1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Modelos de portão: Saiba como escolher o certo para a sua casa

Modelos de portão: Saiba como escolher o certo para a sua casa

Portões de entrada são muito úteis para a frente de casas, para a segurança e privacidade da sua família. Eles podem coibir a entrada de pessoas desagradáveis, evitar que seus animais escapem e permitir que seus filhos brinquem com tranquilidade no quintal. A grande dúvida para quem pretende instalar ou trocar de portão é qual escolher. Os portões são fabricados em vários tipos de materiais, tamanhos e desenhos, o que influência no seu preço final. Para ajudar na sua escolha, o GetNinjas identificou as vantagens e desvantagens de alguns modelos de portão.

Confira: Modelos de portão

Madeira – Ideal para portões eletrônicos, pode ser pintada, envernizada ou tratada de outra forma (envelhecida, com patina, etc.). No entanto, portões feitos em madeira costumam ser caros e exigem manutenção. O tipo de madeira também influencia o preço e a durabilidade. Os portões de madeira devem ser lixados e envernizados regularmente devido à exposição ao sol que os desgasta e torna inestéticos.

modelos de portão

Ferro – Material não indicado para quem vive no litoral, devido à maresia, ou para quem reside em clima frio e úmido, pois é vulnerável a corrosões. Os portões de ferro são mais baratos, mais resistentes a impactos e permitem uma variedade maior de estilos, necessitando, porém, de manutenção semestral para cuidar da ferrugem.

Modelos de portão ferroProjeto por FC Studio

Alumínio – Também é mais indicado para quem deseja um portão de alumínio automático, pois não necessita de um motor tão potente devido à sua leveza. Os portões de alumínio são fáceis de limpar, não enferrujam tanto quanto os de ferro e não sofrem com a exposição ao sol como os de madeira. Este material oferece muitas opções estéticas e não precisa ser pintado, pois o alumino por si só é suficiente para a sua durabilidade. Porém, se estiver parafusado, soldado ou pregado com algum material ferroso, pode corroer rapidamente.

Modelos de portão amarelosProjeto por Pascali  Semerdjian

Aço – É mais resistente e o mais indicado pelos arquitetos.  Tal como alumínio, permite diversos modelos, entretanto os portões de aço precisam ser limpos regularmente, principalmente se forem alvos de urina de cães e gatos, que corrói o material. É preciso mantê-los pintados, pois o contato com o ar aumenta o risco de oxidação.

PVC – Por serem preenchidos com concreto, os tubos de PVC não são os mais indicados para portão automático e costumam ser caros, porém, seus custos com manutenção são menores, pois não demandam pinturas e não oxidam; além disso, são mais resistentes. Quando pintados ficam mais agradáveis e são considerados amigos da natureza, por serem feitos com material reciclável.

 

Texto escrito por equipe GetNinjas.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Tijolo de Vidro

Tijolo de Vidro: +83 Ideias e Dicas de Como Usar na Decoração

Descubra a importância da decoração para o marketing na área da saúde

Importância da Decoração Para o Marketing na Área da Saúde

Revestimento de seixo natural na lareira - Via: Decor Salteado

Seixo: O Que É, Para Que Serve e +54 Ideias para Decorar com Pedras

Os modelos de portas com roldanas conferem ao ambiente beleza e conforto

Modelos de Portas: +110 Ideias de Porta de Madeira, Correr e Vidro

Deixe um comentário

2 Comentários em "Modelos de portão: Saiba como escolher o certo para a sua casa"

[…] Modelos de portão: Saiba como escolher o certo para a sua casa […]

wpDiscuz