14 ferramentas para trabalhar com drywall e fazer uma instalação nota 10!

Ferramentas para trabalhar com drywall

Ferramentas para trabalhar com drywall

O drywall é uma solução prática para instalação de divisórias, paredes e forros em ambientes.

Oferecendo vantagens como rapidez na execução, limpeza na obra e ótimo custo/benefício, o sistema drywall vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil no Brasil.

Um ponto importante a ser lembrado é que a execução do drywall, mesmo sendo rápida e limpa, deve ser realizada por profissionais especializados e demanda o uso de ferramentas específicas.

Um erro muito cometido na execução do drywall, por exemplo, é a substituição da parafusadeira pela furadeira na hora de realizar serviços de parafusamento, pois só a parafusadeira apresenta velocidade e regulagens corretas para esse fim.

A execução incorreta do sistema drywall, assim como itens mal-instalados, podem provocar danos nas placas e problemas estruturais em todo o sistema, por isso listamos aqui as principais ferramentas para drywall, que muitas vezes são desconhecidas por designers, engenheiros e arquitetos.

Essas ferramentas, a maioria bastante simples e relativamente acessíveis, permitem o melhor manejo dos materiais e garantem um bom acabamento. Vale ressaltar que equipamentos de qualidade fazem toda a diferença no resultado final!

Saiba mais sobre o drywall:

Ferramentas para trabalhar com drywall

 

Ferramentas elétricas

 

1- Furadeira

 

A furadeira é uma ferramenta utilizada na furação de chapas e perfis. São encontrados vários tipos de furadeira, para drywall a mais indicada é a furadeira com martelete sds plus (broca de encaixe).

Ferramentas para trabalhar com drywall: Furadeira com martelete sds plus (broca de encaixe)

Ferramentas para trabalhar com drywall: Furadeira com martelete sds plus (broca de encaixe)

2- Parafusadeira

 

A parafusadeira é utilizada para fixar, apertar ou desenroscar parafusos e rebites.

É possível encontrar no mercado modelos de parafusadeira especial para drywall com limitador, que evita que o parafuso ultrapasse o papel da chapa de drywall.

Além das parafusadeiras elétricas, também podem ser utilizadas parafusadeiras a bateria, que são usadas para fixar os perfis metálicos. Deve-se sempre dar preferência a parafusadeiras com duas baterias.

Ferramentas para trabalhar com drywall: Parafusadeira especial para drywall

Ferramentas para trabalhar com drywall: Parafusadeira especial para drywall

Ferramentas manuais

 

3- Mangueira de nível ou nível a laser

 

O nível é um instrumento utilizado na medição de superfícies para aferição de inclinações tanto no plano horizontal como no vertical.  A mangueira de nível é uma opção mais simples e barata que o nível a laser, porém esse último tem a vantagem de dar agilidade ao trabalho.

Ferramentas para trabalhar com drywall: nível a laser

Ferramentas para trabalhar com drywall: nível a laser

4- Linha de marcar (Giz de linha)

 

O giz de linha é usado para marcar as paredes e placas de gesso em linha reta. Existem no mercado desde linhas mais simples (e mais baratas) até as mais sofisticadas.

5- Alicate puncionador

 

Esse alicate é usado para prender um perfil no outro e para montar a estrutura da parede. Agiliza o trabalho e reduz a quantidade de parafusos.

6- Desbastador (Plaina)

 

Ferramenta usada para desbaste de chapa drywall, seu uso é indispensável para um bom acabamento.

Ferramentas para trabalhar com drywall: desbastador (Plaina)

Ferramentas para trabalhar com drywall: desbastador (Plaina)

7- Tesoura aviação corte reto

 

Ferramentas para trabalhar com drywall: Tesoura aviação corte reto

Ferramentas para trabalhar com drywall: Tesoura aviação corte reto

Essa tesoura é usada para cortar os perfis de aço galvanizado.

8- Trena, lápis, estilete, esquadro

 

São ferramentas básicas utilizadas para marcações, medições e verificações. A trena pode ser manual ou à laser, sendo essa última bastante vantajosa por facilitar as medições e dar mais precisão às informações levantadas.

Ferramentas para trabalhar com drywall: Trena à laser

Ferramentas para trabalhar com drywall: Trena à laser

9- Serrote de ponta

 

A lâmina desse tipo de serrote é estreita e pontiaguda, enquanto os dentes são posicionados na parte superior da lâmina. Por causa do seu formato, é usado normalmente para serrar curvas e recortes.

Ferramentas para trabalhar com drywall: Serrote de Ponta

Ferramentas para trabalhar com drywall: Serrote de Ponta

Está gostando das dicas? Aproveite para conhecer o Arq Club Knauf e conheça na prática as vantagens do drywall:

banner knauf

Ferramentas para acabamento

 

10- Desempenadeira de inox

 

Desempenadeiras de aço são indicadas para as seguintes tarefas: nivelamento, preparo e revestimento de superfícies, assim como para a aplicação de massas corridas, argamassas e texturas.

Ferramentas para trabalhar com drywall: Desempenadeira de inox

Ferramentas para trabalhar com drywall: Desempenadeira de inox

Ferramentas opcionais para colocação de drywall

 

11- Pistola finca-pino

 

A pistola finca-pino utiliza um sistema de fixação à pólvora, que usa a energia de uma carga que cria pressão suficiente para deslocar e penetrar pinos de aço no material base, que pode ser de concreto ou aço estrutural.

12- Banjo para colocar fita

 

O banjo, também conhecido como aplicador de fitas para drywall, auxilia no tratamento de juntas entre placas de gesso acartonado durante a construção de paredes e teto desse sistema.

13- Perna mecânica

 

A perna mecânica é uma ferramenta que dispensa o uso de escadas e andaimes e agiliza o trabalho do profissional. Fabricada em alumínio, é muito leve (pesa cerca de 6 kg) e prática de usar, além de fácil de transportar.

14- Cortador de Drywall

 

Ferramenta utilizada para medição, marcação e corte em drywall. Consiste em duas peças ovais unidas por ímãs. O corte é preciso e, em seguida, produz uma ruptura ao longo da linha demarcada.

Uma boa execução do sistema drywall começa com uma instalação segura e o uso das ferramentas corretas. De acordo com especialistas do ramo, com R$ 2.000,00 ou R$ 3.000,00 já é possível comprar as ferramentas necessárias para trabalhar com drywall.

Cabe lembrar que o uso de produtos adequados e de qualidade garante a instalação correta de paredes e forros de drywall, por isso é importante que os profissionais designers e arquitetos estejam sempre de olho nos materiais e ferramentas utilizados em suas obras.

Já que estamos falando sobre a importância de escolher bons materiais, confira o catálogo da Knauf e escolha o melhor drywall para o seu projeto:

cta-lp-catalogos-knauf

Este texto foi escrito pela Knauf, referência mundial em sistemas de construção a seco.