O Que é Luminária Solar? Como Funciona e Vantagens de Usar no Projeto

A luminária solar é um tipo de iluminação que é alimentada por energia solar, ou seja, os sensores fotovoltaicos acoplados à peça convertem a luz do sol em energia elétrica, carregando as baterias internas durante o dia e acendendo automaticamente ao anoitecer.

Esse tipo de iluminação de jardim além de agregar valor estético ao projeto também representa uma economia ainda maior de energia para as áreas externas do imóvel. Por isso, se você arquiteto deseja surpreender seus clientes com soluções sustentáveis, faça uso da luminária solar no seu próximo projeto. Confira agora diversas informações sobre luminária solar e tire todas as suas dúvidas!

O que é uma luminária solar?

A luminária solar é um tipo de iluminação que é alimentada por energia solar, ou seja, os sensores fotovoltaicos acoplados à peça convertem a luz do sol em energia elétrica, carregando as baterias internas durante o dia e acendendo automaticamente ao anoitecer.

Na área externa, a luminária solar costuma permanecer acesa durante toda a noite. No entanto, assim que o ambiente fica mais claro os sensores fotovoltaicos fazem com que a luminária solar se apague automaticamente. Neste momento começa um novo ciclo de armazenamento de energia solar para que ao anoitecer a luminária solar volte a acender novamente.

Veja também: 7 Ideias Criativas Para Projetar e Decorar Quarto com LED

A luminária solar traz uma nova perspectiva para a área externa. Fonte: Shopee

1. A luminária solar traz uma nova perspectiva para a área externa. Fonte: Shopee

Veja também: Tudo o que você precisa saber para criar uma casa sustentável!

Quanto tempo dura a luz da luminária solar?

Dependendo de alguns critérios a serem observados antes da compra, como tipos de luz (luz intensa, luz tênue, fria ou quente), medidas, número de LEDs e potência, alguns modelos de luminária solar podem garantir uma iluminação constante de 8 a 12 horas durante a noite.

Modelo de luminária solar a prova d' água. Fonte: Americanas

2. Modelo de luminária solar a prova d’ água. Fonte: Americanas

Quais as vantagens de usar luminária externa solar?

A luminária solar externa apesar de ser um pouco mais cara que as luminárias convencionais pouco a pouco vem conquistando seu espaço nos projetos brasileiros. Isso porque, além da estética, o uso da luminária solar oferece inúmeros benefícios. Confira abaixo algumas vantagens de usar luminária externa solar:

  • Apresenta fácil instalação: a luminária solar não necessita de mão de obra especializada, tudo que você precisa escolher é o design e o local onde a peça será posicionada;
  • Produto ecologicamente correto: a luminária led solar funciona de forma independente sem precisar de energia elétrica, ou seja, uma vez que sua matéria prima é originada da natureza, seu uso é considerado mais sustentável; 
  • Promove a economia de energia no imóvel: seu uso promove uma economia direta na conta de energia elétrica do imóvel, já que a luminária led solar dispensa o uso de qualquer ponto de eletricidade;
  • Autonomia de funcionamento: a luminária solar aciona automaticamente assim que os sensores fotovoltaicos identificarem a falta de luz na área externa;
  • Apresenta alto tempo de vida útil: a luminária solar oferece um tempo de vida útil muito maior do que em relação às lâmpadas convencionais. Passado um longo período de uso, basta abrir a luminária solar e trocar a bateria por outra do mesmo tipo;
  • Agrega valor na decoração do projeto: a luminária solar quando bem posicionada agrega valor ao paisagismo da área externa do imóvel.

Veja também: Projeto de Iluminação: Veja 6 Dicas Essenciais + Inspirações Modernas

Modelo de luminária solar multicor. Fonte: Mercado Livre

3. Modelo de luminária solar multicor. Fonte: Mercado Livre

Como funciona a luminária solar

A luminária solar funciona por meio da captação de energia solar. Durante o dia, seus sensores fotovoltaicos convertem a luz do sol em energia elétrica, carregando a bateria interna da peça. Ao anoitecer, o sensor fotovoltaico da luminária solar acende automaticamente e ilumina o local onde foi posicionada.

No mercado é possível encontrar modelos de luminária solar com luz intensa, luz tênue, fria ou quente. Dependendo do número de lâmpadas de LED a luminária solar irá oferecer uma iluminação mais potente e de maior alcance.

Afinal, quais os componentes básicos de uma luminária solar ?

No mercado existem diversos modelos de luminária solar, porém todas elas funcionam basicamente da mesma forma, ou seja, contam com componentes básicos para um bom funcionamento, dentre eles podemos destacar: o revestimento da luminária, as células fotovoltaicas, o pequeno circuito eletrônico, o sensor de luminosidade que varia conforme a intensidade da luz, a bateria responsável por armazenar a energia produzida e o LED responsável por emitir a luz proveniente da luminária solar.

Veja também: Como Fazer Iluminação Industrial? Dicas Práticas Para Acertar No Projeto

Decore a sua área externa com a luminária led solar. Fonte: Mercado Livre

4. Decore a sua área externa com a luminária led solar. Fonte: Mercado Livre

Onde pode ser instalada a luminária solar ?

A iluminação de jardim feita com luminária solar além de trazer funcionalidade aos ambientes externos durante à noite, deve oferecer segurança e agregar valor estético ao imóvel. 

A luminária quando aliada ao projeto de paisagismo traz uma nova perspectiva da área externa, por isso é importante estar atento quanto ao tipo de luz a ser usada. Se a ideia é destacar plantas do terreno, procure fazer uso da luminária solar com tons amarelados, pois elas realçam melhor as cores das espécies cultivadas. 

Veja também: Iluminação de Piscina: Veja Como Fazer + 10 Inspirações Maravilhosas

Existem inúmeros modelos de luminária solar no mercado. Fonte: Economia Solar

5. Existem inúmeros modelos de luminária solar no mercado. Fonte: Economia Solar

Agora se a ideia é clarear caminhos, trilhas e demais áreas de passagem, a dica é apostar na luminária solar com luz branca para que a segurança das pessoas seja preservada.

Transforme a iluminação do seu jardim com a luminária solar. Fonte: Doce Obra

6. Transforme a iluminação do seu jardim com a luminária solar. Fonte: Doce Obra

Comentários

comentários em "O Que é Luminária Solar? Como Funciona e Vantagens de Usar no Projeto"