Modelos de sofás para cada necessidade e gosto

No mercado existem vários modelos de sofás, uma boa escolha proporciona maior aproveitamento do espaço e valoriza o ambiente. O processo de fabricação de sofás evoluíram bastante nos últimos tempos, com estruturas reforçadas, espumas calandradas e molas que contribuem para melhor conforto da peça.

Dicas para modelos de sofás

Um bom sofá deve atender as necessidades físicas, estéticas do seu usuário, e na hora de escolher, devem ser analisados quanto ao conforto e ao modelo de sofá que melhor se encaixe com seu cotidiano. Devem ser dimensionados de acordo com o espaço e de maneira proporcional aos outros moveis que serão utilizados.

Nas salas destinadas à televisão os modelos de sofás mais indicados são os retrateis com encostos inclináveis, que são mais confortáveis e devem receber tecidos mais delicados ao toque como por exemplo o suede ou chenille. A impermeabilização do tecido é interessante, pois aumenta sua durabilidade e resistência.

As cores dependem da decoração a ser utilizada, para sofás em tons escuros, objetos decoração e paredes mais claras. Para sofás mais claros, as cores na decoração podem ser mais acentuadas.

Ainda para salas de Tv, também podem ser utilizados modelos de sofás com chaise fixas, ou sofás convencionais com puffes, que alem de servirem de apoio aos pés funcionam com bancos quando houver necessidade.

Os modelos de sofás convencionais, para salas de estar podem ter linhas retas e contemporâneas, que modernizam e conferem uma ar sofisticado ao ambiente, assim como os sofás de canto, que delimitam e ampliam o ambiente.

 

Os tecidos mais utilizados são os mais variados tipos de linhos, em tons cru e areia, caso tenha crianças e cachorros em casa é recomendado o uso do couro ou similar para melhor manutenção que pode ser encontrado em varias tonalidades.

Para uma decoração mais clássica os modelos de sofás adquirem uma forma mais arredondada, e podem ter detalhes em captonê e metalassê, que contribuem no refinamento do mobiliário. Prefira cores mais fortes e vibrantes caso queira destaca-lo.

 

 

anacyntua

 

 

 

Ana Cínthia Lopes é colaboradora da Revista Viva Decora. Arquiteta Especialista em Light Design, com MBA Gestão de Projetos em Arquitetura e Engenharia, e Master em Arquitetura, Atua há quatorze anos em projetos de arquitetura, interiores e iluminação, no mercado goiano.