1. Home
  2. Revista
  3. Quarto infantil
  4. Tapetes para Quarto de Bebê: Como Escolher +62 Modelos Lindos

Tapetes para Quarto de Bebê: Como Escolher +62 Modelos Lindos

Quando a mulher engravida um novo mundo começa, onde vários produtos feitos e desenvolvidos especialmente para os nenéns começam a fazer parte da rotina da família, e entre esses vários produtos uma dúvida que muitas mães encontram é como escolher o melhor tapete para quarto de bebê.

Hoje em dia o mercado já disponibiliza alguns modelos de tapetes para quarto de bebê que são bem interessantes para evitar acidentes como os tapetes para quarto de bebê emborrachado, e também algumas opções de tapetes antialérgicos, excelentes para decorar o quarto do novo membro da família. 

Mas para escolher o modelo de tapete para quarto de bebê mais adequado é preciso levar uma série de fatores em consideração. Por isso, a seguir você poderá conferir várias dicas sobre tapetes para quarto de bebê e tirar de vez todas as suas dúvidas. Confira!

tapetes para quarto de bebe clássico
1. Escolha os tapetes para quarto de bebê conforme o padrão de decoração escolhido para o ambiente

Tipos de tapetes para quarto de bebê

Temos hoje no mercado basicamente três tipos de fibra sintética para fazer tapetes para quarto de bebê: nylon, polipropileno e poliéster. Por isso, vamos te dar uma noção melhor de cada uma dessas propostas de tapete para quarto de bebê que com certeza vão ajudar você a garantir um quarto lindo para o seu neném.

tapetes para quarto de bebe amarelo
2. Tapetes para quarto de bebê decorado nas cores amarelo e cinza

Tapetes de fibra sintética de nylon

O tapete de nylon está entre as opções mais versáteis. Esse tipo de material proporciona ampla flexibilidade na criação de uma variedade de estilos de peças. As vantagens desses produtos são: ampla maleabilidade e resistência a abrasão.

É um tipo de tapete bem robusto devido às fibras de nylon que são mais rígidas, fazendo com que sejam muito utilizados em varandas e áreas externas ou mesmo em áreas comerciais de alto tráfego.

tapetes para quarto de bebê decorado em cores claras
3. Tapetes para quarto de bebê decorado em cores claras

Tapete de fibra sintética de polipropileno

Resistente a mofo e umidade é um dos pontos fortes do tapete de polipropileno. Devido ao método de tingimento a que são submetidos, os tapetes de fibra sintética de polipropileno são bastante resistentes a descoloração por efeito da luz solar, ou seja, você pode investir em tapetes para quarto de bebê que sejam bem coloridos nesse material, sem medo que percam a cor depois de certo tempo de uso.

tapetes para quarto de bebe escandinavo
4. Decoração estilo escandinavo com tapete felpudo cinza para quarto de bebê branco

Tapetes de fibras sintéticas de poliéster

O tapete de poliéster se destaca pela ampla variedade e beleza das texturas e colorações. Possuem alta resistência ao desbotamento e manchas de água. As propriedades antialérgicas do poliéster tornam essas peças excelentes para decorar o quarto de bebê, principalmente se ele já apresenta algum problema respiratório. 

Uma dica importante na hora de comprar os tapetes para quarto de bebê é sobre a base do tapete – aquela parte que fica voltada para o chão – ela também deve ser feita em tecido 100% sintético, pois esse tipo de base é excelente para evitar acúmulo de pó e normalmente já vem com tratamento anti ácaro.

tapetes para quarto de bebe rosa
5. Tapetes para quarto de bebê decorado em tons pastéis

Como escolher os tapetes para quarto de bebê

Quando estamos falando sobre tapetes para quarto de bebê devemos lembrar de investir em modelos que vão trazer praticidade no dia a dia, afinal de contas, os tapetes devem ser higienizados com frequência, principalmente se o seu bebê já consegue engatinhar ou mesmo andar. 

Mas outros pontos também precisam ser analisados na hora de escolher os tapetes para quarto de bebê e é exatamente disso que falaremos a seguir.

decoração com tapetes para quarto de bebê cinza claro Foto House & Home
6. Decoração com tapetes para quarto de bebê cinza claro – Foto: House & Home

Textura macia

Se o seu bebê ainda é recém nascido com certeza ele ainda não vai para o chão engatinhar, no entanto, com o passar do tempo isso fará parte da sua rotina e por isso, os modelos de tapetes para quarto de bebê emborrachado e que possuem uma textura mais macia e agradável ao toque são essenciais. 

Dessa forma, modelos de tapetes de lã, nylon, algodão ou poliéster são as melhores opções de tapetes para quarto de bebê, pois a textura macia e agradável ao toque permitirá que seu neném brinque com muito mais conforto.

tapete para quarto de bebê menina decorado com papel de parede floral Foto Sexy Mama Maternity
7. Modelos de tapetes com textura macia são ideias para decorar o quarto de bebê – Foto: Sexy Mama Maternity

Tamanho

Não importa se é um tapete redondo para quarto de bebê, quadrado, retangular ou em formatos diversos, o tamanho dos tapetes para quarto de bebê devem ser escolhidos com base no tamanho do quarto e disposição dos móveis. 

Uma dica legal para um quarto de bebê muito grande é investir em uma composição de tapetes que vai deixar a decoração mais divertida, como usar um tapete retangular como base e outro tapete redondo para quarto de bebê delimitando um espaço específico.

Já para um quarto de bebê pequeno o mais legal é optar por modelos de tapetes para quarto de bebê que vão ficar centralizados no ambiente e se possível que consiga acomodar uma partes dos principais móveis do ambiente como o berço e a poltrona de amamentação, por exemplo. 

tapetes para quarto de bebe com nichos
8. Decoração em cores claras com papel de parede listrado e tapetes para quarto de bebê

Cores

Não há uma regra pré estabelecida para escolher as cores dos tapetes para quarto de bebê, no entanto, um padrão costuma ser seguido quando estamos falando em uma decoração mais tradicional como usar o tapete para quarto de bebê menina em tons de rosa e o tapete para quarto de bebê menino em tons de azul. 

Por isso, a dica aqui é sempre levar em consideração o estilo do quarto e se ele conta com uma decoração temática. Modelos lúdicos de tapetes para quarto de bebê emborrachado em formato de ursinho, nuvem entre outros estão bem alta, principalmente para quartos mais neutros. 

No entanto, se você quiser é possível usar modelos de tapetes coloridos para quarto de bebê com estampa geométrica ou mesmo um tapete de crochê para quarto de bebê em uma cor neutra para deixar o espaço mais simples e básico. 

estampa de estrelas para tapete azul de quarto de bebê planejado Foto Pinterest
9. Estampa de estrelas para tapete azul de quarto de bebê planejado – Foto: Pinterest

Formato

Assim como não há regras para escolher as cores dos tapetes, também não há regras para escolher o formato dos tapetes.

Como falamos acima, modelos de tapetes lúdicos como os que têm formatos de bichinhos são interessantes para deixar o quarto mais interessante, no entanto, você pode optar por um tapete redondo para quarto de bebê com estampa lisa para colocar próximo a uma poltrona decorativa, ou ainda investir em um tapete de crochê para quarto de bebê retangular para ocupar todo o centro do ambiente. 

Ou seja, o formato do tapete vai depender muito do seu gosto pessoal e também do estilo de decoração que você deseja para o quarto de bebê. 

decoração lúdica com tapete redondo para quarto de bebê Foto Fantasy Room
10. Decoração lúdica com tapete redondo para quarto de bebê – Foto: Fantasy Room

Vantagens do tapete para quarto de bebê

Nem toda mamãe quer usar o tapete para quarto de bebê para compor a decoração desse ambiente, no entanto, devemos lembrar que esse item pode oferecer uma série de vantagens para o espaço. 

  • Evitam acidentes: alguns tipos de tapetes como os tapetes para quarto de bebê emborrachados evitam acidentes como escorregões, ideal para quando a criança começa a andar;
  • Decoração: seja um tapete para quarto de bebê menina ou tapete para quarto de bebê menino, eles são capazes de transformar a decoração do quarto deixando-o muito mais bonito;
  • Diminui ruídos: os tapetes ajudam a diminuir ruídos no quarto, por isso, para casas com bebês recém nascidos ele é algo bem interessante;
  • Sensação de aconchego: uma grande vantagem dos tapetes para quarto de bebê é que eles deixam o espaço muito mais aconchegante;
  • Delimitar espaço: se você quer delimitar espaços dentro do quarto, como um cantinho de brincadeiras, por exemplo, os tapetes são ótimas opções, podendo até mesmo ser versões pequenas como um tapete de crochê para quarto de bebê que pode ser colocar apenas embaixo da poltrona de amamentação. 

 

tapete de crochê para quarto de bebê decorado com berço amarelo Foto Felipe Maiato
11. Tapete de crochê para quarto de bebê decorado com berço amarelo – Foto: Felipe Maiato

Dicas para cuidar dos tapetes para quarto de bebê

Uma dica legal para usar os tapetes para quarto de bebê é investir em uma impermeabilização do tapete. Hoje em dia já temos empresas especializadas que fazem esse serviço no próprio local, e apesar do cheiro ser um pouco forte, ele também some após em média três horas depois da aplicação.

Além disso, existem lojas de tapetes que fazem essa impermeabilização antes mesmo da entrega, assim você já recebe o tapete prontinho para evitar qualquer acidente, uma bela comodidade para as grávidas não precisarem se preocupar com os cheiros, não é mesmo? Aqui ainda te lembro que essa impermeabilização pode ser feita em todo o kit berço do bebê, te ajudando a manter o quarto sempre limpo de maneira muito mais prática.

decoração em tons de cinza com tapete redondo para quarto de bebê moderno Foto Pinterest
12. Decoração em tons de cinza com tapete redondo para quarto de bebê moderno – Foto: Pinterest

Claudia Romano, autora deste texto, é natural de Curitiba, arquiteta de interiores e apaixonada por tudo que envolve o mundo da decoração.

Assista também esse vídeo lindo de Tapetes para Quarto de Bebê

Veja nossa galeria com mais modelos de tapetes para quarto de bebê

Tapetes para quarto de bebê menina decorado com estilo quarto de princesa
13. Tapetes para quarto de bebê menina decorado com estilo quarto de princesa
Decoração em cores neutras com tapete para quarto de bebê bege
14. Decoração em cores neutras com tapete para quarto de bebê bege
Tapete listrado para quarto de bebê decorado com guarda roupa com espelho
15. Tapete listrado para quarto de bebê decorado com guarda roupa com espelho
 Tapete redondo para quarto de bebê moderno decorado com berço de madeira
16. Tapete redondo para quarto de bebê moderno decorado com berço de madeira
 Decoração em tons de bege com tapetes para quarto de bebê
17. Decoração em tons de bege com tapetes para quarto de bebê
decoração clean com tapete felpudo para quarto de bebê branco Foto House & Home
18. Decoração clean com tapetes para quarto de bebê branco – Foto: House & Home
decoração clean com tapete para quarto de bebê cinza e branco Foto Tapetes Rugs for Kids
19. Decoração clean com tapete para quarto de bebê cinza e branco – Foto: Tapetes Rugs for Kids
decoração clean com tapete para quarto de bebê simples Foto My Signature Timber
20. Decoração simples em cores claras com tapetes para quarto de bebê – Foto: My Signature Timber
decoração clean com tapete sisal para quarto de bebê Foto Pinterest
21. Decoração com tapete sisal para quarto de bebê simples – Foto: Pinterest
decoração clean com vaso de planta grande e tapetes para quarto de bebê Foto Behance
22. Decoração clean com tapetes para quarto de bebê branco – Foto: Behance
decoração com tapete para quarto de bebê menina Foto Jeito de Casa
23. Decoração com tapete para quarto de bebê menina – Foto: Jeito de Casa
decoração com tapete para quarto de bebê pequeno e simples Foto Pinterest
24. Decoração simples com berço de madeira e tapete para quarto de bebê – Foto: Pinterest
decoração com tapete para quarto de bebê verde e branco Foto Behance
25. Tapete para quarto de bebê verde e branco decorado com lustre rústico – Foto: Behance
decoração com tapete preto e branco para quarto de bebê gêmeos Foto Histórias de Casa
26. Tapete preto e branco para quarto de bebê decorado com luminária de cacto – Foto: Histórias de Casa
decoração com tapete redondo para quarto de bebê cinza Foto Magda Carmo Arquitetura
27. Decoração com tapete redondo para quarto de bebê cinza – Foto: Magda Carmo Arquitetura
decoração com tapetes para quarto de bebê branco Foto Constance Zahn
28. Decoração clean com tapete para quarto de bebê todo branco – Foto: Constance Zahn
decoração divertida com tapetes para quarto de bebê cinza e branco Foto Pinterest
29. Decoração divertida com tapetes para quarto de bebê cinza – Foto: Pinterest
decoração em cores claras com tapete redondo para quarto de bebê Foto Apartment Therapy
30. Tapete para quarto de bebê branco decorado com detalhes rústicos – Foto: Apartment Therapy
decoração em cores claras com tapetes para quarto de bebê Foto Pinterest
31. Tapete para quarto de bebê simples decorado com poltrona antiga – Foto: Pinterest
decoração em cores claras e neutras com tapete para quarto de bebê bege Foto Home Fashion Trend
32. Decoração em cores claras e neutras com tapete para quarto de bebê bege – Foto: Home Fashion Trend
decoração em cores neutras com tapetes para quarto de bebê bege e papel de parede de losangos Foto Constance Zahn
33. Decoração em cores neutras com tapetes para quarto de bebê bege e papel de parede de losangos – Foto: Constance Zahn
decoração minimalista com tapete para quarto de bebê azul e branco Foto Jeito de Casa
34. Decoração minimalista com tapete para quarto de bebê azul e branco – Foto: Jeito de Casa
decoração moderna com tapete pequeno para quarto de bebê Foto Pinterest
35. Decoração moderna com tapete pequeno para quarto de bebê – Foto: Pinterest
decoração simples com berço preto e tapete para quarto de bebê com estampa geométrica Foto Casa de Valentina
36. Decoração simples com berço preto e tapete para quarto de bebê com estampa geométrica – Foto: Casa de Valentina
decoração simples com luminária e tapete rústico para quarto de bebê Foto House & Home
37. Decoração simples com luminária e tapete rústico para quarto de bebê – Foto: House & Home
decoração simples com poltrona cinza e tapetes para quarto de bebê branco Foto PopSugar
38. Decoração simples com poltrona cinza e tapetes para quarto de bebê branco – Foto: PopSugar
decoração simples com tapete divertido para quarto de bebê Foto Pinterest
39. Decoração simples com tapete divertido para quarto de bebê – Foto: Pinterest
decoração simples com tapete para quarto de bebê cinza e branco Foto Project Nursery
40. Decoração simples com berço de ferro e tapetes para quarto de bebê cinza e branco – Foto: Project Nursery
decoração simples com tapetes para quarto de bebê cinza e branco Foto Pinterest
41. Decoração simples com tapetes para quarto de bebê cinza e branco – Foto: Pinterest
puff de crochê e tapete para quarto de bebê decorado verde e branco Foto Pinterest
42. Puff de crochê e tapete para quarto de bebê decorado verde e branco – Foto: Pinterest
tapete divertido para quarto de bebê simples Foto Histórias de Casa
43. Tapete divertido para quarto de bebê simples – Foto: Histórias de Casa
tapete em formato de folha para decoração de quarto de bebê gêmeos Foto Jeito de Casa
44. Tapete em formato de folha para decoração de quarto de bebê gêmeos – Foto: Jeito de Casa
tapete listrado para quarto de bebê decorado com berço moderno com trocador Foto Jeito de Casa
45. Tapete listrado para quarto de bebê decorado com berço moderno com trocador – Foto: Jeito de Casa
tapete para quarto de bebê decorado com montanhas cinzas na parede Foto Pinterest
46. Tapete para quarto de bebê decorado com montanhas cinzas na parede – Foto: Pinterest
tapete para quarto de bebê decorado com parede azul marinho e cômoda de madeira Foto Home Fashion Trend
47. Tapete para quarto de bebê decorado com parede azul marinho e cômoda de madeira – Foto: Home Fashion Trend
tapete para quarto de bebê moderno decorado com berço de madeira e nichos redondos Foto Marina Carvalho Arquitetura
48. Tapete para quarto de bebê moderno decorado com berço de madeira e nichos redondos – Foto: Marina Carvalho Arquitetura
tapete para quarto de bebê pequeno decorado em cores claras Foto Estúdio Villa
49. Tapete para quarto de bebê pequeno decorado em cores claras – Foto: Estúdio Villa
tapete para quarto de bebê simples decorado com luminária rústica Foto Pinterest
50. Tapetes para quarto de bebê simples decorado com luminária rústica – Foto: Pinterest
tapete para quarto de bebê todo branco decorado com vaso grande de chão Foto Project Nursery
51. Tapetes para quarto de bebê todo branco decorado com vaso grande de chão Foto Project Nursery
tapete preto e branco para quarto de bebê com decoração simples Foto Project Nursery
52. Tapete preto e branco para quarto de bebê com decoração simples – Foto: Project Nursery
tapete preto e branco para quarto de bebê decorado com estilo minimalista Foto Pinterest
53. Tapete preto e branco para quarto de bebê decorado com estilo minimalista – Foto: Pinterest
tapete redondo para quarto de bebê cinza e rosa Foto Pinterest
54. Tapete redondo para quarto de bebê cinza e rosa – Foto: Pinterest
tapete redondo para quarto de bebê decorado com tema baleias Foto Project Nursery
55. Decoração clean com tapete redondo para quarto de bebê temático – Foto: Project Nursery
tapete sisal e tapete redondo para quarto de bebê decorado com parede verde escuro Foto Project Nurser
56. Tapete sisal e tapete redondo para quarto de bebê decorado com parede verde escuro – Foto: Project Nurser
tapete xadrez para decoração de quarto de bebê com móveis de madeira Foto Home Fashion Trend
57. Estampa xadrez em tapetes para quarto de bebê decorado com puff redondo de couro – Foto: Home Fashion Trend
tapetes para quarto de bebê cinza moderno decorado com piso de madeira Foto Ameise Design
58. Tapetes para quarto de bebê cinza com decoração moderna – Foto: Ameise Design
tapetes para quarto de bebê com decoração minimalista Foto Pinterest
59. Tapetes para quarto de bebê com decoração minimalista – Foto: Pinterest
tapetes para quarto de bebê decorado com berço de madeira e poltrona de balanço Foto Decoist
60. Tapetes para quarto de bebê decorado com berço de madeira e poltrona de balanço – Foto: Decoist
tapetes para quarto de bebê pequeno decorado com móveis de madeira Foto Histórias de Casa
61. Tapetes para quarto de bebê pequeno decorado com móveis de madeira – Foto: Histórias de Casa
vaso de chão e tapete redondo para quarto de bebê decorado em cores neutras Foto Jeito de Casa
62. Decoração simples em cores claras com tapetes para quarto de bebê – Foto: Jeito de Casa

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Papel de parede floral para cantinho de estudos infantil Foto MOOUI

Como Criar um Cantinho de Estudo para as Crianças!

Cômoda com Trocador: +60 Modelos para o Quarto de Bebê

A cama casinha pode ter luzes no teto. Fonte: Casa Claudia

Cama Casinha: +67 Modelos Montessorianos para Usar no Quarto Infantil

papel de parede floral para quarto de bebê feminino

Papel de Parede para Quarto de Bebê: Veja +83 Modelos Lindos

Deixe um comentário

1 Comentário em "Tapetes para Quarto de Bebê: Como Escolher +62 Modelos Lindos"

[…] Fonte: vivadecora Author: Ana do Viva Decora […]

wpDiscuz