O Que é Smart Home? Como Funciona + Dicas Para Seu Projeto

Smart Home, ou Smart House, são casas que utilizam dispositivos inteligentes conectados à internet para automatizar atividades diárias e trazer praticidade para os moradores. Apagar as luzes ou ligar aparelhos por comando de voz são exemplos de facilidades encontradas em uma Smart Home.

Trata-se de uma realidade que está crescendo e atraindo cada vez mais pessoas que buscam facilitar a rotina do dia a dia. Diante desse contexto, é importante que arquitetos estejam por dentro das novidades para criar projetos automatizados e modernos.

Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar com mais detalhes o que é smart home e os dispositivos mais usados. Boa leitura!

O que é tecnologia Smart Home?

Smart Home, ou Smart House, são casas que utilizam dispositivos inteligentes conectados à internet para automatizar atividades diárias e trazer praticidade para os moradores. Apagar as luzes ou ligar aparelhos por comando de voz são exemplos de facilidades encontradas em uma Smart Home.

O que é Smart Home (foto: iStock)

O que é Smart Home (foto: iStock)

O uso da automação residencial não é novidade na arquitetura, mas o fato é que projetos de Smart Home tiveram um crescimento fora da curva nos últimos anos.

As maiores empresas de tecnologia do mundo, como Google, Amazon, Apple e Xiaomi, estão oferecendo cada vez mais soluções incríveis que oferecem ao cliente inúmeras possibilidades.

O desenvolvimento de novas tecnologias, a criação de dispositivos inteligentes mais acessíveis e o isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19 são os principais motivos para a popularização das casas Smart Home.

Pensando nisso, novos empreendimentos imobiliários estão cada vez mais atentos para oferecer melhor conectividade à internet, já que esse requisito é cada vez mais importante para quem está em busca de um novo imóvel.

Agora que você já sabe o que é Smart Home, veja com mais detalhes como é o seu funcionamento.

Como transformar a casa em Smart Home?

Uma Smart Home funciona por meio de dispositivos que são conectados à Internet e podem ser acionados à distância por comando de voz (smart speaker) ou por algum aplicativo.

O mais famoso é o Echo Dot, uma caixa de som inteligente que vem com uma assistente virtual, a Alexa. Por meio dele, é possível criar uma Smart Home prática que otimiza o tempo dos moradores.

Tecnologia Smart Home: Echo Dot (foto: Amazon)

Tecnologia Smart Home: Echo Dot (foto: Amazon)

Quer alguns exemplos? A Alexa permite:

  • ligar eletrodomésticos à distância;
  • acender e apagar luzes;
  • pedir para tocar músicas;
  • checar a previsão do tempo;
  • acionar sistemas de segurança;
  • entre outras atividades.

Para que algumas funções da Echo Dot sejam ativadas, é necessário o uso de outros dispositivos como adaptadores de tomada Wi-fi, lâmpadas e interruptores inteligentes.

Tecnologia Smart Home: adaptadores de tomada Wi-fi (foto: Loja Vivo)

Tecnologia Smart Home: adaptadores de tomada Wi-fi (foto: Loja Vivo)

O sistema Smart Home de uma casa também pode ter outros dispositivos como:

  • fechadura digital com biometria;
  • câmeras e sistemas integrados de monitoramento;
  • sensor Wi-Fi de gás;
  • sensor Wi-fi de fumaça;
  • sensor Wi-fi de porta e janela;
  • entre outros.

Veja também: O Que é Espelho Inteligente? Você Não Vai Acreditar no Que Ele Faz!

Quais são as vantagens de um sistema Smart Home?

Quando falamos sobre as vantagens de uma Smart Home, a otimização do tempo dedicado às tarefas domésticas é um dos principais benefícios. Essa característica facilita a rotina de todos, mas principalmente de pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

Vale destacar que uma Smart Home também possibilita a economia de água, luz e gás, já que é possível controlar o funcionamento dos aparelhos de forma mais rápida e prática.

Smart Home pode ser controlada por aplicativo (foto: Shopee)

Smart Home pode ser controlada por aplicativo (foto: Shopee)

Aquela história de sair de casa e esquecer de apagar as luzes não é mais um problema, já que em uma Smart Home é possível programar um horário específico para que a luz de todos os cômodos seja apagada. Incrível, né?

A segurança de uma Smart Home também é maior, pois os moradores podem ter acesso a sistemas de vigilância e checá-los com facilidade, mesmo estando fora de casa.

Como criar um projeto de arquitetura para Smart Home?

Diante de tanta tecnologia e dispositivos ultra inteligentes, transformar a casa em Smart Home é uma tarefa complexa? A resposta é não.

Ficou no passado a ideia de que precisa de muita mão de obra e intervenções no ambiente para a criação de uma Smart Home, mas isso não significa que a necessidade de um projeto de arquitetura não existe.

Para a criação de uma Smart Home eficaz, é importante entender qual é a rotina do cliente e como encaixar os dispositivos da melhor forma possível. Não adianta encher a casa de sensores e adaptadores se o uso do morador não for avançado, não é mesmo? Por isso, é importante fazer um briefing detalhado para entregar uma Smart Home impecável.

Sistema smart home precisa de planejamento para ser eficaz (foto: iStock)

Sistema smart home precisa de planejamento para ser eficaz (foto: iStock)

Outra dica para transformar a casa em Smart Home é contar com um bom projeto de iluminação. Criar pontos de luz estratégicos é uma forma de valorizar ainda mais os ambientes e trazer conforto para os moradores.

Quando falamos sobre Smart Home, também é possível incluir no projeto espaços pensados para aproveitar ao máximo essa tecnologia, como uma sala de TV.

Smart Home Sala de TV com sistema de automação de áudio e vídeo (foto: Guardini Stancati Arquitetura + Designer)

Smart Home: Sala de TV com sistema de automação de áudio e vídeo (foto: Guardini Stancati Arquitetura + Designer)

Gostou de aprender mais sobre o que é uma Smart Home? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários

Não há comentários em "O Que é Smart Home? Como Funciona + Dicas Para Seu Projeto"