O Que é Condomínio Fechado? Como Funciona + Vantagens e Desvantagens

Condomínio fechado é um tipo de moradia no qual o proprietário adquire uma fração ideal de uma área de uso privativo onde está localizada sua residência e de outros moradores. Trata-se de uma opção para quem busca mais segurança, tranquilidade e comodidade.

Se você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento de um condomínio fechado, não se preocupe! No post de hoje, vamos explicar tudo que você precisa saber e também as vantagens e desvantagens. Acompanhe!

Veja também: O Que é Cidade Sustentável? Exemplos e Dicas de Como se Tornar Uma

Como é um condomínio fechado?

Condomínio fechado é um tipo de moradia no qual o proprietário adquire uma fração ideal de uma área de uso privativo onde está localizada sua residência e de outros moradores. Trata-se de uma opção para quem busca mais segurança, tranquilidade e comodidade.

O que é um condomínio fechado foto iStock

O que é um condomínio fechado (foto: iStock)

Agora que você já sabe o que é um condomínio fechado, veja os custos, vantagens e desvantagens.

Confira também: Ecovila – Tudo Sobre o Assunto +11 Ecovilas Brasileiras Para Conhecer

Como funciona morar em condomínio fechado?

Quem mora em um condomínio fechado tem livre acesso aos serviços oferecidos na área de uso comum. Esse espaço compartilhado costuma oferecer vantagens como porteiro 24h, áreas de lazer, playground, academia, salão de festas, entre outras.

Por esse motivo, o custo para morar em um condomínio fechado é maior do que em uma residência convencional. Além de pagar a fração ideal do espaço, o morador também paga uma taxa condominial, que corresponde à cota de cada proprietário sobre o rateio das despesas.

Outra taxa que pode ser cobrada é referente à criação de um fundo de reserva para o caso de despesas de emergência, como consertos ou manutenções necessárias, por exemplo.

Assim como ocorre nos edifícios residenciais, a administração de um condomínio de casas deve seguir o regramento dos artigos 1.331 e 1.358 do Código Civil e a Lei Federal 4.591, de 1964.

Os moradores de condomínios fechados precisam elaborar uma convenção e aprovar, por contrato ou deliberação em assembleia, um regimento interno para o local. Ou seja: todas as decisões referentes à manutenção ou reformas no condomínio fechado precisam ser tomadas em conjunto.

Vale destacar também que todo condomínio fechado precisa ter um síndico, que pode ser um dos moradores ou uma pessoa contratada. Ele será o responsável pela fiscalização das regras de convivência e pela administração do condomínio.

Veja também: Cidades Inteligentes – A Tecnologia Como Solução de Problemas Urbanos!

Quanto custa morar em um condomínio fechado?

Afinal, quanto custa morar em um condomínio fechado? Além de pagar a fração ideal, o proprietário também precisa arcar com a taxa condominial, que corresponde à cota de cada proprietário sobre o rateio das despesas. Em alguns condomínios, também é cobrada uma taxa que tem como objetivo criar um fundo de reserva usado em emergência como, por exemplo, algum conserto.

Condomínio fechado tem entrada de visitantes controlada foto Blog da Laredo Urbanizadora

Condomínio fechado tem entrada de visitantes controlada (foto: Blog da Laredo Urbanizadora)

Veja também: Como criar hortas urbanas? Veja 16 exemplos que deram certo

Condomínio fechado: vantagens e desvantagens

 

Vantagens

 

Segurança

Quando falamos em casas em condomínio fechado, a segurança é um dos principais atrativos. Os moradores contam com portaria 24 horas, câmera de segurança, muros altos, entre outros recursos.

Além disso, a entrada de pessoas é controlada, o que ajuda a evitar roubos ou outras situações que representem riscos para os moradores.

Condomínio fechado com arame farpado no muro foto Soluções Industriais

Condomínio fechado com arame farpado no muro (foto: Soluções Industriais)

Estrutura

Casa em condomínio fechado é sinônimo de comodidade, pois os moradores contam com uma estrutura de lazer para a família toda. Além de playground e salão de festas, muitos condomínios oferecem academia e quadra de esportes, o que favorece a prática de atividades físicas.

Trata-se de uma vantagem para quem quer fugir do caos da cidade, aproveitar as horas livres com mais privacidade e ter uma qualidade de vida melhor.

Custo-benefício

Ao dividir os custos de moradia com várias pessoas, os moradores acabam pagando menos do que se arcassem com todas as comodidades sozinhos. Essa é uma grande vantagem do condomínio fechado para quem prefere morar em uma casa ampla em vez de apartamentos compactos.

Vale destacar que é sempre importante pesquisar os preços antes de fechar negócio para garantir o bom custo-benefício do condomínio fechado.

Convivência

Para quem busca criar conexões e até mesmo uma rede de apoio, o condomínio fechado é uma opção interessante. Como as casas são mais próximas umas das outras, a convivência com os vizinhos pode ser maior. Diante desse contexto, surgem novas oportunidades de amizades, já que o senso de comunidade é mais presente.

Desvantagens

 

Regras muito rígidas em relação a reformas

Lembre-se que as regras do condomínio fechado são decididas em grupo e fiscalizadas pelo síndico. Isso quer dizer que, dependendo do condomínio, algumas reformas não são permitidas.

Em alguns casos, por exemplo, mudanças nas fachadas são vetadas para manter a padronização do espaço. Trata-se de uma desvantagem para moradores que querem personalizar o imóvel, por isso é importante conhecer todas as regras do condomínio fechado antes de concluir o negócio.

Normas em excesso

A quantidade de normas do condomínio fechado pode ser uma desvantagem de acordo com o perfil dos moradores. Tenha em mente que trata-se de um espaço de convivência compartilhado com regras estabelecidas que devem ser cumpridas por todos.

Falta de privacidade

A convivência com vizinhos pode ser uma vantagem para alguns, mas uma desvantagens para outros. De acordo com a proximidade das casas, pode haver falta de privacidade.

Gostou de aprender mais sobre condomínio fechado? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Comentários

comentários em "O Que é Condomínio Fechado? Como Funciona + Vantagens e Desvantagens"