1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Seguro Residencial Durante a Reforma, Vale a Pena?

Seguro Residencial Durante a Reforma, Vale a Pena?

Quem já fez reforma num imóvel sabe quanta dor de cabeça ela pode gerar. E mesmo as reformas bem planejadas não estão imunes a imprevistos desagradáveis, como uma pane elétrica ou um vazamento na parte hidráulica. O custo desses imprevistos, inclusive, pode superar o custo da obra, causando um grande prejuízo financeiro à família.

Como se prevenir nesses casos? O segurado residencial é uma boa opção para quem está reformando? É possível contratar um seguro específico para reforma? Como aproveitar o seguro residencial para resolver problemas comuns em reformas? Esclareça essas e outras dúvidas neste artigo.

O que é o seguro residencial?

O seguro residencial é um dos principais instrumentos para proteção de um imóvel. Ele é oferecido pelas seguradoras, empresas regulamentadas e autorizadas a oferecer esse tipo de serviço.

Seu funcionamento é simples: o cliente, que pode ser tanto o proprietário, quanto o inquilino do imóvel, contrata o seguro e paga um prêmio, normalmente em parcelas mensais, para ter direito às coberturas previstas no contrato (também chamado de apólice).

Quais as principais coberturas do seguro residencial?

Os seguros residenciais podem variar bastante, e o que os diferencia, principalmente, são as coberturas inclusas. Enquanto algumas coberturas são obrigatórias, devendo ser fornecidas por todas as seguradoras, outras são adicionais, podendo ser incluídas pelo cliente conforme sua necessidade ou disponibilidade. No caso do seguro residencial, as coberturas obrigatórias protegem contra:

  • Incêndio
  • Queda de raio
  • Explosão

As coberturas adicionais podem proteger o imóvel de uma série de eventos, como:

  • Roubo ou furto
  • Danos elétricos
  • Vazamentos e infiltrações
  • Dedetização
  • Queda de avião
  • Impacto de veículos
  • Vendavais
  • Granizo
  • Enchentes
  • Deslizamentos
  • Danos a terceiros, como visitantes e vizinhos
  • Inadimplência no aluguel
  • Danos a vidros e outras partes do imóvel

Saiba mais sobre as coberturas do seguro residencial!

Como funciona a cobertura do seguro durante a reforma?

O seguro residencial protege financeiramente o proprietário do imóvel nas mais diversas situações, incluindo as reformas. Como você deve ter percebido, vários eventos listados acima podem ocorrer durante uma obra, podendo gerar grande prejuízo aos moradores.

Algumas coberturas e serviços, que podem ser incluídos no seguro residencial, são especialmente importantes durante uma reforma, como:

Problemas elétricos: instalação incorreta ou rompimento acidental de fios, geradores, fusíveis e outras partes da rede elétrica podem danificar aparelhos, deixar o imóvel sem iluminação e até causar incêndios.

Problemas hidráulicos: o rompimento de tubulações é um dos eventos mais comuns em reformas. Dependendo da gravidade, o problema pode gerar riscos à estrutura e ser de difícil resolução.

Acidentes pessoais: durante uma reforma, acidentes podem ferir ou mesmo levar a óbito os moradores, visitantes, vizinhos e, claro, os trabalhadores que realizam a obra.

Danos a vidros e outras partes específicas: muitas seguradoras incluem em seus pacotes o conserto ou indenização de danos a partes específicas do imóvel, como vidros de janelas, espelhos e tampos de mármore.

Danos a terceiros: outro problema muito comum é que a reforma pode acabar danificando objetos ou parte do imóvel de terceiros, como paredes, muros e telhados. Nesse caso, o seguro pode cobrir o dano e, inclusive, evitar um processo já na Justiça!

Revisão: o seu seguro residencial pode também incluir a revisão da parte elétrica e da parte hidráulica, identificando problemas que poderão ser resolvidos com a reforma ou que foram causados por uma reforma. O check-up básico dos seguros, muito contratado atualmente, também inclui fixação de quadros e prateleiras, limpeza de caixa d’água e calhas, chaveiro e outros serviços que deixarão o seu imóvel em perfeitas condições para uso.

Existem seguros específicos para reformas?

Ao contratar um seguro residencial, você já estará protegido contra danos que ocorram durante a obra, desde que estejam previstos no contrato.

Algumas seguradoras, no entanto, oferecem pacotes específicos para proteger o imóvel durante a reforma. Eles têm como vantagem o fato de cobrirem praticamente qualquer dano que venha a ocorrer enquanto o imóvel é reformado, incluindo erros de projeto, danos estruturais, danos a terceiros, danos a objetos dentro do imóvel e até desastres naturais, como vendavais e enchentes.

Outro produto interessante para quem deseja transformar o lar são os seguros que cobrem danos ocorridos após a obra. Trata-se de uma espécie de garantia, que protegerá o seu imóvel durante alguns meses após a reforma.

O seguro residencial é um dos principais instrumentos para proteção de um imóvel
1. O seguro residencial é um dos principais instrumentos para proteção de um imóvel. Fonte – Freepik
1. O seguro residencial é um dos principais instrumentos para proteção de um imóvel. Fonte – Freepik

Vale a pena fazer um seguro residencial durante sua reforma?

A maior vantagem em contratar um seguro durante a reforma é a economia que o negócio pode gerar. Além de custarem muito menos que diversos danos causados durante a obra, os seguros também costumam ser bem mais baratos que a própria reforma.

Para se ter uma ideia, seguros residenciais podem custar menos de R$ 10 por mês, enquanto seu custo médio não ultrapassa R$ 100 por mês para a maioria dos imóveis. Desse modo, contratar o seguro não representa um grande aumento de custos para quem está reformando, muito pelo contrário.

Outra vantagem do seguro residencial é poder acessar diversos serviços com facilidade. O proprietário não terá que se preocupar em contratar profissionais qualificados para diferentes reparos, como eletricista, bombeiro hidráulico, chaveiro, pedreiro, dentre outros, uma vez que a contratação do profissional fica totalmente a cargo da seguradora.

É com base nessas vantagens e na diversidade de coberturas presentes nos seguros residenciais que podemos concluir sem nenhuma dúvida: sim, vale a pena contratar um seguro durante a reforma!

Faça sua cotação agora mesmo

Quem já se decidiu pelo seguro residencial durante a reforma precisa tomar alguns cuidados ao contratar esse serviço. Em especial, é preciso estar atento ao custo-benefício e às coberturas inclusas no pacote.

Aqui na Juros Baixos, você pode comparar seguradoras de confiança e fazer a cotação do seu seguro residencial, tudo em um só lugar.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Material de Construção: Insumos Que Não Podem Faltar na Sua Obra

Limpeza da Caixa de Gordura: Vantagens, Como Fazer e Cuidados Essenciais

Revestimento em Pedra: Tipos Mais Utilizados + 18 Ideias Para Se Inspirar

Cores para Área Externa: Conheça as Tendências +25 Inspirações

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz