1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Urban Jungle: Vivendo com Plantinhas Dentro de Casa

Urban Jungle: Vivendo com Plantinhas Dentro de Casa

Transformar o lar em Urban Jungle, termo em inglês para selva urbana, nada mais é do que deixar as plantinhas espalhadas pela casa, sem nenhuma moderação, enchendo o ambiente com muitas vegetações dos mais diversos tipos. Essa é, na verdade, uma forma de compensar a falta que o verde faz na vida urbana.

A rotina diária está cava vez mais desgastante e ninguém tem tempo para nada. Foi justamente essa falta de contado com a natureza no dia a dia, principalmente entre aqueles que vivem em cidades grandes e áreas urbanas, que deu origem a nova febre da decoração. Dessa forma, sai o cinza e entra o verde!

Sem dúvidas, a Urban Jungle vai auxiliar na saúde e no seu bem-estar. Os benefícios são muitos: equilibra a umidade, ameniza as altas temperaturas, purifica o ar, diminui as alergias, filtra substâncias que fazem mal para a saúde, ajuda na concentração, traz benefícios ao corpo, relaxa os moradores, revigora, anima e dá felicidade.

Modelo de capacho para casa urbar jungle
1. Que tal usar o conceito Urban Jungle logo na entrada da sua casa com um capacho divertido – Foto: Pinterest

Ou seja, antes achávamos que ter um verdadeiro jardim dentro de casa era uma das manias das nossas vovós, mas não é que elas sabiam das coisas?! Muito antes da nossa geração pensar em consciência ambiental e sustentabilidade, elas já contavam com uma decoração afetiva, cheia de nuances, que traz toques de criatividade e um climinha tropical, nos mostrando que a felicidade está sim nas pequenas coisas e que esse é um estilo de vida.

E pensando nisso tudo, hoje a gente vai dá várias dicas para você que adora plantas e quer transformar a sua casa em uma verdadeira Urban Jungle.

Como adotar a urban jungle em casa

Quando falamos em Urban Jungle estamos utilizando a natureza como palavra-chave, e é sempre importante lembrar que ela é viva. Dessa forma é fundamental interagir com essas belezas do mundo escolhendo opções de plantas que, no mínimo, você entenda um pouquinho sobre sua sobrevivência, ficando atento a cada cantinho, pensando onde há luz, ar fresco ou umidade, qual precisa regar ou de uma podinha… Essa é inclusive uma boa maneira de você descobrir novas habilidades e como qualquer outra, exigirá dedicação, paciência e atenção.

projeto de varanda com urban junble
2. Que tal fazer uma urban jungle na sua varanda para aproveitar a iluminação – Foto: Pinterest

Para transformar cada espaço da casa – sala, quarto e até mesmo banheiro e cozinha – em um cantinho gostoso e fotogênico você deve apostar em uma composição repleta de um mix de diversos tipos de plantas e folhagens com tamanhos, colorações e texturas diferentes, que podem ser alocadas de acordo com o gosto pessoal. Vale tudo: no chão, no teto ou nas paredes, em vasos grandes ou pequenos, em estantes, prateleiras, suportes ou suspensos. Ficará harmonioso, nós prometemos.

varanda decorada com vários tipos de plantas
3. Não tenha medo de usar vários tipos de plantas em um mesmo ambiente – Foto: Pinterest

Para a sala uma floresta encantada

A sala de estar é o principal cômodo que pensamos em colocar as folhagens e é o primeiro ambiente que, para aqueles que amam jardinagem, desejam transformar em uma floresta particular.

Se você ainda não está habituado ao estilo comece elegendo um cantinho com uma janela e escolhendo uns vasinhos. As plantinhas iniciais podem ser folhagens, rosas e trepadeiras.

Sala de estar com amplas janelas decorada com vários vasos de plantas
4. Sala de estar com amplas janelas decorada com vários vasos de plantas – Foto: Pinterest

Selva no quarto

Investir no clima de natureza também no cantinho de descanso é superbacana. Aqui a dica é optar por plantas que sobrevivam sem luz natural.

Quarto simples decorado com vários vasos de plantas
5. Quarto simples decorado com vários vasos de plantas – Foto: Pinterest

Mini jardim

Se você deseja que sua selva particular não fique apenas dentro de casa, mas ao mesmo tempo não possui um jardim ou uma varanda, nós aconselhamos a montá-lo perto da janela principal da casa. Aqui dá para usar muitas escadinhas ou mesmo um aparador.

cantinho com urban jungle
6. 6. Escolha um cantinho com bastante claridade para fazer sua urban jungle – Foto: Pinterest

Samambaia, a querida

Tendência de 1980, ela traz memórias afetivas e em grande parte dos projetos, principalmente nos mais minimalistas, ela aparece como o principal ponto verde, pois não produz sementes ou flores, é uma das mais eficientes para limpar o ar e pode ser colocada em todos os ambientes.

Entre os cuidados é preciso verificar se o solo está úmido, não a deixar exposta a muito vento ou sol e colocá-la próxima de janela que tenha luz natural em abundância. Ah, e lembre-se que ela é apegada aos lugares, por isso evite trocá-la de lugar o tempo todo. Outras alternativas semelhantes a ela são: jamaica, havaiana, renda francesa e avenca.

decoração com vários quadros e samambaia
7. A samambaia é uma das plantas mais queridas para decorar a casa – Foto: Pinterest

Outras plantinhas para ambientes internos

Para aqueles que procuram por outras espécies para ambientes internos, nossa dica são os cactos, suculentas, costela-de-adão, palmeiras, marantas, jiboias e fícus. Já para os banheiros, que geralmente contam com pouquíssima luz natural, você poderá optar por clorofitos, aglaonemas, calatheas e aspidistra.

Porém, lembre-se que cada planta e folhagem é única, então fiquem sempre atentos às recomendações de cada uma.

Decoração para urban jungle com vários tipos de plantas e folhagens
8. Decoração para urban jungle com vários tipos de plantas e folhagens – Foto: Pinterest

Animados para trazer um pouco de vida natural para o seu lar? Nós já queremos uma Urban Jungle para chamar de nossa, e você?

Este conteúdo foi desenvolvido pela equipe do Montacasa.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Buquê de rosas vermelhas - Via: Flora Queen

Rosa: Como Cuidar, Significado da Flor e +74 Arranjos lindos 

Flores Exóticas: Conheça o Nome de 10 Espécies Raras no Brasil e no Mundo

Flor Roxa: Tipos de Flores, Significado e +45 Ideias de Arranjos Lindos  

Decore a mesa de jantar com um lindo vaso de Peônia

Peônia: Conheça e Se Apaixone pela Beleza Exótica Dessa Flor

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz