Confira abaixo os principais tipos de revestimentos externos e se inspire para o seu projeto.

Pintura

Seja para uma casa simples ou para uma mansão, o revestimento externo feito em pintura além de apresentar fácil aplicação e ser econômica (tanto de material quanto para mão de obra) sempre proporciona um resultado bonito.

Contudo, usar as pinturas de casas como revestimento de parede exige uma manutenção mais frequente, já que com o tempo ela tende a manchar e descascar. Cinza, bege, branco e demais tons neutros são muito usados em fachadas modernas.

Madeira

A madeira é versátil, durável e combina com diferentes tipos de revestimentos externos como pedras naturais e pinturas. No entanto, para que a durabilidade da madeira se mantenha por muitos anos, alguns cuidados devem ser tomados, como o uso do verniz e impermeabilizantes, para que ela não perca qualidade quando em contato com a chuva.

Casa contemporânea com revestimento externo em madeira. Fonte: Revista Viva Decora
3. Casa contemporânea com revestimento externo em madeira. Fonte: Revista Viva Decora

Azulejos

Os azulejos, incluindo os famosos ladrilhos hidráulicos, são resistentes, duráveis e podem ser encontrados em diferentes tamanhos, formatos, cores e estampas. Na fachada do imóvel, os azulejos acabam acompanhando o revestimento externo em pintura, trazendo ainda mais valor e charme para a arquitetura.

Sua instalação demanda contratar profissionais especializados, pois é preciso ter conhecimento e ferramentas adequadas para fixação das peças na parede. Dica: aposte em modelos alegres e coloridos, como o que imita o efeito do granilite

Revestimento externo em cerâmica feito com ladrilho hidráulico. Projeto de Paula Russo
4. Revestimento externo em cerâmica feito com ladrilho hidráulico. Projeto de Paula Russo

Porcelanato

O porcelanato é um revestimento durável, impermeável que auxilia inclusive no controle de temperatura da casa. A beleza e a versatilidade da peça deixou de ser exclusividade do piso e passou a ocupar espaço nas paredes dos imóveis. No mercado, existem diferentes tipos de porcelanato, as peças que imitam madeira e mármore, por exemplo, são muito usados como revestimento externo. 

Pedras, mármores e granitos

Se você busca uma arquitetura mais rústica, a dica é apostar no uso de revestimentos externos como mármores, granitos e pedras naturais. Na fachada do imóvel é possível mesclar materiais e fazer uso de pedras combinadas ao revestimento de madeira ou pintura. As pedras, por exemplo, podem apresentar acabamento polido, serem em mosaico ou filetes.

Casa de praia com revestimento externo feita em pedras. Projeto de Renato Teles Arquitetura
5. Casa de praia com revestimento externo feita em pedras. Projeto de Renato Teles Arquitetura

Revestimento 3D externo

O revestimento 3D externo é uma ótima alternativa para você que deseja trazer um toque diferenciado para a fachada do imóvel. Na arquitetura, o revestimento 3D externo traz charme, movimento e dificilmente passa despercebido aos olhos de quem está na rua.

Fachada de casa com revestimento externo 3D. Fonte: Pinterest
6. Fachada de casa com revestimento externo 3D. Fonte: Pinterest

Quais pedras para revestimento externo posso usar no projeto?

Existem diferentes tipos de pedras para revestimento externo. No projeto, as pedras além de agregar valor estético, trazem vantagens para a construção mediante as suas características de durabilidade e resistência. As pedras para revestimento externo quando bem cuidadas podem permanecer na construção por anos, sem sofrer com fissuras ou possíveis manchas.

Confira abaixo algumas pedras para revestimento externo que podem ser usadas no projeto:

  • Pedra Madeira
  • Pedra Miracema
  • Pedra Portuguesa
  • Pedra Ardósia
  • Pedra São Tomé
  • Pedra Grés
  • Pedra Goiás
  • Pedra Ferro
  • Pedra Bolão

A pedra miracema, por exemplo, se trata de um granito comercializado e utilizado em sua forma bruta (sem polimento). Seu acabamento rústico, resistente, antiderrapante e seu preço acessível, fez com que a miracema se tornasse uma excelente pedra para revestimento externo tanto para parede quanto para o piso.

Pedras para revestimento externo do tipo miracema cinza. Fonte: Pinterest
7. Pedras para revestimento externo do tipo miracema cinza. Fonte: Pinterest

A pedra São Tomé também é uma excelente alternativa para quem está em busca de pedras para revestimento externo. Sua resistência e suas características absorventes, antiderrapantes e antitérmicas, torna a pedra São Tomé um revestimento externo (para paredes e pisos) com ótimo custo-benefício. Branca, amarela, rosa e mesclada são alguns dos tons que podem ser encontrados no mercado.

Revestimento externo de piso feito com pedra São Tomé. Fonte: Pinterest
8. Revestimento externo de piso feito com pedra São Tomé. Fonte: Pinterest

De origem vulcânica, a pedra ferro é garantia de um toque moderno e elegante para a fachada da casa. Dotada de diferentes formas, texturas e cores, a pedra ferro é um tipo de rocha muito resistente a impactos e por conta do processo de oxidação sua coloração pode variar, indo do marrom ao preto.

Casas com revestimento externo em pedra ferro. Fonte: Invento Arquitetura
9. Casas com revestimento externo em pedra ferro. Fonte: Invento Arquitetura

Revestimento para área gourmet externa

Nada como ter um cantinho especial para reunir a família e os amigos, não é mesmo? Não à toa que a varanda gourmet e a área gourmet externa tem sido tão requisitada nos últimos tempos. Mas, qual revestimento para área gourmet externa usar?

Se você se identifica com uma decoração rústica, a dica é escolher revestimentos para área gourmet externa que trazem um toque campestre como parede de tijolinho, pedras naturais e, até mesmo o ladrilho hidráulico.

Na área gourmet simples o revestimento externo da parede pode ser feito apenas com pintura, argamassa (textura). Aos adeptos a decoração industrial podem fazer uso do cimento queimado como revestimento externo.

As pedras naturais são muito usadas como revestimento para área gourmet externa. Projeto de Triart Arquitetura
10. As pedras naturais são muito usadas como revestimento para área gourmet externa. Projeto de Triart Arquitetura

Agora se a ideia é montar uma área gourmet moderna, recomenda-se utilizar como revestimento externo de parede porcelanatos, mármores e até pedras de ardósia.

E aí, o que achou deste post sobre revestimento externo? Gostou?! Então, confira nossa galeria de fotos e se inspire em mais alguns modelos lindos de revestimentos externos.

Assista o vídeo com mais dicas de como escolher o revestimento externo ideal

Confira mais alguns projetos e modelos de revestimento externo

A grama verde se conecta com revestimento externo em madeira. Projeto de Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
11. A grama verde se conecta com revestimento externo em madeira. Projeto de Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
Revestimento para muro externo de concreto com aberturas que permitem a criação de um lindo jardim vertical. Projeto de Consuelo Jorge
12. Revestimento para muro externo de concreto com aberturas que permitem a criação de um lindo jardim vertical. Projeto de Consuelo Jorge
Revestimento para varanda externa em porcelanato. Fonte: Revista Viva Decora
13. Revestimento para varanda externa em porcelanato. Fonte: Revista Viva Decora
Revestimento para muro externo em madeira. Projeto de Studio MK27
14. Revestimento para muro externo em madeira. Projeto de Studio MK27
Revestimento para muro externo em concreto. Projeto de Martins Lucena
15. Revestimento para muro externo em concreto. Projeto de Martins Lucena
A pedra bolão faz parte do revestimento de parede externa. Fonte: Pinterest
16. A pedra bolão faz parte do revestimento de parede externa. Fonte: Pinterest
A pedra grés é muita usada como revestimento externo para delimitar as áreas do terreno. Fonte: Pinterest
17. A pedra grés é muita usada como revestimento externo para delimitar as áreas do terreno. Fonte: Pinterest
A pedra madeira é muito usado como revestimento externo. Fonte: Pinterest
18. A pedra madeira é muito usado como revestimento externo. Fonte: Pinterest
A pedra miracema é muito usada como revestimento para área externa em escadas. Fonte: Pinterest
19. A pedra miracema é muito usada como revestimento para área externa em escadas. Fonte: Pinterest
A pedra São Tomé usada como revestimento externo de piso na área da piscina. Fonte: Pinterest
20. A pedra São Tomé usada como revestimento externo de piso na área da piscina. Fonte: Pinterest
Alguns projetos de casas com revestimento externo em pedra ferro mesclam com outros tipos de madeira. Fonte: Pinterest
21. Alguns projetos de casas com revestimento externo em pedra ferro mesclam com outros tipos de madeira. Fonte: Pinterest
Área de lazer aconchegante com revestimento externo em pedra. Fonte: Revista Viva Decora
22. Área de lazer aconchegante com revestimento externo em pedra. Fonte: Revista Viva Decora
Arquitetura moderna com revestimento externo em pedra ferro. Fonte: Pinterest
23. Arquitetura moderna com revestimento externo em pedra ferro. Fonte: Pinterest
Arquitetura moderna com revestimento externo em pedra ferro. Projeto de Bezzon Arquitetura
24. Arquitetura moderna com revestimento externo em pedra ferro. Projeto de Bezzon Arquitetura
As pedras para revestimento externo decoram a lateral da piscina. Fonte: Pinterest
25. As pedras para revestimento externo decoram a lateral da piscina. Fonte: Pinterest
Casa de campo com revestimento externo com ripa de madeira e escada de alvenaria. Fonte: Revista Viva Decora
26. Casa de campo com revestimento externo com ripa de madeira e escada de alvenaria. Fonte: Revista Viva Decora
Casa moderna com revestimento externo em madeira e canteiro com arbustos. Fonte: Revista Viva Decora
27. Casa moderna com revestimento externo em madeira e canteiro com arbustos. Fonte: Revista Viva Decora
Casa moderna com revestimento externo metálico, madeira e janela ampla de vidro. Fonte: Revista Viva Decora 2
28. Casa moderna com revestimento externo metálico, madeira e janela ampla de vidro. Fonte: Revista Viva Decora 2
Casa simples com revestimento externo em tijolinho. Fonte: Pinterest
29. Casa simples com revestimento externo em tijolinho. Fonte: Pinterest
Casas com revestimento externo em pedra ferro e tijolos de vidro. Fonte: Pinosy
30. Casas com revestimento externo em pedra ferro e tijolos de vidro. Fonte: Pinosy
Decore sua área de lazer com revestimento 3D externo. Fonte: Thais Caiado
31. Decore sua área de lazer com revestimento 3D externo. Fonte: Thais Caiado
Elabore um projeto luminotécnico que destaque o revestimento 3D externo da fachada. Projeto de Castelatto
32. Elabore um projeto luminotécnico que destaque o revestimento 3D externo da fachada. Projeto de Castelatto
Entrada sofisticada com revestimento externo em pedras. Projeto de CSDA Arquitetura + Decoração
33. Entrada sofisticada com revestimento externo em pedras. Projeto de CSDA Arquitetura + Decoração
Fachada com portão verde e revestimento externo com pedras. Projeto de Luciana Wehba
34. Fachada com portão verde e revestimento externo com pedras. Projeto de Luciana Wehba
Fachada com revestimento 3D externo. Fonte: Polipedraspi
35. Fachada com revestimento 3D externo. Fonte: Polipedraspi
Fachada com revestimento de parede externa em cerâmica e tijolo aparente. Fonte: Pinterest
36. Fachada com revestimento de parede externa em cerâmica e tijolo aparente. Fonte: Pinterest
Fachada com revestimento de parede externa em madeira e concreto. Fonte: Pinterest
37. Fachada com revestimento de parede externa em madeira e concreto. Fonte: Pinterest
Fachada de casa com janelas de vidro e revestimento 3D externo. Projeto de Aline Cobra Design Arquitetura
38. Fachada de casa com janelas de vidro e revestimento 3D externo. Projeto de Aline Cobra Design Arquitetura
Fachada de casa com revestimento 3D externo. Fonte: Revista Viva Decora 2
39. Fachada de casa com revestimento 3D externo. Fonte: Revista Viva Decora 2
Fachada moderna com revestimento de parede externa em concreto e vidro. Fonte: Pinterest
40. Fachada moderna com revestimento de parede externa em concreto e vidro. Fonte: Pinterest
Fachada rústica com madeira e pedra São Tomé. Fonte: Revista Viva Decora
41. Fachada rústica com madeira e pedra São Tomé. Fonte: Revista Viva Decora
Fachada rústica com revestimento externo de madeira. Projeto de Francisco Calio
42. Fachada rústica com revestimento externo de madeira. Projeto de Francisco Calio
Fachada rústica com revestimento para área externa em pedra. Projeto de Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
43. Fachada rústica com revestimento para área externa em pedra. Projeto de Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
Filetes de pedra ardósia usadas como revestimento para varanda externa trazem sofisticação para o espaço. Fonte: Pinterest
44. Filetes de pedra ardósia usadas como revestimento para varanda externa trazem sofisticação para o espaço. Fonte: Pinterest
Frente de casas simples com revestimento externo em tijolinho. Fonte: Pinterest
45. Frente de casas simples com revestimento externo em tijolinho. Fonte: Pinterest
Inove no projeto e use a pedra miracema como revestimento de parede externa. Fonte: Pinterest
46. Inove no projeto e use a pedra miracema como revestimento de parede externa. Fonte: Pinterest
Invista em uma boa impermeabilização da fachada das casas com revestimento externo em pedra ferro. Fonte: Pinterest
47. Invista em uma boa impermeabilização da fachada das casas com revestimento externo em pedra ferro. Fonte: Pinterest
Ladrilhos hidráulicos foram usados como revestimento para área gourmet externa. Fonte: Casa Abril
48. Ladrilhos hidráulicos foram usados como revestimento para área gourmet externa. Fonte: Casa Abril
Luminárias metálicas e revestimento externo em madeira e pedra trazem charme para a fachada. Fonte: Revista Viva Decora
49. Luminárias metálicas e revestimento externo em madeira e pedra trazem charme para a fachada. Fonte: Revista Viva Decora
O revestimento de parede externa em cerâmica (azulejos) se misturam com o jardim vertical. Projeto de Ex Arquitetura
50. O revestimento de parede externa em cerâmica (azulejos) se misturam com o jardim vertical. Projeto de Ex Arquitetura
O revestimento externo de muro feito em pedra traz muita segurança em áreas de declive. Fonte: Pinterest
51. O revestimento externo de muro feito em pedra traz muita segurança em áreas de declive. Fonte: Pinterest
O revestimento externo deste projeto mescla diferentes materiais e cores. Fonte: Revista Viva Decora 2
52. O revestimento externo deste projeto mescla diferentes materiais e cores. Fonte: Revista Viva Decora 2
O revestimento externo em madeira deixou a fachada da casa ainda mais aconchegante. Fonte: Pinterest
53. O revestimento externo em madeira deixou a fachada da casa ainda mais aconchegante. Fonte: Pinterest