O Que é Telha Solar? Como Funciona, Preço e Vantagens de Usar no Projeto

A telha solar atrela 2 funções em 1: auxilia na cobertura do imóvel e gera energia elétrica de forma prática e resistente, a partir da radiação solar. 

De fácil instalação, a telha solar fotovoltaica se torna uma ótima alternativa para projetos de imóveis residenciais, comerciais e corporativos que seguem o conceito de sustentabilidade. Por isso, se você é estudante ou profissional de arquitetura e está em busca de inovação e tecnologia saiba que a telha solar pode te oferecer isso e muito mais. Confira!

O que é telha solar?

A telha solar atrela 2 funções em 1: auxilia na cobertura do imóvel e gera energia elétrica de forma prática e resistente, a partir da radiação solar.

De fácil instalação, a telha solar fotovoltaica é fabricada em materiais e formatos tradicionais, mas com uma célula fotovoltaica acoplada a sua estrutura, ao qual permite a geração de energia elétrica a partir da radiação solar.

Veja também: Telha Branca: Conheça os Tipos Mais Usados, Vantagens e Preço

A telha solar ajuda na geração de energia elétrica a partir da radiação solar. Fonte: eBay

1. A telha solar ajuda na geração de energia elétrica a partir da radiação solar. Fonte: eBay

Telha solar X Placas Solares

No mercado, apesar de ser confundido com placas solares, a telha solar fotovoltaica além de valorizar esteticamente o telhado do imóvel, também possui maior resistência e leveza.

Como funciona a telha solar fotovoltaica?

O funcionamento da telha solar ocorre no momento em que a luz natural entra em contato com as células fotovoltaicas da telha.

A telha solar é composta por uma grande célula fotovoltaica ou um pequeno número delas. Essas células solares são fabricadas por meio de elementos semicondutores, material que libera elétrons ao contato com a radiação eletromagnética (luz natural).

Dessa forma, o processo de fabricação da célula fotovoltaica da telha faz com que os elétrons liberados a partir do contato com a luz natural sejam captados e direcionados, formando assim a corrente elétrica.

Essa corrente elétrica ao entrar em contato com equipamentos associados à telha solar (ex: inversor fotovoltaico), permitem que a energia gerada a partir da telha solar seja adaptada à rede elétrica do imóvel.

Veja também: O Que é Cidade Sustentável? Exemplos e Dicas de Como se Tornar Uma

A telha solar funciona no momento em que a luz natural entra em contato com as células fotovoltaicas da telha. Fonte: Ciclo Vivo

2. A telha solar funciona no momento em que a luz natural entra em contato com as células fotovoltaicas da telha. Fonte: Ciclo Vivo

Quais as vantagens e desvantagens de usar telhas solares?

Assim como qualquer outro elemento construtivo, as telhas solares também apresentam vantagens e desvantagens. Confira abaixo quais pontos devem ser considerados no seu projeto.

Instalação

A instalação da telha solar acaba sendo viável principalmente em construções recentes ou se o objetivo da reforma for substituir o telhado antigo todo. Isso porque, a instalação da telha solar precisa ter a inclinação e ângulos ideais para que a captação da luz natural seja feita da melhor forma possível.

Agora se a ideia é manter a estrutura do telhado antigo, recomenda-se fazer uso de placas solares, assim questões relacionadas a inclinação e ângulos podem ser corrigidas com o uso de suportes.

Estética e leveza

O uso da telha solar traz leveza e favorece a estética do projeto, já que em muitos casos, as placas solares quando instaladas podem apresentar formatos e cores que se diferenciam bastante do tamanho e design do telhado.

Eficiência energética

A eficiência energética das telhas solares podem alcançar cerca de 10 a 20%, enquanto as placas solares chegam a 16%, podendo chegar até 22 %. Vale comentar, que é fundamental assegurar a limpeza e manutenção tanto da placa solar como da telha solar para garantir sua eficácia máxima.

Custo

Como o telhado solar ainda não foi completamente inserido no mercado brasileiro seu custo se torna mais elevado quando comparamos com o sistema de geração de energia elétrica a partir de painéis solares.

Veja também: O Que é Design Biofílico? Entenda os Benefícios de Usá-lo no Projeto

Conheça as vantagens e desvantagens de usar telha solar. Fonte: Ciclo Vivo

3. Conheça as vantagens e desvantagens de usar telha solar. Fonte: Ciclo Vivo

Quanto custa uma telha solar?

Segundo dados compartilhados pelo Portal Solar, a telha solar preço possui uma média de valor de R$ 764,75 por m², sendo que uma telha solar é capaz de gerar cerca de 1,15 kWh. Logo, para saber a quantidade ideal de telhas solares para o seu projeto é preciso estabelecer primeiro uma média de consumo de energia elétrica do imóvel. Vale comentar que dependendo do sistema, o retorno sobre o investimento realizado na telha solar preço pode ser entre 3 a 5 anos.

A telha solar é usada na cobertura do telhado e ajuda na geração de energia elétrica. Fonte: Uno Propiedades

4. A telha solar é usada na cobertura do telhado e ajuda na geração de energia elétrica. Fonte: Uno Propiedades

Telha solar Tesla

A Tesla em parceria com a SolarCity, promete revolucionar o mercado de energia solar por meio da fabricação de telha solar Tesla com preços altamente baixos e com duração de no mínimo 30 anos.

O projeto inovador proposto pela Tesla oferece uma linha moderna de telha solar que se assemelha aos telhados convencionais, ou seja, apesar de terem uma aparência de telha feita de barro, elas na verdade são fabricadas com vidro temperado e texturizado.

Telha solar Eternit

No Brasil, a empresa Eternit, com tecnologia desenvolvida no país e aprovada pelo Inmetro expõe sua primeira telha solar fotovoltaica: a Eternit Solar. A empresa que passou cerca de 80 anos vendendo telhas de amianto, passa a apostar nesse novo projeto de Eternit telha solar.

Os modelos de telha solar Eternit oferecidos pela empresa estão disponíveis em cinco cores: vermelho, cinza grafite, cinza pérola, marfim e bege colonial. A quantidade de Eternit telha solar irá variar com base na quantidade de energia que se deseja produzir.

A produção da telha solar Eternit ocorre na fábrica da Tégula Solar e a linha está em atividade apenas para projetos-piloto. No primeiro semestre de 2021, foi realizada a instalação teste de telhas solares nas cidades de Ourinhos (SP), Marília (SP), Itaipava (RJ) e Cambé (PR).

Agora que você já sabe o que é telha solar, como funciona e suas vantagens e desvantagens, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “O que é Arquitetura Bioclimática? Veja os Benefícios e Exemplos a Seguir” e se aprofunde nesse conceito que busca avaliar as condições climáticas locais com o objetivo de garantir o conforto térmico e a eficiência energética do imóvel.