1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Tipos de Telhas: Conheça as Principais, +40 Projetos Inspiradores

Tipos de Telhas: Conheça as Principais, +40 Projetos Inspiradores

Um erro que muitas pessoas costumam cometer quando pensam em reforma é ignorar os tipos de telhas para telhado. Afinal, acrescentar esse item à lista de renovações pode mudar completamente o visual de uma casa!

Sendo assim, o primeiro passo para fazer isso é conhecer os tipos de telhas para, assim, escolher aquela que vai deixar o projeto ainda mais incrível, certo? Pois é, pensando nisso, separamos esse post para você com inúmeras opções de telhas disponíveis no mercado. Atente-se para cada uma delas e selecione a que mais tem a ver com o seu projeto.

Fachada de casa frontal com tipos de telhas de cerâmica

1. Fachada de casa frontal com tipos de telhas de cerâmica. Projeto de Espaço do traço

Conheça os principais tipos de telhas existentes no mercado

O telhado apesar de pertencer a última etapa no processo de construção, deve ser escolhido e planejado com atenção pelos moradores desde o início da obra. Afinal, são inúmeros modelos existentes no mercado e muitas vezes acabamos ficando perdidos com tanto informações. Confira agora nossa lista com as principias tipos de telhas. Vamos lá!

1.Telhas de cerâmica

A telha de cerâmica é, sem dúvidas, um dos tipos de telhas mais antigas e mais usadas em residências no Brasil. Ela além de proporcionar conforto térmico e diminuir a absorção dos raios solares, apresenta um custo muito mais acessível. No mercado, existem diferentes tipos de telhas de cerâmica como as francesas, portuguesas, romanas e assim por diante.

Telha francesa é um dos tipos de telhas de cerâmica

2. A telha francesa é um dos vários tipos de telhas de cerâmica. Fonte: Pinterest

Acima temos um exemplo de aplicação da telha francesa. Esse, que é um dos tipos de telhas mais charmosos disponíveis e, é caracterizado por seu formato quadrado e por ser quase plano, o que exige um grau de inclinação grande do telhado.

2.Telhas Esmaltadas

As telhas esmaltadas são outras tipos de telhas cerâmica distintas apenas devido seu acabamento, ou seja, ao final do processo esses tipos de telhas recebem uma camada de cor. Esse banho de cor, além de garantir uma aparência diferenciada da telha, garante mais durabilidade, resistência do material.

Casa com telhado feito com tipos de telhas esmaltadas

3. Casa com telhado feito com tipos de telhas esmaltadas. Fonte Pinterest

3.Telhas de PVC

A telha de PVC é um dos tipos de telhas mais leves e resistentes, tornando-se assim uma ótima opção de compra. Elas podem ser encontradas com diversas aparências, inclusive imitando uma telha de cerâmica, por exemplo. Esse é um dos tipos de telhas com menor custo para instalação, pois, como não são pesadas, dispensam o uso de estruturas muito fortes para serem suportadas.

A telha de PVC é um dos tipos de telhas mais leves e resistentes e pode ser encontrada inclusive imitando a de cerâmica

4. A telha de PVC é um dos tipos de telhas que pode ser encontrada inclusive imitando o design da telha cerâmica. Fonte: AAronguide

4.Telhas de fibrocimento

As chamadas telhas de fibrocimento se tornaram muito populares com o tempo. Esses tipos de telhas surgiram no mercado com o objetivo de substituir as antigas telhas de amianto que deixaram de ser vendidas devido seu alto risco a saúde humana. Elas também são um dos tipos de telhas mais resistentes às variações climáticas, garantindo um ótimo isolamento térmico na casa.

Telha de fibrocimento

5. Outro exemplo de tipos de telhas para estrutura da casa é a telha de fibrocimento. Fonte: Brasilit

5.Telhas de concreto

Para quem prefere um ar mais contemporâneo, a telha de concreto é uma boa opção. Bastante procurada atualmente, ela é um dos tipos de telhas mais usados em projetos modernos. Além de ser durável e também proporcionar conforto térmico, seu visual reflete sofisticação. Porém, por ser mais poroso, esse modelo precisa de manutenção e limpeza pelo menos uma vez ao ano.

Casa com telhado feito com telha de concreto

6. Um dos tipos de telhas mais procurados atualmente, o de concreto. Fonte: Costa Lion

6.Telhas translúcidas

As telhas translúcidas são outra possibilidade para quem busca algo mais moderno e também para quem quer aproveitar a luz solar para iluminar os ambientes da casa. Dois dos tipos de telhas transparentes mais populares são os de policarbonato e os de vidro.

Tipos de telhas translúcidas de policarbonato e vidro

7. Tipos de telhas translúcidas de policarbonato e vidro. Fonte: Habitissimo / Mercado Livre

7.Telhas de policarbonato

As telhas de policarbonato, ao contrário do que muitos podem achar, protege contra raios solares e não absorve calor, garantindo temperatura agradável nos cômodos onde é usado. Esses tipos de telhas são econômicos e, claro, permitem a passagem de luz natural, o que pode também diminuir os gastos com energia elétrica.

Tipos de telhas de policarbonato

8. Tipos de telhas de policarbonato. Fonte: Habitissimo

8.Telhas de vidro

A telha de vidro, por sua vez, garante iluminação no interior dos ambientes da casa e pode ser usada tanto sozinha quanto combinada com outros tipos de telhas. Elas ainda são mais facilmente encontradas em casas de praias e em locais com maior incidência solar e costumam ser utilizadas em locais como decks de piscina e áreas externas, mas seu uso tem sido cada vez mais diversificado.

Outro exemplar de tipos de telhas transparentes é a telha de vidro

9. Outro exemplar de tipos de telhas transparentes é a telha de vidro. Fonte: Prismatic

9.Telhas de calhetão

As telhas de calhetão são feitas com material de fibrocimento, no entanto, ao invés de apresentarem um design ondulada como é tradicional desse material, elas possuem um formato mais alongado e diferente. Por esse motivo, esses tipos de telhas são utilizados em grandes vãos livres, como por exemplo, estacionamentos, galpões industriais e espaços comerciais.

Telhado feito de telha de calhetão

10. Telhado feito de tipos de telhas de calhetão. Fonte: ConstruindoDecor

10.Telhas fotovoltaicas

As telhas fotovoltaicas são ainda novas em território brasileiro. Esses tipos de telhas são formadas por um estrutura cerâmica anexadas juntamente a células fotovoltaicas. Aqui, o objetivo é economizar energia sem abrir mão da beleza do projeto, tanto que os fios passam por baixo do telhado até se conectarem juntamente a um conversor.

Um dos tipos de telhas mais inovadores são as telhas fotovoltaicas

11. Um dos tipos de telhas mais inovadores no mercado são as telhas fotovoltaicas. Fonte: Tegola Solare

11.Telhas PET

As telhas de PET, como o próprio nome já diz são fabricadas a partir de garrafas pet. Esses tipos de telhas são bem resistentes e leves, não necessitando, portanto, de estruturas reforçadas para aguentar seu peso, diminuindo assim o custo do projeto. As telhas de PET também aguentam altas temperaturas e podem ser encontradas em diferentes modelos, algumas inclusive transparentes.

telhado formado por telhas de PET

12. Telhado formado por tipos de telhas PET. Fonte: Planeta Limpo

12.Telha metálica

Esses tipos de telhas podem ser feitas de alumínio, aço e cobre. Uma das grandes vantagens em adquirir as telhas metálicas é que elas são capazes de cobrir grandes ambientes, por esse motivo são utilizadas muito em construções comerciais e galpões industriais.

 Tipos de telha metálica para estrutura de galpão

13. Tipos de telha metálica para estrutura de galpão. Fonte: Pinterest

13.Telhas galvanizadas

As telhas galvanizadas são assim chamadas pois em sua estrutura são revestidas por uma liga de alumínio e zinco, tornando-as assim muito resistentes a possíveis corrosões e alterações climáticas. No entanto, como desvantagem esses tipos de telhas não apresentam um bom isolamento térmico e fazem muito barulho em dias de chuva.

Tipos de telhas galvanizadas

14. Tipos de telhas galvanizadas. Fonte: AECweb

14.Telhas gravilhadas

As telhas gravilhadas aliam em sua estruturabeleza e funcionalidade. Esses tipos de telhas são revestidas por uma camada de rocha moída com acabamento cerâmico. Elas visualmente são muito parecidas com as telhas de cerâmicas ou concreto, não absorvem umidade e nem irradiam calor.

Tipos de telhas formada com estrutura gravilhada

15. Tipos de telhas formada com estrutura gravilhada. Fonte: Entenda Artes

15.Telhas termoacústicas

As telhas termoacústicas, também conhecidas como telhas sanduíches são assim denominadas, pois sua estrutura é formada por duas telhas de aço ou fibrocimento preenchidas por um material isolante térmico como, lã de vidro ou isopor, por exemplo. Consequentemente, esses tipos de telhas proporcionam simultaneamente um ambiente silencioso com temperatura agradável.

cobertura com telha termoacústica

16. Cobertura com tipos de telhas termoacústica. Fonte: Pinterest

16.Telhas de fibra vegetal

Seguindo a linha de construções sustentáveis, as telhas de fibra vegetal são formadas a partir da fibra de celulose, extraída do papel reciclado e cobertas por uma resina especial. Esses tipos de telhas, assim como as de fibrocimento chegaram no mercado como forma alternativa de compra para aquele que compravam telhas de amianto. Além disso, as telhas de fibra vegetal são leves e de fácil instalação.

Telhado formado por tipos de telhas de fibra vegetal

17. Telhado formado por tipos de telhas de fibra vegetal. Fonte: Blog Coberturas Leves

17.Telhas germânicas

As telhas germânicas chamam a atenção pelo seu design diferenciado. Esses tipos de telhas são instaladas de baixo para cima, muita vezes, compondo a estrutura de telhados com alto nível de inclinação.

Tipos de telhas germânicas

18. Tipos de telhas germânicas. Fonte: Pinterest

Como escolher os melhores tipos de telhas para o seu projeto

O telhado faz parte de todas as construções. Mesmo aquelas mais modernas, com muitas linhas retas e visual mais clean, contam com telhado embutido, que não é visível, já que fica escondido atrás da platibanda, mas existe. Neste caso, a inclinação dele é menor para que possa ficar “disfarçado”. Aí chegamos ao principal ponto que deve ser considerado na hora de escolher seus tipos de telhas: o caimento do telhado.

Telhas escondidas pela platibanda

19. Nesta foto é possível perceber as telhas escondidas pela platibanda. Projeto de Danyela Correa

A medição do ângulo do telhado deve ser feito por você ou pelo responsável pela obra e o caimento indicado para os tipos de telhas pode ser conferido com os fabricantes das mesmas. As de fibrocimento, por exemplo, precisam de uma declividade mínima de 15%, já as de cerâmica e concreto variam entre 30% e 36%.

Acertar esse detalhe é o que vai garantir a boa vedação e a imobilização das telhas. Caso queira já dar uma olhada nos tipos de telhas mesmo sem saber exatamente qual é a inclinação do seu telhado, pode ser útil saber que quanto menor a telha, maior seu ângulo recomendado.

As telhas de cerâmica foram usadas também nos portões das casas geminadas

20. As telhas de cerâmica foram usadas também nos portões das casas geminadas. Projeto por Márcia Rubinatti.

Caso o caimento seja maior do que o adequado para o modelo que você escolheu, há a possibilidade de amarrar as telhas à estrutura onde está sendo instalada. O arame escolhido deve ser resistente à corrosão e as aberturas, feitas em pontos das peças apropriados para isso.

Acertar na escolha dos tipos de telhas usados no seu projeto vai garantir proteção contra as variações climáticas e, também, contra infiltrações e outras dores de cabeça do tipo. Por isso, prefira materiais resistentes, mas, claro, sempre adequando ao estilo que escolheu para dar a sua cara à sua casa!

Confira +40 projetos com diferentes tipos de telhas

Casa de campo com telhado feito de tipos de telhas esmaltadas

21. Casa de campo com telhado feito de tipos de telhas esmaltadas. Fonte: Revista Viva Decora

Telhado com tipos de telhas de concreto

22. Telhado com tipos de telhas de concreto. Fonte: ArtPlan Telhas

Telhado com tipos de telhas esmaltadas

23. Telhado com tipos de telhas esmaltadas. Fonte: Karina Telhas

telhado feito de tipos de telhas de vidro

24. Cobertura com telhado feito de tipos de telhas de vidro. Fonte: Decor Fácil

tipos de telhas calhetão

25. Casa com telhado formado com tipos de telhas calhetão. Fonte: Telhado Certo

tipos de telhas acinzentadas combinando com o branco

26. Projeto de Cláudia Breias com tipos de telhas acinzentadas combinando com o branco

Telhas coloridas podem ser uma boa opção para dar um charme diferente ao projeto

27. Telhas coloridas podem ser uma boa opção para dar um charme diferente ao projeto

Fachada de casa com garagem ampla e tipos de telhas de cerâmica

28. Fachada de casa com garagem ampla e tipos de telhas de cerâmica. Projeto de Danyela Correa

Casa com teto colonial e tipos de telhas acinzentadas

29. Casa com teto colonial e tipos de telhas acinzentadas. Projeto de Olegário de Sá

Casa estilo colonial em tons claros e tipos de telhas acinzentadas

30. Casa estilo colonial em tons claros e tipos de telhas acinzentadas. Projeto de Denise Brighenti

Residência rústica com tipos de telhas de cerâmica

31. Residência rústica com tipos de telhas de cerâmica. Projeto de Anelise Morgan

telhado feito por tipos de telhas de cerâmica

32. Casa de campo formada com telhado feito por tipos de telhas de cerâmica. Projeto de Sandra Moura

Outro ângulo da sala de estar de casa de campo com telhas de cerâmica

33. Outro ângulo da sala de estar de casa de campo com telhas de cerâmica. Projeto de Sandra Moura

teto é formado com tipos de telhas de cerâmica

34. No projeto de Sandra Moura, o teto é formado com tipos de telhas de cerâmica.

Telhado formado com tipos de telhas escuras

35. Telhado formado com tipos de telhas escuras. Fonte: Pinterest

Projetos usam também tipos de telhas coloridas como revestimento

36. Alguns projetos usam também tipos de telhas coloridas como revestimento. Fonte: Pinterest

Mais um bom exemplo de mix de tipos de telhas coloridas

37. Mais um bom exemplo de mix de tipos de telhas coloridas. Fonte: Pinterest

Projeto com tipos de telhas de cerâmica em tons claros

38. Nesta foto, vemos o uso de tipos de telhas de cerâmica em tons claros. Projeto de Gilmara Renata Forlan

Um dos tipos de telhas mais usados em áreas gourmet é o de cerâmica

39. Um dos tipos de telhas mais usados em áreas gourmet é o de cerâmica. Projeto de Valéria Maia Soares Bittar

Varanda com telhado formado por tipos de telhas de cerâmica

31. Varanda com telhado formado por tipos de telhas de cerâmica. Projeto de Gilson de Carvalho

Telhado formado com tipos de talhes de vidro

32. Telhado formado com tipos de talhes de vidro. Fonte: Decor Fácil

Telhado formado com tipos de telhas de cerâmica

33. Telhado formado com tipos de telhas de cerâmica. Fonte: Decorando Casas

Telhado formado com tipos de telhas de concreto

34. Telhado formado com tipos de telhas de concreto. Fonte: Construindo Minha Casa Clean

Telhado formado com tipos de telhas de fibra vegetal

35. Telhado formado com tipos de telhas de fibra vegetal. Fonte: Pinterest

Telhado formado com tipos de telhas esmaltadas

36. Telhado formado com tipos de telhas esmaltadas. Fonte: Cultura Mix

Telhado formado com tipos de telhas metálicas

37. Telhado formado com tipos de telhas metálicas. Fonte: Metal Cober

Telhado formado com tipos de telhas de vidro

38. Traga luz natural no ambiente incluindo um. Fonte: Tudo Construção

Telhado formado com tipos de telhas de fibra vegetal

39. Telhado formado com tipos de telhas de fibra vegetal. Fonte: Emprax

Telhado formado com tipos de telhas de fibra vegetal

40. Telhado formado com tipos de telhas de fibra vegetal. Fonte: Matéria Brasil

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Pedra canjiquinha

Pedra Canjiquinha: +68 Ideias Incríveis Para se Inspirar

Grades para janela com flores na decoração- Foto: iStock

Grades para Janelas: +61 Modelos com Proteção e Charme

ventilador de teto na sala de estar quitete faria 41988

Ventilador de Teto: Como Instalar e Escolher o Modelo Certo

53808- Mesanino estudio-sespede-arquitectos-viva-decora

Mezanino: +63 Ideias para Ampliar e Decorar a Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz