1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Tons de Cinza: +20 Dicas e Inspirações para Uma Decoração Moderna

Tons de Cinza: +20 Dicas e Inspirações para Uma Decoração Moderna

Tons de cinza podem transformar diversos ambientes de uma casa, oferecendo uma base neutra que se adapta a qualquer esquema de cores e permite personalização, seja com nuances claras ou escuras, para refletir seu gosto e estilo de decoração preferido. 

Se procura inspiração para casas em tons de cinza, nosso post está repleto de dicas para adotar essa paleta com estilo e personalidade. 

Confira nossa galeria de inspirações com projetos especiais de Sabrina Salles, Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura, Patricia Hagobian, Tais Taylor, Brunete Fraccaroli Arquitetura & Interiores, Macro Arquitetos, Leo Romano e mais! 

Qual é o significado dos tons de cinza?

1. Tons de cinza, muitas vezes vistos como neutros e monótonos, são valorizados na decoração por sua versatilidade, transmitindo elegância e tranquilidade – Projeto: Sabrina Salles | Foto: Julia Herman Fotografia

De acordo com a psicologia das cores, cada tonalidade pode influenciar as emoções das pessoas. Os tons de cinza, frequentemente associados à formalidade, neutralidade e ao tédio, são vistos por alguns como desinteressantes para a decoração.

Mas, são valorizados no mundo da decoração por sua versatilidade como base neutra, permitindo inúmeras combinações com outras cores e estilos. Além disso, tons de cinza também podem transmitir elegância, delicadeza e tranquilidade. 

Afinal, quais são os tons de cinza? 

2. A combinação de tons de cinza com preto traz sofisticação aos espaços, sem diminuir visualmente áreas menores – Projeto: Patricia Hagobian | Foto: Raul Fonseca

Existem vários tons de cinza que podem ser usados para trazer mais personalidade e elegância para a decoração de sua casa. Confira a seguir!

Cinza medieval

O cinza medieval é um tom intermediário, nem muito escuro nem muito claro, ideal para móveis e paredes, oferecendo versatilidade e profundidade ao espaço.

Cinza grafite

O cinza grafite, levemente mais claro que o chumbo, é um tom a ser usado com cautela em espaços pequenos.

Cinza chumbo

A cor cinza chumbo tem como principal característica sua tonalidade forte e escura, ideal para ser combinada com tons mais claros em ambientes pequenos ou mesmo para ser usada como cor principal em um espaço amplo e moderno.

Cinza claro

Os tons de cinza claro são delicados e garantem uma base bem neutra e clean ao ambiente. Para a decoração de ambientes pequenos, são as melhores escolhas. 

Cinza prata

Os tons de cinza prata são ideais para quem deseja acrescentar mais modernidade e sofisticação na decoração, pois sua tonalidade metálica carrega um brilho elegante ao ambiente. 

Cinza névoa

O cinza névoa, situado entre o claro e o escuro, é uma escolha frequente para pintura de paredes, oferecendo um equilíbrio perfeito em tonalidades.

Preto floresta

O tom de cinza preto floresta é bem escuro, quase um cinza chumbo, e deve ser usada com atenção para não sobrecarregar a decoração e para não passar a sensação de que o espaço pequeno é ainda menor. 

Inox

Assim como o cinza prata, o cinza inox também carrega esse acabamento metalizado, ideal para deixar a decoração com um toque bem contemporâneo. 

Quais cores combinam com tons de cinza?

3. Sofá verde complementa o jardim vertical natural, contrastando com tons de cinza claro – Projeto: Sabrina Salles | Foto: Julia Herman Fotografia

Os tons de cinza, por serem neutros, combinam facilmente com várias cores. A dica é escolher com base no estilo decorativo que deseja criar. Confira nossa lista de cores que combinam bem com cinza a seguir:

  • rosa: a mistura de cinza e rosa cria um ambiente moderno e delicado, equilibrando a seriedade do cinza com a feminilidade do rosa;
  • amarelo: o amarelo adiciona diversão e vivacidade ao cinza, ideal para espaços como salas e cozinhas;
  • preto: cinza e preto formam uma combinação elegante para espaços modernos, mas cuidado em ambientes pequenos para não parecerem menores;
  • azul: a combinação de cinza com azul cria um ambiente leve e limpo, mas atenção para evitar uma sensação fria;
  • verde: o cinza com verde traz frescor e leveza, e o uso de plantas nessa paleta adiciona um toque natural;
  • vermelho: o cinza se alia ao vermelho para criar espaços elegantes e cheios de personalidade.

Como combinar tons de cinza no quarto? 

4. Branco + tons de cinza claro e escuro em um quarto de casal com sofá aconchegante – Projeto: Tais Taylor | Foto: @fotoestudio360

Os tons de cinza são populares para quartos porque oferecem uma alternativa ao branco clássico sem perder a leveza. Versáteis, eles combinam bem com quartos de bebê até ambientes para adultos. 

Antes de escolher o tom certo de cinza, é preciso considerar o tamanho do quarto. Cores mais claras podem ajudar a ampliar espaços menores, enquanto tons mais escuros adicionam profundidade e elegância.

5. Cinza + branco + madeira trazem um ar contemporâneo e urbano para este quarto – Projeto: Macro Arquitetos | Foto: Renato Navarro/CASACOR

Viva Decora Profissionais
Vale a pena misturar tons de cinza com outras cores. Detalhes em rosa são perfeitos para um toque feminino, enquanto o azul marinho pode ser usado para quartos masculinos. 

Bege, branco, vermelho e lilás combinam muito bem com o cinza, permitindo que você personalize seu espaço.

Além de pintar as paredes, você pode incluir a tonalidade através de papel de parede, roupa de cama, móveis ou almofadas. O importante é escolher elementos que tenham a ver com você. 

Como combinar tons de cinza na sala? 

6. Tons de cinza contrastam com o tapete verde e poltronas caramelo – Projeto: Sabrina Salles | Foto: Julia Herman Fotografia

A decoração da sala em cinza pode variar: para um toque suave, combine com tons pastéis. Para um estilo mais ousado, explore a paleta de cinzas criando um visual monocromático elegante. 

7. Rosa + roxo + laranja combinando perfeitamente com o sofá cinza – Projeto: Brunete Fraccaroli Arquitetura & Interiores | Romulo Fialdini/CASACOR

Uma ótima dica é apostar em um sofá cinza, complementado por poltronas marrom, pintar as paredes com um cinza claro e adicionar cores nos detalhes, como tapetes e cortinas, para dar vida e personalidade à sala.

Escolher os tons de cinza para a sala é sobre encontrar o equilíbrio certo entre o estilo pessoal e a criação de um ambiente convidativo para todos.

Como combinar tons de cinza na cozinha?

8. Eletrodomésticos em inox, revestimento cinza e projeto luminotécnico especial tornam esta cozinha brilhante, ampla e moderna – Projeto: Patricia Hagobian | Foto: Raul Fonseca

Tons de cinza tornam a cozinha muito mais moderna e estilosa. Você pode apostar em revestimentos, como azulejos, porcelanatos ou eletrodomésticos nessa tonalidade. 

Lembre-se, no entanto, de que o espaço deve inspirar criatividade e estimular o apetite. Por isso, vale a pena adicionar cores quentes, nem que seja apenas em detalhes decorativos. Assim, você cria equilíbrio entre a elegância do cinza e a energia das cores vivas.

Amarelo, laranja e vermelho são cores vivas, que ajudam a abrir o apetite e podem complementar bem o décor. Use também em eletrodomésticos coloridos, cadeiras ou detalhes em pastilhas. 

Como combinar tons de cinza no banheiro? 

9. Detalhes em tons de cinza na marcenaria deste banheiro – Projeto:
Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: Dam Mol

O banheiro em tons de cinza também está na moda, oferecendo um ambiente moderno, jovem e acolhedor. 

A decoração muitas vezes segue um estilo monocromático, mas você pode adicionar calor ao espaço com detalhes em madeira, como nichos, prateleiras ou gabinetes. 

10. Cuba Redonda de Apoio 30 cm Sálvia é destaque deste banheiro – Foto: Deca

Para mais personalidade, considere detalhes coloridos como vasos de flores, espelhos com molduras únicas ou uma cuba na cor verde sálviaMetais em tons dourados, como o red gold, dão um toque legal de sofisticação para o banheiro cinza também!

Como combinar tons de cinza na fachada?

11. Fachada pintada em tom de cinza que simula concreto queimado, com o destaque no vermelho da caixa d’água – Projeto: Leo Romano | Foto: Edgard César

Os tons de cinza são uma escolha bacana para fachadas de casas porque se adequam a uma variedade de estilos arquitetônicos, desde o clássico ao rústico ao minimalista. 

As fachadas podem ser transformadas não só com pintura nas paredes, mas também alterando a cor de telhas, portas e janelas para nuances de cinza. 

Para dar um toque extra de charme e singularidade, materiais como pedra, madeira ou aço corten podem ser incorporados para enriquecer a personalidade da fachada.

Vale a pena apostar no efeito cinza queimado?

12. Linha Suvinil Cimento Queimado apresenta tintas prontas para uso em qualquer cômodo da casa – Foto: Suvinil

Investir no efeito cinza queimado é uma boa ideia, especialmente se você curte um visual mais industrial na decoração. Esse estilo está super em alta e traz um toque moderno e descolado ao espaço. 

Você pode usar em paredes, pisos, bancadas e até em detalhes menores. Basta escolher entre os diferentes materiais para criar o efeito desejado, mudando a textura e a cor final. 

Saiba que a linha Suvinil Cimento Queimado facilita a obtenção desse efeito, porque já vem pronta para usar, sem precisar misturar nada. Dá para passar em várias superfícies, como parede, concreto e gesso, de forma bem prática!

13. Vista Noturna, Dia de Chuva e Túnel De Concreto são algumas das tonalidades da linha Suvinil Cimento Queimado – Foto: Suvinil

Gostou de saber mais como combinar tons de cinza? Aproveite para se inspirar com mais projetos de Carolina Gava, Architects + CO, Mageste & Blinovas Arquitetura, Patricia Pasquini e Camila Palladino Arquitetura

14. Cabeceira ripada, tons de cinza, preto e branco para um décor clássico e atemporal – Projeto: Carolina Gava | Foto: Jp Image
15. Elementos neutros e naturais + tons de cinza + toques de cor – Projeto: Macro Arquitetos | Foto: Renato Navarro/CASACOR
16. Toques de verde e azul se destacam nesta sala com tons de cinza – Caio Bandeira e Tiago Martins (Architects + CO) | Foto: Renato Navarro/CASACOR
17. Sofá azul royal é o protagonista desta sala de estar com tons de cinza – Projeto: Mageste & Blinovas Arquitetura | Foto: Julia Novoa
18. Marcenaria cinza, revestimento branco, eletrodomésticos em inox e ilha de cozinha marmorizada – Projeto: Patricia Pasquini | Foto: rafaelrenzo_fotografia
19. Tons neutros + sofá cinza + marcenaria sob medida – Projeto: Camila Palladino | Foto: Samantha / MM Foto e Filmagem
20. Varanda gourmet rústica e moderna com tons de cinza, laranja e verde, além do chão marmorizado – Projeto: Camila Palladino | Foto: Samantha / MM Foto e Filmagem

Gostou do post? Então, conheça o melhor marketplace para reformar e construir ambientes dos seus sonhos. Acesse a Viva Decora Shop!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Ambiente Serenidade Elemental by Deca | lof.d studio - CASACOR Itapema SC

Serenidade Elemental by Deca valoriza a conexão com a natureza e a fluidez das formas na CASACOR SC Itapema

Decoração de Sala Simples e Barata: Confira +10 Ideias Inovadoras

Banheiro com Banheira: +10 Projetos Incríveis Para Se Inspirar

Banheiro Cinza: +10 Projetos para Inspirar sua Decoração

Minimag - MySQL version: 8.0.36