Ecogranito: Veja Como Aplicar o Revestimento Sustentável em Seu Projeto

Ecogranito, ou granito ecológico, é um revestimento sustentável fabricado com resíduos gerados da extração de granitos e mármores das jazidas. Ele tem a aparência da pedra e costuma ser utilizado em fachadas, elementos estruturais, bancadas, lareiras, churrasqueiras, entre outros casos.

Criado no Japão como uma alternativa para diminuir os impactos causados pelos terremotos, o ecogranito ainda não é muito utilizado no Brasil, mas seus benefícios são muitos. Além de ser sustentável, esse revestimento traz economia para a obra e permite revestir estruturas de vários formatos.

Quer descobrir como aplicar econogranito e outras informações sobre o material? No post de hoje, vamos contar tudo que você precisa saber sobre esse revestimento incrível e mostrar 8 inspirações criativas para seus projetos. Boa leitura!

O que é ecogranito?

Ecogranito, ou granito ecológico, é um revestimento sustentável fabricado com resíduos gerados da extração de granitos e mármores das jazidas. Ele tem a aparência da pedra e costuma ser utilizado em fachadas, elementos estruturais, bancadas, lareiras, churrasqueiras, entre outros casos.

O que é ecogranito: opções de cores (foto: Arq Produto - Arq Brasil)

O que é ecogranito: opções de cores (foto: Arq Produto – Arq Brasil)

O revestimento também leva em sua composição resina acrílica, coalescentes, espessantes, microbicidas não metálicos e pigmentação inerte. O resultado dessa mistura faz com que o ecogranito tenha uma alta resistência a chuva e vento, além de uma excelente aderência à superfície aplicada.

Agora que você já sabe o que é ecogranito, veja outras informações essenciais sobre o material e como usá-lo no seu projeto.

Qual o preço do ecogranito?

De acordo com a empresa mineira Ecogranito, o metro quadrado do ecogranito aplicado custa em torno de R$ 80,00.

Qual a durabilidade do ecogranito?

Sua durabilidade é maior do que a do granito convencional. O ecogranito é altamente resistente à exposição solar, chuva, poluição e poeira. Além disso, a manutenção é muito simples, já que seu formato permite aparos, remendas e consertos caso haja alguma necessidade.

Quando usar ecogranito em um projeto?

O ecogranito pode ser aplicado em áreas internas e externas. Ele é usado nas seguintes superfícies:

  • vidro;
  • metal;
  • acrílico;
  • madeira;
  • drywall;
  • cerâmica;
  • placa de cimento;
  • parede rebocada;
  • entre outros.

A estética do granito é atemporal e traz beleza para vários tipos de ambientes. O ecogranito é bastante utilizado em projetos comerciais e corporativos que querem passar um ar de sofisticação. Sua aplicação é feita na fachada, recepção ou outros ambientes. Nos exemplos abaixo, vemos o resultado do ecogranito em escritórios.

Ecogranito: escritório com parede de ecogranito (foto: Ecogranito)

1. Ecogranito: escritório com parede de cor clara (foto: Ecogranito)

Ecogranito em parede traz elegância para o ambiente (foto: Ideias e Fotos de Reformas para Inspirar-se)

2. Ecogranito em parede traz elegância para o ambiente (foto: Ideias e Fotos de Reformas para Inspirar-se)

Quando falamos de fachadas, o uso do ecogranito destaca-se com uma das soluções mais interessantes. Devido a sua flexibilidade, o material evita o aparecimento de fissuras que acontecem com a movimentação natural dos edifícios.

Ecogranito em fachada lateral de prédio (foto: Habitíssimo)

3. Ecogranito em fachada lateral de prédio (foto: Habitíssimo)

Ecogranito em fachada de loja (foto: FindLocal)

4. Ecogranito em fachada de loja (foto: FindLocal)

Ecogranito em fachada curva é escolha interessante (foto: FindLocal)

5. Ecogranito em fachada curva é escolha interessante (foto: FindLocal)

No ambiente abaixo, temos uma inspiração de bancada da designer de interiores Letícia Longuinho. Feita em MDF, ela foi revestida com ecogranito. Veja que resultado interessante!

Ecogranito em bancada de bar (projeto: Letícia Longuinho)

6. Ecogranito em bancada de bar (projeto: Letícia Longuinho)

Uma dúvida comum é se o ecogranito pode ser utilizado em pia ou outro tipo de área úmida. Como trata-se de um material poroso, seu uso deve ser analisado caso a caso nesse tipo de projeto.

Veja também: Granito Preto São Gabriel – Veja 14 Inspirações Perfeitas Para Seu Projeto

Como aplicar ecogranito?

O ecogranito é comercializado em um formato que lembra uma massa. Por esse motivo, alguns se referem ao material como uma textura.

Barrica de ecogranito (foto: ecogranito)

Barrica de ecogranito (foto: Ecogranito)

A aplicação do ecogranito deve ser feita em uma superfície completamente seca, nivelada e limpa (sem gorduras ou mofo).

Além disso, é necessário aplicar um selador antes de incluir o revestimento. O ecogranito não deve ser diluído com nenhum outro material, é necessário apenas misturar bem a massa.

Como aplicar ecogranito: aplicação sobre revestimento (foto: Revista Ideal)

Como aplicar ecogranito: aplicação sobre revestimento (foto: Revista Ideal)

Logo após a aplicação, o ecogranito fica com uma aparência úmida, mas depois de 24 horas já é possível observar a cor real do revestimento.

A secagem total do ecogranito demora 1 semana e a cura em torno de 60 dias.

Confira os materiais necessários para a aplicação de ecogranito:

  • espátula;
  • desempenadeira de aço inox;
  • rolo;
  • fita crepe;
  • fita dupla-face espumada para rejuntes (opcional);
  • recipiente com água.

Veja também: O que são Pisos Ecológicos? Conheça 7 Tipos e Vantagens de Usar no Projeto

Ecogranito: vantagens e desvantagens

 

Vantagens

A principal vantagem do ecogranito é que trata-se de um revestimento ecológico. Além de ser feito com resíduos de granito, ele também usa matérias-primas que são menos poluentes e agressivas à saúde de quem realiza a mão de obra e a produção do material.

Outra vantagem do ecogranito é o custo. Sabemos que os revestimentos representam grande parte do orçamento da obra, e nem sempre é possível fazer o uso das pedras naturais quando o investimento é reduzido. Nesses casos, o ecogranito é uma excelente opção, já que tem um custo que chega a ser até cinco vezes mais baixo que o granito.

Ecogranito em colunas (foto: FindGlocal)

7. Ecogranito em colunas (foto: FindGlocal)

Vale destacar que o ecogranito também traz bastante versatilidade para o projeto., Devido a sua composição, o revestimento pode ser considerado uma massa acrílica aquosa com grande quantidade de resina. Sendo assim, ele é bastante flexível e pode ser aplicado em superfícies de vários formatos (inclusive curvas).

Nesse caso, uma ideia criativa é usar o ecogranito para revestir vasos ou outros objetos decorativos curvos.

Se a ideia é ter uma obra mais rápida, o ecogranito também é uma excelente opção. Como o material é mais leve e tem fácil aplicação, é possível otimizar o tempo e evitar atrasos na entrega do ambiente pronto. Seu índice de perda é baixíssimo, pois o ecogranito não gera desperdício.

Ecogranito em ambiente comercial (foto: FindLocal)

8. Ecogranito em ambiente comercial (foto: FindLocal)

Desvantagens

Como o ecogranito é muito poroso, seu uso não é recomendado para pisos e pias. Essa característica dificulta a limpeza e pode provocar manchas, mas, como citamos anteriormente, vale a análise caso a caso. O ideal é que o ecogranito seja usado apenas em superfícies verticais.

E aí, qual desses projetos com ecogranito mais te inspirou? Compartilhe com a gente nos comentários 🙂