1. Home
  2. Revista
  3. Sala de Estar
  4. Sofá em L: +77 Modelos para se Inspirar e Decorar sua Sala

Sofá em L: +77 Modelos para se Inspirar e Decorar sua Sala

A sala de estar é um dos espaços mais importante da casa, é lá que os moradores passam a maior parte do tempo livre e também onde costumam receber visitas. Por isso, é muito importante ter atenção à decoração desse cômodo, aproveitando-o sempre ao máximo – e além de móveis como painel de TV e rack, também é importante escolher um bom sofá, como o sofá em L que pode ser uma das melhores opções para otimizar esse espaço e deixá-lo super confortável. 

E se você quer saber como usar o sofá em L na sua decoração da sala, basta acompanhar nosso post com várias fotos inspiradoras e dicas imperdíveis para deixar esse ambiente incrível.

Sala de estar com sofá de canto bege com almofadas da mesma cor Projeto de Eduarda Correa
1. O sofá em L pode ser usado em ambientes dos mais variados estilos. Projeto de Eduarda Correa

Conheça as características e saiba como usar o sofá em L

Um móvel prático que pode ser usado para otimizar o espaço em salas pequenas, para delimitar espaços em salas amplas integradas e também para oferecer o máximo de conforto aos moradores, esse é o sofá em L, também conhecido como sofá de canto

E ao contrário do que você possa pensar o sofá em L pode ser encontrado em diferentes modelos no mercado, com o sofá em L com chaise, o sofá em L retrátil e o sofá de canto em L. E para escolher o melhor sofá em L para a sua casa é preciso avaliar quais são as reais necessidades de sua família.

Se vocês costumam passar longos períodos na sala de TV, por exemplo, sem dúvida o sofá em L retrátil é a escolha mais acertada para esse ambiente, pois o sofá em L retrátil oferecerá o máximo de conforto, quase se transformando em um verdadeiro sofá cama

Sala de estar com sofá de canto branco e almofadas em tons de azul Projeto de Hildebrand Silva Arquitetura
2. Existem vários modelos de sofá de canto que podem combinar com a sua sala. Projeto de Hildebrand Silva Arquitetura

Mas se vocês querem uma peça que acrescenta mais beleza e modernidade na decoração da sala pode ser que o sofá em L com chaise seja o modelo certo para sua casa. O sofá em L com chaise é aquele onde a parte estendida do sofá é fixa, também uma ótima escolha para quem recebe visitas em casa, pois você ganhará um assento extra no ambiente. 

Por fim, ainda temos o sofá de canto em L, que nada mais é que aquele modelo de sofá que faz um contorno no ambiente, sendo que o sofá de canto em L é muito usado como um sofá em L para sala pequena, pois ele cria mais assentos no ambiente sem comprometer a circulação e ainda se encaixa em um cantinho do espaço que muitas vezes ficaria sem utilidade.

Sala de estar com sofá em L grande bege escuro Projeto de Eduarda Correa
3. Sala de estar com sofá em L grande e mesa de centro de madeira. Projeto de Eduarda Correa

Decoração com sofá em L para sala pequena

Quem tem uma sala pequena em casa sabe o quão importante é conseguir utilizar cada centímetro desse ambiente. Com um sofá tradicional e os demais móveis como a mesa de centro e rack pode ser que isso não aconteça. Porém, com um sofá em L para sala pequena, até o cantinho da parede que poderia ficar inutilizado é aproveitado sem atrapalhar a posição dos demais móveis e acrescentando ainda mais assentos no ambiente. 

Para se escolher o sofá em L pequeno ideal para sua sala é muito importante ter as medidas do cômodo e também como será a disposição dos demais móveis, assim você garante a otimização do espaço sem prejudicar o layout da sala.

Outra preocupação necessário na hora de escolher um sofá em L para sala pequena é ter atenção ao lado onde ele é “alongado”, ou seja, em formato de L. Esse lado do sofá em L pequeno deve coincidir com o lado da parede onde ele será encostado, assim o seu sofá em L pequeno se encaixar perfeitamente no cômodo.

Sala de estar preta com sofá em L pequeno e almofadas cinzas Projeto de Triart Arquitetura
4. Sofá de canto pequeno cinza em sala de estar preta. Projeto de Triart Arquitetura

Na sua sala com sofá em L é possível otimizar ainda mais o espaço e garantir um conforto extra ao ambiente. Aqui você pode apostar em uma sala com sofá em L retrátil. O sofá retrátil é aquele onde o assento pode ser alongado sempre que você sentir necessidade e quando quiser também pode diminuir o sofá e ganhar mais espaço no ambiente. 

Além disso, há modelos de sofá em L retrátil onde todos os assentos podem se estender, ou seja, sua família ganhará uma sala com sofá em L super aconchegante para passar horas assistindo TV, colocando a conversa em dia ou apenas lendo um livro de modo bem relaxado. 

Sala de estar com sofá em L pequeno em tom claro de bege Projeto de Marel
5. Sala de estar com sofá de canto pequeno e decoração aconchegante em tons claros. Projeto de Marel

Uma última dica para quem quer escolher modelos de sofá em L para sala pequena é optar por um móvel de cor clara com um sofá em L cinza claro, branco ou bege, pois são boas opções de cores para  modelos de sofá em L que vão ser usados em ambientes menores, afinal de contas, eles passam a impressão de ocuparem menos espaço no ambiente. Porém, se você gosta de uma decor mais colorida, ainda é possível usar modelos de sofá em L em tons de azul, rosa, amarelo ou verde, mas sempre em com a tonalidade mais clara.

Sala de estar pequena com sofá em L bege e puffs e almofadas amarelas Projeto de Renata Tolentino
6. Sala de estar pequena com sofá em L bege e puffs e almofadas amarelas. Projeto de Renata Tolentino

Decoração com sofá em L para sala grande

Apesar de ser muito usado em salas pequenas, o sofá em L também pode ser usado em salas espaçosas. Nesse caso, o uso mais comum do sofá em L é para dividir ambientes em salas integradas, mas claro que isso não precisa ser uma regra, pois se você quiser acomodar seu sofá em L grande em uma das paredes do ambiente pode ter certeza que também ficará incrível.

Por exemplo, se você tem uma sala de estar ou de TV integrada à de jantar, dá para usar o sofá em L grande para determinar qual é o espaço da primeira e onde começa o espaço da segunda sala. Nesse caso, o sofá em L deixaria de ser um sofá de canto, pois o seu assento alongado seria usado do lado oposto da parede. 

E como em uma sala maior não haveria uma preocupação tão grande com o espaço, você poderia também aproveitar para colocar uma mesa de centro em frente do seu sofá em L, e até mesmo um aparador na parte de trás do sofá que está dividindo o ambiente.

Sala ampla com sofá em L e mesa de centro com livros e objetos de decoração Projeto de Triplex Arquitetura
7. Sala ampla com sofá em L e mesa de centro com livros e objetos de decoração. Projeto de Triplex Arquitetura

E tanto na mesa de centro quanto no aparador daria para colocar enfeites e objetos de decoração como vasos de plantas, porta retrato, livros no dia a dia e até mesmo petiscos e aperitivos quando for receber pessoas em casa. 

Para salas amplas também tem a possibilidade de escolher um sofá com chaise. O sofá em L com chaise é uma variação do sofá em L no qual o lado alongado não tem um encosto para as costas e também não é retrátil. E existem modelos de sofá com chaise em L que unem ambas essas características, com alongamentos de ambos os lados. 

Você pode também fazer do seu sofá em L um sofá com chaise adicionando a ele um puff feito com o mesmo material e seguindo o mesmo estilo do sofá. Nessa situação, o chaise seria “independente” da estrutura do sofá garantindo mais praticidade ao ambiente. 

sala ampla decorada com tapete colorido e sofá em L grande Foto Pinterest
8. Tapete colorido para sala grande com sofá em L branco – Foto: Pinterest

Assista o vídeo para anotar mais dicas de como usar sofá em L

Confira nossa galeria com mais modelos de sofá em L para decorar sua sala

Sala de estar com sofá em L cinza e demais móveis de madeira Projeto de Oliveira Arquitetura
9. Sala de estar com sofá em L cinza e demais móveis de madeira. Projeto de Oliveira Arquitetura
Sala integrada com sofá em L e mesa de jantar atrás Projeto de Korman Arquitetos
10. Sala integrada ampla com sofá em L e mesa de jantar atrás. Projeto de Korman Arquitetos
Sala integrada com sofá em L claro dividindo o ambiente de estar do ambiente de jantar Projeto de Start Arquitetura
11. Aqui vemos o lado do sofá em L dividindo a sala integrada. Projeto de Start Arquitetura
Sala de estar com sofá em L de couro grande e com chaise Projeto de Juliana Pippi
12. Sofá em L grande e com chaise. Projeto de Juliana Pippi
Sala de estar com sofá em L grafite com chaise Projeto de Estúdio Sespede
13. Sofá em L com chaise solto. Projeto de Estúdio Sespede
Sala de estar com sofá em L amplo branco com almofadas em tons de azul Projeto de Estúdio Sespede
14. Sala de estar com sofá em L amplo e branco com almofadas em tons de azul. Projeto de Estúdio Sespede
Sala de estar com sofá em L encostado em meia parede Projeto de Helena Koki
15. O canto do sofá de canto pequeno encaixa perfeitamente na meia parede, por isso é importante ter as medidas. Projeto de Helena Koki
Sala de estar clean com sofá em L marrom Projeto de Casa Aberta
16. Sala de estar pequena com sofá em L marrom e decoração simples. Projeto de Casa Aberta
Sala de estar com sofá em L bege com almofadas no mesmo tom Projeto de Renata Basques
17. Sofá em L bege com almofadas no mesmo tom. Projeto de Renata Basques
Sala de TV com sofá em L combinando com os puffs Projeto de Anna e Anderson
18. Sala de TV com sofá em L combinando com os puffs. Projeto de Anna e Anderson
Sala de estar com sofá em L embutido e mesa de centro combinando Projeto de Fernanda Pereira
19. Sofá em L embutido e mesa de centro combinando. Projeto de Fernanda Pereira
Sala de estar com sofá em L cinza e puffs grandes no centro Projeto de Iara Kilaris
20. Sala de estar com sofá em L cinza e puffs grandes no centro. Projeto de Iara Kilaris
Sala de TV com sofá em L cinza e puff de couro no centro Projeto de Espaço do Traço
21. Sala de TV com painel de madeira, sofá em L cinza e puff de couro no centro. Projeto de Espaço do Traço
Sala integrada com sofá em L combinando com sofá tradicional Projeto de Fabiana Freire
22. Sala integrada e ampla com sofá em L combinando com sofá tradicional. Projeto de Fabiana Freire
Sala integrada com sofá em L combinando com sofá tradicional Projeto de Fabiana Freire1
23. Outro ângulo do projeto de Fabiana Freire
Sala de TV com decoração aconchegante, sofá em L claro e demais móveis em tons de marrom e madeira Projeto de Jaqueline Frauches
24. Sala de TV com decoração aconchegante, sofá em L claro e demais móveis em tons de marrom e madeira. Projeto de Jaqueline Frauches
Sala de TV com sofá em L cinza e decoração clara Projeto de Katia Llaneli
25. Sala de TV com sofá em L cinza e decoração clara. Projeto de Katia Llaneli
Sala integrada com sofá em L cinza e mesa de jantar atrás Projeto e Monica Spada Durante
26. Sala integrada com sofá em L cinza e mesa de jantar atrás. Projeto e Monica Spada Durante
Sala integrada com sofá em L claro e poltrona de couro Projeto de Karen Pisaca
27. Sala integrada com dois ambiente e sofá em L claro e poltrona de couro. Projeto de Karen Pisaca
Sala de TV com pé direito duplo e sofá em L com várias almofadas Projeto de Marlúcia Landim Decor
28. Sala com pé direito duplo e sofá em L com várias almofadas. Projeto de Marlúcia Landim Decor
Sala de estar com sofá em L cinza e almofadas estampadas Projeto de Ana Cristina Nigromalta
29. Sofá em L cinza e almofadas estampadas em sala com decoração moderna. Projeto de Ana Cristina Nigromalta
Sala de estar com sofá em L cinza e poltrona Eames branca Projeto de GF Projetos
30. Sala de estar clara com sofá em L cinza e poltrona Eames branca. Projeto de GF Projetos
Sala de estar clean com sofá em L branco e cinza com almofadas combinando Projeto de Sandra Picciotto
31. Sala de estar clean com sofá em L branco e cinza. Projeto de Sandra Picciotto
Sala integrada com parede amarela e sofá cinza e almofadas coloridas Projeto de Hildebrand Silva Arquitetura
32. Sala integrada com parede amarela e sofá cinza com almofadas coloridas. Projeto de Hildebrand Silva Arquitetura
Sala de TV com sofá em L bege e painel de TV de madeira Projeto de Gabriela Toledo
33. Sala de TV estreita com sofá em L bege, tapete geométrico e painel de TV de madeira. Projeto de Gabriela Toledo
Sala de TV com sofá em L escuro combinando com rack marrom Projeto de Helena Koki
34. Sala de TV com sofá em L escuro combinando com rack marrom. Projeto de Helena Koki
Sala de estar com sofá em L branca integrada a cantinho da leitura Projeto de Pagama Arquitetura
35. Sala de estar ampla com sofá em L claro e cantinho da leitura. Projeto de Pagama Arquitetura
Sala de estar com sofá em L branco e poltrona marrom de couro Projeto de AMC Arquitetura
36. Sala ampla com sofá em L branco e poltrona marrom de couro. Projeto de AMC Arquitetura
Sala integrada moderna com sofá em L com chaise cinza Projeto de Carla Cuono
37. Sala integrada moderna com sofá com chaise solto cinza. Projeto de Carla Cuono
Sala de estar de apartamento com sofá em L com almofadas azuis Projeto de Lizandra Zagoto
38. Sala de estar de apartamento com sofá em L com almofadas azuis. Projeto de Lizandra Zagoto
Sala de estar com sofá em L com nicho embutido Projeto de Tres Arquitetura1
39. Sala de estar com sofá em L com nicho embutido. Projeto de Tres Arquitetura
Sala de estar com sofá em L com nicho embutido Projeto de Tres Arquitetura
40. Outro ângulo do projeto de Tres Arquitetura
Sala de estar com sofá em L claro integrada à cozinha americana Projeto de Degrade Decoração
41. Sala integrada à cozinha americana e varanda com sofá em L claro. Projeto de Degrade Decoração
Sala de TV com sofá em L claro e almofadas diversas Projeto de Karen Pisaca
42. Sala de TV com sofá em L claro e almofadas diversas. Projeto de Karen Pisaca
Sala de estar com sofá em L e várias almofadas e quadros decorativos Projeto de Triplex Arquitetura
43. Sala aconchegante com iluminação embutida e sofá em L com várias almofadas e quadros decorativos. Projeto de Triplex Arquitetura
Sala de estar com sofá em L bege e tapete geométrico Projeto de Quattrino Arquitetura
44. Sala com sofá em L bege e tapete geométrico. Projeto de Quattrino Arquitetura
Sala de TV com sofá em L bege com almofadas verdes Projeto de Luciana Tomas
45. Sala de TV com sofá em L bege e almofadas verdes. Projeto de Luciana Tomas
Sala de estar com sofá em L branco com estante de madeira embutida Projeto de Marel
46. Sala de estar com sofá em L branco e estante de madeira embutida. Projeto de Marel
Sala de TV com sofá em L cinza com puff central combinando Projeto de Korman Arquitetos
47. Sala com sofá em L cinza com puff central combinando. Projeto de Korman Arquitetos
Sala de estar com sofá em L cinza amplo e tapete vermelho Projeto de Casa Cor 2016
48. Sala de estar grande com sofá em L cinza amplo e tapete vermelho. Projeto de Casa Cor 2016
Sala de TV em sofá em L bege e poltronas claras Projeto e Renata Basques
49. Sala de TV com sofá em L bege e poltronas claras. Projeto e Renata Basques
Sala de TV em sofá em L bege e poltronas claras Projeto e Renata Basques1
50. Outro ângulo do projeto de Renata Basques
Sala de estar com sofá em L com estrutura de madeira e almofadas verdes Projeto de Anna Maria Parisi
51. Sala com sofá em L com estrutura de madeira e almofadas verdes. Projeto de Anna Maria Parisi
Sala integrada com sofá em L cinza e tapete mesclado em todo o espaço Projeto de Esther Zanquetta
52. Sala integrada com sofá em L cinza e tapete mesclado em todo o espaço. Projeto de Esther Zanquetta
Sala de TV com sofá em L cinza e tapete roxo Projeto de Box 14
53. Sala de TV com sofá em L cinza e tapete roxo. Projeto de Box 14
Sala de TV com sofá em L cinza e estante de madeira Projeto de Oliveira Arquitetura
54. Sala de TV com sofá em L cinza e estante de madeira. Projeto de Oliveira Arquitetura
Sala de estar amplo com sofá em L cinza combinando com o tapete Projeto de Triplex Arquitetura
55. Sala de estar ampla com sofá em L cinza espaçoso combinando com o tapete. Projeto de Triplex Arquitetura
Sala de estar com sofá em L cinza claro com combinação de mesinhas de centro Projeto de Degrade Decoração
56. Sofá em L cinza claro com combinação de mesinhas de centro. Projeto de Degrade Decoração