1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Revestimento para Cozinha: +93 Modelos Para Se Inspirar

Revestimento para Cozinha: +93 Modelos Para Se Inspirar

O revestimento para cozinha que há muito estavam esquecidos, entre eles, o ladrilho hidráulico, o cobogó e o granilite estão cada vez mais presentes nos projetos de decoração de cozinha. Afinal, eles seduzem talvez pela onda de nostalgia que assola nosso planeta globalizado ou porque nos remetem a lembranças que nos são caras, dos tempos de nossos avós e também porque esse tipo de revestimento cria um charme a mais ao ambiente transformando em um espaço gourmet.

O fato é que graças ao avanço das tecnologias e as características de cada um deles, eles estão tão em moda novamente, assim como o revestimento para banheiro, marcando presença em vários ambientes, inclusive nas cozinhas planejadas. Logo, se você aprecia a beleza dos modelos de revestimento para cozinha, porém ainda está com dúvidas sobre qual modelo escolher, então este post foi feito para você. Confira!

Revestimento para cozinha com ladrilho hidráulico
1. Revestimento para cozinha com ladrilho hidráulico. Fonte: Dicas de Mulher

Revestimento para cozinha: Inclua ladrilhos hidráulicos no ambiente

Os ladrilhos hidráulicos remontam à época Moura e Bizantina. Eram muito usados em castelos e prédios públicos por toda a Europa e se popularizaram quando foram introduzidos na arquitetura das residências, chegando ao Brasil em fins do século XIX. Fizeram muito sucesso nos anos 30 e 40, mas com o surgimento da Indústria Piso cerâmico, durante um bom período ficaram no ostracismo.

Por serem produzidos artesanalmente, esse revestimento para cozinha perdeu a competitividade. Não tinham mais como competir em produtividade, prazos de entrega e custos de produção. Graças às novas técnicas e pesquisas no setor, esse revestimento para cozinha voltou a recuperar seu prestígio e existem também modelos de azulejos para cozinha e outros ambientes que imitam o ladrilho hidráulico.

Revestimento para cozinha com ladrilhos hidráulicos
2. Revestimento para cozinha, ladrilhos hidráulicos são uma ótima opção

Sua versatilidade e beleza proporcionam aos profissionais da área a liberdade de dar asas à criatividade na hora de compor a decoração com revestimento de parede para cozinha. Cada peça, com seus belos desenhos e cores, nos remetem a uma viagem imaginária, contando sua própria história e fazendo de cada projeto uma obra de arte.

Revestimento para cozinha com ladrilho hidráulico
3. Revestimento para cozinha com ladrilho hidráulico. Fonte: Chão de Barro Revestimentos

Alguns modelos de revestimento para cozinha também garantem que o ambiente fique mais organizado, como no modelo de revestimento para cozinha acima, com uma placa perfurada, excelente para pendurar utensílios de cozinha.

Revestimento para parede de cozinha: Escolha de forma criteriosa

O revestimento para parede de cozinha precisa ser escolhido de acordo com a personalidade de cada proprietário, além disso deve apresentar funcionalidade e conforto e combinar com o restante da decoração do ambiente como armários e eletrodomésticos como geladeira e fritadeira elétrica. Com algumas pequenas mudanças e sem gastar muito, o revestimento para parede de cozinha pode garantir que o seu cômodo fique com um visual moderno e completamente diferente.

Há vários modelos de revestimento em diversas cores e formas como os ladrilhos, os azulejos, as pastilhas, a pedra, o porcelanato que reproduz a madeira, o mármore, entre outros.

placa perfurada como revestimento para cozinha
4. A placa perfurada é um ótimo modelo de revestimento para cozinha que também serve como organizador

Você também pode realizar uma pintura como opção de revestimento para parede de cozinha e aplicar tintas acrílicas impermeáveis para renovar a aparência do ambiente. Outra solução de decoração são os adesivos e papéis de parede que agregam cor e estilo ao espaço.

É preciso pesquisar fornecedores conceituados no mercado que comercializam revestimento para parede de cozinha para que você possa conhecer as informações técnicas dos produtos.

Revestimento para cozinha: Escolha por materiais modernos

Quanto ao cobogó, poucos materiais na nossa arquitetura são tão brasileiros quanto ele. Originalmente feito de cimento e areia, esse elemento vazado cujo nome vem da junção das sílabas iniciais do sobrenome de seus criadores, surgiu em 1929.

Ele é muito bem-vindo tanto em fachadas quanto em muros e divisórias de projetos de cozinha, pois além do elemento decorativo que permite a circulação de ar e a passagem de luz, auxiliando na iluminação, tem tudo a ver com o nosso clima tropical. Atualmente, há versões bem modernas de diferentes materiais, desenhos e cores.

Revestimento para cozinha
5. Cobogó deixam o ambiente mais ilumidado

Já o granilite, junto com os dois materiais acima, é um material extremamente prático, de fácil manutenção, além de apresentar um visual despojado e ter um preço bem convidativo. Ele se assemelha ao mármore, porém com um custo de instalação bem menor. É muito usado em shoppings, escolas, centros comerciais e escritórios, e também como um revestimento para cozinha como você pode observar abaixo.

Revestimento para cozinha
6. Pia de granilite e revestimento da parede em alto relevo

A composição leva grânulos de minerais (mármore, granitos, quartzo e calcários, misturados ou não) e sua coloração é feita com a inclusão de óxido de ferro. Em sua composição o granilite é semelhante ao cimento queimado, no entanto esse revestimento é mais resistente por causa da presença dos minérios, daí a preferência dos profissionais na especificação em seus projetos.

Pisos e revestimentos para cozinha: Invista em materiais duráveis

Os pisos e revestimentos para cozinha precisam ser práticos e resistentes, por isso é muito importante que você saiba escolher por modelos adequados para o seu dia a dia.

Como esse ambiente é um dos espaços mais utilizados da casa, a escolha dos pisos e revestimentos para cozinha devem priorizar dois fatores: A durabilidade e a fácil manutenção.

Revestimento para cozinha granilite
7. Piso e pia de granilite são muito utilizado como revestimento para cozinha

No piso da cozinha é possível criar uma composição para combinar com o resto da decoração, apostando em motivos coloridos ou até mesmo em tons neutros para que os detalhes predominem. Caso você queira colocar um piso mais escuro na cozinha, lembre-se que as cores mais carregadas causam a impressão de um ambiente menor.

Revestimento para cozinha com granilite
8. Revestimento para cozinha com granilite. Fonte: Pinterest

A cerâmica é dos revestimentos mais utilizados na atualidade, mas você deve pesquisar no mercado por materiais que também garantem a segurança e durabilidade da construção. Os pisos e revestimentos para cozinha com peças grandes são os modelos mais populares.

Existem diversos tipos de pisos para cozinha no mercado com diferentes estampas e cores que podem combinar perfeitamente no ambiente.

Revestimento para cozinha pequena: Harmonize paredes e piso

O revestimento para cozinha pequena é uma ótima alternativa para você que deseja deixar o seu espaço mais descontraído, bonito e funcional. Um exemplo de revestimento para cozinha pequena ideal é o porcelanato que absorve menos água do que uma parede comum.

A pastilha e os azulejos são ótimas opções de revestimento para cozinha pequena que podem ser usadas para decorar a região da pia e as paredes de forma discreta e simples. Se você pretende utilizar mais de um revestimento para cozinha pequena, escolha por modelos que tenham a mesma paleta de cores para que o seu ambiente fique harmonioso.

Revestimento para cozinha
9. O azulejo de metrô fica lindo como revestimento para cozinha

Inspire-se com modelos de revestimento para cozinha

Para um ambiente mais rústico e aconchegante é interessante investir no tijolo à vista como revestimento para cozinha, que é uma estilo de revestimento 3D, se você quiser colocar um toque de modernidade para quebrar o ar muito rústico, você pode acrescentar eletrodomésticos como geladeira e fogão de aço inox e pendentes de metal, fica muito bonito e moderno.

Agora se você quer uma pegada mais contemporânea e moderna para a decoração de sua cozinha, utilize o cimento queimado como revestimento para cozinha.

tijolo a vista revestimento para cozinha
10. O tijolo à vista é um ótimo modelo de revestimento para cozinha rústica

Modelo de revestimento para cozinha: Modifique e realce o seu ambiente

Antes de adquirir qualquer produto você deve pesquisar no mercado qual modelo de revestimento para cozinha combina com a decoração da sua casa. É possível encontrar diferentes tipos de revestimento para cozinha como os lisos, os decorados e as pastilhas. Um modelo de revestimento para cozinha muito utilizado é a parede nude revestida com piso em concreto que deixa o ambiente com um visual sofisticado e simples.

Outro modelo de revestimento para cozinha em estilo moderno bastante usado são os azulejos geométricos que podem ser colocados para decorar uma parede branca simples. O tijolinho aparente é um modelo de revestimento para cozinha também muito utilizado para criar efeitos interessantes na parede. Esse tipo de revestimento para cozinha pode ser cru ou pintado em verniz.

revestimento para cozinha com cimento queimado
11. Para um ambiente mais moderno utilize o cimento queimado como revestimento para cozinha

É importante que você saiba escolher o modelo de revestimento para cozinha correto e ficar sempre atento sobre a qualidade e especificações do produto.

O mármore é um tipo de revestimento para cozinha muito sofisticado e clássico, é um revestimento para cozinha que nunca sai de moda e que com certeza vai garantir um ambiente muito elegante.

revestimento para cozinha com mármore
12. O mármore além de muito sofisticado, é um tipo de revestimento para cozinha que nunca sai de moda.

Outra dica muito importante para ter uma cozinha bonita é sempre harmonizar as cores do revestimento para cozinha com as cores dos móveis. Acima você pode observar a decoração da cozinha e ver como a cor mais escura do armário de cozinha conciliou bem com as cores do revestimento para cozinha.

Revestimento adesivo para cozinha: Reforme sem sujeiras

O revestimento adesivo para cozinha de parede é uma das principais tendências da atualidade porque além de simular azulejos também pode combinar com outros tipos de revestimento para cozinha como o piso com pastilhas e bancada de tijolos.

Se você precisa de uma solução rápida e barata para a decoração, o revestimento adesivo para cozinha é uma ótima opção, pois o produto é fácil de aplicar e não danifica a parede.

revestimento para cozinha com estampas
13. É importante que o revestimento para cozinha entre em harmonia com o restante da decoração

Você pode personalizar o revestimento adesivo para cozinha de acordo com o seu gosto pessoal, mas é preciso evitar exageros para não comprometer a harmonia do ambiente. Quando você decidir colocar o revestimento para cozinha, procure sempre por um arquiteto ou decorador para te ajudar em todas as etapas do seu projeto.

Revestimento 3D para cozinha: Transforme de forma criativa

O revestimento 3D para cozinha é muito utilizado em decoração de casa moderna e são comercializados nos mais variados formatos, tipos de volumetrias e tamanhos.

Há no mercado diferentes modelos adaptáveis de revestimento para cozinha, sala, banheiro, quarto e áreas externas. Se você quer transmitir uma sensação de profundidade e movimento, a placa de gesso 3D para cozinha pode substituir perfeitamente os tradicionais papéis de parede.

Revestimento para cozinha 3D
14. Revestimento para cozinha 3D. Fonte: Pinterest

Geralmente o revestimento 3D para cozinha são comercializados em placas nas cores branco e cinza, porém é possível aplicar outros tons sobre as placas caso você queira fazer uma decoração mais criativa e ousada para o seu cômodo.

Assista a mais algumas dicas de revestimento para cozinha

Veja +79 modelos de revestimento para cozinha

Revestimento para cozinha
15. Nessa foto vemos vários tipos de revestimento para cozinha, como pastilhas, azulejos desenhados e madeira. Projeto Cyntia Sabat
Revestimento para cozinha
16. Parede revestida com pastilhas de vidro utilizado como revestimento para cozinha. Fonte: Pinterest
Revestimento para cozinha
17. Você pode investir em adesivos para azulejos na hora de customizar o seu revestimento para cozinha. Projeto por Luciane Mota
Revestimento para cozinha
18. Você pode ousar no revestimento para cozinha. Fonte: Pinterest
Revestimento para cozinha
19. Um revestimento para cozinha com azulejos pretos exprimi modernidade ao ambiente. Fonte: Pinterest
Revestimento para cozinha
20. Você pode utilizar o cobogó para separar ambientes. Projeto de Saralla Mancini
Revestimento para cozinha
21. Um jogo de espelhos também fica bonito como revestimento para cozinha. Fonte: Pinterest
Revestimento para cozinha
22. Revestimento para cozinha feito de vidro que imita pedra com azulejos desenhados. Projeto por Sandra Cantão
Revestimento para cozinha
23. O revestimento para cozinha de azulejos pode ser utilizado nos balcões. Fonte: Pinterest
Revestimento para cozinha
24. Tijolinho à vista é muito utilizado como revestimento para cozinha. Projeto por Studio Due
Revestimento para cozinha
25. Azulejos hidráulicos servem de revestimento para cozinha. Projeto por Karla Amaral Madrilis
Revestimento para cozinha
26. Azulejo espelhado é muito moderno e elegante e um excelente revestimento para cozinha. Projeto por Abreu Borges Arquitetos
Revestimento para cozinha
27. Revestimento para cozinha seguindo estilo contemporâneo. Projeto de Daniel Kalil
Revestimento para cozinha
28. Muito utilizado nas cozinhas são as paredes pintadas com tinta lousa. Projeto por Fernanda Duarte
Revestimento para cozinha
29. Você pode utilizar papel de parede que imitam revestimentos em algumas paredes da cozinha ou sala de jantar. Projeto por Stancati-Arquitetura Designer
Revestimento para cozinha
30. Revestimento para cozinha e móveis coloridos deixam o ambiente mais alegre. Projeto por Milla Holtz
Revestimento para cozinha
31. Revestimento em 3d deixa o ambiente bem moderno. Projeto por Adriana Fontana
Revestimento para cozinha
32. Revestimento para cozinha feito de cimento batido. Projeto por Sion Eduarda Correa
Revestimento para cozinha
33. Blocos quadrados com relevo também são um tipo de revestimento para cozinha bem moderno. Projeto por Fabio Rezende de Araujo
Revestimento para cozinha
34. Parte da parede revestida de madeira também fica bem elegante. Projeto por Aquiles Nicolas Kilaris
Revestimento para cozinha
35. Piso de azulejos de granilite é extremamente fácil de limpar. Projeto por Gislene Lopes
Revestimento para cozinha com granilite
36. Revestimento para cozinha encantadora com pia, balcão e parede revestida de granilite.
Revestimento para cozinha
37. Faça um mix de modelos e texturas no revestimento para cozinha
Revestimento para cozinha metálico
38. Utilizar o revestimento para cozinha com acabamento metálico oferece um ambiente mais moderno e contemporâneo
Revestimento para cozinha de madeira
39. Aqui o revestimento para cozinha de madeira e também o de estampa geométrica deixou o ambiente moderno e aconchegante ao mesmo tempo
Revestimento preto para cozinha
40. Lindo e moderno modelo de revestimento para cozinha.
Revestimento para cozinha
41. Revestimento para cozinha de cobogó. Projeto por Grupo Factory
Revestimento colorido para cozinha
42. Utilize revestimento para cozinha com tons de amarelo, assim ela fica mais alegre e colorida.
Revestimento para cozinha com figuras geométricas
43. Delicado revestimento para cozinha com figuras geométricas.
Cimento queimado para o revestimento para cozinha
44. O cimento queimado é um modelo de revestimento para cozinha que está super em alta.
Revestimento para cozinha utilizando o modelo blacksplash
45. Revestimento para cozinha utilizando o modelo blacksplash. Fonte: Cerâmica Portinari
Revestimento para cozinha de pedra
46. A pedra como revestimento para cozinha deu um visual moderno e sofisticado para o ambiente.
Revestimento 3D branco para cozinha
47- O Revestimento para cozinha 3D branco para cozinha deixa o ambiente diferenciado e moderno. Fonte: Pinterest