1. Home
  2. Revista
  3. Sala de Estar
  4. Sala de estar pequena: dicas essenciais na hora de planejar

Sala de estar pequena: dicas essenciais na hora de planejar

Os pequenos ambientes, como uma sala de estar pequena, são sempre um desafio maior para o profissional que tem como premissa otimizar todo o espaço proporcionando funcionalidade aconchego sem deixar de lado seu apelo estético.

Confira algumas dicas para sala de estar pequena

Para o planejamento de ambientes pequenos é essencial um layout, ou seja a disposição dos moveis, que priorize o programa de necessidades de seus usuários, de forma que haja um dimensionamento ergonômico de todo o mobiliário a ser utilizado, com atenção especial para os espaços de circulação.

A partir desta disposição dos móveis, os quais devem ser utilizados somente os essenciais para que a sala de estar pequena não fique muito cheia e desconfortável, que é feito o projeto de iluminação juntamente com o projeto de gesso, pensando nos destaques da decoração onde se fará necessário uma luz difusa, pontuada ou indireta.

 

A flexibilidade na iluminação e o efeito estético em formas diversificadas, é uma vantagem de se fazer o rebaixamento em gesso acartonado ou em placa. O que deve ser avaliado para sua viabilidade, é a altura original do pé direito (altura do piso a laje de cobertura) da sala de estar pequena, para que não prejudique o conforto térmico do ambiente ou que fique demasiadamente baixo.

Para ambientes com pé direito inferior a 2.70m, a dica é trabalhar com sancas abertas e invertidas em áreas especificas do ambiente, atuando ou não como um delimitador de espaços, e proporcionando  um efeito especial que se integra à decoração.

 

Na decoração de sala de estar pequena, podemos utilizar revestimentos claros nas paredes e em mobiliários maiores, e abusar das cores em elementos como almofadas, tapetes e objetos de decoração, ou, trabalhar com cores fortes nas paredes de forma ordenada e que destaque alguns elementos do ambiente como pilares e vigas, trabalhando com grandes vãos de espelhos que ampliam e diluem os tons fortes, juntamente com cortinas claras e o teto em branco gelo.

 

O espelho deve ser pensando e instalado em local  estratégico no ambiente para que seu efeito seja potencializado, além disso o uso de quadros, em paredes coloridas de uma sala de estar pequena, e a pintura em forma de listras é uma boa opção além dos papeis de parede.

 

 

anacyntua

 

Ana Cínthia Lopes é colaboradora da Revista Viva Decora. Arquiteta Especialista em Light Design, com MBA Gestão de Projetos em Arquitetura e Engenharia, e Master em Arquitetura, Atua a quatorze anos em projetos de arquitetura, interiores e iluminação, no mercado goiano.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Sala de estar pequena com tons claros e também cores diferentes Foto de Pinterest

4 Dicas para Decorar uma Sala de Estar Pequena

Sala de estar com quadros divertidos sobre o sofá de couro marrom claro Projeto de Clarice Semerene

Sofá de Couro: Como Usar na Decoração e Como Limpar +69 Modelos

Decoração de sala de estar com mesas de centro com baú Projeto de Bianchi Lima

Decoração de Sala: 4 Dicas Essenciais +69 Exemplos Lindos para Inspirar

Rack retrô arredondado Projeto de Contato 6

50 Modelos de Rack Retrô para Decorar a Sua Sala

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz