Reta, circular, caracol e mais: tudo o que você precisa saber sobre tipos de escada

Ela é o terror de muitos estudantes.

Seja na hora de fazer o cálculo ou desenvolver em algum programa de arquitetura, a escada é motivo de dor de cabeça para muitos futuros arquitetos.

Mas não adianta fugir desse “problema”, afinal elas são uma parte fundamental em projetos com mais de um pavimento ou algum desnível, pois possibilitam o deslocamento entre os espaços de forma segura.

Além disso, as escadas também funcionam como um elemento de decoração e podem contribuir muito para a estética de um projeto.

Ainda tem dúvidas sobre como criá-las?

Não se preocupe, neste artigo, vamos mostrar quais são os modelos de escadas internas e externas, os materiais utilizados e os tipos de infraestruturas. Acompanhe!

Veja mais dicas para estudantes:

Escadas: informações gerais

 

Os modelos de escada são classificados de acordo com o desenho formado pela estrutura, os tipos de corrimão e guarda-corpo e o formato dos degraus.

Elas podem atender as necessidades de vários ambientes, sejam grandes ou pequenos, e ainda contribuir de forma significativa para a decoração do local.

Em relação aos materiais, elas podem ser feitas com madeira, concreto, estruturas metálicas, alvenarias, entre outros. Tudo vai depender das necessidades e do gosto do cliente.

Caso o ambiente exija mais segurança devido ao perfil dos moradores (crianças e idosos, por exemplo), é indicado o uso do concreto, alvenaria ou mármore, que são materiais mais robustos.

A infraestrutura também influência na segurança da escada, e vamos explicar ao longo do texto quais são as mais utilizadas.

Caso o guardo-corpo seja feito de vidro ou madeira, é interessante estar atento às normas da ABNT que regulamentam o uso desse materiais:

Ainda não saber como fazer o cálculo de escada? Confira: passo a passo! Tire suas dúvidas sobre o cálculo de escada.

Tipos de escadas

 

1 – Escada reta

 

Tipos de escadas: escada reta

Tipos de escadas: escada reta

Vamos começar nossa lista com um dos modelos mais comuns e fáceis de identificar: a escada reta.

Como o próprio nome diz, ela é construída em uma única direção e funciona bem em ambientes pequenos e médios.

Para que ela fique harmoniosa com o espaço é interessante que o cômodo seja retangular.

2- Escada em L

 

Tipos de escadas: escada em L

Tipos de escadas: escada em L

Esse modelo se caracteriza por dar uma virada de 90º na altura em que segue para o próximo andar, por isso seu formato lembra uma letra L.

É um dos tipos de escadas mais democráticos, pois funciona bem tanto em espaços menores como em grandes ambientes.

3- Escada em U

 

Tipos de escadas: escada em U

Tipos de escadas: escada em U

A escada em U segue uma linha reta até mudar de direção em 180º. Essa mudança pode ser no começo, no meio ou no fim do degraus.

Seu nome é devido a aparência da escada, que vista de frente lembra a letra U.

4- Escada circular

 

Tipos de escadas: escada circular

Tipos de escadas: escada circular

A escada circular tem o formato de curva e funciona bem em ambientes maiores. Uma curiosidade é que esse tipo de escadas é um dos primeiros que surgiu no mundo, estando presente nos castelos medievais.

Se interessa por arquitetura medieval? Aproveite para ler: Encante-se com toda a grandeza e poder da arquitetura medieval  

5- Escada caracol

 

Tipos de escadas: escada caracol

Tipos de escadas: escada caracol

Também conhecida como helicoidal ou espiral, esse tipo de escada chama a atenção pela sua beleza.

Assim como a escada circular, ela também tem um formato de curva, mas a diferença é que a caracol dá voltas em si mesma. Ou seja, o ângulo da curvatura é mais fechado, o que dá um visual moderno ao ambiente.

6- Escada em leque

 

Tipos de escadas: escada em leque

Tipos de escadas: escada em leque

A escada em leque é muito utilizada no mercado e costuma ser instalada nos formatos U e L. A diferença entre ela e os modelos que vimos até agora está no patamar.

Enquanto as escadas tipo U e L têm um patamar reto, o modelo leque apresenta um “enchimento” nessa parte, que funciona como um degrau a mais.

7- Escada cascata

 

Tipos de escadas: escada cascata

Tipos de escadas: escada cascata

A escada cascata, também conhecida como escada plissada ou zigue zague, é aquela que a parte de baixo do degrau acompanha o formato da escada.

A principal diferença em relação aos tipos de escada que vimos até agora é estética, já que a parte inferior dos degraus fica totalmente exposta.

Essa característica traz um ar de leveza ao ambiente.

Tipos de estrutura de escada

 

Agora que você aprendeu quais são os modelos de escadas e suas características, veja quais são os tipos de estrutura utilizados:

  • Escada com parte inferior fechada
Tipos de escadas: escada com parte inferior fechada

Tipos de escadas: escada com parte inferior fechada

  • Escada com vigas laterais
Tipos de escadas: escada com viga lateral

Tipos de escadas: escada com viga lateral

  • Escada com viga central
Tipos de escadas: Escada com viga central

Tipos de escadas: Escada com viga central

  • Escada flutuante
Tipos de escadas: escada flutuante

Tipos de escadas: escada flutuante

Tipos de escadas externas

 

Até agora falamos sobre os modelos de escadas internas e suas características. Quando falamos dos modelos de escadas externas, outros pontos devem ser destacados para oferecer conforto e beleza ao ambiente.

Como geralmente elas ficam em fachadas e jardins, não é necessário que os degraus tenham uma altura muito alta. Dessa forma, eles podem ser mais baixos e largos.

Mas claro que existem exceções, como no caso dos sobrados que fazem uma ligação externa entre os pavimentos. Nesse casos, podem ser usados os tipos de escadas que vimos até agora.

Um dos maiores pontos de atenção ao criar uma escada interna deve ser o material utilizado. Como trata-se de um ambiente que fica exposto à umidade, chuva e poeira, ele deve ser resistente para suportar todas essas situações.

Existem vários tipos de escadas externas que também podem contribuir com a decoração do local, harmonizando com a iluminação, objetos e paisagismo do ambiente.

Tipos de escadas externas

 

  • Granito ou mármore
tipos de escadas: escada de mármore

tipos de escadas: escada de mármore

  • Concreto
Tipos de escadas: escada de concreto

Tipos de escadas: escada de concreto

  • Madeira/amadeirado
Tipos de escadas: escadas de madeira

Tipos de escadas: escadas de madeira

  • Pedra
Tipos de escadas: escada de pedra

Tipos de escadas: escada de pedra

Agora que você conhece todos os tipos de escadas, é só escolher qual fica melhor no seu projeto e escolher um modelo no Revit. Ainda tem dúvidas sobre a ferramenta? Aproveite para conferir nosso curso e aprenda, com dicas simples, a fazer projetos incríveis: