Como se comunicar bem com clientes, fornecedores e prestadores de serviço?

Todos sabemos que, no dia a dia dos arquitetos, elaborar projetos é praticamente uma constante. Por isso mesmo, esses profissionais são treinados e incentivados a inovar sempre, dedicando-se aos projetos de forma intensa.

O que acaba ficando um pouco de lado, especialmente na faculdade, é a apresentação desse projeto e a comunicação.

Os arquitetos geralmente não recebem instruções sobre como expor suas ideias e, por isso, podem ser prejudicados na hora de se comunicar com clientes, chefes, fornecedores e até mesmo colegas de trabalho.

Por isso vamos falar sobre os públicos desafiadores de um profissional, pensando em formas eficazes para comunicar bem com eles.

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saber como se comunicar bem é essencial no trabalho

A importância da oratória do dia a dia

 

Profissionais da área de arquitetura e áreas criativas lidam cotidianamente com diferentes públicos, o que torna as apresentações de projetos ainda mais desafiadoras. Por isso mesmo, a importância da oratória para eles é imensa.

Para alcançar o objetivo de conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e entregar um projeto e execução de qualidade, é preciso garantir uma relação assertiva e eficiente entre fornecedores, clientes e prestadores de serviços.

Diante disso, um dos aspectos mais importantes da profissão é, justamente, lidar com pessoas, pois todas carregam consigo expectativas, crenças e diferentes percepções de mundo.

O arquiteto constantemente terá que lidar com o estresse, a ansiedade, o medo e a cobrança – dos outros e de si mesmo.

É possível elaborar uma estratégia de comunicação mais eficiente e voltada para cada público-alvo. A oratória é uma habilidade, adquirida com dedicação e prática.

Para melhor orientar essas habilidades para os arquitetos, selecionamos algumas dicas para lidar com os três principais públicos envolvidos na dinâmica e rotina da profissão.

Como se comunicar bem com os clientes

 

como se comunicar bem com o cliente: cuidado com os termos técnicos

A maioria dos clientes procura o arquiteto com uma ideia específica em mente, mas nem sempre ela estará alinhada com os princípios e conhecimentos arquitetônicos.

Por isso, cabe ao profissional ouvir com atenção e oferecer boas soluções e argumentos para chegar a um equilíbrio entre a proposta inicial e o que é possível executar.

São nas conversas, reuniões e no atendimento que o cliente terá a percepção inicial sobre a capacidade do arquiteto.

É importante saber se expressar, transmitir a mensagem de forma clara sem muitos jargões técnicos, compreender os anseios, ser sincero e preciso com as preocupações em relação ao projeto, aos prazos e ao orçamento.

Dessa forma, pode-se encontrar uma maneira de exercer o poder de criação e atender às expectativas do cliente ao mesmo tempo, deixando-o satisfeito com o resultado e promovendo uma boa imagem.

Um dos grandes desafios ao lidar com clientes é apresentar projetos de forma clara e concisa. Sabemos que os termos técnicos são importantes, mas o essencial é que o cliente entenda o que você, como arquiteto, está dizendo.

Afinal, dificilmente algum cliente concordará com um projeto que ele não entendeu, certo?

Como se comunicar bem com fornecedores

 

como se comunicar bem com fornecedores e manter uma boa relação

É preciso escolher os melhores fornecedores e produtos para atender as demandas dos clientes de forma adequada. Nessa área, a indicação é sempre eficaz para a contratação, pois já vem com um feedback de outros profissionais.

Pensando nisso, é recomendável frequentar feiras e eventos do setor para ter o primeiro contato com diferentes profissionais, pois esses espaços reúnem representantes das melhores marcas no mercado.

Analise a qualidade dos produtos oferecidos. Isso só é possível com muita pesquisa. A dica é procurar primeiro por fornecedores que oferecem o que você precisa e depois orçar quais são os que têm melhores condições e preços.

Além disso, observe a flexibilidade oferecida e considere a forma de pagamento.

Depois de escolhê-los, o desafio é manter um bom relacionamento nas negociações e é aí que entra a oratória. Comunicar-se bem com fornecedores em todas as etapas é a chave para criar relações permanentes.

Um diferencial é valorizar os fornecedores que se destacam em diversas oportunidades. Pequenos gestos que celebram a parceria também podem ajudar, como o envio de brindes em datas comemorativas, por exemplo.

O importante, aqui, é conversar com fornecedores de forma clara, sem usar muitos termos técnicos específicos da arquitetura. Fale de forma simples e objetiva e terá resultados mais satisfatórios.

Como se comunicar bem com prestadores de serviços

 

Alguns problemas recorrentes na rotina de um arquiteto envolvem lidar com serviços mal executados, desperdício de material, atrasos e a falta de comprometimento de alguns membros da equipe.

Antes que isso ocorra, é preciso romper as barreiras do escritório e acompanhar a parte prática para melhorar a relação com os prestadores de serviços.

Para ter uma boa comunicação, o arquiteto precisa falar a mesma língua que a sua equipe, ser claro, aprender a ouvir e a resolver conflitos de forma pacífica.

A presença constante no canteiro de obra, por exemplo, é uma estratégia que funciona para conhecer os profissionais, criar empatia, lidar com os erros, sejam técnicos ou estéticos, e conseguir o resultado esperado.

Legalmente, a fiscalização e execução de obras e serviços, inclusive, faz parte da atribuição do arquiteto e são regulamentados por normas específicas.

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Outra estratégia é fidelizar uma equipe própria para garantir o melhor andamento da obra e a qualidade oferecida ao cliente. Assim, a relação entre a prestação de serviço e o arquiteto se torna mais próxima, facilita a comunicação e cria-se um padrão de qualidade e perfil de trabalho.

A boa oratória pode ser uma grande aliada dos arquitetos. Em um nicho onde nem sempre a comunicação tem a atenção que deveria, investir nessas habilidades é um grande diferencial, especialmente em tempos como hoje, quando o mercado está cada dia mais competitivo.

Este post foi escrito por Livia Bello, fundadora da The Speaker, empresa brasileira com foco exclusivo em treinamentos bilíngues de comunicação e oratória.